Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado.

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:nome_e_tipo

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
ajuda:nome_e_tipo [02/04/2019 18:22]
tadeu.sarmento
ajuda:nome_e_tipo [01/07/2019 14:51] (atual)
tadeu.sarmento RM 42801
Linha 3: Linha 3:
 <​columns>​ <​columns>​
 Esta tela faz parte do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**,​ e permite que você atualize as informações do cliente, menos o campo código do cliente, que não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. Esta tela faz parte do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**,​ e permite que você atualize as informações do cliente, menos o campo código do cliente, que não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente.
 +
 +Para a **DESO**, a funcionalidade pode ser acessada direto pela **[[=ajuda:​inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Inserir Cliente]]**,​ por meio das sugestões de nomes de clientes já cadastrados que vão surgindo em forma de lista, durante o preenchimento do campo **Nome Completo**. Ou pela **[[=ajuda:​pesquisar_cliente|Pesquisar Cliente]]**,​ caso a tela de pesquisa tenha sido acionada através da **[[=ajuda:​inserir_cliente_-_aba_nome_e_tipo|Inserir Cliente]]**.
  
 O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Verifique se você selecionou o cliente correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. O sistema apresenta os campos do cliente preenchidos com as informações existentes no banco de dados. Verifique se você selecionou o cliente correto e, em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração.
Linha 31: Linha 33:
 O controle de nomes com menos de 10 (dez) caracteres não foi alterado no sistema, já que esse controle está parametrizado,​ no indicador **Incluir Nome de Cliente com menos de 10 posições: ([[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​Cadastro]] > [[:​ajuda:​Sistema Parâmetro]] > [[:​ajuda:​Informar Parâmetros do Sistema]])**,​ como também existe uma permissão especial de nome INSERIR NOMES COM MENOS DE 10 CARACTERES, que pode ser dada a usuários específicos. O controle de nomes com menos de 10 (dez) caracteres não foi alterado no sistema, já que esse controle está parametrizado,​ no indicador **Incluir Nome de Cliente com menos de 10 posições: ([[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​Cadastro]] > [[:​ajuda:​Sistema Parâmetro]] > [[:​ajuda:​Informar Parâmetros do Sistema]])**,​ como também existe uma permissão especial de nome INSERIR NOMES COM MENOS DE 10 CARACTERES, que pode ser dada a usuários específicos.
  
-Por solicitação da **CAEMA**, o sistema ​fará restrição ao uso de caracteres especiais nos nomes dos clientes, tanto na funcionalidade **Inserir Cliente** quanto na tela **[[:​ajuda:​Atualizar Cliente]]**,​ a qual é chamada pela funcionalidade **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**.+Por solicitação da **CAEMA**, o sistema ​faz restrição ao uso de caracteres especiais nos nomes dos clientes, tanto na funcionalidade **Inserir Cliente** quanto na tela **[[:​ajuda:​Atualizar Cliente]]**,​ a qual é chamada pela funcionalidade **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**.
  
 Os caracteres permitidos serão apenas: letras do alfabeto de A a Z. Algarismos de 0 a 9. Os caracteres permitidos serão apenas: letras do alfabeto de A a Z. Algarismos de 0 a 9.
  
-Foi criado um novo campo na tela para suportar 100 (cem) caracteres, retirando a validação de caracteres especiais, com exceção de acentuação que continuará ​não sendo permitida.+Foi criado um novo campo na tela para suportar 100 (cem) caracteres, retirando a validação de caracteres especiais, com exceção de acentuação que continua ​não sendo permitida.
  
 No caso da **Compesa**,​ foi ajustada a funcionalidade **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** para tratar a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL, de modo a permitir nova consulta à base da Receita Federal para um CPF que já tenha sido objeto de consulta anterior. Para tanto, serão realizados os seguintes procedimentos no GSAN: No caso da **Compesa**,​ foi ajustada a funcionalidade **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** para tratar a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL, de modo a permitir nova consulta à base da Receita Federal para um CPF que já tenha sido objeto de consulta anterior. Para tanto, serão realizados os seguintes procedimentos no GSAN:
  
-  * Será habilitado o novo botão **{{:​ajuda:​excluircpf_cnpj.png?​nolink}}**. Caso o usuário tenha a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL. Caso esse botão seja acionado, ​será excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro. Botão visualizado apenas para clientes com permissão.+  * Será habilitado o novo botão **{{:​ajuda:​excluircpf_cnpj.png?​nolink}}**. Caso o usuário tenha a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL. Caso esse botão seja acionado, ​é excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro. Botão visualizado apenas para clientes com permissão.
  
 Caso a empresa realize controle de acesso a clientes públicos, a **CAERN** solicitou que o sistema só permita incluir ou alterar clientes com a indicação de esfera de poder público (federal, estadual ou municipal) se o usuário tiver a permissão especial **ALTERAR CLIENTE PARA IMOVEIS PUBLICOS**. Caso a empresa realize controle de acesso a clientes públicos, a **CAERN** solicitou que o sistema só permita incluir ou alterar clientes com a indicação de esfera de poder público (federal, estadual ou municipal) se o usuário tiver a permissão especial **ALTERAR CLIENTE PARA IMOVEIS PUBLICOS**.
Linha 49: Linha 51:
 ====== Tela de Sucesso ====== ====== Tela de Sucesso ======
  
-A tela de sucesso ​será apresentada após clicar no botão {{:​ajuda:​cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}},​ e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**. O sistema ​apresentará ​a mensagem abaixo, quando a inclusão do cliente tiver sido realizada com sucesso.+A tela de sucesso ​é apresentada após clicar no botão {{:​ajuda:​cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}},​ e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**. O sistema ​apresenta ​a mensagem abaixo, quando a inclusão do cliente tiver sido realizada com sucesso.
  
 **Cliente de (código do cliente) atualizado com sucesso**. **Cliente de (código do cliente) atualizado com sucesso**.
  
-O sistema ​apresentará ​três opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:+O sistema ​apresenta ​três opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
  
   * Menu Principal -> Para voltar à tela principal do sistema.   * Menu Principal -> Para voltar à tela principal do sistema.
Linha 61: Linha 63:
 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
 ^Campo^Descrição do Preenchimento^ ^Campo^Descrição do Preenchimento^
-|**Nome**|Campo obrigatório. Informe o nome completo do cliente.\\ **Regra associada**:​ Caso você deseje verificar se o cliente já está cadastrado, clique no botão //​Pesquisar//​ {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo. Será aberta uma tela de popup onde você poderá ​efetuar a pesquisa do cliente por diversos parâmetros. ​ Clique aqui para obter ajuda para a tela **[[:​ajuda:​Pesquisar Cliente]]**. Para os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgresql, este campo suporta até 100 (cem) caracteres.|+|**Nome**|Campo obrigatório. Informe o nome completo do cliente. \\ **Regra associada**:​ Caso você deseje verificar se o cliente já está cadastrado, clique no botão //​Pesquisar//​ {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo. Será aberta uma tela de popup onde você pode efetuar a pesquisa do cliente por diversos parâmetros. ​ Clique aqui para obter ajuda para a tela **[[:​ajuda:​Pesquisar Cliente]]**. Para os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgresql, este campo suporta até 100 (cem) caracteres.|
 |**Nome Abreviado**|Informe por extenso um nome abreviado para o cliente. Para os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgreesql,​ este campo suporta caracteres especiais.| |**Nome Abreviado**|Informe por extenso um nome abreviado para o cliente. Para os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgreesql,​ este campo suporta caracteres especiais.|
-|**Tipo de Pessoa**|Campo obrigatório. Selecione, na lista de tipos apresentada,​ o tipo do cliente que você está inserindo. \\ **Regra associada**:​ A partir da informação existente neste campo é que o sistema ​irá formatar ​a aba de **Pessoa** para pessoa física jurídica.|+|**Tipo de Pessoa**|Campo obrigatório. Selecione, na lista de tipos apresentada,​ o tipo do cliente que você está inserindo. \\ **Regra associada**:​ A partir da informação existente neste campo é que o sistema ​formata ​a aba de **Pessoa** para pessoa física jurídica.|
 |**Tipo do Cliente**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema. \\ **Regra associada**:​ Caso o tipo de cliente selecionado pertença à esfera de poder FEDERAL, ESTADUAL OU MUNICIPAL e você não possua permissão especial para manter cliente público, o sistema exibe uma mensagem de crítica. | |**Tipo do Cliente**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema. \\ **Regra associada**:​ Caso o tipo de cliente selecionado pertença à esfera de poder FEDERAL, ESTADUAL OU MUNICIPAL e você não possua permissão especial para manter cliente público, o sistema exibe uma mensagem de crítica. |
 |**E-mail**|Informe por extenso um endereço de e-mail válido para ser utilizado em futuros contatos com o cliente.| |**E-mail**|Informe por extenso um endereço de e-mail válido para ser utilizado em futuros contatos com o cliente.|
Linha 79: Linha 81:
 ====== Funcionalidade dos Botões ====== ====== Funcionalidade dos Botões ======
 ^Botão^Descrição da Funcionalidade^ ^Botão^Descrição da Funcionalidade^
-|{{:​ajuda:​hint.png?​nolink|}}|Este botão permite ao usuário visualizar um resumo dos dados do cliente que está sendo atualizado. Basta posicionar o //mouse// sobre o botão, que o sistema ​apresentará ​a janela com o resumo.|+|{{:​ajuda:​hint.png?​nolink|}}|Este botão permite ao usuário visualizar um resumo dos dados do cliente que está sendo atualizado. Basta posicionar o //mouse// sobre o botão, que o sistema ​apresenta ​a janela com o resumo.|
 |{{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}}|Utilize este botão para consultar um dado nas bases de dados.| |{{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}}|Utilize este botão para consultar um dado nas bases de dados.|
-|{{:​ajuda:​excluircpf_cnpj.png?​nolink&​300}}|Este botão ​será habilitado quando o usuário tiver permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL.\\ Caso esse botão seja acionado, ​será excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro.| +|{{:​ajuda:​excluircpf_cnpj.png?​nolink&​300}}|Este botão ​é habilitado quando o usuário tiver permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL. Caso esse botão seja acionado, ​é excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro.| 
-|{{:​ajuda:​setaadireitaavancar.png?​nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba.\\ Antes de passar para a próxima aba, o sistema ​irá verificar ​se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência,​ o sistema ​apresentará ​a mensagem de crítica correspondente e não avançará ​para a próxima aba.|+|{{:​ajuda:​setaadireitaavancar.png?​nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba. Antes de passar para a próxima aba, o sistema ​verifica ​se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência,​ o sistema ​apresenta ​a mensagem de crítica correspondente e não avança ​para a próxima aba.|
 |{{:​ajuda:​micromedicao:​voltar.jpg?​nolink|}}|Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso, será a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** ou a tela **[[:​ajuda:​Filtrar Cliente]]**.| |{{:​ajuda:​micromedicao:​voltar.jpg?​nolink|}}|Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso, será a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** ou a tela **[[:​ajuda:​Filtrar Cliente]]**.|
 |{{:​ajuda:​desfazer.png?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.| |{{:​ajuda:​desfazer.png?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.|
 |{{:​ajuda:​micromedicao:​cancelar_1.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| |{{:​ajuda:​micromedicao:​cancelar_1.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.|
-|{{:​ajuda:​cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência,​ o sistema ​emitirá ​a mensagem de crítica correspondente.|+|{{:​ajuda:​cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência,​ o sistema ​emite a mensagem de crítica correspondente.| 
 +\\
  
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
ajuda/nome_e_tipo.txt · Última modificação: 01/07/2019 14:51 por tadeu.sarmento