Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:programar_as_ordens_de_servicos_para_as_equipes
Esta versão (23/04/2015 20:39) é um Rascunho.
Approvals: 0/1

Programar as Ordens de Serviços para as Equipes

Esta tela faz parte do Elaborar Roteiro de Programação de Ordens de Serviço (Exibir Calendário), e permite que você realize a programação das ordens de serviço selecionadas, para as equipes de execução.

Esta é a 3ª etapa do processo de elaboração do roteiro de programação das ordens de serviços. As demais são:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Nesta etapa, selecione a equipe, ou as equipes que irão executar as ordens de serviço.

  • Selecione a(s) equipe(s) na caixa da esquerda (Disponíveis) e utilize os botões de navegação para transferir para a caixa da direita (Selecionadas);
  • Caso você selecione mais de uma equipe, o sistema irá solicitar que você defina a equipe principal.

Após a seleção da(s) equipe(s), selecione as ordens de serviço que serão executadas pela(s) equipe(s):

  • Marque as ordens de serviçoS na caixa de seleção (checkbox), que fica à esquerda de cada ordem de serviço.

Uma vez selecionadas as ordens de serviço, acione o botão para realizar a programação das ordens de serviço para as equipes.

  • O sistema irá transferir as ordens de serviços da tabela Ordens de Serviço Selecionadas para a tabela de ordens de serviço programadas para as equipes.
    • Será criada uma tabela para cada equipe com programação de ordem de serviço.
    • As tabelas das ordens de serviço programadas para as equipes são criadas no modo recolhido. Caso você deseje ver as ordens de serviço, clique no link existente no nome da equipe que o sistema expandirá a tabela com a lista de ordens de serviço programadas para a equipe.
  • O sistema atualizará os campos com os quantitativos das ordens de serviços Selecionadas e Programadas.
  • Veja abaixo as verificações que o sistema fará após o acionamento do botão :
    • Caso não selecione equipe(s), nem ordem(ns) de serviço, o sistema exibirá a mensagem: É necessário selecionar as Equipes e as Ordens de Serviço para efetuar a programação.
    • Caso não selecione ordem(ns) de serviço, o sistema exibirá a mensagem: É necessário selecionar as Ordens de Serviço para efetuar a programação.
    • Caso não selecione equipe(s), o sistema exibirá a mensagem: É necessário selecionar as Equipes para efetuar a programação.
    • Caso selecione mais de uma Equipe e mais de uma ordem de serviço, o sistema exibirá a mensagem: Só é possível selecionar uma Ordem de Serviço para ser programada para várias Equipes ou mais de uma Ordem de Serviço para serem programadas para uma só Equipe.
    • Caso alguma data final de programação das ordens de serviço selecionadas não esteja preenchida, o sistema exibirá a mensagem: Data Final de Programação deve ser informada.
    • Caso alguma data final de programação das ordens de serviço selecionadas esteja inválida, o sistema exibirá a mensagem: Data Final de Programação inválida.
    • Caso alguma data final de programação das ordens de serviço selecionadas seja anterior à data do roteiro, o sistema exibirá a mensagem: Data Final de Programação deve ser igual ou superior a (Data do Roteiro).
  • Caso você deseje cancelar a programação de uma ordem de serviço para uma equipe, você deverá acionar o botão , que fica ao lado de cada ordem de serviço programada.
  • O sistema irá retornar as ordens de serviço da tabela de ordens de serviço programas para a equipe, para a tabela Ordens de Serviço Selecionadas.
  • O sistema atualizará os campos com os quantitativos das ordens de serviços Selecionadas e Programadas.

Acione o botão para encerrar o processo de elaboração do roteiro para programação das ordens de serviço.

O sistema apresentará a tela de sucesso informado a conclusão da elaboração do roteiro.

Preenchimento dos Campos

Veja, abaixo, a orientação para cada um dos campos apresentados na tela.

Data do RoteiroO sistema exibe no início da tela a data para a qual está sendo elaborado o roteiro.
Esta data é informada na 1ª etapa do processo de elaboração do roteiro: Exibir Calendário para Elaboração do Roteiro.
Equipes disponíveis para a programação das ordens de serviçoEste campo contém as equipes que irão executar as ordens de serviço.
O campo é apresentado em duas caixas. Uma denominada Disponíveis (lado esquerdo), e outra denominada Selecionadas (lado direito).
O sistema irá preencher a lista da caixa Disponíveis com as equipes vinculadas à sua unidade de lotação.
Você deverá selecionar as equipes que irão executar as ordens de serviço, na lista apresentada na caixa Disponíveis.
Utilize os botões a seguir para efetuar a transferência das equipes selecionadas na caixa da esquerda (Disponíveis) para a caixa da direita (Selecionados), e vice-versa: ; ; ; .
Para selecionar mais de uma equipe, utilize as teclas Ctrl e Shift, concomitantemente com o clique do Mouse sobre a descrição da equipe que desejar selecionar.
* A tecla Ctrl seleciona uma linha na caixa; e a tecla Shift seleciona um conjunto de linhas.
* Caso você clique mais de uma vez sobre a mesma linha, com a tecla Ctrl pressionada, o item será, sucessivamente, marcado e desmarcado.
Tabela com ordens de serviço selecionadasEste campo apresenta as ordens de serviços selecionadas na etapa Seleção das Ordens de Serviços, que são listadas em uma tabela.
No campo mais à esquerda é apresentada uma caixa (check-box) para você selecionar as ordens de serviços que deverão ser executadas pelas equipes selecionadas no campo anterior.
Segue, abaixo, a lista de campos que compõem a tabela com as informações das ordens de serviço selecionadas:
Dias de atrasoEsta coluna é composta pelos dias de atraso em relação ao prazo fornecido para o Cliente; e os dias de atraso em relação ao prazo fornecido para a Agência Reguladora.
Prioridade (Pri.)Indica a prioridade de execução em função do tipo de serviço das ordens de serviço.
Indicador de Ordem de Serviço em AndamentoCaso a situação da ordem de serviço corresponda à execução em andamento, então será exibido o valor A; caso contrário, não será exibido nada.
Número do registro de atendimento (Nº do RA)Número do Registro de Atendimento (RA) associado à ordem de serviço.
Este campo é apresentado com um link que, ao ser acionado, irá ativar a funcionalidade Consultar Registro de Atendimento, para o RA selecionado.
Número da ordem de serviço (Serv.)Número da ordem de serviço (OS) - Este campo é apresentado com um link que, ao ser acionado, irá ativar a funcionalidade Consultar Ordem de Serviço, para a O.S. selecionada.
EndereçoApresenta o endereço abreviado do local onde a Ordem de Serviço deverá ser executada.
Data de Final da Programação (Dt. Final Program.)Corresponde à data prevista para o encerramento da ordem de serviço.
O sistema colocará a data da programação do roteiro selecionada na 1ª etapa do processo (Exibir Calendário para Elaboração do Roteiro).
Você poderá modificá-la para uma data posterior.
Ao digitar a informação nos campos das datas, você não precisa preocupar-se com as barra de separação, porque o sistema as coloca automaticamente.
As datas devem ser informadas no formato: DD/MM/AAAA, onde DD corresponde ao dia, MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano.
O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro dígitos.
Caso deseje pesquisar a data num calendário, clique no botão , que fica ao lado dos campos das datas; e selecione a data a partir do calendário.
Clique em Pesquisar Data - Calendário, para obter informações mais detalhadas.
Quantidade das Ordens de Serviço Selecionadas (Selecionadas)O sistema apresenta neste campo a quantidade de ordens de serviço selecionadas para elaboração do roteiro.
Na medida em que as ordens de serviços são programadas, este quantitativo é abatido, de forma que, no final, deverá ficar zerado.
Quantidade Ordens de Serviço Programadas (Programadas)O sistema apresenta neste campo a quantidade de ordens de serviço que já foram programadas.
Na medida em que as ordens de serviço são programadas, este quantitativo é atualizado.
O botão só será habilitado após se realizar a programação de, pelo menos, uma ordem de serviço. Ou seja, se este campo estiver igual a zero, o botão estará desabilitado.
Tabela das Equipes com Programação de Ordens de ServiçoEste campo apresenta as ordens de serviços que estão sendo programadas para as equipes nesta etapa do processo de elaboração do roteiro.
Será gerada uma tabela para cada equipe que irá executar as ordens de serviço.
A tabela será atualizada toda vez que você acionar o botão . O sistema irá transferir as ordens de serviço selecionadas na tabela Ordens de Serviço Selecionadas e atualizar os quantitativos Selecionadas e Programadas.
Segue, abaixo, a lista de campos que compõem a tabela com as informações das ordens de serviço selecionadas:
EquipeO sistema apresenta, o cabeçalho da tabela, a abreviatura do nome da equipe que possui ordens de serviço programadas para a data do roteiro.
Este campo é apresentado com o link que, ao ser acionado, irá recolher a informação das ordens de serviços que foram programadas para a equipe.
Caso a lista das ordens de serviço já esteja recolhida, o acionamento do link irá expandir a tabela com a relação das ordens de serviço programadas para a equipe.
Barra e percentual da Carga de Trabalho Prevista para a EquipeO sistema apresenta uma barra colorida e o percentual da carga de trabalho prevista para a equipe.
A barra terá cores diferentes para indicar o índice da carga de trabalho prevista para a equipe.
As cores seguem uma analogia com o sinal de trânsito, conforme a tabela abaixo:
% da Carga de Trabalho x Cor da Barra:
Até 90% - Verde
Acima de 90% até 100% - Amarela
Acima de 100% - Vermelha
Barra e percentual da Carga de Trabalho Realizada pela a EquipeO sistema apresenta uma barra colorida e o percentual da carga de trabalho já realizada pela equipe.
A barra terá cores diferentes para indicar o índice da carga de trabalho realizada pela equipe.
As cores seguem uma analogia com o sinal de trânsito, conforme a tabela abaixo:
% da Carga de Trabalho x Cor da Barra:
Até 90% - Verde
Acima de 90% até 100% - Amarela
Acima de 100% - Vermelha
Sequencial de execução das ordens de serviço (Seq.)Este campo representa a seqüência, na qual, as ordens de serviço deverão ser executadas pela equipe.
Caso você deseje modificar a seqüência de execução, acione a opção Acompanhar Roteiro de Programação de Ordens de Serviço, após a conclusão da elaboração do roteiro.
Lá você terá uma opção específica para modificar a seqüência de execução das ordens de serviço.
Dias de atrasoEsta coluna é composta pelos dias de atraso em relação ao prazo fornecido para o Cliente; e os dias de atraso em relação ao prazo fornecido para a Agência Reguladora.
Prioridade (Pri.)Indica a prioridade de execução em função do tipo de serviço das ordens de serviço.
Indicador da Situação de Execução da Ordem de ServiçoEste campo apresenta a situação de execução da ordem de serviço.
Será apresentada uma letra para cada situação, conforme a tabela abaixo:
Letra x Situação:
P - Pendente
E - Encerrado
A - Execução em andamento
L - Aguardando liberação para execução
Número do registro de atendimento (Nº do RA)Número do Registro de Atendimento (RA) associado à ordem de serviço.
Este campo é apresentado com um link que, ao ser acionado, irá ativar a funcionalidade Consultar Registro de Atendimento, para o RA selecionado.
Número da ordem de serviço (Serv.)Número da ordem de serviço (OS) - Este campo é apresentado com um link que, ao ser acionado, irá ativar a funcionalidade Consultar Ordem de Serviço, para a OS selecionada.
EndereçoApresenta o endereço abreviado do local onde a Ordem de Serviço deverá ser executada.
Data de Final da Programação (Dt. Final Program.)Corresponde à data prevista para o encerramento da ordem de serviço.
AlertaLista de alertas relacionados com a execução das ordens de serviço pelas equipes.
* Caso o perfil do serviço da ordem de serviço seja incompatível com o perfil da equipe, então será acrescentada na lista de alertas a mensagem: O perfil da Ordem de Serviço é incompatível com o perfil da Equipe. Perfil da Ordem de Serviço = (perfil do serviço da ordem de serviço). Perfil da Equipe = (perfil da equipe).
Caso existam outras equipes com ordens de serviços com endereço de ocorrência no mesmo logradouro, será acrescentada na lista de alerta a mensagem: Há ordens de serviços com endereço de ocorrência no logradouro (nome do logradouro) programadas para outras equipes.

Tela de Sucesso

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão , e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela.

O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a elaboração do roteiro de programação para as equipes tiver sido realizada com sucesso.

Elaboração do Roteiro de Programação de Ordens de Serviços efetuado com sucesso

O sistema apresentará duas opções após a elaboração do roteiro de programação. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:

  • Menu Principal: Para voltar à tela principal do sistema.
  • Efetuar outra Elaboração do Roteiro: Para preparar o sistema para a elaboração de outro roteiro de programação.

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Transfere todos os registros que estão na caixa da esquerda para a caixa da direita, ou seja, transfere todas as equipes da caixa Disponíveis para a caixa Selecionados.
Transfere os registros selecionados na caixa da esquerda para a caixa da direita, ou seja, transfere as equipes selecionadas na caixa Disponíveis para a caixa Selecionados.
Transfere os registros selecionados na caixa da direita para a caixa da esquerda, ou seja, retorna as equipes selecionadas na caixa Selecionados para a caixa Disponíveis.
Transfere todos os registros que estão na caixa da direita para a caixa da esquerda, ou seja, retorna todas as equipes da caixa Selecionados para a caixa Disponíveis.
Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.
Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter ajuda da tela do calendário.
Utilize este botão para efetivar a programação de ordens de serviço para equipes.
Você deverá selecionar, pelo menos, uma equipe e uma ordem de serviço.
Utilize este botão para cancelar a programação de uma ordem de serviço para uma equipe.
Utilize este botão para voltar para a etapa anterior do processo de elaboração do roteiro:
Seleção das Ordens de Serviços.
Utilize este botão para reiniciar a tela. Ou seja, limpar todas as operações que você tenha realizado. Por exemplo: caso você tenha realizado alguma programação de ordens de serviço para as equipes, ao acionar este botão, o sistema irá desfazer toda a programação realizada.
Utilize este botão para sair da funcionalidade de elaboração do roteiro. Ao ser acionado este botão será apresentada a tela inicial do sistema. Nenhuma atualização será realizada no banco de dados.
Este botão deverá ser utilizado quando você desejar concluir o processo de elaboração do roteiro. Ao ser acionado, o sistema irá concretizar as atualizações no banco de dados.

Referências

Termos Principais

Ordem de Serviço




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/programar_as_ordens_de_servicos_para_as_equipes.txt · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)