Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:inserir_tipo_de_servico_de_referencia

Inserir Tipo de Serviço de Referência

O objetivo desta funcionalidade é inserir um tipo de serviço de referência. A opção pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ordem de Serviço > Inserir Tipo de Serviço de Referência.

Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, informe os dados necessários para inclusão do tipo de serviço de referência e clique no botão . Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI.

O sistema executa algumas validações:

  • Verificar existência do tipo de serviço:
    • Caso o código do tipo de serviço não exista no sistema, o sistema exibe a mensagem: Tipo de Serviço inexistente.
  • Verificar preenchimento dos campos:
    • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do tipo de serviço de referência, o sistema exibe a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
  • Validar indicador de existência x Situação da Os de referência:
    • Caso o indicador de existência da O.S de referência esteja marcado com Sim, a situação da O.S de referência antes deverá estar com a situação igual aà pendente ou encerrada; caso contrário, será exibida a mensagem: Indicador de existência OS de referência incompatível com a situação da O.S de referência antes.
    • Caso o indicador de existência da O.S de referência esteja marcado com Sim, a situação da O.S de referência após deverá estar com a situação igual à encerrada ou pendente aguardando retorno da O.S de referência; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: Indicador de existência O.S de referência incompatível com a situação da O.S de referência após.
    • Caso o indicador de existência da O.S de referência esteja marcado com Não, a situação da O.S de referência antes não deverá ser preenchida; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: Situação da O.S de referência antes não permitido para o indicador de existência informado.
    • Caso o indicador de existência da O.S de referência esteja marcado com Não, a situação da O.S de referência após não deverá ser preenchida; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: Situação da O.S de referência após não permitido para o indicador de existência informado.
  • Verificar sucesso da operação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, o sistema exibe a mensagem: Tipo de Serviço da Referência de código «código do tipo de serviço de referência» inserido com sucesso.

Tela de Sucesso

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
DescriçãoCampo obrigatório. Informe por extenso a descrição do tipo de serviço de referência, com no máximo 50 (cinquenta) caracteres.
AbreviaturaInforme por extenso a descrição abreviada do tipo de serviço de referência, com no máximo 8 (oito) caracteres.
Indicador de Existência da O.S de Referência

Campo obrigatório. Caso exista O.S de referência, informe Sim; caso contrário, marque a opção Não.
Regra associada: Caso o indicador de existência da ordem de referência esteja marcado com Sim, a situação da ordem de referência antes deve estar com a situação igual a pendente ou encerrada; caso contrário, sistema exibe mensagem de crítica. Caso o indicador de existência da ordem de referência esteja marcado com Sim, a situação da ordem deve estar depois com a situação igual a encerrada ou pendente, aguardando retorno da ordem de referência; caso contrário, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso o indicador de existência da ordem de referência esteja marcado com Não, a situação da ordem de referência antes não deve ser preenchida; caso contrário, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso o indicador de existência da ordem de referência esteja marcado com Não, a situação da ordem de referência não deve ser preenchida; caso contrário, o sistema exibe uma mensagem de crítica.

Situação da O.S de Referência Antes

Regra associada: Caso o Indicador de Existência da O.S de Referência esteja marcado com a opção Sim, selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.
Caso o Indicador de Existência da OS de Referência esteja marcado com a opção Não este campo fica desabilitado.

Situação da O.S de Referência Após

Regra associada: Caso o Indicador de Existência da OS de Referência esteja marcado com a opção Sim, selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Caso o Indicador de Existência da OS de Referência esteja marcado com a opção Não este campo ficará desabilitado.

Tipo de Serviço

Informe o código do tipo de serviço, com no máximo 4 (quatro) dígitos, ou clique no botão para selecionar o tipo de serviço desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.

Indicativo de DiagnósticoSelecione uma das opções Sim ou Não.
Indicativo de FiscalizaçãoSelecione uma das opções Sim ou Não.

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados na base de dados.

Referências

Termos Principais

Serviço

Ordem de Serviço




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/inserir_tipo_de_servico_de_referencia.txt · Última modificação: 25/09/2018 15:10 por tadeu.sarmento