Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:filtrar_cliente

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:filtrar_cliente [27/09/2016 20:05]
tadeu.sarmento
ajuda:filtrar_cliente [11/02/2022 12:35] (atual)
tadeu.sarmento RM 53832
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-cadastro.png?​nolink&​200|}}]] [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-cadastro.png?​nolink&​200|}}]]
 ====== Filtrar Cliente ====== ====== Filtrar Cliente ======
 +<​columns>​
 Esta funcionalidade permite filtrar os clientes para atualização de dados, através do caminho: **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​Cadastro]] > [[:​ajuda:​Cliente]] > [[:​ajuda:​Manter Cliente]]**. Esta funcionalidade permite filtrar os clientes para atualização de dados, através do caminho: **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​Cadastro]] > [[:​ajuda:​Cliente]] > [[:​ajuda:​Manter Cliente]]**.
 +</​columns>​
  
 Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir: Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir:
Linha 9: Linha 10:
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:filtrar_cliente.jpg?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:fc1.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 +<​columns>​
 +Inicialmente será exibido a tela acima. Informe os parâmetros desejados sobre os clientes que deseja alterar, excluir ou emitir um relatório. Após a execução do filtro, o sistema irá apresentar a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**,​ com a relação dos clientes pesquisados;​ ou irá, direto, para a tela **[[:​ajuda:​Atualizar Cliente]]**.
  
-Inicialmente será exibido ​a tela acima. Informe os parâmetros desejados sobre os clientes ​que deseja alterarexcluir ​ou emitir um relatório.+O sistema irá para a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**,​ com a relação dos clientes ​pesquisados,​ quando o campo (check-box) **Atualizar** estiver desmarcado, ou quando a quantidade de registros selecionados na pesquisa for maior do que 1. O sistema irá, direto, para a tela **[[:​ajuda:​Atualizar Cliente]]**,​ quando houver a negação da condição relatada acima. Ou seja, quando o campo **Atualizar** estiver marcado e a quantidade de registros selecionados for igual a 1. 
 +</​columns>​
  
-Após a execução ​do filtro, o sistema ​irá apresentar a tela **[[:ajuda:Manter ​Cliente]]**, ​com a relação dos clientes pesquisados;​ ou irá, direto, para a tela **[[:ajuda:Atualizar ​Cliente]]**.+====== Tela de Sucesso ====== 
 +<​columns>​ 
 +A tela de sucesso vai depender da configuração ​do filtro. Se o campo atualizar estiver marcado e o filtro retornar apenas um registro, o sistema ​vai apresentar a tela **[[:ajuda:Atualizar ​Cliente]]**. Caso contrárioo sistema vai apresentar ​a tela **[[:ajuda:Manter ​Cliente]]** ​com a relação de clientes selecionados pelo filtro. 
 +</​columns>​
  
-O sistema irá para a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**,​ com a relação dos clientes pesquisados,​ quando o campo (check-box) **Atualizar** estiver desmarcado, ou quando a quantidade de registros selecionados na pesquisa for maior do que 1. +\\
- +
-O sistema irá, direto, para a tela **[[:​ajuda:​Atualizar Cliente]]**,​ quando houver a negação da condição relatada acima. Ou seja, quando o campo **Atualizar** estiver marcado e a quantidade de registros selecionados for igual a 1.+
  
 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
Linha 25: Linha 30:
 |Atualizar|Você deve utilizar este campo para decidir se deseja que a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** seja apresentada quando o resultado do filtro retornar apenas um registro do banco de dados.\\ ​ Normalmente,​ ele deve ficar marcado quando se desejar efetuar uma alteração;​ e desmarcado quando se desejar efetuar uma exclusão, ou emissão de um relatório com o resultado do filtro.| |Atualizar|Você deve utilizar este campo para decidir se deseja que a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** seja apresentada quando o resultado do filtro retornar apenas um registro do banco de dados.\\ ​ Normalmente,​ ele deve ficar marcado quando se desejar efetuar uma alteração;​ e desmarcado quando se desejar efetuar uma exclusão, ou emissão de um relatório com o resultado do filtro.|
 |CPF|Informe o número do CEP de um cliente existente na base dados.\\ ​ Se informar o CPF, não informe o CNPJ, pois são exclusivos.| |CPF|Informe o número do CEP de um cliente existente na base dados.\\ ​ Se informar o CPF, não informe o CNPJ, pois são exclusivos.|
-|RG|Informe o número do RG de um cliente existente na base dados.\\ ​ Se informar o RG, não informe o CNPJ, pois são exclusivos.|+|RG|Informe o número do RG de um cliente existente na base dados.\\ ​ Se informar o RG, não informe o CNPJ, pois são exclusivos. \\ No caso da **DESO**, o campo permite caracteres alfanuméricos,​ que possibilitam a inserção de número de passaporte, para estrangeiros,​ em vez de número de **RG**.|
 |CNPJ|Informe o número do CNPJ de um cliente existente na base dados.\\ ​ Se informar o CNPJ, não informe o CPF, nem o RG, pois são exclusivos.| |CNPJ|Informe o número do CNPJ de um cliente existente na base dados.\\ ​ Se informar o CNPJ, não informe o CPF, nem o RG, pois são exclusivos.|
 |Código|Informe o código de um cliente existente na base dados.| |Código|Informe o código de um cliente existente na base dados.|
-|Nome Completo|Informar o nome ou parte do nome do cliente.\\ ​ Não se preocupe com acentuação e caracteres especiais; nem com maiúsculas e minúsculas;​ pois o sistema se encarregará de eliminar estas diferenças.\\ Selecione a opção de pesquisa: Iniciando pelo texto - Para pesquisar os clientes, cujo nome inicie pelo texto informado; Contendo o texto: Para pesquisar os clientes, cujo nome contenha o texto informado.| +|Nome Completo|Informar o nome social, ​ou parte do nome social, ​do cliente.\\ ​ Não se preocupe com acentuação e caracteres especiais; nem com maiúsculas e minúsculas;​ pois o sistema se encarregará de eliminar estas diferenças.\\ Selecione a opção de pesquisa: Iniciando pelo texto - Para pesquisar os clientes, cujo nome inicie pelo texto informado; Contendo o texto: Para pesquisar os clientes, cujo nome contenha o texto informado.| 
-|Nome Abreviado|Informar o nome, ou parte do nome do cliente.\\ ​ Não se preocupe com acentuação e caracteres especiais; nem com maiúsculas e minúsculas;​ pois o sistema se encarregará de eliminar estas diferenças.\\ Selecione a opção de pesquisa: Iniciando pelo texto - Para pesquisar os clientes, cujo nome inicie pelo texto informado; Contendo o texto: Para pesquisar os clientes, cujo nome contenha o texto informado.|+|Nome Abreviado/Social|Informar o nome social, ou parte do nome social, ​do cliente.\\ ​ Não se preocupe com acentuação e caracteres especiais; nem com maiúsculas e minúsculas;​ pois o sistema se encarregará de eliminar estas diferenças.\\ Selecione a opção de pesquisa: Iniciando pelo texto - Para pesquisar os clientes, cujo nome inicie pelo texto informado; Contendo o texto: Para pesquisar os clientes, cujo nome contenha o texto informado.|
 |Nome da Mãe|Informe o nome da mãe.\\ Os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgresql, este campo suporta até 100 (cem) caracteres.| |Nome da Mãe|Informe o nome da mãe.\\ Os clientes que utilizam a versão do GSAN Postgresql, este campo suporta até 100 (cem) caracteres.|
 |Município|Informe o código de um município existente e tecle //Enter//, ou clique no botão //​Pesquisar//​ {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de //popup//, onde será possível **[[:​ajuda:​Pesquisar Município]]** no cadastro.\\ ​ Após a informação do código de um município existente, ou da seleção de um município na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do município no campo correspondente.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição.| |Município|Informe o código de um município existente e tecle //Enter//, ou clique no botão //​Pesquisar//​ {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de //popup//, onde será possível **[[:​ajuda:​Pesquisar Município]]** no cadastro.\\ ​ Após a informação do código de um município existente, ou da seleção de um município na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do município no campo correspondente.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição.|
Linha 37: Linha 42:
 |Esfera de Poder|Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.| |Esfera de Poder|Selecione uma das opções disponibilizada pelo sistema.|
 |Indicador de Uso|Selecione a opção de acordo com as suas necessidades em relação a situação do cliente na base de dados.\\ ​ Ativo, significa que só serão pesquisados os clientes que estiverem ativos.\\ ​ Inativo, os clientes inativos.\\ ​ E Todos, serão apresentadas todos os clientes, independentemente da situação.\\ Os clientes inativos serão apresentadas na cor vermelha.| |Indicador de Uso|Selecione a opção de acordo com as suas necessidades em relação a situação do cliente na base de dados.\\ ​ Ativo, significa que só serão pesquisados os clientes que estiverem ativos.\\ ​ Inativo, os clientes inativos.\\ ​ E Todos, serão apresentadas todos os clientes, independentemente da situação.\\ Os clientes inativos serão apresentadas na cor vermelha.|
-\\ 
- 
-====== Tela de Sucesso ====== 
- 
-A tela de sucesso vai depender da configuração do filtro. 
- 
-Se o campo atualizar estiver marcado e o filtro retornar apenas um registro, o sistema vai apresentar a tela **[[:​ajuda:​Atualizar Cliente]]**. 
- 
-Caso contrário, o sistema vai apresentar a tela **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** com a relação de clientes selecionados pelo filtro. 
- 
 \\ \\
  
Linha 55: Linha 50:
 |{{:​ajuda:​limpar.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo de todos os campos da tela.| |{{:​ajuda:​limpar.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema limpa o conteúdo de todos os campos da tela.|
 |{{:​ajuda:​filtrar.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro, com base nos parâmetros informados.| |{{:​ajuda:​filtrar.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução do filtro, com base nos parâmetros informados.|
 +
 +===== Referências =====
 +
 +**[[=postgres:​cadastro:​uc0009|Manter Cliente]]**
 +
 +**[[=ajuda:​cadastro|Cadastro]]**
 +
 +==== Termos Principais ====
 +
 +**[[=ajuda:​c#​cliente|Cliente]]**
 +
 +**[[=ajuda:​i#​imovel_condominio|Imóvel]]**
  
 \\ \\
 \\ \\
 Clique [[:​ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN Clique [[:​ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN
ajuda/filtrar_cliente.1475006728.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)