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Essa é uma revisão anterior do documento!
O objetivo desta funcionalidade é gerar a certidão negativa de débitos (CND) por cliente. A opção pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Gerar Certidão Negativa Por Cliente. |
Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Informe, obrigatoriamente, a matrícula do cliente e clique no botão . Antes de emitir a CND, o sistema consulta o indicador de validação do CPF / CNPJ do Cliente. Se o cliente em referência não foi validado, a emissão será bloqueada e enviada a mensagem: Certidão Negativa de Débitos não poderá ser emitida porque o CPF / CNPJ do Cliente não foi Validado. Foram alteradas as funcionalidades de Gerar Certidão Negativa de Débitos (CND), por Cliente e por Imóvel, para validar se o(s) imóvel(eis) envolvido(s) na seleção, estão com uma Situação de Cobrança que não permite gerar a CND. Foi incluído um novo parâmetro nas funcionalidades abaixo, para que seja informada a possibilidade de Gerar a CND (Sim ou Não), visando a atender os casos em que um imóvel sem débito não terá a certidão quando a Situação de Cobrança estiver ativa e a parametrização não permita emitir a CND: Neste caso, o sistema não gera a certidão negativa e exibe a mensagem: O imóvel está na situação de Cobrança « Descrição da Situação de Cobrança » que não permite geração de certidão negativa de débitos. Por solicitação da CAEMA, foi alterada a funcionalidade Gerar Certidão Negativa Por Cliente para criar um botão de e gerar o Relatório Certidão Negativa de Débitos Por Cliente, conforme modelo AQUI. Ao informar o Cliente e Clicar no Botão , o sistema seleciona todas as matrículas que estão subordinadas ao Cliente informado, e as matrículas no relatório serão apresentadas em ordem crescente. O sistema seleciona todos os imóveis de acordo com a opção de indicador de responsabilidade associados ao cliente, tanto aqueles diretamente ligados ao cliente informado, como também todos os imóveis associados aos clientes hierarquicamente subordinados a eles:
Para cada imóvel é verificada a existência de débitos:
Preenchidos os campos e clicado no botão , o sistema efetua algumas validações:
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Campo | Orientações para Preenchimento |
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Cliente | Campo obrigatório - Informe a matrícula do cliente, ou clique no botão , Pesquisar Cliente, para selecionar o cliente desejado. O nome será exibido no campo Cliente Usuário. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição. |
Cliente Usuário | Este campo será exibido pelo sistema quando informado o campo Cliente, e não permite alteração. |
CPF ou CNPJ | Este campo será exibido pelo sistema quando informado o campo Cliente, e não permite alteração. |
Responsável | Selecione uma das opções: Indicado na Conta - o sistema obtém os imóveis associados historicamente ao cliente; Atual do Imóvel - o sistema obtém os imóveis associados atualmente ao cliente; Todos - o sistema obtém os imóveis associados nas duas situações descritas. |
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