Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:seguranca:inserir_usuario

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:seguranca:inserir_usuario [10/03/2015 18:53]
127.0.0.1 edição externa
ajuda:seguranca:inserir_usuario [06/06/2019 13:56] (atual)
tadeu.sarmento [Preenchimento dos Campos - Aba Dados Gerais]
Linha 1: Linha 1:
-====== ​Página em Construção ​======+[[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-seguranca.png?​nolink&​200|}}]] 
 +====== ​Inserir Usuário ​====== 
 +<​columns>​ 
 +Esta funcionalidade permite a inserção de um novo usuário no sistema. Ela pode ser acessada via **Menu do Sistema**, através do caminho ** [[:​Ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​Segurança]] > [[:​ajuda:​seguranca:​Acesso]] > [[=ajuda:​pesquisar_usuario|Usuário]] > Inserir Usuário**. 
 +</​columns>​
  
-Inserir Usuário+Feito isso, o sistema exibe a tela abaixo para que os dados do usuário sejam informados:​ 
 + 
 +<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :​ajuda:​seguranca:​in_u_dg.jpg?​nolink ​ |}} 
 +</​WRAP>​ 
 + 
 +Note que a tela já abre na aba de **Dados Gerais**. A aba seguinte é a de **Acessos do Usuário**. 
 + 
 +\\ 
 +<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :​ajuda:​seguranca:​acesso_aba.jpg?​nolink ​ |}} 
 +</​WRAP>​ 
 + 
 +<​columns>​ 
 +A funcionalidade de **Inserir Usuário** foi parametrizada para permitir alterar ou não a abrangência de acesso e os grupos de acesso envolvidos no uso do sistema. Também foi parametrizada para que o usuário possa pertencer a mais de um grupo de acesso ou a apenas um grupo de acesso. O e-mail cadastrado do usuário deverá ser o corporativo ou qualquer outro e-mail que esteja cadastrado. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando existência de dados === 
 +<​columns>​ 
 +Depois de preenchidos os campos (verifique a descrição e o preenchimento dos campos **[[=ajuda:​seguranca:​inserir_usuario#​preenchimento_dos_campos_-_aba_dados_gerais|aqui]]** e **[[=ajuda:​seguranca:​inserir_usuario#​preenchimento_dos_campos_-_aba_acessos_do_usuario|aqui]])**,​ o sistema fará a validação dos dados informados. 
 + 
 +  - Caso algum dado informado não exista na tabela da base de dados, será exibida a mensagem **Tabela << nome da tabela >> inexistente** e a operação será cancelada. 
 +  - Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem **Tabela << nome da tabela >> sem dados para seleção** e a operação será cancelada. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando existência da unidade === 
 +<​columns>​ 
 +No que se refere à existência da unidade organizacional:​ 
 + 
 +  - Caso o código da unidade não exista no sistema, será exibida a mensagem **Unidade inexistente**. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando nível da unidade de lotação === 
 +<​columns>​ 
 +Caso alguma das cinco condições apresentadas abaixo sejam verdadeiras,​ será exibida a mensagem **Usuário << login do usuário que estiver efetuando a inserção >> não tem permissão para inserir o usuário << login do usuário que esteja sendo incluindo >>​**:​ 
 +  - Caso o usuário que estiver efetuando a inserção não esteja associado ao grupo de administradores;​ 
 +  - Caso a unidade organizacional do usuário que estiver efetuando a inserção seja diferente da informada;​ 
 +  - Caso o nível da unidade organizacional do usuário que estiver efetuando a inserção seja maior ou igual ao nível da Unidade de Lotação informada;​ 
 +  - Caso o nível da unidade organizacional do usuário que estiver efetuando a inserção seja menor que o nível da Unidade de Lotação informada e não estiver na mesma hierarquia;​ 
 +  - Caso o nível da Unidade de Lotação informada esteja nulo. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando existência do funcionário === 
 +<​columns>​ 
 +Quanto ao preenchimento do campo funcionário:​ 
 + 
 +  - Caso a matrícula do funcionário não exista no sistema, será exibida a mensagem **Funcionário inexistente**. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Validando a data === 
 +<​columns>​ 
 +Para o preenchimento das datas, é bom se atentar para as seguintes validações:​ 
 + 
 +  - Caso a data esteja inválida, será exibida a mensagem **Data inválida**. 
 +  - Caso o indicador de **Rotina Batch** ou **Internet** estejam selecionados como **SIM** nenhum procedimento é realizado. 
 +  - Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha menos de 15 anos de idade, será exibida a mensagem **O usuário terá que possuir, no mínimo, 15 anos de idade**. 
 +  - Caso a data de nascimento informada corresponda a uma pessoa que tenha entre 15 e 17 anos de idade, será exibida a mensagem **Confirma inclusão de usuário com idade inferior a 18 anos de idade?**. Caso selecione **SIM**, o sistema continua com a inclusão do usuário. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando data inicial === 
 +<​columns>​ 
 +  - Caso a data inicial seja posterior à data corrente, será exibida a mensagem **Data Inicial do Período é posterior a << Data Corrente >>​**. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando data final === 
 +<​columns>​ 
 +  - Caso a data final seja anterior à data inicial, será exibida a mensagem **Data Final do Período é anterior à Data Inicial do Período**. 
 +  - Caso a data final seja anterior à data corrente, será exibida a mensagem **Data Final do Período é anterior a << Data Corrente >>​**. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando existência do login === 
 +<​columns>​ 
 +Quanto à existência do login: 
 + 
 +  - Caso o login já exista no sistema, será exibida a mensagem **O login << Login >> já existe. Informe outro**. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando existência do e-mail === 
 +<​columns>​ 
 +  - Caso o e-mail informado já exista no sistema, será exibida a mensagem **O e-mail << E-mail >> já existe para outro usuário. Informe outro**. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando validade do e-mail === 
 +<​columns>​ 
 +  - Caso o e-mail informado esteja fora do padrão de codificação,​ será exibida a mensagem **E-mail inválido. Informe outro**. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando existência do elo === 
 +<​columns>​ 
 +  - Caso o código do elo (de um agrupamento de localidades) não exista no sistema, será exibida a mensagem **Elo inexistente**. 
 +  - Caso o código informado não seja um elo, será exibida a mensagem **Localidade informada não é um Elo**. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando existência da localidade === 
 +<​columns>​ 
 +  - Caso o código da localidade não exista no sistema, será exibida a mensagem **Localidade inexistente**. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando preenchimento dos campos === 
 +<​columns>​ 
 +  - Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do usuário, será exibida a mensagem **Informe << nome do campo que não foi preenchido ou selecionado >>​**. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando sucesso da transação === 
 +<​columns>​ 
 +  - Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem **<< descrição da função >> efetuada com sucesso**. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando usuário administrador === 
 +<​columns>​ 
 +  - Caso o Tipo do Usuário que esteja realizando o cadastro seja tipo ADMINISTRADOR será exibida a descrição **ADMINISTRADOR**. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Validando CPF === 
 +<​columns>​ 
 +  - Caso o dígito verificador do CPF seja inválido, será exibida a mensagem **Dígito verificador do CPF não confere**. 
 +  - Caso exista outro usuário cadastrado no sistema com o mesmo número do CPF, será exibida a mensagem **CPF já informado para usuário << Nome do Usuário >>​**. 
 +  - Caso o número do CPF seja todos os dígitos repetidos, será exibida a mensagem **Número do CPF inválido.** 
 +  - Caso o indicador de Rotina **Batch** ou **Internet** estejam selecionados como **SIM**, nenhum procedimento será realizado. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Validando matrícula informada === 
 +<​columns>​ 
 +  - Caso a matrícula do funcionário seja informada e não seja nula de acordo com as regras para sua composição,​ o sistema verifica sua existência antes que o processo evolua para as outras informações. Caso exista a matrícula informada, será exibida a mensagem **Usuário informado existente para a matrícula << nome do usuário em xxxxxxxxxx**. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Fornecendo Senha forte === 
 +<​columns>​ 
 +  - Caso a empresa controle senha forte, a senha deve seguir os seguintes critérios para envio da senha por email: 
 +    - Obrigatoriamente,​ a senha deve conter letras e números, com 8 caracteres;​ 
 +    - Não deve ser permitido caracteres repetidos em sequência com mais de 2 ocorrências. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando existência do usuário batch === 
 +<​columns>​ 
 +  - Caso já exista um usuário indicado como **Usuário Batch**, será exibida a mensagem **O usuário << nome do usuário em xxxxxxxxxxxxxxxx >> já está indicado como "​Rotina Batch**. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando existência do usuário internet === 
 +<​columns>​ 
 +  - Caso já exista um usuário indicado como **Usuário Internet**, será exibida a mensagem **O usuário << nome do usuário em xxxxxxxxxxxxx >> já está indicado como Internet**. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Verificando bloqueio funcionalidade === 
 +<​columns>​ 
 +  - Caso o indicador de bloquear funcionalidade do usuário seja **Sim**, será exibida a mensagem **Não é possível inserir usuário por essa funcionalidade. Necessário a utilização da funcionalidade inserir solicitação de acesso** e cancela operação. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +=== Conclusão do preenchimento dos campos === 
 +<​columns>​ 
 +Depois de inserir os campos necessários corretamente,​ clique em {{:​ajuda:​seguranca:​botao_concluir.jpg?​nolink|}}. O sistema insere o novo usuário, visualizando a tela a seguir. 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +===== Tela de Sucesso ===== 
 +<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :​ajuda:​seguranca:​tela_suceszo.jpg?​nolink ​ |}} 
 +</​WRAP>​ 
 + 
 +\\ 
 +====== Preenchimento dos Campos - Aba Dados Gerais ====== 
 + 
 +^Campo^Preenchimento dos Campos^ 
 +|**Tipo do Usuário**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente ao tipo de usuário. \\ **Regra associada**:​ dependendo do tipo de usuário selecionado,​ os demais campos da aba //Dados Gerais// ficam habilitados ou não. Por exemplo: caso selecione o tipo //Prestador de serviços//,​ o campo **Matricula do Funcionário** é desabilitado,​ sendo obrigatório informar a **Empresa** do prestador de serviços. Ao contrário, selecionando o tipo //​Empregado//,​ o campo **Empresa** é desabilitado,​ e o campo o campo **Matricula do Funcionário** é habilitado, uma vez que através da matrícula do funcionário (cadastrado **[[=ajuda:​inserir_funcionario|AQUI]]**) é possível utilizar seus dados para cadastrá-lo como usuário do **GSAN**, preenchendo automaticamente os campos **Nome do Usuário**, **Número do CPF** e **Data de Nascimento**,​ que ficam desabilitados para edição, além da **Unidade Organizacional**,​ com possibilidade de edição.| 
 +|**Empresa**|Campo obrigatório. Selecione a empresa do usuário. Caso o campo tipo de usuário selecionado seja do tipo funcionário,​ o campo empresa desabilita, selecionando a empresa principal.| 
 +|**Matricula do Funcionário**|Informe a matrícula do funcionário,​ ou clique no ícone {{:​ajuda:​seguranca:​lupa.jpg?​nolink|}} para selecionar a matrícula desejada. O nome do funcionário será exibido ao lado campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no ícone {{:​ajuda:​seguranca:​borracha.jpg?​nolink|}} ao lado do campo em exibição. Caso o campo tipo de usuário selecionado não seja do tipo funcionário,​ o campo matrícula do funcionário será desabilitado.| 
 +|**Nome do Usuário**|Campo obrigatório. Informe o nome do usuário. Caso o campo tipo de usuário selecionado seja do tipo funcionário,​ o campo nome do usuário será desabilitado,​ informando o nome do funcionário.| 
 +|**Número do CPF**|Campo obrigatório. Informe o número do CPF válido.| 
 +|**Data de Nascimento**|Campo obrigatório. Informe a data de nascimento, no formato DD/MM/AAAA (Dia, Mês, Ano), ou clique no ícone {{:​ajuda:​seguranca:​calendario.jpg?​nolink|}},​ link **[[=ajuda:​pesquisar_calendario|Pesquisar Data]]**, para selecionar a data desejada.| 
 +|**Unidade Organizacional**|Campo obrigatório. Informe o código da unidade organizacional ou clique no botão {{:​ajuda:​seguranca:​lupa.jpg?​nolink|}},​ link **Pesquisar Unidade Organizacional**,​ para selecionar a unidade desejada. O nome da unidade organizacional será exibido ao lado campo. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​seguranca:​borracha.jpg?​nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|**Período de Cadastramento**|Campo obrigatório,​ caso o tipo de usuário não seja //​Funcionário//;​ caso contrário, não deve ser informado. Informe as datas inicial e final, referente ao período de cadastramento do usuário, ou clique no botão {{:​ajuda:​seguranca:​calendario.jpg?​nolink|}},​ link **[[=ajuda:​pesquisar_calendario|Pesquisar Data]]**, para selecionar as datas desejadas. A data final do período de cadastramento será a data de expiração do sistema. A data de expiração do sistema será a atual **+** a quantidade de dias de expiração parametrizada pela empresa, caso a data atual **+** a quantidade de dias seja menor que a data final de cadastramento.| 
 +|**Login**|Campo obrigatório. Informe o login do usuário. Caso seja funcionário,​ a matrícula será preenchida pelo sistema, caso contrário, informe o CPF.| 
 +|**E-mail**|Campo obrigatório. Informe o e-mail do usuário.| 
 +|**Confirmação E-mail**|Campo obrigatório. Informe o mesmo e-mail informado no campo E-mail, para a confirmação.| 
 +|**Indicador de Usuário para Rotina Batch**|Campo obrigatório. Informe **Sim** para indicar usuário para rotina batch, caso contrário, marque a opção **Não**.| 
 +|**Indicador de Usuário para Internet**|Campo obrigatório. Informe **Sim** para indicar o usuário para rotina Internet, caso contrário, marque a opção **Não**.| 
 + 
 +\\ 
 +====== Preenchimento dos Campos - Aba Acessos do Usuário ====== 
 + 
 +^Campo^Preenchimento dos Campos^ 
 +|**Login Usuário de Referência**|Informe o login do usuário de referência,​ caso deseje copiar o perfil de acesso de um usuário já cadastrado.| 
 +|**Abrangência de Acesso**|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, referente à abrangência de acesso do usuário.| 
 +|**Gerência**|Selecione a gerência do usuário, caso a abrangência de acesso seja de gerência.| 
 +|**Unidade Negócio**|Selecione a unidade de negócio do usuário, caso a abrangência de acesso seja de unidade de negócio.| 
 +|**Localidade Pólo**|Informe o código do elo polo, ou clique no botão {{:​ajuda:​seguranca:​lupa.jpg?​nolink|}},​ link **Pesquisar Elo Polo**, para selecionar o elo desejado, caso a abrangência de acesso seja de elo polo. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​seguranca:​borracha.jpg?​nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|**Localidade**|Informe o código da localidade, ou clique no botão {{:​ajuda:​seguranca:​lupa.jpg?​nolink|}},​ link **Pesquisar Localidade**,​ para pesquisar a localidade desejada, caso a abrangência de acesso seja de localidade. O nome da localidade será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​seguranca:​borracha.jpg?​nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|**Grupo**|Campo obrigatório. Para selecionar um grupo, clique sobre o item desejado, para selecionar mais de um grupo, mantenha a tecla **Ctrl** pressionada e clique sobre os demais itens desejados.| 
 + 
 +\\ 
 +====== Funcionalidade dos Botões ====== 
 + 
 +^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
 +|{{:​ajuda:​seguranca:​calendario.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data desejada, no formato DD/MM/AAAA (Dia, Mês, Ano), link Pesquisar Data.| 
 +|{{:​ajuda:​seguranca:​lupa.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.| 
 +|{{:​ajuda:​seguranca:​borracha.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo em exibição.| 
 +|{{:​ajuda:​seguranca:​botao_avancar.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite avançar para próxima aba, após preenchimento dos campos obrigatórios.| 
 +|{{:​ajuda:​seguranca:​bootao_voltar.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à aba anterior.| 
 +|{{:​ajuda:​seguranca:​1filtrar.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro, com base nos parâmetros informados.| 
 +|{{:​ajuda:​seguranca:​botao_desfazer.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.| 
 +|{{:​ajuda:​seguranca:​botao_cancelar.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.| 
 +|{{:​ajuda:​seguranca:​botao_concluir.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema conclui a inserção dos dados nas bases de dados.| 
 + 
 +===== Referências ===== 
 + 
 +**[[=postgres:​controle_acesso:​uc0230|Inserir Usuário]]** 
 + 
 +==== Termos Principais ==== 
 + 
 +**[[=ajuda:​seguranca|Segurança]]** 
 + 
 +===== Vídeos ===== 
 +**[[=treinamentos:​livre:​video-aulas:​inserir_usuario|Inserir Usuário]]** 
 + 
 +\\ 
 +\\ 
 +\\ 
 +Clique **[[:​ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN 
 +~~ODT~~
ajuda/seguranca/inserir_usuario.1426013637.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)