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Informar Dados da Agência Reguladora

O objetivo desta funcionalidade é informar os dados do Registro de Atendimento (RA) por parte da agência reguladora. A opção pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Agência Reguladora > Informar Dados da Agência Reguladora.

Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, informe, obrigatoriamente, o número do RA e os demais dados obrigatórios da reclamação (sinalizados na tela por um asterisco vermelho), para inclusão das informações referentes à agência reguladora. Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI.

Depois, clique no botão . O quadro Fones do reclamante é preenchido mediante o botão que acessa a tela abaixo para preenchimento das informações:

Atenção: para a CAERN, o campo Número do Telefone pode ser preenchido com até 9 (nove) dígitos. Preencha os demais campos obrigatórios (sinalizados na tela por um asterisco vermelho) e clique em . Feito isso, o sistema visualiza a tela com os campos informados:

Para a CAERN, os campos Data de Previsão Original e Data de Previsão Atual retornam desabilitados. Nesse caso, as datas são calculadas pelo sistema da seguinte forma:

  1. A Data de Previsão Atual corresponde à data encontrada, considerando a data corrente mais a quantidade de dias que a concessionária leva para atender à solicitação cadastrada no registro de atendimento.
    1. Para encontrar a quantidade de dias que a concessionária leva para atender à solicitação cadastrada no registro de atendimento, considera-se o seguinte critério:
      1. Quando o registro de atendimento for informado, o sistema pesquisa o atributo quantidade de dias para atendimento do tipo da especificação associada ao RA;
        1. Caso não tenha sido cadastrado nenhum valor para este atributo, é considerada a quantidade de dias cadastrada no parâmetro Quantidade de Dias Padrão para Atendimento das Especificações sem Prazo para Conclusão.

Dito isso, clique no botão para que o sistema exiba a tela abaixo:

Ao clicar no link do campo Data, referente ao quadro dos Trâmites, o sistema exibe a tela a seguir:

Dados do Registro de Atendimento - Tela Expandida

Tela de Sucesso

Durante o preenchimento dos campos, o sistema executa algumas validações:

  1. Verificar a existência de dados:
    1. Caso as informações digitadas não constem na base de dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.
    2. Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
  2. Verificar fone do reclamante já existente:
    1. Caso o telefone do reclamante informado já esteja na lista, o sistema exibe a mensagem: Este Telefone já foi informado.
  3. Verificar existência do DDD:
    1. Caso o código do DDD não exista na tabela MUNICIPIO, o sistema exibe a mensagem: DDD informado não está cadastrado no sistema.
  4. Verificar preenchimento dos campos:
    1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da reclamação do RA por parte da agência reguladora, o sistema exibe a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
  5. Atualização realizada por outro usuário:
    1. Caso o usuário esteja tentando atualizar um objeto que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse registro foi atualizado por outro usuário durante a operação. Realize novamente a operação.
  6. Verificar sucesso da operação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: Reclamação do RA de código «número do RA» inserido com sucesso.

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Número do RACampo obrigatório. Informe o número do registro de atendimento e clique em .
Regra associada: O sistema visualiza os dados do registro de atendimento selecionado no modo recolhido, permitindo ao usuário expandir/recolher a lista de dados. Caso já exista reclamação para o RA informado, o sistema exibe uma mensagem de crítica.
Dados do Registro de AtendimentoEste é um link que permite ao usuário expandir ou recolher a lista de dados do registro de atendimento, que ficam no modo recolhido.
Motivo da ReclamaçãoCampo obrigatório. Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema, com o motivo da reclamação cadastrado para a agência reguladora.
Número do Registro na Agência ReguladoraCampo obrigatório. Número da Agência Reguladora com, no máximo, 20 (vinte) caracteres.
Data de Previsão OriginalCampo obrigatório. Data prevista para a Agência Reguladora Original.
Regra associada: Composta de uma data válida obtida a partir da Data corrente mais o número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação, caso o número de dias previstos para atendimento da solicitação/especificação esteja definido. Caso não esteja definido, será composta da data válida obtida a partir da data corrente mais o número padrão de dias previstos para atendimento das especificações sem prazo de conclusão, considerando o número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação como dias corridos.
Data de Previsão AtualCampo obrigatório. Informe a data prevista para a Agência Reguladora Atual, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão para selecionar a data desejada.
Regra associada: Data Prevista = Data corrente + número de dias previstos para a especificação do tipo de solicitação. Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no link Pesquisar Data - Calendário.
ReclamaçãoDescrição da reclamação da agência reguladora com, no máximo, 400 (quatrocentos) caracteres.
Fones do Reclamante:Ao clicar em , o sistema permite adicionar vários telefones do reclamante para futuros contatos. A tela acionada possui os seguintes campos:
Tipo de Telefone: Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema;
Indicador de Fone Padrão: Campo obrigatório - Sim indica que este será o principal fone de contato; caso contrário, informe a opção Não. Apenas um dos telefones informados pode ser o principal.
DDD: Campo obrigatório - Informe o código DDD do telefone, com no máximo 2 dígitos.
Número do Telefone: Campo obrigatório - Informe o número do telefone, com no máximo 9 (nove) dígitos.
Ramal: Informe o número do ramal, com no máximo 4 (quatro) dígitos.
Após o preenchimento dos campos sobre os fones do reclamante, clique no botão .
Vários números de telefones podem ser incluídos. É possível remover um telefone que se encontra na lista de incluídos, clicando no botão do item desejado. Para fechar o popup, clique no botão .

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar a movimentação do Registro de Atendimento nos diversos setores da empresa para atender à solicitação do cliente.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução da pesquisa dos dados referentes ao Registro de Atendimento - RA.
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano).
Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no link Pesquisar Data - Calendário.
Ao clicar neste botão, o sistema permite adicionar vários telefones do reclamante para futuros contatos.
Ao clicar neste botão, o sistema remove um telefone que se encontra na lista de incluídos.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz a última operação realizada.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela do popup.
Ao clicar neste botão, o sistema à tela anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção dos dados na base de dados.

Referências

Termos Principais

Agências Reguladoras

Registro de Atendimento




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