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Manter Contrato de Demanda Comercial Industrial

O objetivo desta funcionalidade é manter as informações necessárias para o faturamento de imóveis com tarifa associada à contrato de demanda, podendo ser acessada no caminho Gsan > Faturamento > Contrato de Demanda > Manter Contrato de Demanda Comercial Industrial.

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

As funcionalidades “Inserir Contrato de Demanda Comercial Industrial” e “Manter Contrato de Demanda Comercial Industrial” foram alteradas para tornar possível inserir mais de um imóvel associado a um contrato de demanda. Nestas funcionalidades serão disponibilizadas as chamada para inserir tarifa de consumo e associar a tarifa aos imóveis descritos no contrato de demanda.

Deve ser informado também o percentual de esgoto para o contrato de demanda, ou o volume mínimo de esgoto. Caso o informado seja volume mínimo e existir mais de um imóvel associado ao contrato, o volume fixado será rateado de acordo com a quantidade de imóveis.

Apenas imóveis da mesma rota poderão participar de um mesmo contrato de demanda. As funcionalidades “Inserir Contrato de Demanda” e “Manter Contrato de Demanda Comercial Industrial” verificarão se os imóveis informados para o mesmo contrato de demanda estão vinculados a mesma rota de leitura.

As funcionalidades de Inserir Tarifa de Consumo e Associar Tarifa de Consumo a Imóveis foram alteradas para ser chamadas através das funcionalidades de Contrato de Demanda.

Verifica preenchimento dos campos

  • Caso o usuário não informe o conteúdo de algum campo necessário à atualização do contrato de demanda, o sistema exibe a mensagem “Informe «nome do campo que não foi preenchido»”.

Atualização realizada por outro usuário

  • Caso o usuário esteja tentando atualizar um contrato de demanda e o mesmo já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem “Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção”.

Contrato de demanda possui vínculos no sistema

  • Caso o usuário tenha selecionado um contrato de demanda que possua outros vínculos no sistema, o sistema exibe a mensagem “Não é possível excluir o(s) contrato de demanda(es) selecionado(s) devido a vínculos com outras informações.”.

Verifica sucesso da transação

  • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno.

Valida Data

  • Caso a Data informada não seja uma data válida, o sistema exibe a mensagem “Data Inválida”.

Data Fim anterior a Data Início

  • Caso a Data Início do Contrato seja superior à Data Fim do Contrato informada, o sistema exibe a mensagem “Data Início do Contrato deve ser anterior ou igual à Data Fim do Contrato”.

Verifica existência do contrato de demanda

  • Caso o código do contrato tenha sido modificado e já exista no, exibir a mensagem “Contrato de Demanda já existe no cadastro” e retornar para o passo correspondente do fluxo principal.

Valida informação de Data de Encerramento e Motivo de Encerramento

  • Caso seja informado o campo Data de Encerramento e não seja informado o campo Motivo de Encerramento, o sistema exibe a mensagem “Informe Motivo de Encerramento”.
  • Caso seja informado o campo Motivo de Encerramento e não seja informado o campo Data de Encerramento, o sistema exibe a mensagem “Informe Data de Encerramento”.

Data Encerramento anterior a Data Início

  • Caso a Data de Encerramento do Contrato informada seja anterior à Data de Início do Contrato, o sistema exibe a mensagem “Data de Encerramento do Contrato deve ser igual ou superior à Data de Início do Contrato”.

Verifica existência de dados

  • Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem “Tabela «nome da tabela» inexistente” e cancelar a operação.
  • Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem “Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção” e cancelar a operação.

Verifica contrato de demanda

  • Caso o imóvel informado tenha um contrato de demanda que não tenha sido encerrado, não permite adicionar o imóvel ao contrato e exibe a mensagem “O imóvel « xxxxxxxx » possui um contrato de demanda não encerrado.”.

Validar Imóvel

  • Caso a situação da ligação de água do imóvel seja diferente de ligado, o sistema exibe a mensagem “Informe apenas imóveis com situação da ligação de água = LIGADO para associar a um contrato de demanda”.
  • Caso a principal categoria do imóvel não corresponda a COMERCIAL OU INDUSTRIAL, o sistema exibe a mensagem “Informe apenas imóveis de categoria COMERCIAL OU INDUSTRIAL para associar a um contrato de demanda”.
  • Caso o imóvel tenha micromedidor de imóvel condomínio, o sistema exibe a mensagem “Imóvel vinculado a um macromedidor de imóvel condomínio não pode ser vinculado a contrato de demanda”.
  • Caso imóvel tenha macromedidor de imóvel condomínio, o sistema exibe a mensagem “Imóvel condomínio não pode ser vinculado a contrato de demanda”.
  • Caso o imóvel não seja medido, o sistema exibe a mensagem “Imóvel não medido não pode ser vinculado a contrato de demanda”.
  • O sistema verifica se o imóvel informado pertence a mesma rota dos imóveis já inseridos ao contrato de demanda.
  • Caso a rota pesquisada seja diferente da rota dos imóveis já inseridos, o sistema exibe a mensagem “Informe apenas imóveis pertencentes a mesma rota de leitura para vincular a um contrato de demanda”.
  • O sistema verifica se o imóvel já se encontra no grid dos imóveis informados.
  • Caso o imóvel informado já tenha sido inserido ao contrato, o sistema exibe a mensagem “Imóvel informado já foi vinculado ao contrato de demanda’.

Valida Botão de Atualizar

  • Caso o contrato de demanda pesquisado já esteja encerrado, o sistema desabilita o botão de atualizar dados do contrato de demanda).

Inicialmente o sistema exibe a tela de filtro, para que sejam informados os parâmetros sobre os contratos de demandas, podendo ser filtrados pelas seguintes opções:

  • Número do Contrato de Demanda;
  • Matrícula do Imóvel;
  • Data de Inicio do Contrato de Demanda;
  • Data de Fim do Contrato de Demanda.

Informe os parâmetros que julgar necessários e clique no botão .


Com base nos parâmetros informados, o sistema exibe a tela resultante do filtro, conforme tela abaixo.

Para excluir um ou mais itens, marque no(s) checkbox(s) correspondente(s), ou para remover todos os itens, clique no hiperlink Todos e, em seguida, clique no botão .


Para atualizar um item tipo de logradouro, clique no hiperlink do campo “Número do Contrato”, Tela “Manter Contrato de Demanda”, e será exibida a tela abaixo. Faça as modificações que julgar necessárias e clique no botão .


Preenchimento dos campos

CampoPreenchimento dos Campos
Número do Contrato(*)Campo obrigatório - Informe o número do contrato de demanda, com no máximo 10 (dez) dígitos.
Imóvel(*)Campo obrigatório - Informe a matrícula do imóvel, com no máximo 10 (dez) dígitos, ou clique no botão , link Pesquisar Imóvel, para selecionar o imóvel desejado. A identificação do imóvel será exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
O sistema exibe os imóveis associados ao contrato de demanda, selecionado no filtro e disponibiliza os botões (possibilitando adicionar novos imóveis ao contrato) e , (possibilitando a remoção de um ou mais imóveis do contrato de demanda).
Caso o usuário informe uma matrícula e selecione o botão , o sistema valida o imóvel e verifica se já existe o contrato de demanda para o imóvel na situação ativo.
Caso o usuário selecione o botão , o sistema remove os imóveis do contrato que está sendo atualizado.
Clique no botão para associar o imóvel ao contrato de demanda. Esta operação pode ser repetida várias vezes para outros imóveis.
Para remover um imóvel associado ao contrato de demanda, clique no botão .
Data de Inicio do Contrato(*)Campo obrigatório - Informe uma data válida para o inicio do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
Data de Fim do Contrato(*)Campo obrigatório - Informe uma data válida para o fim do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
Data de Encerramento do ContratoInforme uma data válida para o fim do contrato, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão , link Pesquisar Data - Calendário, para selecionar a data desejada.
Motivo de EncerramentoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Tarifa Consumo(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Caso deseje inserir uma nova tarifa de consumo, clique no hiperlink do campo Inserir Tarifa de Consumo.
Volume Água(*)Campo obrigatório - Informe o volume de água para o contrato de demanda, com no máximo 5 (cinco) dígitos.
Percentual de ColetaInforme o percentual de coleta de esgoto a ser considerado no contrato de demanda, com no máximo 2 (dois) dígitos (inteiros) e 2 decimais.
Caso esse campo seja informado, o campo de volume mínimo fixado de esgoto será desabilitado.
Volume Min FixadoInforme o volume mínimo fixado de esgoto para o contrato de demanda, com no máximo 5 (cinco) dígitos.
Caso esse campo seja informado, o campo de percentual de coleta de esgoto será desabilitado.
Percentual EsgotoInforme o percentual de esgoto a ser considerado no contrato de demanda, com no máximo 2 (dois) dígitos (inteiros) e 2 decimais.


Tela de Sucesso



Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), link Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo dos campos na tela.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro, com base nos parâmetros informados.
Ao clicar neste botão, o sistema remove das bases de dados o(s) item(ns) selecionado(s) no checkbox na tela “Manter Contrato de Demanda”.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de filtro.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução para associar o imóvel ao contrato de demanda.
Ao clicar neste botão, o sistema remove das bases de dados o(s) item(ns) cadastrado(s) e associado(s) ao contrato de demanda, na tela “Atualizar Contrato de Demanda”.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a atualização dos dados.




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