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ajuda:filtrar_ra_devolucao_de_pagamento_em_duplicidade

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ajuda:filtrar_ra_devolucao_de_pagamento_em_duplicidade [20/07/2017 18:02]
tadeu.sarmento
ajuda:filtrar_ra_devolucao_de_pagamento_em_duplicidade [04/06/2020 14:38] (atual)
tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-atendimento.png?​nolink&​200|}}]] [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-atendimento.png?​nolink&​200|}}]]
-====== ​Filtrar RA Devolução de Valores ​======+====== Devolução de Pagamentos ​======
 <​columns>​ <​columns>​
-O objetivo desta funcionalidade é **Filtrar RA para Devolução ​de Valores**, exibindo uma tela para que sejam informados os critérios de filtro para a pesquisa ​dos registros ​de atendimento (RAsreferentes ​à devolução de valores. +O objetivo desta funcionalidade é **filtrar um registro de atendimento ​para devolução ​de pagamentos**, exibindo uma tela para que sejam informados os critérios de filtro para a pesquisa ​do registro ​de atendimento (**RA**referente ​à devolução de valores, considerando tanto devoluções por retificações,​ créditos a transferir e a realizar, quanto guias de devolução.
-</​columns>​+
  
-<​columns>​ +Porém, a funcionalidade permite que se faça devoluções de pagamentos nas situações //pagamento em duplicidade//,​ //fatura inexiste// e //valor não confere// sem **RA**, desde que você tenha permissão especial para isso. A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema** ​por três caminhos, dependendo da empresa: 
-A opção pode ser acessada via **Menu de Sistema** ​pelos seguintes ​caminhos: **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:​ajuda:​Ordem de Serviço]] > Filtrar RA Devolução de Valores** ​ou **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​atendimento|Atendimento ao Público]] > Filtrar RA Devolução de Valores**.+\\ 
 +  - **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:​ajuda:​Ordem de Serviço]] > Filtrar RA Devolução de Valores**
 +  - **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​atendimento|Atendimento ao Público]] > Filtrar RA Devolução de Valores**, 
 +  - **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​arrecadacao|Arrecadação]] > Devolução > Devolução de Pagamentos**. 
 +\\
  
 Feito isso, o sistema apresenta a tela a seguir: Feito isso, o sistema apresenta a tela a seguir:
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
 +
 ===== Observação ===== ===== Observação =====
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
-===== Tela Usada pela Compesa ===== 
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:atend_-_filtrarradevolucaovalores.png?​nolink ​ |}} +{{  :ajuda:fra.jpg?​nolink ​ |}}
-</​WRAP>​ +
- +
-===== Tela Usada pelas Empresas que Utilizam GSAN Versão Postgree ===== +
-<WRAP center round box 100%> +
-{{  :​ajuda:​filtrar_ra_devolucao_pagamento_duplicidade.jpg?​nolink ​ |}}+
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 <​columns>​ <​columns>​
-No caso da **Compesa**,​ informe obrigatoriamente o campo **Tipo de Especificação**,​ selecionando uma das opções disponibilizadas pelo sistema. No caso do //GSAN Versão Postgree// acima, preencha os campos que julgar necessários,​ clicando em seguida em {{:​ajuda:​micromedicao:​filtrar_1.jpg?​nolink|}} (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:filtrar_ra_devolucao_de_pagamento_em_duplicidade#​preenchimento_dos_campos|AQUI]]**). Feito isso, o sistema exibe os registros de atendimento resultantes da pesquisa, conforme os critérios informados:+Acima, preencha os campos que julgar necessários,​ clicando em seguida em {{:​ajuda:​micromedicao:​filtrar_1.jpg?​nolink|}} (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique **[[=ajuda:devolucao_de_pagamentos#​preenchimento_dos_campos|AQUI]]**). Feito isso, o sistema exibe os registros de atendimento resultantes da pesquisa, conforme os critérios informados:
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ===== Tela Devolução de Pagamentos em Duplicidade - Pesquisa ===== ===== Tela Devolução de Pagamentos em Duplicidade - Pesquisa =====
Linha 34: Linha 34:
 Acima, selecione o registro de atendimento que contém os documentos para os procedimentos de devolução. Ao clicar no //link// do campo **RA**, o sistema exibe a consulta aos dados do registro de atendimento,​ conforme tela a seguir: Acima, selecione o registro de atendimento que contém os documentos para os procedimentos de devolução. Ao clicar no //link// do campo **RA**, o sistema exibe a consulta aos dados do registro de atendimento,​ conforme tela a seguir:
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ===== Tela Consultar Dados de Registro de Atendimento ===== ===== Tela Consultar Dados de Registro de Atendimento =====
Linha 43: Linha 44:
 Note que, acima, a tela já aparece exibindo também os detalhamentos,​ expandidos a partir dos campos abertos por cliques nos seguintes //links//: Note que, acima, a tela já aparece exibindo também os detalhamentos,​ expandidos a partir dos campos abertos por cliques nos seguintes //links//:
  
-  ​Dados do Local de Ocorrência;​ +  ​Dados do Local de Ocorrência;​ 
-  ​Contas Associadas ao Registro de Atendimento;​ +  ​Contas Associadas ao Registro de Atendimento;​ 
-  ​Dados do Solicitante;​ +  ​Dados do Solicitante;​ 
-  ​Anexos; +  ​Anexos; 
-  ​Dados da Última Tramitação;​ +  ​Dados da Última Tramitação;​ 
-  ​Dados de Reiteração;​ +  ​Dados de Reiteração;​ 
-  ​Dados de Reativação;​ +  ​Dados de Reativação;​ 
-  ​Dados do Encerramento;​ +  ​Dados do Encerramento;​ 
-  ​Dados da OS Associadas+  ​Dados da ordem de serviço associada
-  ​Dados de Pagamentos em Duplicidade.+  ​Dados de Pagamentos em Duplicidade. 
 +\\
  
-Agora, para pesquisar o **RA** e exibir os detalhes referentes à devolução de valores, clique no checkbox do campo **Marcar**, tela **[[=ajuda:filtrar_ra_devolucao_de_pagamento_em_duplicidade#​tela_devolucao_de_pagamentos_em_duplicidade_-_pesquisa|Devolução de Pagamentos em Duplicidade]]**. Em seguida, clique no botão {{:​ajuda:​consultar.png?​nolink|}}. Feito isso, o sistema acessa a próxima tela:+Agora, para pesquisar o **RA** e exibir os detalhes referentes à devolução de valores, clique no checkbox do campo **Marcar**, tela **[[=ajuda:devolucao_de_pagamentos#​tela_devolucao_de_pagamentos_em_duplicidade_-_pesquisa|Devolução de Pagamentos em Duplicidade]]**. Em seguida, clique no botão {{:​ajuda:​consultar.png?​nolink|}}. Feito isso, o sistema acessa a próxima tela:
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
-===== Tela Devolução de Pagamentos em Duplicidade - Consulta =====+===== Tela Devolução de Pagamentos em Duplicidade ​(ou não classificados) ​- Consulta =====
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:devolucao_pagamento_duplicidade_b_consultar.jpg?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:skyleer.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
 +<​columns>​
 +Na tela acima, dependendo da empresa, os pagamentos são classificados como //em duplicidade//​ ou //não classificados//​. É possível que o usuário faça devoluções de pagamentos na situação, **PAGTO**. **DUPLICIDADE**,​ **FATURA INEXISTE** e **VALOR NÃO CONFERE** sem a necessidade de um **RA**, desde que ele tenha permissão especial para isso.
  
 A tela **Devolução de Pagamentos em Duplicidade** é composta pelos quadros: A tela **Devolução de Pagamentos em Duplicidade** é composta pelos quadros:
-  ​Documentos Pagos; +  ​Documentos Pagos; 
-  ​Contas, que foram faturadas e ainda não pagas; +  ​Contas, que foram faturadas e ainda não pagas; 
-  ​Conta a ser Retificada;  +  ​- Guia de Devolução;​ 
-  ​Crédito a ser Transferido. ​+  - Conta a ser Retificada;  
 +  ​Crédito a ser Transferido
 +  - Crédito a realizar. 
 +\\ 
 +O quadro ​ **Guia de Devolução** serve para a devolução de pagamentos não classificados. Caso o filtro inicial tenha sido pelo **Código do Cliente**, o sistema seleciona os pagamentos em duplicidade relacionados ao cliente escolhido no campo **Código do Cliente**. No entanto, a geração de uma guia de devolução independe de o filtro ser feito por cliente ou não. Nesse caso, o filtro de cliente serve mais para pesquisar pagamentos pelo **Código do Cliente**, encontrando as guias de pagamentos de cliente - aquelas que não têm imóveis associadas. 
 + 
 +Para cada pagamento não classificado,​ é gerada uma **Guia de devolução**,​ mesmo que sejam da mesma referência. À medida que forem marcados os pagamentos não classificados ou as contas, o quadro **Guia de Devolução** é atualizado, depois de clicar em {{:​ajuda:​kalku.jpg?​nolink|}}:​ 
 +</​columns>​ 
 + 
 +\\ 
 +<WRAP center round box 100%> 
 +{{  :​ajuda:​white.jpg?​nolink ​ |}} 
 +</​WRAP>​ 
 +\\ 
 + 
 +<​columns>​ 
 +Agora, basta clicar acima no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​y_gerar.jpg?​nolink|}} do quadro **Guia de Devolução** para gerar as guias de devolução para cada pagamento selecionado nos quadros **Pagamentos não classificados** ou **Contas**, gerando a **[[=ajuda:​devolucao_de_pagamentos#​tela_de_sucesso_-_guias_de_devolucao|Tela de Sucesso]]** cujo //link// **Emitir Guias de Devolução**,​ emite a guia em três vias: para o //​cliente//,​ o //​arrecadador//​ e a //​concessionária//,​ conforme exemplo **[[=ajuda:​devolucao_de_pagamentos#​guia_de_devolucao|AQUI]]**.
  
 A funcionalidade para **Efetuar Devolução de Valores**, será ativada a partir da seleção do RA. Essa funcionalidade se baseia na funcionalidade **Efetuar Devolução de Valores Pagos em Duplicidade**,​ que contempla os três tipos de devoluções. A funcionalidade para **Efetuar Devolução de Valores**, será ativada a partir da seleção do RA. Essa funcionalidade se baseia na funcionalidade **Efetuar Devolução de Valores Pagos em Duplicidade**,​ que contempla os três tipos de devoluções.
  
 Para os pagamentos em duplicidade,​ também considera os pagamentos em duplicidade para os tipos de documentos: Para os pagamentos em duplicidade,​ também considera os pagamentos em duplicidade para os tipos de documentos:
-  ​Guia de Pagamento; e  +  ​Guia de Pagamento; e  
-  ​Débito a Cobrar. ​+  ​Débito a Cobrar. ​ 
 +\\
  
 No caso de pagamento com valor maior que o do documento, serão apresentados os documentos de acordo com o tipo correspondente e exibidos os respectivos valores faturado, pago, e de crédito para devolução. No caso de pagamento com valor maior que o do documento, serão apresentados os documentos de acordo com o tipo correspondente e exibidos os respectivos valores faturado, pago, e de crédito para devolução.
Linha 96: Linha 118:
  
 <​columns>​ <​columns>​
-Ao clicar no //link// do campo //​Mês/​Ano//,​ quadro //Contas//, tela **[[=ajuda:filtrar_ra_devolucao_de_pagamento_em_duplicidade#tela_devolucao_de_pagamentos_em_duplicidade_-_consulta|Devolução de Pagamentos em Duplicidade]]** será exibido o detalhe da conta, conforme abaixo:+Ao clicar no //link// do campo //​Mês/​Ano//,​ quadro //Contas//, tela **[[=ajuda:devolucao_de_pagamentos#tela_devolucao_de_pagamentos_em_duplicidade_ou_nao_classificados_-_consulta|Devolução de Pagamentos em Duplicidade]]** será exibido o detalhe da conta, conforme abaixo:
 </​columns>​ </​columns>​
  
Linha 102: Linha 124:
 {{  :​ajuda:​atend_-_consultarconta3.png?​nolink ​ |}} {{  :​ajuda:​atend_-_consultarconta3.png?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
 +\\
  
 ====== Tela de Sucesso ====== ====== Tela de Sucesso ======
Linha 112: Linha 134:
 {{  :​ajuda:​atend_-_devolucaovalores_-_telaconfirmaenc.png?​nolink ​ |}} {{  :​ajuda:​atend_-_devolucaovalores_-_telaconfirmaenc.png?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
 +\\
 +
 +====== Tela de Sucesso - Guias de Devolução ======
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​jubileu.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +\\
 +
 +====== Guia de Devolução ======
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​grua.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +\\
  
 ====== Preenchimento dos Campos ====== ====== Preenchimento dos Campos ======
 ^Campo^Orientações para Preenchimento^ ^Campo^Orientações para Preenchimento^
-|Tipo de Especificação|Campo obrigatório ​Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.\\ Este campo não está disponível para as empresas que utilizam o Gsan versão Postgree.| +|**Tipo de Especificação**|Campo obrigatórioSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.\\ Este campo não está disponível para as empresas que utilizam o Gsan versão Postgree.| 
-|Período de Atendimento|Informe as datas válidas do período de atendimento,​ no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:​ajuda:​calendario.gif?​nolink|}} para selecionar as datas desejadas.\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:​ajuda:​pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.| +|**Período de Atendimento**|Informe as datas válidas do período de atendimento,​ no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), ou clique no botão {{:​ajuda:​calendario.gif?​nolink|}} para selecionar as datas desejadas.\\ Para obter detalhes sobre o preenchimento do campo de datas, clique no //link// **[[:​ajuda:​pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**.| 
-|Número do RA|Informe o número do Registro de Atendimento relativo à devolução de valores.| +|**Número do RA**|Informe o número do Registro de Atendimento relativo à devolução de valores.| 
-|Matrícula do Imóvel|Informe a matrícula do imóvel, ou clique no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ **[[:​ajuda:​pesquisar_imovel|Pesquisar Imóvel]]**,​ para selecionar a matrícula desejada. A identificação do imóvel será exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição.| +|** Código do Cliente**|Informe o código do cliente para filtrar os pagamentos não classificados relacionados a ele, ou clique no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ **[[:​ajuda:​pesquisar_cliente|Pesquisar Cliente]]**,​ para selecionar o cliente.| 
-|Perfil do Imóvel|Selecione o perfil do imóvel, clicando sobre a opção desejada. Para selecionar mais de uma opção, mantenha a tecla //Ctrl// pressionada e clique sobre as demais opções.|+|**Matrícula do Imóvel**|Informe a matrícula do imóvel, ou clique no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ **[[:​ajuda:​pesquisar_imovel|Pesquisar Imóvel]]**,​ para selecionar a matrícula desejada. A identificação do imóvel será exibida no campo ao lado.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição.| 
 +|**Perfil do Imóvel**|Selecione o perfil do imóvel, clicando sobre a opção desejada. Para selecionar mais de uma opção, mantenha a tecla //Ctrl// pressionada e clique sobre as demais opções.|
  
  
Linha 141: Linha 177:
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
  
-**[[=ajuda:devolucao_de_valores|Devolução de Valores]]**+**[[=postgres:cobranca:​uc1130|Filtrar Registro de Atendimento de Devolução de Valores]]**
  
-**[[=postgres:​atendimento_ao_publico:uc0366|Inserir Registro ​de Atendimento]]**+**[[=postgres:​cobranca:uc1131|Efetuar Devolução ​de Valores de Pagamentos Não Classificados]]**
  
 ==== Termos Principais ==== ==== Termos Principais ====
Linha 152: Linha 188:
 \\ \\
 \\ \\
-Clique [[:​ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique ​**[[:​ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
ajuda/filtrar_ra_devolucao_de_pagamento_em_duplicidade.1500573752.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)