Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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ajuda:nome_e_tipo [23/01/2018 18:38]
tadeu.sarmento
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tadeu.sarmento
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   * Será habilitado o novo botão **{{:​ajuda:​excluircpf_cnpj.png?​nolink}}**. Caso o usuário tenha a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL. Caso esse botão seja acionado, será excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro. Botão visualizado apenas para clientes com permissão.   * Será habilitado o novo botão **{{:​ajuda:​excluircpf_cnpj.png?​nolink}}**. Caso o usuário tenha a permissão especial EXCLUIR REGISTRO CONSULTA DE CPF NA RECEITA FEDERAL. Caso esse botão seja acionado, será excluído o registro do cliente na base de dados resultante da consulta à Receita Federal, de modo a possibilitar nova consulta, permitindo alteração do nome do cliente na base de Cliente e adicionando o novo registro. Botão visualizado apenas para clientes com permissão.
  
-Caso a empresa realize controle de acesso a clientes públicos, a **CAERN** solicitou que o sistema só permita incluir ou alterar clientes com a indicação de esfera de poder público (federal, estadual ou municipal) se o usuário tiver a permissão especial ​**ALTERAR CLIENTE PARA IMOVEIS PUBLICOS**.+Caso a empresa realize controle de acesso a clientes públicos, a **CAERN** solicitou que o sistema só permita incluir ou alterar clientes com a indicação de esfera de poder público (federal, estadual ou municipal) se o usuário tiver a permissão especial **ALTERAR CLIENTE PARA IMOVEIS PUBLICOS**.
  
 O sistema foi alterado para habilitar o cliente a receber mensagens enviadas por **E-Mail** ou **SMS**, no caso dos usuários da **CAEMA**. As mensagens terão como objetivo avisar o faturamento de contas, mensagem de cobrança, ou qualquer outra mensagem que os usuários do sistema achem necessário. Foram alteradas as funcionalidades de **Inserir** e **Manter Cliente** para marcar os clientes que desejam receber o SMS através do número do celular ou e-mail. O usuário deve selecionar, na aba **[[:​ajuda:​Telefone]]**,​ o número de telefone para o qual será enviado o SMS. O sistema foi alterado para habilitar o cliente a receber mensagens enviadas por **E-Mail** ou **SMS**, no caso dos usuários da **CAEMA**. As mensagens terão como objetivo avisar o faturamento de contas, mensagem de cobrança, ou qualquer outra mensagem que os usuários do sistema achem necessário. Foram alteradas as funcionalidades de **Inserir** e **Manter Cliente** para marcar os clientes que desejam receber o SMS através do número do celular ou e-mail. O usuário deve selecionar, na aba **[[:​ajuda:​Telefone]]**,​ o número de telefone para o qual será enviado o SMS.
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 ====== Tela de Sucesso ====== ====== Tela de Sucesso ======
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 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
 ^Campo^Descrição do Preenchimento^ ^Campo^Descrição do Preenchimento^
-|**Nome**|Campo obrigatório. Informe o nome completo do cliente.\\ Caso você deseje verificar se o cliente já está cadastrado, clique no botão //​Pesquisar//​ {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo. Será aberta uma tela de popup onde você poderá efetuar a pesquisa do cliente por diversos parâmetros. ​ Clique aqui para obter ajuda para a tela **[[:​ajuda:​Pesquisar Cliente]]**.\\ Para os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgresql, este campo suporta até 100 (cem) caracteres.| +|**Nome**|Campo obrigatório. Informe o nome completo do cliente.\\ ​**Regra associada**: ​Caso você deseje verificar se o cliente já está cadastrado, clique no botão //​Pesquisar//​ {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo. Será aberta uma tela de popup onde você poderá efetuar a pesquisa do cliente por diversos parâmetros. ​ Clique aqui para obter ajuda para a tela **[[:​ajuda:​Pesquisar Cliente]]**. Para os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgresql, este campo suporta até 100 (cem) caracteres.| 
-|**Nome Abreviado**|Informe por extenso um nome abreviado para o cliente.\\ Para os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgreesql,​ este campo suporta caracteres especiais.| +|**Nome Abreviado**|Informe por extenso um nome abreviado para o cliente. Para os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgreesql,​ este campo suporta caracteres especiais.| 
-|**Tipo de Pessoa**|Campo obrigatório. Selecione, na lista de tipos apresentada,​ o tipo do cliente que você está inserindo. A partir da informação existente neste campo é que o sistema irá formatar a aba de **Pessoa** para pessoa física jurídica.| +|**Tipo de Pessoa**|Campo obrigatório. Selecione, na lista de tipos apresentada,​ o tipo do cliente que você está inserindo. ​\\ **Regra associada**: ​A partir da informação existente neste campo é que o sistema irá formatar a aba de **Pessoa** para pessoa física jurídica.| 
-|**Tipo do Cliente**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema. |+|**Tipo do Cliente**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema. \\ **Regra associada**:​ Caso o tipo de cliente selecionado pertença à esfera de poder FEDERAL, ESTADUAL OU MUNICIPAL e você não possua permissão especial para manter cliente público, o sistema exibe uma mensagem de crítica. |
 |**E-mail**|Informe por extenso um endereço de e-mail válido para ser utilizado em futuros contatos com o cliente.| |**E-mail**|Informe por extenso um endereço de e-mail válido para ser utilizado em futuros contatos com o cliente.|
-|**Dia do Vencimento da Conta**|Informe o dia do vencimento da conta. |+|**Dia do Vencimento da Conta**|Informe o dia do vencimento da conta. \\ **Regra associada**:​ Campo desabilitado caso você não tenha permissão especial. Caso o vencimento seja para o mês seguinte ao faturamento,​ o campo também é desabilitado.|
 |**Vencimento para Mês Seguinte?​**|Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**.| |**Vencimento para Mês Seguinte?​**|Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**.|
 |**Indicador de Uso**|Selecione uma das opções, entre **Ativo** ou **Inativo**. | |**Indicador de Uso**|Selecione uma das opções, entre **Ativo** ou **Inativo**. |
Linha 73: Linha 74:
 |**Cliente Bloqueado para Negativação**|Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**. | |**Cliente Bloqueado para Negativação**|Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**. |
 |**Negativação por Período**|Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**. | |**Negativação por Período**|Selecione uma das opções, entre **Sim** ou **Não**. |
-|**Enviar Mensagem: Por SMS**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**. |+|**Enviar Mensagem: Por SMS**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**. \\ **Regra associada**:​ Caso marque //Sim//, e o tipo do telefone não seja celular, o sistema exibe uma mensagem de crítica.|
 |**Enviar Mensagem: Por E-mail**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**.| |**Enviar Mensagem: Por E-mail**|Campo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema, entre **Sim** ou **Não**.|
  
ajuda/nome_e_tipo.txt · Última modificação: 11/02/2022 13:33 por tadeu.sarmento