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ajuda:telefone

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tadeu.sarmento
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 [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-cadastro.png?​nolink&​200|}}]] [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-cadastro.png?​nolink&​200|}}]]
-====== Aba Telefone ​======+====== Aba Contatos ​====== 
 +<​columns>​ 
 +Esta tela faz parte do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**,​ e permite que você atualize as informações do cliente. Em função da quantidade de informações a serem cadastradas,​ a tela foi dividida em quatro abas: 
 +</​columns>​
  
-Esta tela faz parte do processo ​**[[:ajuda:Manter Cliente]]**, e permite que você atualize as informações do cliente.+<​columns>​ 
 +  - **[[:​ajuda:​Nome e Tipo]]**: Para identificação ​do cliente. 
 +  - **[[:ajuda:Pessoa]]**: Para preenchimento das informações ​relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica). 
 +  - **[[:​ajuda:​Endereço]]**:​ Para informar os endereços do cliente. 
 +  - **[[:​ajuda:​Telefone]]**:​ Para informar os telefones/​emails ​do cliente. 
 +</​columns>​ 
 +\\
  
-Em função da quantidade de informações ​serem cadastradas, a tela foi dividida em quatro abas:+<​columns>​ 
 +O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é chave de identificação do cliente. Verifique se você selecionou o cliente correto eem caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o cliente errado, retorne à tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto.
  
-  * **[[:​ajuda:​Nome e Tipo]]**: Para identificação do cliente. 
-  * **[[:​ajuda:​Pessoa]]**:​ Para preenchimento das informações relacionadas com o tipo da pessoa (Física ou Jurídica). 
-  * **[[:​ajuda:​Endereço]]**:​ Para informar os endereços do cliente. 
-  * **[[:​ajuda:​Telefone]]**:​ Para informar os telefones do cliente. 
  
-O campo código do cliente não pode ser alteradoporque é chave de identificação do cliente. ​Verifique se você selecionou ​cliente correto eem caso afirmativodê continuidade ao processo ​de alteraçãoSe você selecionou o cliente ​erradoretorne à tela anterior, ou para tela de filtro, ​para selecionar ​o cliente ​correto.+Para a **CAERN**existe um parâmetro que indica ​obrigatoriedade ​de um **[[=ajuda:​inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** aberto na situação //​Pendente//,​ e que esteja associado ao cliente ​selecionado na **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** para a atualizaçãoQuando a atualização for concluída, ​sistema permite o **[[=ajuda:​encerrar_registro_de_atendimento|encerramento]]** do registro de atendimentoconcluindo a solicitação. Porémcaso você **tenha** //​Permissão Especial// não é necessário a abertura anterior do registro ​de atendimentoCaso você **não tenha** //​Permissão Especial// e tente atualizar os dados do cliente ​sem registro de atendimento prévioo sistema exibe mensagem ​de crítica: //Não existe RA que permita manutenção ​para o cliente//.
  
-O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. 
  
-Efetue as alterações que desejar, e clique no botão {{:ajuda:concluir.jpg?​nolink|}},​ para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.+O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. ​Efetue as alterações que desejar, e clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:​concluir_1509.jpg?​nolink|}},​ para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados. 
 +</​columns>​ 
 +\\
  
-Para remover um telefone da tabela **Telefone(s) do Cliente**, clique no botão ​{{:ajuda:x.png?​nolink}} ​da tabela, que fica ao lado do telefone, na primeira coluna da tabela.+<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :ajuda:manter_cliente_3.png?​nolink ​ |}} 
 +</​WRAP>​ 
 +\\
  
-Após clicar ​no botão, ​o sistema abre uma caixa de diálogosolicitando a confirmação ​da remoção.+<​columns>​ 
 +Para remover um telefone da tabela **Telefone(s) do Cliente**, clique ​no botão ​{{:​ajuda:​relatorios:​botao_remover_faixa.jpg?​nolink|}} da tabelaque fica ao lado do telefonena primeira coluna ​da tabela.
  
-Clique no botão {{:ajuda:cancelar.jpg?​nolink}} para desistir da remoção, ou no botão **OK** para confirmar a remoção do telefone.+Após clicar no botão, o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção. ​Clique no botão {{:ajuda:arrecadacao:​b_cancelar_.jpg?nolink|}} para desistir da remoção, ou no botão **OK** para confirmar a remoção do telefone.
  
-  ​Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba de telefone sem efetuar nenhuma modificação na tabela. +  ​Ao desistir da remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba de telefone sem efetuar nenhuma modificação na tabela. 
-  ​Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba de telefone efetuando a remoção do telefone na tabela.+  ​Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fecha a caixa de diálogo e volta para a aba de telefone efetuando a remoção do telefone na tabela. 
 +\\
  
 O sistema não permite que seja inserido mais de um telefone com o mesmo número. O sistema não permite que seja inserido mais de um telefone com o mesmo número.
Linha 33: Linha 45:
  
 Todos os telefones informados serão apresentados na tabela **Telefone(s) do Cliente**. Todos os telefones informados serão apresentados na tabela **Telefone(s) do Cliente**.
- +</columns
-<WRAP center round box 100%+\\
-{{  :​ajuda:​zatualizar_cliente_telefone.jpg?​nolink ​ |}} +
-</​WRAP>​+
  
 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
  
 ==== Inserir Telefone ==== ==== Inserir Telefone ====
 +<​columns>​
 Para inserir um telefone você deve preencher os dados do telefone a ser inserido, e clicar no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}}. Para inserir um telefone você deve preencher os dados do telefone a ser inserido, e clicar no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}}.
  
-  ​Caso não exista nenhum erro no cadastramento das informações do telefone, o sistema adiciona o telefone na tabela **Telefone(s) do Cliente**. +  ​Caso não exista nenhum erro no cadastramento das informações do telefone, o sistema adiciona o telefone na tabela **Telefone(s) do Cliente**. 
-  ​Caso exista algum erro no cadastro das informações do telefone, o sistema apresenta a mensagem de crítica correspondente.+  ​Caso exista algum erro no cadastro das informações do telefone, o sistema apresenta a mensagem de crítica correspondente.
  
 Veja, na lista apresentada na tabela abaixo, as informações necessárias para o cadastramento de um telefone: Veja, na lista apresentada na tabela abaixo, as informações necessárias para o cadastramento de um telefone:
 +</​columns>​
 +\\
  
 ^Campo^Descrição do Preenchimento^ ^Campo^Descrição do Preenchimento^
-|**Tipo do Telefone**|Selecione,​ na lista de tipos apresentada,​ o tipo do telefone que você está inserindo (residencial,​ comercial, celularfax, ...).|+|**Tipo do Telefone**|Selecione,​ na lista de tipos apresentada,​ o tipo do telefone que você está inserindo (residencial,​ comercial, celular ​ou fax).|
 |**Município**|Você deve informar este campo, caso desconheça o número do DDD do telefone que está cadastrando.\\ Ao informar o município, o sistema, automaticamente,​ atualiza o campo do DDD.\\ Caso você conheça o DDD do telefone que está cadastrando,​ não é necessário informar o município.\\ Mas, caso você desconheça o número do DDD, mas saiba o município do telefone, informe o código do município e tecle //Enter//, ou clique no botão **[[Pesquisar Município]]** {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo, que será apresentada a tela **Pesquisar Município** para que você efetue a pesquisa do município.\\ Ao informar o código de um município existente na base de dados e teclar //Enter//, ou ao selecionar o município após a realização de uma pesquisa, o sistema, além de apresentar o nome do município no campo correspondente,​ atualiza o número do DDD do telefone com o número do DDD cadastrado para o município informado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição. | |**Município**|Você deve informar este campo, caso desconheça o número do DDD do telefone que está cadastrando.\\ Ao informar o município, o sistema, automaticamente,​ atualiza o campo do DDD.\\ Caso você conheça o DDD do telefone que está cadastrando,​ não é necessário informar o município.\\ Mas, caso você desconheça o número do DDD, mas saiba o município do telefone, informe o código do município e tecle //Enter//, ou clique no botão **[[Pesquisar Município]]** {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo, que será apresentada a tela **Pesquisar Município** para que você efetue a pesquisa do município.\\ Ao informar o código de um município existente na base de dados e teclar //Enter//, ou ao selecionar o município após a realização de uma pesquisa, o sistema, além de apresentar o nome do município no campo correspondente,​ atualiza o número do DDD do telefone com o número do DDD cadastrado para o município informado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição. |
 |**DDD**|Informe o número do DDD (Discagem Direta à Distância) do telefone que está sendo informado. O sistema só aceita o número do DDD, caso este número exista no cadastro de municípios do sistema.\\ Caso você desconheça o número do DDD, mas saiba qual é o município do telefone, informe o município no campo correspondente,​ que o sistema, automaticamente,​ atualiza o número do DDD com o existente no cadastro de municípios. | |**DDD**|Informe o número do DDD (Discagem Direta à Distância) do telefone que está sendo informado. O sistema só aceita o número do DDD, caso este número exista no cadastro de municípios do sistema.\\ Caso você desconheça o número do DDD, mas saiba qual é o município do telefone, informe o município no campo correspondente,​ que o sistema, automaticamente,​ atualiza o número do DDD com o existente no cadastro de municípios. |
Linha 57: Linha 69:
 |**Nome do Contato**|Informe por extenso o nome do contato vinculado ao número do telefone.| |**Nome do Contato**|Informe por extenso o nome do contato vinculado ao número do telefone.|
  
 +\\
  
 ==== Telefone Principal ==== ==== Telefone Principal ====
  
 Na coluna **Principal**,​ existente na tabela **Telefone(s) do Cliente**, você deve informar qual é o telefone principal do cliente. Na coluna **Principal**,​ existente na tabela **Telefone(s) do Cliente**, você deve informar qual é o telefone principal do cliente.
 +\\
  
 ==== Considerações Finais Sobre o Cadastramento de Telefones ==== ==== Considerações Finais Sobre o Cadastramento de Telefones ====
Linha 71: Linha 85:
 ====== Tela de Sucesso ====== ====== Tela de Sucesso ======
  
-A tela de sucesso é apresentada após clicar no botão {{:ajuda:concluir.jpg?​nolink}},​ e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**.+A tela de sucesso é apresentada após clicar no botão {{:ajuda:arrecadacao:​concluir_1509.jpg?nolink|}}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**.
  
 O sistema apresenta a mensagem abaixo, quando a atualização do cliente tiver sido realizada com sucesso. O sistema apresenta a mensagem abaixo, quando a atualização do cliente tiver sido realizada com sucesso.
Linha 79: Linha 93:
 O sistema apresenta três opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: O sistema apresenta três opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
  
-  ​Menu Principal --> Para voltar à tela principal do sistema. +  ​Menu Principal --> Para voltar à tela principal do sistema. 
-  ​Realizar outra manutenção de cliente --> Para efetuar a atualização de um outro cliente.+  ​Realizar outra manutenção de cliente --> Para efetuar a atualização de um outro cliente.
 \\  \\ 
  
 ====== Funcionalidade dos Botões ====== ====== Funcionalidade dos Botões ======
 +<​columns>​
 As telas do tipo aba apresentam dois tipos de botões, que estão separados por uma linha horizontal no final das telas. Os botões que estão acima da linha horizontal, estão relacionados com a navegação entre as abas, e, os botões que estão abaixo da linha horizontal, têm efeito sobre todas as abas. As telas do tipo aba apresentam dois tipos de botões, que estão separados por uma linha horizontal no final das telas. Os botões que estão acima da linha horizontal, estão relacionados com a navegação entre as abas, e, os botões que estão abaixo da linha horizontal, têm efeito sobre todas as abas.
 +</​columns>​
  
 ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ ^Botão^Descrição da Funcionalidade^
Linha 92: Linha 107:
 |{{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}}|Clique neste botão para efetuar a limpeza dos campos de município e número do DDD.| |{{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}}|Clique neste botão para efetuar a limpeza dos campos de município e número do DDD.|
 |{{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}}|Utilize este botão para adicionar telefones na tabela **Telefone(s) do Cliente**.\\ Ao ser acionado, o sistema exige que as informações do telefone tenham sido cadastradas corretamente nos campos correspondentes.| |{{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}}|Utilize este botão para adicionar telefones na tabela **Telefone(s) do Cliente**.\\ Ao ser acionado, o sistema exige que as informações do telefone tenham sido cadastradas corretamente nos campos correspondentes.|
-|{{:ajuda:x.png?​nolink|}}|Clique neste botão efetuar a remoção de um telefone da tabela **Telefone(s) do Cliente**.\\ Ao ser acionado, o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.|+|{{:ajuda:relatorios:​botao_remover_faixa.jpg?​nolink|}}|Clique neste botão efetuar a remoção de um telefone da tabela **Telefone(s) do Cliente**.\\ Ao ser acionado, o sistema abre uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.|
 |{{:​ajuda:​setavoltar.png?​nolink&​200|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior.| |{{:​ajuda:​setavoltar.png?​nolink&​200|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior.|
-|{{:ajuda:concluir.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência,​ o sistema emite a mensagem de crítica correspondente.|+|{{:ajuda:arrecadacao:​concluir_1509.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência,​ o sistema emite a mensagem de crítica correspondente.|
 |{{:​ajuda:​desfazer.png?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. Ao clicar neste botão o sistema limpa todos os campos informados até o momento, ​ e posiciona na aba **Nome e Tipo**.| |{{:​ajuda:​desfazer.png?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. Ao clicar neste botão o sistema limpa todos os campos informados até o momento, ​ e posiciona na aba **Nome e Tipo**.|
-|{{:ajuda:cancelar.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| +|{{:ajuda:arrecadacao:​b_cancelar_.jpg?​nolink|}} |Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| 
-|{{:ajuda:voltar.jpg?​nolink|}}|Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso será a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** ou a tela **[[:​ajuda:​Filtrar Cliente]]**.|+|{{:ajuda:cobranca:​b_voltar.jpg?​nolink|}}|Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso será a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** ou a tela **[[:​ajuda:​Filtrar Cliente]]**.| 
 +\\ 
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 +===== Referências ===== 
 + 
 +**[[=postgres:​cadastro:​uc0009|Manter Cliente]]** 
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 +**[[=postgres:​cadastro:​uc0007|Inserir Cliente]]** 
 + 
 +**[[=ajuda:​cadastro|Cadastro]]** 
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 +==== Termos Principais ==== 
 + 
 +**[[=ajuda:​c#​cliente|Cliente]]** 
 + 
 +**[[=ajuda:​i#​imovel_condominio|Imóvel]]**
  
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-Clique [[:​ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN +Clique ​**[[:​ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN.
ajuda/telefone.1504141869.txt.gz · Última modificação: 09/10/2017 19:05 (edição externa)