Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:informar_associacao_de_tipo_de_servico_com_unidade

Informar Associação de Tipo de Serviço com Unidade

O objetivo desta funcionalidade é informar a associação de uma localidade com um ou mais tipos de especificação de serviço e unidade organizacional, para trâmite automático. A funcionalidade pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Registro Atendimento > Informar Associação de Tipo de Serviço com Unidade.

Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, informe o código da Localidade com, no máximo, três dígitos, ou clique no botão ao lado do campo. O nome da localidade será exibida no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.

Após informar a localidade, o sistema recupera todas as associações existentes, para a localidade informada com um ou mais tipos de especificação de serviço e unidade organizacional, para trâmite automático. Em seguida, clique no botão . O sistema exibe a tela abaixo:


Agora, informe os campos, obrigatoriamente e clique no botão :


Note que agora o tipo de especificação do serviço é exibido na tela de retorno. Podem ser criadas várias associações, ou seja, esta operação pode ser repetida várias vezes. Para remover um tipo de serviço incluído, clique no botão do item desejado.

Feita a associação, clique no botão .

O sistema executa algumas validações:

  1. Verificar existência da localidade:
    1. Caso a localidade informada não exista, o sistema exibe a mensagem: Localidade inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  2. Verificar existência da unidade:
    1. Caso a unidade informada não exista, o sistema exibe a mensagem: Unidade inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  3. Verificar preenchimento dos campos:
    1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão da quadra, o sistema exibe a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado» e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  4. Verificar sucesso da operação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: «descrição da função» efetuada com sucesso. Em qualquer caso, retorna para do fluxo principal.
  5. Verificar existência da associação na tabela:
    1. Caso já exista uma associação para a localidade e especificação, o sistema exibe a mensagem: Associação já existente: «LOCA_NMLOCALIDADE da tabela LOCALIDADE com LOCA_ID=Id da localidade informada».
  6. Verificar existência da associação no grid:
    1. Caso já exista uma associação para a localidade e especificação, o sistema exibe a mensagem: Associação já existente «LOCA_NMLOCALIDADE da tabela LOCALIDADE com LOCA_ID=Id da localidade informada»; e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  7. Verificar existência do setor:
    1. Caso o código do setor comercial informado não exista, o sistema exibe a mensagem: Setor Comercial inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  8. Verificar existência da unidade:
    1. Caso o código da unidade informado não exista, o sistema exibe a mensagem: Unidade inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.


Tela de Sucesso


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
LocalidadeEste campo também pode ser modificado na tela de Associar Tipo de Serviço e Unidade. Na tela inicial, informe o código da localidade com até 3 (três) dígitos ou clique em para Pesquisar Localidade.
Setor ComercialEste campo também pode ser modificado na tela de Associar Tipo de Serviço e Unidade. Na tela inicial, informe o código do setor com até 4 (quatro) dígitos ou clique em para Pesquisar Setor Comercial.
Unidade OrganizacionalInforme o código da unidade organizacional com até 7 (sete) dígitos ou clique em para Pesquisar Unidades Organizacional.
Tipo de ServiçoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Unidade de AtendimentoCampo obrigatório da tela de Associar Tipo de Serviço e Unidade - Informe o código da unidade de atendimento, ou clique no botão para selecionar a unidade desejada. O nome da unidade de atendimento será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema possibilita ao usuário montar associações para o trâmite automático.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema adiciona uma associação para o trâmite automático.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção das associações para o trâmite automático nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema remove uma associação incluída.
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar uma unidade de atendimento nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela Associar Localidade, Especificação e Unidade.

Referências

Termos Principais

Localidade




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/informar_associacao_de_tipo_de_servico_com_unidade.txt · Última modificação: 26/03/2019 20:04 por tadeu.sarmento