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ajuda:telefone

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tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-cadastro.png?​nolink&​200|}}]] [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-cadastro.png?​nolink&​200|}}]]
-====== Aba Telefone ​======+====== Aba Contatos ​======
 <​columns>​ <​columns>​
 Esta tela faz parte do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**,​ e permite que você atualize as informações do cliente. Em função da quantidade de informações a serem cadastradas,​ a tela foi dividida em quatro abas: Esta tela faz parte do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**,​ e permite que você atualize as informações do cliente. Em função da quantidade de informações a serem cadastradas,​ a tela foi dividida em quatro abas:
 </​columns>​ </​columns>​
  
-  * **[[:​ajuda:​Nome e Tipo]]**: Para identificação do cliente. +<​columns>​ 
-  ​**[[:​ajuda:​Pessoa]]**:​ Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica). +  - **[[:​ajuda:​Nome e Tipo]]**: Para identificação do cliente. 
-  ​**[[:​ajuda:​Endereço]]**:​ Para informar os endereços do cliente. +  ​**[[:​ajuda:​Pessoa]]**:​ Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica). 
-  ​**[[:​ajuda:​Telefone]]**:​ Para informar os telefones do cliente.+  ​**[[:​ajuda:​Endereço]]**:​ Para informar os endereços do cliente. 
 +  ​**[[:​ajuda:​Telefone]]**:​ Para informar os telefones/​emails ​do cliente. 
 +</​columns>​ 
 +\\
  
 +<​columns>​
 O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. Verifique se você selecionou o cliente correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o cliente errado, retorne à tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto. O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. Verifique se você selecionou o cliente correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o cliente errado, retorne à tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto.
  
-O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. 
  
-Efetue as alterações ​que desejar, e clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:​concluir_1509.jpg?​nolink|}}para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.+Para a **CAERN**, existe um parâmetro ​que indica a obrigatoriedade de um **[[=ajuda:​inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** aberto na situação //​Pendente//​, e que esteja associado ao cliente selecionado na **[[:ajuda:Manter Cliente]]** para a atualizaçãoQuando a atualização for concluídasistema ​permite o **[[=ajuda:​encerrar_registro_de_atendimento|encerramento]]** do registro de atendimento,​ concluindo ​solicitação. Porém, caso você **tenha** //​Permissão Especial// não é necessário a abertura anterior do registro ​de atendimento. Caso você **não tenha** //​Permissão Especial// e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: //Não existe RA que permita manutenção para o cliente//.
  
-Para remover um telefone da tabela **Telefone(s) do Cliente**, clique no botão {{:​ajuda:​relatorios:​botao_remover_faixa.jpg?​nolink|}} da tabela, que fica ao lado do telefone, na primeira coluna da tabela. 
  
-Após clicar ​no botão, ​sistema ​abre uma caixa de diálogo, solicitando ​confirmação da remoção.+O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Efetue as alterações que desejar, e clique ​no botão ​{{:​ajuda:​arrecadacao:​concluir_1509.jpg?​nolink|}}para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados. 
 +</​columns>​ 
 +\\
  
-Clique no botão ​{{:ajuda:arrecadacao:​b_cancelar_.jpg?​nolink|}} ​para desistir da remoção, ou no botão **OK** para confirmar a remoção do telefone.+<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:manter_cliente_3.png?​nolink ​ |}} 
 +</​WRAP>​ 
 +\\
  
-  ​* Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba de telefone sem efetuar nenhuma modificação na tabela. +<​columns>​ 
-  ​Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba de telefone efetuando a remoção do telefone na tabela.+Para remover um telefone da tabela ​**Telefone(s) do Cliente**, clique no botão {{:​ajuda:​relatorios:​botao_remover_faixa.jpg?​nolink|}} da tabela, que fica ao lado do telefone, na primeira coluna da tabela. 
 + 
 +Após clicar no botão, o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção. Clique no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​b_cancelar_.jpg?​nolink|}} para desistir da remoção, ou no botão **OK** para confirmar a remoção do telefone. 
 + 
 +  - Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba de telefone sem efetuar nenhuma modificação na tabela. 
 +  ​Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba de telefone efetuando a remoção do telefone na tabela. 
 +\\
  
 O sistema não permite que seja inserido mais de um telefone com o mesmo número. O sistema não permite que seja inserido mais de um telefone com o mesmo número.
Linha 33: Linha 46:
 Todos os telefones informados serão apresentados na tabela **Telefone(s) do Cliente**. Todos os telefones informados serão apresentados na tabela **Telefone(s) do Cliente**.
 </​columns>​ </​columns>​
- +\\
-<WRAP center round box 100%> +
-{{  :​ajuda:​0310_telefone.jpg?​nolink ​ |}} +
-</​WRAP>​+
  
 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
Linha 44: Linha 54:
 Para inserir um telefone você deve preencher os dados do telefone a ser inserido, e clicar no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}}. Para inserir um telefone você deve preencher os dados do telefone a ser inserido, e clicar no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}}.
  
-  ​Caso não exista nenhum erro no cadastramento das informações do telefone, o sistema adiciona o telefone na tabela **Telefone(s) do Cliente**. +  ​Caso não exista nenhum erro no cadastramento das informações do telefone, o sistema adiciona o telefone na tabela **Telefone(s) do Cliente**. 
-  ​Caso exista algum erro no cadastro das informações do telefone, o sistema apresenta a mensagem de crítica correspondente.+  ​Caso exista algum erro no cadastro das informações do telefone, o sistema apresenta a mensagem de crítica correspondente.
  
 Veja, na lista apresentada na tabela abaixo, as informações necessárias para o cadastramento de um telefone: Veja, na lista apresentada na tabela abaixo, as informações necessárias para o cadastramento de um telefone:
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ^Campo^Descrição do Preenchimento^ ^Campo^Descrição do Preenchimento^
-|**Tipo do Telefone**|Selecione,​ na lista de tipos apresentada,​ o tipo do telefone que você está inserindo (residencial,​ comercial, celularfax, ...).|+|**Tipo do Telefone**|Selecione,​ na lista de tipos apresentada,​ o tipo do telefone que você está inserindo (residencial,​ comercial, celular ​ou fax).|
 |**Município**|Você deve informar este campo, caso desconheça o número do DDD do telefone que está cadastrando.\\ Ao informar o município, o sistema, automaticamente,​ atualiza o campo do DDD.\\ Caso você conheça o DDD do telefone que está cadastrando,​ não é necessário informar o município.\\ Mas, caso você desconheça o número do DDD, mas saiba o município do telefone, informe o código do município e tecle //Enter//, ou clique no botão **[[Pesquisar Município]]** {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo, que será apresentada a tela **Pesquisar Município** para que você efetue a pesquisa do município.\\ Ao informar o código de um município existente na base de dados e teclar //Enter//, ou ao selecionar o município após a realização de uma pesquisa, o sistema, além de apresentar o nome do município no campo correspondente,​ atualiza o número do DDD do telefone com o número do DDD cadastrado para o município informado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição. | |**Município**|Você deve informar este campo, caso desconheça o número do DDD do telefone que está cadastrando.\\ Ao informar o município, o sistema, automaticamente,​ atualiza o campo do DDD.\\ Caso você conheça o DDD do telefone que está cadastrando,​ não é necessário informar o município.\\ Mas, caso você desconheça o número do DDD, mas saiba o município do telefone, informe o código do município e tecle //Enter//, ou clique no botão **[[Pesquisar Município]]** {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo, que será apresentada a tela **Pesquisar Município** para que você efetue a pesquisa do município.\\ Ao informar o código de um município existente na base de dados e teclar //Enter//, ou ao selecionar o município após a realização de uma pesquisa, o sistema, além de apresentar o nome do município no campo correspondente,​ atualiza o número do DDD do telefone com o número do DDD cadastrado para o município informado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição. |
 |**DDD**|Informe o número do DDD (Discagem Direta à Distância) do telefone que está sendo informado. O sistema só aceita o número do DDD, caso este número exista no cadastro de municípios do sistema.\\ Caso você desconheça o número do DDD, mas saiba qual é o município do telefone, informe o município no campo correspondente,​ que o sistema, automaticamente,​ atualiza o número do DDD com o existente no cadastro de municípios. | |**DDD**|Informe o número do DDD (Discagem Direta à Distância) do telefone que está sendo informado. O sistema só aceita o número do DDD, caso este número exista no cadastro de municípios do sistema.\\ Caso você desconheça o número do DDD, mas saiba qual é o município do telefone, informe o município no campo correspondente,​ que o sistema, automaticamente,​ atualiza o número do DDD com o existente no cadastro de municípios. |
Linha 58: Linha 69:
 |**Nome do Contato**|Informe por extenso o nome do contato vinculado ao número do telefone.| |**Nome do Contato**|Informe por extenso o nome do contato vinculado ao número do telefone.|
  
 +\\
  
 ==== Telefone Principal ==== ==== Telefone Principal ====
  
 Na coluna **Principal**,​ existente na tabela **Telefone(s) do Cliente**, você deve informar qual é o telefone principal do cliente. Na coluna **Principal**,​ existente na tabela **Telefone(s) do Cliente**, você deve informar qual é o telefone principal do cliente.
 +\\
  
 ==== Considerações Finais Sobre o Cadastramento de Telefones ==== ==== Considerações Finais Sobre o Cadastramento de Telefones ====
Linha 80: Linha 93:
 O sistema apresenta três opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: O sistema apresenta três opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
  
-  ​Menu Principal --> Para voltar à tela principal do sistema. +  ​Menu Principal --> Para voltar à tela principal do sistema. 
-  ​Realizar outra manutenção de cliente --> Para efetuar a atualização de um outro cliente.+  ​Realizar outra manutenção de cliente --> Para efetuar a atualização de um outro cliente.
 \\  \\ 
  
 ====== Funcionalidade dos Botões ====== ====== Funcionalidade dos Botões ======
 +<​columns>​
 As telas do tipo aba apresentam dois tipos de botões, que estão separados por uma linha horizontal no final das telas. Os botões que estão acima da linha horizontal, estão relacionados com a navegação entre as abas, e, os botões que estão abaixo da linha horizontal, têm efeito sobre todas as abas. As telas do tipo aba apresentam dois tipos de botões, que estão separados por uma linha horizontal no final das telas. Os botões que estão acima da linha horizontal, estão relacionados com a navegação entre as abas, e, os botões que estão abaixo da linha horizontal, têm efeito sobre todas as abas.
 +</​columns>​
  
 ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ ^Botão^Descrição da Funcionalidade^
Linha 99: Linha 113:
 |{{:​ajuda:​arrecadacao:​b_cancelar_.jpg?​nolink|}} |Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| |{{:​ajuda:​arrecadacao:​b_cancelar_.jpg?​nolink|}} |Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.|
 |{{:​ajuda:​cobranca:​b_voltar.jpg?​nolink|}}|Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso será a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** ou a tela **[[:​ajuda:​Filtrar Cliente]]**.| |{{:​ajuda:​cobranca:​b_voltar.jpg?​nolink|}}|Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso será a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** ou a tela **[[:​ajuda:​Filtrar Cliente]]**.|
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 ===== Referências ===== ===== Referências =====
ajuda/telefone.1507575908.txt.gz · Última modificação: 09/10/2017 19:05 por tadeu.sarmento