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O objetivo desta funcionalidade é manter, atualizar ou excluir os dados da tarifa social. A opção pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Cadastro > Tarifa Social > Dados da Tarifa Social > Manter Dados Tarifa Social. |
Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Inicialmente, o sistema exibe a tela acima com duas abas:
Agora, informe o registro de atendimento (RA) ou a matrícula do imóvel, ou clique no botão para selecionar o RA ou a matrícula correspondente, e tecle Enter. A identificação é exibida nos campos ao lado. Para apagar o conteúdo dos campos, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Em seguida, clique no botão para ter acesso à aba Tarifa Social.
Uma vez posicionado na Aba Tarifa Social, o sistema exibe os dados de clientes usuários por economia. Caso deseje retornar para Aba Imóvel, clique no botão . Ao clicar no link do campo Cliente Usuário, tela Manter Tarifa Social (acima), é exibida a tela Atualizar Dados da Tarifa Social: |
Agora, faça as modificações que julgar necessárias e, para avançar para tela seguinte, clique no botão . Ao clicar no botão , tela acima, o sistema exibe a tela para complementar as informações, conforme abaixo: |
Para concluir o procedimento de atualização dos dados da tarifa social, clique no botão . Opcionalmente, o usuário pode adicionar novos clientes, clicando no botão , ou remover um ou mais itens cadastrados, marcando no checkbox correspondente(s), em seguida, clicando no botão . Para remover o item cliente usuário cadastrado na tarifa social, na tela Manter Tarifa Social, marque no checkbox correspondente. Feito isso, é exibido o Popup, conforme tela abaixo: |
Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, relacionada ao Motivo da Exclusão e adicione um ou mais arquivos de fotos no campo de observação. Em seguida, clique no botão . Os usuários que não possuem Permissão Especial podem colocar Motivo da Revisão da Tarifa Social para um imóvel em tarifa social. O sistema exibe o Popup Colocar Motivo Revisão Tarifa Social. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, relacionadas ao Motivo Revisão, e, em seguida, clique no botão . |
Cartão do Programa Social:
Renda Familiar (obrigatório, caso dados do cartão do programa social não sejam informados):
As opções disponíveis são:
Atualiza Dados da Tarifa Social
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O sistema lista os clientes proprietários e usuário:
Caso o imóvel possua apenas uma economia:
Caso contrário:
Excluir Economias da Tarifa Social
Caso o imóvel só possua uma economia:
Caso o imóvel possua mais uma economia - Para cada uma das economias do imóvel:
Recadastra Economia na Tarifa Social
Registra Retirada da Tarifa Social
Valida Registro de Atendimento
Verifica imóvel na tarifa social
Verifica o cliente proprietário do imóvel
Verifica o cliente usuário do imóvel
Verifica área construída
Verifica número de IPTU
Verifica o número de contrato da companhia de energia elétrica
Verifica preenchimento dos campos
RENDA SUPERIOR A UM SALÁRIO MÍNIMO
CONSUMO DE ENERGIA SUPERIOR A 80 KW
Caso nenhuma das condições abaixo seja verdadeira:
Comprovação de Renda
Atualização realizada por outro usuário
Verifica sucesso da transação
Verifica existência de dados
Verifica o cliente proprietário da economia do imóvel
Verifica o cliente usuário da economia do imóvel
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No recadastramento: Para o recadastramento da economia na tarifa social é obrigatório que o usuário da economia do imóvel seja Pessoa Física e tenha CPF ou RG. Caso o mesmo cliente esteja vinculado a mais de uma economia do imóvel como usuário, é exibida a mensagem:
Verifica duplicidade do Cartão do Programa Social
Verifica existência do cliente
Verifica Data de Início da Relação
Verifica Data de Término da Relação
Verifica cliente proprietário em duplicidade
Verifica existência de cliente usuário
Verifica Data de Validade do Cartão
Desvincula clientes de imóveis anteriores
Caso o imóvel só possua uma economia:
Caso o imóvel possua mais uma economia
Caso após as exclusões, o imóvel não apresente mais nenhuma economia na tarifa social:
Motivo de Exclusão não Informado
Verifica possibilidade de recadastramento
Verifica mais de um cliente usuário
O sistema exibe os dados do cliente na Aba Imóvel. Para avançar para exibição dos dados relativos a Aba Tarifa Social, clique no botão . Verifica Permissão Especial para implantar tarifa social
O sistema habilita o campo Observação. Caso o sistema gere alguma crítica para os atributos acima, é obrigatório informar uma Observação, caso contrário, o usuário não possua permissão especial: o sistema desabilita o campo Observação. Verifica o tipo do arquivo anexo
Verificar arquivo anexo
Verifica limite do campo observação
Verifica Permissão Especial para atualizar dados da tarifa social sem RA
Foi criado o atributo Imóvel de Interesse Social para identificar os imóveis a serem considerados como de interesse social para o sistema. Na implantação da tarifa social, o usuário pode marcar o imóvel como de interesse social visando possibilitar à Gerência de Cadastro realizar uma nova fiscalização quanto ao benefício para o cliente, após o período de 12 (doze) meses. Foi ajustada a opção Manter Dados Tarifa Social para permitir que seja anexada a foto e uma observação quando da exclusão do imóvel do perfil Tarifa Social. Foi alterada a funcionalidade para permitir que os usuários do Especial Tarifa Social possa alterar os dados da Tarifa Social sem a necessidade de abrir um Registro de Atendimento. |
Campo | Orientações para Preenchimento |
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Registro de Atendimento | Campo obrigatório - Informe o Registro de Atendimento, ou clique no botão , link Pesquisar Registro de Atendimento, para selecionar o Registro de Atendimento desejado, e tecle Enter. A identificação é exibida nos campos ao lado. Para apagar o conteúdo dos campos, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Matrícula | Informe a matrícula do imóvel, ou clique no botão , link Pesquisar Imóvel, para selecionar a matrícula desejada, e tecle Enter. A identificação é exibida nos campos ao lado. Para apagar o conteúdo dos campos, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Imóvel de Interesse Social | Caso o imóvel seja de interesse social, marque a opção Sim, caso contrário, informe a opção Não. |
Botão | Descrição da Funcionalidade |
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Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados. | |
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição. | |
Ao clicar neste botão, o sistema avança para aba seguinte (Aba Tarifa Social). | |
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado. | |
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. | |
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados na base de dados. | |
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à aba anterior (Aba Imóvel). | |
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), link Pesquisar Data - Calendário. | |
Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar um ou mais clientes ao programa de Tarifa Social. | |
Ao clicar neste botão, o sistema permite remover um ou mais clientes ao programa de Tarifa Social. | |
Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela Popup. | |
Ao clicar neste botão, o sistema confirma a atualização dos dados da Tarifa Social. |
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