Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:endereco

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:endereco [15/03/2018 13:19]
tadeu.sarmento RM 31482
ajuda:endereco [03/09/2019 17:53]
tadeu.sarmento RM 44327
Linha 4: Linha 4:
 Esta tela faz parte do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**,​ e permite que você atualize as informações do cliente. O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. Verifique se você selecionou o cliente correto. Em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o cliente errado, então deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto. Esta tela faz parte do processo **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]**,​ e permite que você atualize as informações do cliente. O campo código do cliente não pode ser alterado, porque é a chave de identificação do cliente. Verifique se você selecionou o cliente correto. Em caso afirmativo, dê continuidade ao processo de alteração. Se você selecionou o cliente errado, então deverá voltar para a tela anterior, ou para a tela de filtro, para selecionar o cliente correto.
 </​columns>​ </​columns>​
 +
 +<​columns>​
 +Para a **CAERN**, existe um parâmetro que indica a obrigatoriedade de um **[[=ajuda:​inserir_registro_de_atendimento|Registro de Atendimento]]** aberto na situação //​Pendente//,​ e que esteja associado ao cliente selecionado na **[[:​ajuda:​Manter Cliente]]** para a atualização. Quando a atualização for concluída, o sistema permite o **[[=ajuda:​encerrar_registro_de_atendimento|encerramento]]** do registro de atendimento,​ concluindo a solicitação. Porém, caso você **tenha** //​Permissão Especial// não é necessário a abertura anterior do registro de atendimento. Caso você **não tenha** //​Permissão Especial// e tente atualizar os dados do cliente sem registro de atendimento prévio, o sistema exibe a mensagem de crítica: //Não existe RA que permita manutenção para o cliente//.
 +</​columns>​
 +\\
  
 ==== Aba Endereço ==== ==== Aba Endereço ====
Linha 43: Linha 48:
 Alterada a rotina de endereços para que o campo número de endereço, composto de cinco posições, caso tenha formato numérico e as posições não estejam preenchidas,​ são preenchidas com 0 (zeros) à esquerda, completando assim as cinco posições. ​ Alterada a rotina de endereços para que o campo número de endereço, composto de cinco posições, caso tenha formato numérico e as posições não estejam preenchidas,​ são preenchidas com 0 (zeros) à esquerda, completando assim as cinco posições. ​
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ====== Tela de Sucesso ====== ====== Tela de Sucesso ======
Linha 64: Linha 69:
 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
 ^Campo^Orientações pra preenchimento^ ^Campo^Orientações pra preenchimento^
-|Inserir Endereço|Para inserir um endereço clique no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}},​ que será aberta a tela **[[:​ajuda:​Informar Endereço]]**,​ para você informar os dados referentes ao endereço que deseja adicionar (CEP, Logradouro, Bairro, etc.).\\ Esta tela ficará ativa até que você efetue a inserção de todos os endereços que desejar.\\ Após a inclusão dos endereços, clique no botão **Fechar** para voltar à aba de **Endereço**.\\ Clique aqui para obter ajuda para a tela **[[Informar Endereço]]**. | +|Inserir Endereço|Para inserir um endereço clique no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}},​ que será aberta a tela **[[:​ajuda:​Informar Endereço]]**,​ para você informar os dados referentes ao endereço que deseja adicionar (CEP, Logradouro, Bairro, etc.). Esta tela ficará ativa até que você efetue a inserção de todos os endereços que desejar. Após a inclusão dos endereços, clique no botão **Fechar** para voltar à aba de **Endereço**. Clique aqui para obter ajuda para a tela **[[Informar Endereço]]**.| 
-|Atualizar Endereço|Para atualizar as informações de um endereço já inserido, clique sobre o //link// existente na descrição do endereço inserido, que será aberta a tela **[[:​ajuda:​Atualizar Endereço]]**,​ para você atualizar os dados referentes ao endereço cadastrado (CEP, Logradouro, Bairro, etc.).\\ Após a atualização do endereço, clique no botão **Atualizar** para voltar à aba de **Endereço** com as informações atualizadas.\\  ​Caso deseje fechar a tela **[[:​ajuda:​Atualizar Endereço]]**,​ sem efetuar nenhuma alteração,​ clique no botão {{:​ajuda:​fechar.png?​nolink|}}.\\ Clique aqui para obter ajuda para a tela **[[:​ajuda:​Atualizar Endereço]]**.| +|Atualizar Endereço|Para atualizar as informações de um endereço já inserido, clique sobre o //link// existente na descrição do endereço inserido, que será aberta a tela **[[:​ajuda:​Atualizar Endereço]]**,​ para você atualizar os dados referentes ao endereço cadastrado (CEP, Logradouro, Bairro, etc.). Após a atualização do endereço, clique no botão **Atualizar** para voltar à aba de **Endereço** com as informações atualizadas. Caso deseje fechar a tela **[[:​ajuda:​Atualizar Endereço]]**,​ sem efetuar nenhuma alteração,​ clique no botão {{:​ajuda:​fechar.png?​nolink|}}. Clique aqui para obter ajuda para a tela **[[:​ajuda:​Atualizar Endereço]]**.| 
-|Remover Endereço|Para remover um endereço da tabela **Endereço(s) do Cliente**, clique no botão //Remover// {{:​ajuda:​relatorios:​botao_remover_faixa.jpg?​nolink|}}da tabela, que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela.\\ Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.\\ Clique no botão {{:​ajuda:​cobranca:​b_cancelar_manam.jpg?​nolink|}} para desistir da remoção, ou no botão //OK// para confirmar a remoção do endereço.\\   ​* ​Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de endereço sem efetuar nenhuma modificação na tabela.\\   ​* ​Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de endereço efetuando a remoção do endereço na tabela.| +|Remover Endereço|Para remover um endereço da tabela **Endereço(s) do Cliente**, clique no botão //Remover// {{:​ajuda:​relatorios:​botao_remover_faixa.jpg?​nolink|}}da tabela, que fica ao lado do endereço, na primeira coluna da tabela. Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção. Clique no botão {{:​ajuda:​cobranca:​b_cancelar_manam.jpg?​nolink|}} para desistir da remoção, ou no botão //OK// para confirmar a remoção do endereço. Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de endereço sem efetuar nenhuma modificação na tabela. Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de endereço efetuando a remoção do endereço na tabela.| 
-|Endereço de Correspondência|Na coluna **End. de Corresp.**, existente na tabela **Endereço(s) do Cliente**, você deverá informar ao sistema em que endereço o cliente deseja receber as correspondências.\\ Marque o endereço que deseja definir como de correspondência. |+|Endereço de Correspondência|Na coluna **End. de Corresp.**, existente na tabela **Endereço(s) do Cliente**, você deverá informar ao sistema em que endereço o cliente deseja receber as correspondências. Marque o endereço que deseja definir como de correspondência. |
 \\ \\
  
ajuda/endereco.txt · Última modificação: 03/09/2019 17:53 por tadeu.sarmento