Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:manter_retorno_da_os_referida

Manter Retorno da OS Referida

O objetivo desta funcionalidade é alterar, manter ou excluir o tipo de retorno da ordem de serviço referida. A opção pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ordem de Serviço > Manter Retorno da OS Referida.

Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios e não retratam informações de clientes.

Acima, caso o checkbox do campo Atualizar esteja marcado e só exista um registro de retorno que atenda aos parâmetros informados, o sistema exibe a tela Atualizar Retorno da OS Referida. Caso o checkbox esteja desmarcado, é exibida a tela Manter Retorno da OS Referida, onde será possível escolher qual registro deve ser atualizado, clicando no link do campo Código.

Dito isso, informe na tela de filtro acima os campos que julgar necessários e clique no botão .

Com base nos parâmetros informados, é exibida a tela com os registros que atenderam ao filtro:

Para excluir um ou mais itens, marque no(s) checkbox(s) correspondente(s) ou, para marcar todos os itens, clique no link Todos. Em seguida, clique no botão . Para atualizar um item, clique sobre o link correspondente no campo Tipo de Retorno. Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Acima, faça as modificações que julgar necessárias e clique no botão . Para orientações sobre o preenchimento dos campos, clique AQUI.

O sistema efetua algumas validações:

  • Verificar existência de dados:
    • Caso não exista a tabela na base de dados, é exibida a mensagem: Tabela «nome da tabela» inexistente e cancelada a operação.
    • Caso a tabela esteja sem dados, é exibida a mensagem: Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancelada a operação.
  • Solicitar o Indicador de Troca de Serviço, Situação e Motivo de Encerramento:
    • Caso a referência do tipo serviço escolhido possua o indicador de existência da referência preenchido com Não, estas informações ficam desabilitadas para preenchimento.
  • Validar atendimento do motivo de encerramento:
    • Caso o indicador de deferimento esteja preenchido com Não, o indicador de execução do motivo de encerramento informado fica igual a Não; caso contrário, é exibida a mensagem: Motivo de encerramento do atendimento incompatível com o indicador de deferimento informado.
  • Verificar preenchimento dos campos:
    • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do tipo de retorno da ordem de serviço referida, é exibida a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
  • Validar indicador de deferimento:
    • Apenas uma das descrições dos tipos de retorno da ordem referida, por referência do tipo de serviço cujo identificador de uso esteja ATIVO, pode ter este indicador com o valor UM; o restante possue o valor igual a DOIS; caso contrário, é exibida a mensagem: Existe mais de um indicador de deferimento com situação de deferido para a mesma referência do tipo de serviço informado.
  • Validar indicador do deferimento x indicador de troca de serviço:
    • Caso o indicador de deferimento esteja marcado como deferido, o indicador da troca de serviço deve estar marcado com Não; caso contrário, é exibida a mensagem: Indicador de troca de serviço incompatível com o indicador do deferimento informado.
  • Verificar sucesso da operação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, é exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, o sistema exibe a mensagem Tipo de Retorno da OS Referida de código «código do tipo de retorno» inserido com sucesso.
  • Atualização realizada por outro usuário:
    • Caso o usuário esteja tentando atualizar uma equipe que já tenha sido atualizada durante a manutenção corrente, é exibida a mensagem: Essa equipe foi atualizada por outro usuário. Realize uma nova atualização.
  • Verificar sucesso da transação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, é exibida a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: «descrição da função» efetuada com sucesso.

Tela de Sucesso

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Código do Tipo de RetornoEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
DescriçãoCampo obrigatório - Informe por extenso a descrição do tipo de retorno da OS referida, com no máximo 50 (cinquenta) caracteres.
AbreviaturaInforme por extenso a descrição abreviada do tipo de retorno da OS referida, com no máximo 8 (oito) caracteres.
Referência do Tipo de ServiçoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, cujo indicador de uso esteja Ativo.
Indicador de DeferimentoCampo obrigatório - Informe apenas uma das descrições dos tipos de retorno da OS referida, por referência do tipo de serviço, cujo identificador de uso esteja ATIVO; caso contrário, será exibida a mensagem: Existe mais de um indicador de deferimento com situação de deferido para a mesma referência do tipo de serviço informado.
Indicador de Troca de ServiçoCampo obrigatório - Caso o indicador de deferimento esteja marcado como Deferido, o Indicador da Troca de Serviço deve ser marcado com Não; caso contrário, é exibida a mensagem: Indicador de troca de serviço incompatível com o indicador do deferimento informado.
Código da SituaçãoO código da situação indica o tipo de retorno que está sendo cadastrado, que pode ser: Pendente ou Encerrada.
Motivo de Encerramento do AtendimentoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, cujo indicador de uso esteja Ativo.
Indicador de UsoO indicador Ativos indica que o tipo de retorno da ordem de serviço referida está disponível para uso, enquanto que o Inativos indica que não está em uso.

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo do campo na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema remove um ou mais itens marcados nos checkboxs.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados na base de dados.

Referências

Termos Principais

Ordem de Serviço




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/manter_retorno_da_os_referida.txt · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)