Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:nome_e_tipo

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Próxima revisão Ambos lados da revisão seguinte
ajuda:nome_e_tipo [27/09/2016 20:15]
tadeu.sarmento
ajuda:nome_e_tipo [31/08/2017 01:11]
127.0.0.1 edição externa
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-cadastro.png?​nolink&​200|}}]] [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-cadastro.png?​nolink&​200|}}]]
 ====== Aba Nome e Tipo ====== ====== Aba Nome e Tipo ======
 +<​columns>​
 Esta tela faz parte do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**,​ e permite que você atualize as informações do cliente, menos o campo código do cliente, que não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. Esta tela faz parte do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**,​ e permite que você atualize as informações do cliente, menos o campo código do cliente, que não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente.
  
Linha 8: Linha 8:
 Se você selecionou o cliente errado, retorne à tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto. Se você selecionou o cliente errado, retorne à tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto.
  
-Se você selecionou o cliente correto, efetue as alterações que desejar, e clique no botão ​**{{:ajuda:concluir.jpg?​nolink|}}**, para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.+Se você selecionou o cliente correto, efetue as alterações que desejar, e clique no botão {{:ajuda:cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}},​ para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados. 
 +</​columns>​
  
  
 ==== Aba Nome e Tipo ==== ==== Aba Nome e Tipo ====
 +==== Observação ====
 +^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 +<WRAP center round box 80%>
 +{{  :​ajuda:​w_atualizar_cliente_nt.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
  
 +<​columns>​
 Em função da quantidade de informações a serem cadastradas,​ a tela foi dividida em quatro abas: Em função da quantidade de informações a serem cadastradas,​ a tela foi dividida em quatro abas:
  
Linha 33: Linha 40:
  
   * Será habilitado o novo botão **{{:​ajuda:​excluircpf_cnpj.png?​nolink}}**. Caso o usuário tenha a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL. Caso esse botão seja acionado, será excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro. Botão visualizado apenas para clientes com permissão.   * Será habilitado o novo botão **{{:​ajuda:​excluircpf_cnpj.png?​nolink}}**. Caso o usuário tenha a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL. Caso esse botão seja acionado, será excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro. Botão visualizado apenas para clientes com permissão.
 +
 +Caso a empresa realize controle de acesso a clientes públicos, a **CAERN** solicitou que o sistema só permita incluir ou alterar clientes com a indicação de esfera de poder público (federal, estadual ou municipal) se o usuário tiver a permissão especial “**ALTERAR CLIENTE PARA IMOVEIS PUBLICOS**”.
  
 O sistema foi alterado para habilitar o cliente a receber mensagens enviadas por **E-Mail** ou **SMS**, no caso dos usuários da **CAEMA**. As mensagens terão como objetivo avisar o faturamento de contas, mensagem de cobrança, ou qualquer outra mensagem que os usuários do sistema achem necessário. Foram alteradas as funcionalidades de **Inserir** e **Manter Cliente** para marcar os clientes que desejam receber o SMS através do número do celular ou e-mail. O usuário deve selecionar, na aba **[[:​ajuda:​Telefone]]**,​ o número de telefone para o qual será enviado o SMS. O sistema foi alterado para habilitar o cliente a receber mensagens enviadas por **E-Mail** ou **SMS**, no caso dos usuários da **CAEMA**. As mensagens terão como objetivo avisar o faturamento de contas, mensagem de cobrança, ou qualquer outra mensagem que os usuários do sistema achem necessário. Foram alteradas as funcionalidades de **Inserir** e **Manter Cliente** para marcar os clientes que desejam receber o SMS através do número do celular ou e-mail. O usuário deve selecionar, na aba **[[:​ajuda:​Telefone]]**,​ o número de telefone para o qual será enviado o SMS.
 +</​columns>​
  
-<WRAP center round box 80%> +====== Tela de Sucesso ====== 
-{{  :ajuda:zatualizar_cliente_nome_tipo.jpg?​nolink ​ |}} + 
-</WRAP>+A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão ​{{:ajuda:cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}}, e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**. O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão do cliente tiver sido realizada com sucesso. 
 + 
 +**Cliente de (código do cliente) atualizado com sucesso**. 
 + 
 +O sistema apresentará três opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: 
 + 
 +  * Menu Principal -Para voltar à tela principal do sistema. 
 +  * Realizar outra manutenção de cliente -> Para efetuar a atualização de um outro cliente. 
 +\\
  
 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
Linha 57: Linha 75:
 |**Enviar Mensagem: Por SMS**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**. | |**Enviar Mensagem: Por SMS**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**. |
 |**Enviar Mensagem: Por E-mail**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**.| |**Enviar Mensagem: Por E-mail**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**.|
- 
-====== Tela de Sucesso ====== 
- 
-A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:​ajuda:​concluir.jpg?​nolink}},​ e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**. O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão do cliente tiver sido realizada com sucesso. 
- 
-**Cliente de (código do cliente) atualizado com sucesso**. 
- 
-O sistema apresentará três opções após a atualização do cliente. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso: 
- 
-  * Menu Principal -> Para voltar à tela principal do sistema. 
-  * Realizar outra manutenção de cliente -> Para efetuar a atualização de um outro cliente. 
-\\ 
  
 ====== Funcionalidade dos Botões ====== ====== Funcionalidade dos Botões ======
Linha 76: Linha 82:
 |{{:​ajuda:​excluircpf_cnpj.png?​nolink&​300}}|Este botão será habilitado quando o usuário tiver permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL.\\ Caso esse botão seja acionado, será excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro.| |{{:​ajuda:​excluircpf_cnpj.png?​nolink&​300}}|Este botão será habilitado quando o usuário tiver permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL.\\ Caso esse botão seja acionado, será excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro.|
 |{{:​ajuda:​setaadireitaavancar.png?​nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba.\\ Antes de passar para a próxima aba, o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência,​ o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba.| |{{:​ajuda:​setaadireitaavancar.png?​nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba.\\ Antes de passar para a próxima aba, o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência,​ o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba.|
-|{{:​ajuda:​voltar.jpg?​nolink|}}|Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso, será a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** ou a tela **[[:​ajuda:​Filtrar Cliente]]**.|+|{{:ajuda:​micromedicao:​voltar.jpg?​nolink|}}|Este botão, que fica abaixo da linha horizontal, tem como objetivo sair da tela de abas e voltar para a tela anterior. Dependendo do caso, será a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** ou a tela **[[:​ajuda:​Filtrar Cliente]]**.|
 |{{:​ajuda:​desfazer.png?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.| |{{:​ajuda:​desfazer.png?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.|
-|{{:ajuda:cancelar.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| +|{{:ajuda:micromedicao:​cancelar_1.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar, o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| 
-|{{:ajuda:concluir.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência,​ o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.|+|{{:ajuda:cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do cliente na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência,​ o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.| 
 + 
 +===== Referências ===== 
 + 
 +**[[=postgres:​cadastro:​uc0009|Manter Cliente]]** 
 + 
 +**[[=ajuda:​cadastro|Cadastro]]** 
 + 
 +==== Termos Principais ==== 
 + 
 +**[[=ajuda:​c#​cliente|Cliente]]** 
 + 
 +**[[=ajuda:​i#​imovel_condominio|Imóvel]]**
  
 \\ \\
ajuda/nome_e_tipo.txt · Última modificação: 11/02/2022 13:33 por tadeu.sarmento