Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:gerar_ordem_de_servico

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:gerar_ordem_de_servico [14/06/2018 14:37]
tadeu.sarmento
ajuda:gerar_ordem_de_servico [09/08/2019 17:06] (atual)
tadeu.sarmento
Linha 3: Linha 3:
 <​columns>​ <​columns>​
 A seguir veremos os procedimentos necessários para a geração de uma ordem de serviço, que pode ter a seguinte origem: A seguir veremos os procedimentos necessários para a geração de uma ordem de serviço, que pode ter a seguinte origem:
-  ​**[[:​ajuda:​Consultar Registro de Atendimento]]**;​ +  ​**[[:​ajuda:​Consultar Registro de Atendimento]]**;​ 
-  ​**[[:​ajuda:​Inserir Registro de Atendimento]]**.+  ​**[[:​ajuda:​Inserir Registro de Atendimento]]**.
 </​columns>​ </​columns>​
  
Linha 10: Linha 10:
  
 O sistema permite a geração de ordens de serviço, automaticamente,​ através das opções: O sistema permite a geração de ordens de serviço, automaticamente,​ através das opções:
-  ​**[[:​ajuda:​Inserir Registro de Atendimento]]**;​ +  ​**[[:​ajuda:​Inserir Registro de Atendimento]]**;​ 
-  ​**[[:​ajuda:​Manter Ordem de Serviço|Encerrar Ordem de Serviço]]**;​ +  ​**[[:​ajuda:​Manter Ordem de Serviço|Encerrar Ordem de Serviço]]**;​ 
-  ​**[[:​ajuda:​Manter Ordem de Serviço]]** +  ​**[[:​ajuda:​Manter Ordem de Serviço]]**; 
-  ​Tela de sucesso de **[[:​ajuda:​Inserir Registro de Atendimento]]**+  ​Tela de sucesso de **[[:​ajuda:​Inserir Registro de Atendimento]]**
 +\\
  
 Vamos ver, agora, a ajuda para a opção **Gerar Ordem de Serviço**, quando acionada a partir das seguintes origens: Vamos ver, agora, a ajuda para a opção **Gerar Ordem de Serviço**, quando acionada a partir das seguintes origens:
  
-  ​**[[:​ajuda:​Consultar Registro de Atendimento]]**;​ +  ​**[[:​ajuda:​Consultar Registro de Atendimento]]**;​ 
-  ​Tela de sucesso de **[[:​ajuda:​Inserir Registro de Atendimento]]**.+  ​Tela de sucesso de **[[:​ajuda:​Inserir Registro de Atendimento]]**.
  
-Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:+Feito isso, o sistema acessa a tela abaixo. Para **CAGEPA**, a tela vem acrescida de um botão, através do qual é possível fazer a integração do **GSAN** com o sistema **SIGO**, conforme exemplo **[[=ajuda:gerar_ordem_de_servico#​gerar_ordem_de_servico_cagepa|AQUI]]**.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
 +
 ==== Observação ==== ==== Observação ====
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
Linha 94: Linha 97:
     * Caso exista mais de uma unidade correspondente à empresa da ordem de serviço seletiva, será exibida a mensagem //Existe mais de unidade correspondente à empresa da ordem de serviço seletiva. Erro grave. Entre em contato com o analista responsável pelo sistema//.     * Caso exista mais de uma unidade correspondente à empresa da ordem de serviço seletiva, será exibida a mensagem //Existe mais de unidade correspondente à empresa da ordem de serviço seletiva. Erro grave. Entre em contato com o analista responsável pelo sistema//.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
 ====== Tela de Sucesso ====== ====== Tela de Sucesso ======
  
Linha 110: Linha 113:
  
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
 +
 +===== Gerar Ordem de Serviço CAGEPA =====
 +Para a **CAGEPA**, a tela de **Gerar Ordem de Serviço** é visualizada com um botão novo:
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​goz.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +\\
 +<​columns>​
 +Esse botão é o {{:​ajuda:​ydmdr.jpg?​nolink|}}. Ele é visualizado para a **CAGEPA**, que está parametrizada para registrar dados de manutenção da rede, fazendo a integração do **GSAN** com o sistema **SIGO**, utilizado pela **CAGEPA** para tratar de serviços relacionados à manutenção de rede de água. Caso o **Tipo de serviço** //​associado//​ ao tipo de especificação do registro de atendimento que abriu a ordem de serviço que está sendo gerada tenha indicação de manutenção de rede (no exemplo acima, **Instalação de Registro de Rede**), a funcionalidade exibe o botão {{:​ajuda:​ydmdr.jpg?​nolink|}} para atualizar os dados de manutenção da rede.
 +
 +Clicando nele, é possível atualizar as informações sobre a interrupção de serviços de Rede durante a execução do serviço: data prevista de execução, hora e o prazo previsto de duração, selecionando se é prazo em //dias// ou //horas//. Feito isso, clique em {{:​ajuda:​arrecadacao:​atualizar_1509.jpg?​nolink|}}. O sistema envia para o sistema **SIGO**, através de //​webservice//,​ atualizando os dados informados em base própria, para ser usada no envio das informações para o sistema **SIGO** e para a programação do serviço no **[[=ajuda:​mobile:​gsanas|GSANAS]]**.
 +</​columns>​
 +
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​6ytororro.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +
 +
 \\ \\
  
 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
 ^Campo^Orientações para Preenchimento^ ^Campo^Orientações para Preenchimento^
-|Tipo de Serviço|Campo obrigatório ​Informe, ou selecione o Tipo do Serviço da Ordem de Serviço.\\ Caso a Especificação do Registro de Atendimento tenha uma coleção de Tipos de Serviço para geração de Ordem de Serviço, ​você deverá selecionar ​o Tipo de Serviço a partir da lista apresentada. Caso contrário, ​você deverá informar ​o código de um Tipo de Serviço, e teclar ​Enter, ou clicar ​no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:​ajuda:​pesquisar_tipo_de_servico|Pesquisar Tipo de Serviço]]** cadastrados. Após a informação do código de um Tipo de Serviço, ou da seleção de um Tipo de Serviço na tela de pesquisa, o sistema ​apresentará ​a descrição do Tipo de Serviço no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Tipo de Serviço|<​columns>​Campo obrigatórioInforme, ou selecione o //Tipo do Serviço// da Ordem de Serviço.\\ ​**Regra associada**: ​Caso a Especificação do Registro de Atendimento tenha uma coleção de //Tipos de Serviço// para geração de Ordem de Serviço, ​selecione ​o Tipo de Serviço a partir da lista apresentada. Caso contrário, ​informe ​o código de um Tipo de Serviço, e tecle Enter, ou clique ​no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo. Neste casoserá apresentada uma tela de popup, onde é possível **[[:​ajuda:​pesquisar_tipo_de_servico|Pesquisar Tipo de Serviço]]** cadastrados. Após a informação do código de um Tipo de Serviço, ou da seleção de um Tipo de Serviço na tela de pesquisa, o sistema ​apresenta ​a descrição do Tipo de Serviço no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição. \\ Caso já exista ordem de serviço para o registro de atendimento informado com o mesmo tipo de serviço selecionado/​informado na situação //​diferente//​ de encerrada/​executada,​ o sistema exibe mensagem de crítica correspondente. \\ Caso a funcionalidade tenha sido chamada automaticamente pela funcionalidade de **Inserir Registro de Atendimento** e o grupo da solicitação do registro de atendimento esteja associado ao grupo Operacional,​ o sistema informa o tipo de serviço da //Ordem de Serviço// para geração automática do serviço tipo que tenha um serviço tipo de referência com indicativo de diagnóstico e não tenha serviço tipo associado. \\ Caso a especificação do tipo de solicitação do registro de atendimento tenha uma coleção de tipos de serviço possíveis para geração de ordem de serviço, você deve selecionar obrigatoriamente um e somente um tipo dos tipos de serviço associado à especificação do tipo da solicitação do registro de atendimento. \\ Caso esta funcionalidade tenha sido chamada pela funcionalidade **Gerar Atividade de Ação de Cobrança** ou pela funcionalidade **Emitir Ordem de Serviço Seletiva**, o sistema recebe o código do tipo de serviço e não valida se o este tiver serviço de referência. \\ Caso, o Tipo de Serviço selecionado/​informado/​recebido tenha um tipo de serviço de referência e caso o indicador da existência da ordem de serviço de referência seja **SIM**, você deve selecionar/​informar opcionalmente (alterar para obrigatoriamente) uma ordem de serviço. \\ Caso o indicador da existência da ordem de serviço de referência seja **NÃO** e o serviço tipo de referência esteja informado, o sistema exibe o código e a descrição do tipo de serviço recebido, não permitindo alterar.</​columns>​| 
-|Ordem de Serviço de Referência|Informe,​ ou selecione a Ordem de Serviço de Referência para o Tipo de Serviço.\\ Este campo só será apresentado caso ocorra uma das situações relacionadas ​abaixo:\\ O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência,​ que exige uma Ordem de Serviço de ReferênciaExemplo:\\ Tipo de Serviço = ?????\\ Tipo de Serviço de Referência = ?????\\ Neste caso, obrigatoriamente,​ você deverá ​informar uma Ordem de Serviço de Referência;\\ O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência,​ que não exige uma Ordem de Serviço de Referência,​ mas não tem um Tipo de Serviço de Referência informadoExemplo:​\\ ​  - Tipo de Serviço = ?????​\\ ​  - Tipo de Serviço de Referência = ?????​\\ ​  - Neste caso, opcionalmente,​ você deverá ​informar uma Ordem de Serviço de Referência;\\ Você deverá ​informar o código de um Tipo de Serviço, e teclar Enter, ou clicar no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:​ajuda:​pesquisar_tipo_de_servico|Pesquisar Tipo de Serviço]]** cadastrados. Após a informação do código de um Tipo de Serviço, ou da seleção de um Tipo de Serviço na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição do Tipo de Serviço no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|Observação|Informe uma observação para a geração da Ordem de Serviço com, no máximo, 200 (duzentos) caracteres.| 
-|Tipo de Serviço de Referência|Informe,​ selecione, ou, apenas, confirme o Tipo de Serviço de Referência para o Tipo de Serviço informado.\\ Este campo só será apresentado caso ocorra uma das situações relacionadas ​abaixo:\\   * O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência específico,​ e não exija uma Ordem de Serviço de ReferênciaExemplo:\\ Tipo de Serviço = ?????\\ Tipo de Serviço de Referência = ?????​\\ ​  - Neste caso o sistema ​apresentará ​o Tipo de Serviço de Referência associado, ​ e não permitirá ​que seja alterado.\\ O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência,​ não exija uma Ordem de Serviço de Referência,​ mas não tem um Tipo de Serviço de Referência específicoExemplo:\\ Tipo de Serviço = ?????\\ Tipo de Serviço de Referência = ?????\\ Neste caso, opcionalmente,​ você deverá ​informar um Tipo de Serviço de Referência;\\ Caso a Especificação do Registro de Atendimento tenha uma coleção de Tipos de Serviço para geração de Ordem de Serviço, você deverá ​selecionar o Tipo de Serviço a partir da lista apresentada. Caso contrário, você deverá ​informar o código de um Tipo de Serviço de Referência,​ e teclar Enter, ou clicar no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível pesquisar os **[[:​ajuda:​Pesquisar Tipo de Serviço de Referência]]** cadastrados.\\ ​ Após a informação do código de um Tipo de Serviço de Referência,​ ou da seleção de um Tipo de Serviço de Referência na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição do Tipo de Serviço de Referência no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição.+|Ordem de Serviço de Referência|<​columns>​Informe, ou selecione a Ordem de Serviço de Referência para o Tipo de Serviço.\\ ​**Regra associada**: ​Este campo só é apresentado caso ocorra uma das situações relacionadas:​\\ O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência,​ que exige uma Ordem de Serviço de ReferênciaExemplo:\\ Tipo de Serviço = ?????\\ Tipo de Serviço de Referência = ?????\\ Neste caso, obrigatoriamente,​ você deve informar uma Ordem de Serviço de Referência.\\ O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência,​ que não exige uma Ordem de Serviço de Referência,​ mas não tem um Tipo de Serviço de Referência informadoExemplo:​\\Tipo de Serviço = ?????\\Tipo de Serviço de Referência = ?????​\\Neste caso, opcionalmente,​ você deve informar uma Ordem de Serviço de Referência.\\ Você deve informar o código de um Tipo de Serviço, e teclar Enter, ou clicar no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível **[[:​ajuda:​pesquisar_tipo_de_servico|Pesquisar Tipo de Serviço]]** cadastrados. Após a informação do código de um Tipo de Serviço, ou da seleção de um Tipo de Serviço na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição do Tipo de Serviço no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição.</​columns>​
-|Observação|Informe uma observação para a geração da Ordem de Serviço com, no máximo, 200 (duzentos) caracteres.|  +|Tipo de Serviço de Referência|<​columns>​Informe, selecione, ou, apenas, confirme o Tipo de Serviço de Referência para o Tipo de Serviço informado.\\ ​**Regra associada**: ​Este campo só é apresentado caso ocorra uma das situações relacionadas:​\\ O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência específico,​ e não exija uma Ordem de Serviço de ReferênciaExemplo:\\ Tipo de Serviço = ?????\\ Tipo de Serviço de Referência = ?????\\ Neste caso o sistema ​apresenta ​o Tipo de Serviço de Referência associado, e não permite ​que seja alterado.\\ O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência,​ não exija uma Ordem de Serviço de Referência,​ mas não tem um Tipo de Serviço de Referência específicoExemplo:\\ Tipo de Serviço = ?????\\ Tipo de Serviço de Referência = ?????\\ Neste caso, opcionalmente,​ você deve informar um Tipo de Serviço de Referência.\\ Caso a Especificação do Registro de Atendimento tenha uma coleção de Tipos de Serviço para geração de Ordem de Serviço, você deve selecionar o Tipo de Serviço a partir da lista apresentada. Caso contrário, você deve informar o código de um Tipo de Serviço de Referência,​ e teclar Enter, ou clicar no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível pesquisar os **[[:​ajuda:​Pesquisar Tipo de Serviço de Referência]]** cadastrados.\\ ​ Após a informação do código de um Tipo de Serviço de Referência,​ ou da seleção de um Tipo de Serviço de Referência na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição do Tipo de Serviço de Referência no campo correspondente.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição.</​columns>​
-|Valor do Serviço Original|Este campo será preenchido com o valor original do serviço, após o preenchimento do campo Tipo de Serviçoe não pode ser alterado.| +|Valor do Serviço Original|Este campo será preenchido com o valor original do serviço, após o preenchimento do campo **Tipo de Serviço** e não pode ser alterado.| 
-|Prioridade do Serviço Original|Este campo será preenchido com o valor da prioridade original do serviço, após o preechimento ​do campo Tipo de Serviçoe não pode ser alterado.| +|Prioridade do Serviço Original|Este campo será preenchido com o valor da prioridade original do serviço, após o preenchimento ​do campo **Tipo de Serviço** e não pode ser alterado.| 
-|Prioridade do Serviço Atual|Você ​poderá ​modificar a prioridade original, selecionando uma nova prioridade na lista apresentada ao lado do campo.|+|Prioridade do Serviço Atual|Você ​pode modificar a prioridade original, selecionando uma nova prioridade na lista apresentada ao lado do campo.| 
 +|Número de Reserva de Material SAP| Campo que pode ser preenchido durante a geração com até dez dígitos, informando o código do sistema **SAP** e o acrescentando ao quadro de mesmo nome, através do botão {{:​ajuda:​cobranca:​75656_adicionar.jpg?​nolink|}}.|
 \\ \\
  
Linha 134: Linha 158:
 |{{:​ajuda:​cos.jpg?​290|}}|Utilize este botão para consultar as Ordens de Serviço existentes para o Registro de Atendimento.| |{{:​ajuda:​cos.jpg?​290|}}|Utilize este botão para consultar as Ordens de Serviço existentes para o Registro de Atendimento.|
 |{{:​ajuda:​relatorios:​arrecadacao:​b_gerar.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação da geração da Ordem de Serviço.\\ Ao ser acionado o sistema irá efetuar um conjunto de validações para verificar se a tramitação está sendo realizada corretamente.| |{{:​ajuda:​relatorios:​arrecadacao:​b_gerar.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação da geração da Ordem de Serviço.\\ Ao ser acionado o sistema irá efetuar um conjunto de validações para verificar se a tramitação está sendo realizada corretamente.|
 +|{{:​ajuda:​ydmdr.jpg?​nolink|}}| Visualizado para a **CAGEPA**. Ao clicar nele, o sistema acessa //popup// onde é possível atualizar as informações sobre a interrupção de serviços de Rede durante a execução do serviço.|
  
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
 +
 +**[[=postgres:​atendimento_ao_publico:​uc0430|Gerar Ordem de Serviço]]**
  
 **[[=postgres:​atendimento_ao_publico:​uc0410|Inserir Tipo de Serviço]]** **[[=postgres:​atendimento_ao_publico:​uc0410|Inserir Tipo de Serviço]]**
Linha 149: Linha 176:
 **[[=ajuda:​registro_atendimento|Registro de Atendimento]]** **[[=ajuda:​registro_atendimento|Registro de Atendimento]]**
 \\ \\
 +~~ODT~~
 \\ \\
 \\ \\
 Clique [[:​ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN Clique [[:​ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN
  
ajuda/gerar_ordem_de_servico.1528987039.txt.gz · Última modificação: 14/06/2018 14:37 por tadeu.sarmento