A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
O objetivo desta funcionalidade, que pertence ao Módulo de Segurança do GSAN, é possibilitar a manutenção de grupos de acessos ao sistema. A opção pode ser acessada via Menu do sistema, no caminho: GSAN > Segurança > Acesso > Grupo > Manter Grupo. |
Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
---|
Inicialmente, o sistema exibe a tela acima contendo os grupos de acesso às funcionalidades. Para excluir um grupo, clique no checkbox correspondente. Em seguida, no botão . Para imprimir o relatório dos grupos cadastrados, clique no botão . Feito isso, o sistema exibe o relatório para impressão (conforme modelo AQUI). Clicando sobre o link correspondente ao grupo, na coluna Descrição, o sistema visualiza a tela de atualização: |
A tela é acessada aberta na aba Dados Gerais. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI. As funcionalidades de Inserir Grupo e Manter Grupo grupos de acesso podem ser parametrizadas para cadastrar o nível hierárquico entre os grupos. Esse nível é informado nos campos Descrição e Descrição Abreviada. Quando for selecionado o nível 2, precisamos informar se é superior hierárquico do nível 1, para que o usuário que está sendo inserido ou atualizado tenha acesso tanto ao grupo do nível 1 quanto ao do nível 2. Dependendo da parametrização, as funcionalidades Inserir Grupo; e Manter Grupo podem registrar o indicador informando que o grupo é de visualização restrita. Nesse caso, apenas os grupos ESPECIAL, ADMINISTRADOR, E ESPECIAL SEGURANÇA serão registrados com valor SIM. Clicando na aba Acessos do Grupo, o sistema visualiza a tela correspondente à seleção dos acessos: |
Acima, temos a árvore do Menu do Sistema, contendo os módulos do GSAN e suas respectivas funcionalidades. Clique sobre o módulo, para que o sistema expanda a tela, com as funcionalidades correspondentes: |
O sistema exibe todas as funcionalidades disponíveis no módulo. Para a CAGEPA, caso o grupo não tenha acesso a todas as operações disponíveis na funcionalidade, o check da funcionalidade é visualizado na cor amarela: . Dito isso, escolha a funcionalidade que deseja liberar o acesso clicando sobre ela. O sistema acessa a tela a seguir: |
Acima, vemos as operações disponíveis para a funcionalidade selecionada. Dependendo da funcionalidade, podem surgir várias operações (quadro no canto superior direito da tela). Clique no checkbox ou no link da palavra Todos. Em seguida, no botão .
Para concluir a operação, clique no botão .
Campo | Preenchimento dos Campos |
---|---|
Descrição | Campo obrigatório - Informe a descrição para o grupo que está sendo inserido. |
Descrição Abreviada | Campo obrigatório - Informe uma descrição abreviada para o grupo. |
Número de Dias para Expiração de Senha | Informe o número de dias para expiração da senha de acesso do usuário. |
Mensagem para usuário | Informe uma mensagem para que seja automaticamente enviada para o usuário. |
Indicador de Uso | Campo obrigatório - Selecione uma das opções Ativo para o item que se encontra disponível no sistema, caso contrário, informe a opção Inativo. |
Indicador de Superintendência | Visualizado dependendo da parametrização. Campo obrigatório - Selecione uma das opções Sim ou Não. |
Competência para Retificação | Visualizado dependendo da parametrização. Informe a competência para retificação. O número informado deve ser o número de vezes a média de consumo do cliente. |
Indicador de Grupo Especial | Visualizado dependendo da parametrização. Campo obrigatório - Informe Sim quando se tratar de grupo especial, caso contrário, informe Não. |
Grupo Inferior | Visualizado dependendo da parametrização. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Visualização Restrita | Visualizado dependendo da parametrização. Campo obrigatório - Selecione uma das opções Sim ou Não. |
Grupo Especial de Segurança | Visualizado dependendo da parametrização. Campo obrigatório - Selecione uma das opções Sim ou Não. |
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
Ao clicar no botão, o sistema remove o registro selecionado em exibição. | |
Ao clicar no botão, o sistema gera o relatório contendo os grupos cadastrados. | |
Ao clicar no botão, o sistema avança para aba seguinte. | |
Ao clicar neste botão, o sistema volta à tela anterior. | |
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado. | |
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. | |
Ao clicar no botão, o sistema comanda o salvamento dos dados nas bases de dados. | |
Ao clicar no botão, o sistema conclui a operação comandada. | |
Ao clicar no botão, o sistema retorna à aba anterior. |