A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia
Essa é uma revisão anterior do documento!
A seguir veremos os procedimentos necessários para a geração de uma ordem de serviço, que pode ter a seguinte origem: |
O sistema permite a geração de ordens de serviço, automaticamente, através das opções:
Vamos ver, agora, a ajuda para a opção Gerar Ordem de Serviço, quando acionada a partir das seguintes origens:
Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir: |
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
---|
A tela acima recebe como parâmetro o Registro de Atendimento, para o qual, se deseja gerar a Ordem de Serviço. O quadro Número de Reserva de Material SAP pode ser preenchido durante a geração, através do botão . Para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI. O sistema apresenta um link, denominado Dados do Registro de Atendimento que, ao ser clicado, expandirá a tela, apresentando apenas para consulta os dados do Registro de Atendimento para o qual se deseja gerar a Ordem de Serviço: |
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
---|
Ao clicar, novamente, no link o sistema omitirá a consulta aos dados do Registro de Atendimento, e assim sucessivamente. Você deverá informar os dados da Ordem de Serviço e clicar no botão para solicitar ao sistema a efetivação da geração da Ordem de Serviço. O sistema coloca à sua disposição o botão para, caso deseje, você consulte as Ordens de Serviço já existentes para o Registro de Atendimento. Ao ser acionado, ativará a tela Consultar O.S. do Registro de Atendimento, com a relação das Ordens de Serviço existentes para o Registro de Atendimento. Por solicitação da CAERN, a funcionalidade de Gerar Ordem de Serviço foi alterada para que, na geração de uma ordem de serviço associada a um registro de atendimento (RA), o sistema calcule a data de validade e a atualize na tabela de ordem de serviço. Caso a quantidade de dias não esteja informado, o sistema deverá deixar a data sem informação. A data de validade da ordem de serviço corresponde à data de sua emissão, mais o número determinado de dias para a validade do serviço, observando se a contagem do prazo de validade deve ser realizada em dias ÚTEIS ou CORRIDOS. Essas informações são inseridas na funcionalidade Inserir Tipo de Serviço, e podem ser atualizadas na Manter Tipo de Serviço. Por solicitação da Compesa, a funcionalidade de Gerar Ordem de Serviço foi alterada para que, quando uma ordem de serviço for gerada, associada a um tipo de serviço com o indicador de intervenção no abastecimento e com imóvel associado, o sistema cria uma intervenção no calendário da área de abastecimento do imóvel, referido na ordem de serviço. Essa intervenção terá uma observação, registrando que ela foi criada através de uma ordem de serviço. A data inicial prevista para a intervenção será a data corrente, e a data final prevista será calculada a partir da quantidade de horas definida no tipo de serviço e da hora corrente. |
O sistema efetuará validações em três momentos:
|
A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela. O sistema efetuará a geração da Ordem de Serviço, e apresentará a mensagem abaixo, quando a geração da Ordem de Serviço tiver sido realizada com sucesso. Geração da Ordem de Serviço (número da Ordem de Serviço) para o Registro de Atendimento número (número do Registro de Atendimento) efetuada com sucesso. O sistema apresentará duas opções após a geração da Ordem de Serviço. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:
|
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Tipo de Serviço | Campo obrigatório - Informe, ou selecione o Tipo do Serviço da Ordem de Serviço. Caso a Especificação do Registro de Atendimento tenha uma coleção de Tipos de Serviço para geração de Ordem de Serviço, você deverá selecionar o Tipo de Serviço a partir da lista apresentada. Caso contrário, você deverá informar o código de um Tipo de Serviço, e teclar Enter, ou clicar no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível Pesquisar Tipo de Serviço cadastrados. Após a informação do código de um Tipo de Serviço, ou da seleção de um Tipo de Serviço na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição do Tipo de Serviço no campo correspondente. Para limpar o campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Ordem de Serviço de Referência | Informe, ou selecione a Ordem de Serviço de Referência para o Tipo de Serviço. Este campo só será apresentado caso ocorra uma das situações relacionadas abaixo: O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência, que exige uma Ordem de Serviço de Referência, Exemplo: Tipo de Serviço = ????? Tipo de Serviço de Referência = ????? Neste caso, obrigatoriamente, você deverá informar uma Ordem de Serviço de Referência; O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência, que não exige uma Ordem de Serviço de Referência, mas não tem um Tipo de Serviço de Referência informado, Exemplo: - Tipo de Serviço = ????? - Tipo de Serviço de Referência = ????? - Neste caso, opcionalmente, você deverá informar uma Ordem de Serviço de Referência; Você deverá informar o código de um Tipo de Serviço, e teclar Enter, ou clicar no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível Pesquisar Tipo de Serviço cadastrados. Após a informação do código de um Tipo de Serviço, ou da seleção de um Tipo de Serviço na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição do Tipo de Serviço no campo correspondente. Para limpar o campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Tipo de Serviço de Referência | Informe, selecione, ou, apenas, confirme o Tipo de Serviço de Referência para o Tipo de Serviço informado. Este campo só será apresentado caso ocorra uma das situações relacionadas abaixo: * O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência específico, e não exija uma Ordem de Serviço de Referência, Exemplo: Tipo de Serviço = ????? Tipo de Serviço de Referência = ????? - Neste caso o sistema apresentará o Tipo de Serviço de Referência associado, e não permitirá que seja alterado. O Tipo de Serviço informado exija um Tipo de Serviço de Referência, não exija uma Ordem de Serviço de Referência, mas não tem um Tipo de Serviço de Referência específico, Exemplo: Tipo de Serviço = ????? Tipo de Serviço de Referência = ????? Neste caso, opcionalmente, você deverá informar um Tipo de Serviço de Referência; Caso a Especificação do Registro de Atendimento tenha uma coleção de Tipos de Serviço para geração de Ordem de Serviço, você deverá selecionar o Tipo de Serviço a partir da lista apresentada. Caso contrário, você deverá informar o código de um Tipo de Serviço de Referência, e teclar Enter, ou clicar no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível pesquisar os Pesquisar Tipo de Serviço de Referência cadastrados. Após a informação do código de um Tipo de Serviço de Referência, ou da seleção de um Tipo de Serviço de Referência na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição do Tipo de Serviço de Referência no campo correspondente. Para limpar o campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Observação | Informe uma observação para a geração da Ordem de Serviço com, no máximo, 200 (duzentos) caracteres. |
Valor do Serviço Original | Este campo será preenchido com o valor original do serviço, após o preenchimento do campo Tipo de Serviço, e não pode ser alterado. |
Prioridade do Serviço Original | Este campo será preenchido com o valor da prioridade original do serviço, após o preechimento do campo Tipo de Serviço, e não pode ser alterado. |
Prioridade do Serviço Atual | Você poderá modificar a prioridade original, selecionando uma nova prioridade na lista apresentada ao lado do campo. |
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
Utilize este botão para ativar a funcionalidade Pesquisar Tipo de Serviço. Deve ser utilizado quando você não souber qual é o código do Tipo de Serviço que deseja informar. |
|
Utilize este botão para limpar as informações existentes relacionadas ao campo Tipo de Serviço. | |
Utilize este botão para voltar para a tela Consultar Registro de Atendimento, dependendo da origem da chamada. Este botão não será apresentado, caso a origem da chamada tenha sido a partir do link existente na tela de sucesso da opção Inserir Registro de Atendimento. |
|
Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição. | |
Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal. | |
Utilize este botão para consultar as Ordens de Serviço existentes para o Registro de Atendimento. | |
Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação da geração da Ordem de Serviço. Ao ser acionado o sistema irá efetuar um conjunto de validações para verificar se a tramitação está sendo realizada corretamente. |
Registro de Atendimento
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN