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ajuda:encerrar_o_registro_de_atendimento

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ajuda:encerrar_o_registro_de_atendimento [20/03/2015 21:10]
edivaldo.alves
ajuda:encerrar_o_registro_de_atendimento [31/08/2017 01:11]
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-====== Encerrar Registro de Atendimento ====== 
- 
- 
-Esta funcionalidade faz parte do processo "​[[:​ajuda:​Manter Registro de Atendimento]]",​ e pode ser acessada no caminho: [[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:​ajuda:​Registro Atendimento]] > [[:​ajuda:​Manter Registro de Atendimento]]. 
- 
-Esta opção do sistema permite o encerramento de um "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​. ​ 
- 
-Sempre será acionada a partir de outras opções do sistema como, por exemplo, "​[[:​ajuda:​Consultar Registro de Atendimento]]";​ e receberá como parâmetro o "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]",​ que será encerrado. 
- 
-Inicialmente,​ o sistema exibe a tela de filtro, informe os parâmetros que julgar necessários e clique no botão {{:​ajuda:​filtrar.jpg?​nolink|}}:​ 
- 
-{{:​ajuda:​atend_-_manterregistroatendimento_-_filtro.png?​nolink|}} 
- 
-Em seguida, será exibida a tela "​Manter Registro de Atendimento,​ conforme modelo abaixo. Clique no hiperlink do campo "​Número do RA", para consultar os dados. 
- 
-Ao clicar no botão {{:​ajuda:​impressora2.jpg?​nolink|}},​ o sistema gera o relatório (modelo abaixo), contendo dados conforme parâmetros informados. 
- 
-{{:​ajuda:​atend_-_manterregistroatendimento_-_manter.png?​nolink|}} 
- 
-  
-O sistema apresenta um "​hyperlink",​ denominado "Dados Gerais do Registro de Atendimento",​ que ao ser clicado expandirá a tela, apresentando os dados do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]",​ que será encerrado: 
-  * Número do RA; 
-  * Tipo de Solicitação;​ 
-  * Especificação;​ 
-  * Meio de Solicitação;​ 
-  * Matrícula do Imóvel; 
-  * Data e Hora do Atendimento;​ 
-  * Data Prevista para o Atendimento;​ 
-  * Data do Encerramento;​ 
-  * Motivo do Encerramento;​ 
-------------------------------------------- 
-  * Cliente Solicitante;​ 
-  * Unidade Solicitante;​ 
-  * Nome do Solicitante;​ 
-------------------------------------------- 
-  * Endereço da Ocorrência;​ 
-  * Ponto de Referência para o Local de Ocorrência;​ 
-  * Bairro do Local de Ocorrência;​ 
-  * Área do Bairro do Local de Ocorrência;​ 
-  * Localidade, Setor Comercial e Quadra do Local de Ocorrência;​ 
-  * Divisão de Esgoto. 
------------------------------------------- 
-  * Unidade de Atendimento;​ 
-  * Unidade Atual do Registro de Atendimento. 
- 
-Ao clicar, novamente, no "​hyperlink"​ o sistema omitirá a consulta aos dados do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]",​ e assim sucessivamente. 
- 
-{{:​ajuda:​atend_-_manterregistroatendimento_-_consultaregistro.png?​nolink|}} 
- 
- 
-===== Validações ===== 
- 
- 
-O sistema efetuará validações em três momentos: 
-  * Antes de solicitar os dados para encerramento do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]";​ 
-    * O "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​ não poderá estar "​Encerrado";​ 
-    * Não poderá existir "Ordem de Serviço"​ não encerrada e programada para o "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]";​ 
-    * A "​Unidade de Lotação"​ do usuário conectado ao sistema deverá obedecer uma das condições abaixo: 
-      * Ser igual a "​Unidade Atual" do Registro de Atendimento;​ 
-      * Corresponder a um dos dois níveis de "​Unidade Superior"​ da "​Unidade Atual" do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]";​ 
-      * Corresponder à "​Unidade Central de Atendimento a Cliente";​ 
-      * Ser autorizada a operar com "​Tarifa Social";​ e o "Tipo da Solicitação"​ do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​ seja referente a "​Tarifa Social";​ 
-  * Durante o preenchimento dos campos: 
-    * Veja no item "​Preenchimento dos Campos";​ 
-  * Após acionar o botão {{:​ajuda:​encerrar.png?​nolink|}};​ 
-    * Verificará se os campos obrigatórios foram preenchidos. 
- 
-==== Ajustes na funcionalidade "​Encerrar Registro de Atendimento ==== 
- 
- 
-Criado o Meio de Solicitação o tipo "​CELULAR"​. 
- 
-Quando do encerramento da RA e o atendimento com sucesso da requisição,​ caso o Meio de Solicitação seja "​CELULAR",​ será enviado para o celular do reclamante uma mensagem informando que a solicitação foi atendida. 
- 
-Caso o e-mail do reclamante tenha sido informado na abertura da RA, será enviada uma avaliação do atendimento para o e-mail informado e, na mensagem enviada para o celular, será acrescentado que foi encaminhada uma avaliação do atendimento para o citado e-mail. 
- 
-{{:​ajuda:​atend_-_encerrarregatendimento.png?​nolink|}} 
-\\ 
-Você deverá informar os dados do "​Encerramento"​ e clicar no botão {{:​ajuda:​encerrar.png?​nolink|}} para solicitar ao sistema a efetivação do encerramento do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​. 
- 
- 
-{{:​ajuda:​atend_-_manterregistroatendimento_-_encerrar.png?​nolink|}} 
- 
- 
-====== Preenchimento dos Campos ====== 
- 
-^Campo^Orientações para Preenchimento^ 
-|Motivo do Encerramento(*)|Campo obrigatório - Selecione na lista apresentada ao lado do campo, o motivo do encerramento do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​.\\ Caso o "​Motivo do Encerramento"​ selecionado seja relativo a "​Duplicidade",​ então o sistema habilitará o campo "​Número do RA de Referência,​ para que você informe o "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​ de referência.\\ Caso contrário, o campo "​Número do RA de Referência"​ ficará desabilitado.| 
-|Número do RA de Referência|Este campo só será habilitado caso o "​Motivo do Encerramento"​ seja relativo a "​Duplicidade"​. Neste caso, será obrigatório informá-lo. Para isso informe o número do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​ de referência e tecle "​Enter",​ ou clique no botão "​Pesquisar"​ {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo, para ativar a opção [[:​ajuda:​pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]] cadastrados.\\ Após a informação do número do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]",​ ou da seleção do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​ na tela de pesquisa, o sistema apresentará a "​Especificação"​ do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​ no campo correspondente.\\ O "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​ de referência não pode estar na situação de "​Encerrado"​ e deve ser diferente do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​ que está sendo encerrado.\\ Para limpar o campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}}.| 
-|Data do Encerramento(*)|Campo obrigatório - Este campo já vem preenchido com a data corrente, e poderá ser modificado, caso a sua "​Unidade de Lotação"​ corresponda à "​Unidade Central de Atendimento ao Cliente"​. Caso contrário, não poderá ser modificado. Caso o campo esteja habilitado para modificação,​ então:​\\ ​  * A data informada deverá ser uma inferior, ou igual à data corrente, e posterior, ou igual à "Data de Atendimento";​\\ ​  * Caso existam "​Ordens de Serviço"​ já encerradas para o "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]",​ então a "Data de Encerramento"​ deverá ser posterior, ou igual, à maior data de encerramento das "​Ordens de Serviço"​.\\ ​  * Ao digitar a data, você não precisa preocupar-se com as barra de separação,​ pois o sistema as coloca automaticamente.\\ ​  * A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD corresponde ao dia, MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano.\\ ​  * O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente,​ com dois dígitos e o ano com quatro.\\ ​  * Caso deseje pesquisar a data num calendário,​ clique no botão {{:​ajuda:​calendario.gif?​nolink|}},​ que fica ao lado do campo; e selecione a data a partir do calendário. Clique em [[:​ajuda:​pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]] para obter informações mais detalhadas.|  ​ 
-|Hora do Encerramento(*)|Campo obrigatório - Este campo já vem preenchido com a hora corrente, e poderá ser modificado, caso a sua "​Unidade de Lotação"​ corresponda à "​Unidade Central de Atendimento ao Cliente"​. Caso contrário, não poderá ser modificado.\\ Caso o campo esteja habilitado para modificação,​ então:​\\ ​  * A hora informada deverá ser posterior à hora do atendimento,​ caso a "Data do Encerramento"​ seja igual à "Data de Atendimento"​.\\ ​  * Caso existam "​Ordens de Serviço"​ já encerradas para o "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]",​ e a "Data de Encerramento"​ seja igual à maior "Data de Encerramento"​ das "​Ordens de Serviço",​ então a "Hora do Encerramento"​ deverá ser posterior à hora da "Ordem de Serviço"​ com a maior "Data de Encerramento"​.\\ ​  * Ao digitar a hora, você não precisa preocupar-se com o ponto de separação,​ pois o sistema o coloca automaticamente.\\ ​  * A hora deve ser informada no formato: HH:MM, onde HH corresponde à hora, e MM corresponde aos minutos.\\ ​  * A hora e os minutos deverão ser informados, obrigatoriamente,​ com dois dígitos.| 
-|Parecer do Encerramento|Informe um parecer para o encerramento do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]",​ com, no máximo, 400 (quatrocentos) caracteres.\\ Este campo será obrigatório,​ caso a "​Especificação"​ do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​ exija parecer no encerramento. Caso contrário, será opcional.| ​ 
- 
-\\ 
- 
-===== Modelo do Relatório ===== 
-  
- 
-{{:​ajuda:​atend_-_manterregistroatendimento_-_rel.png?​nolink|}} 
- 
-\\ 
- 
-====== Tela de Sucesso ====== 
- 
- 
-A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão {{:​ajuda:​encerrar.png?​nolink|}},​ e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela. 
- 
-O sistema efetuará o encerramento do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]",​ e apresentará a  mensagem abaixo, quando o encerramento do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​ tiver sido realizada com sucesso. ​     
- 
-"​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]] (código do Registro de Atendimento) encerrado com sucesso."​ 
- 
-O sistema apresentará três opções após o encerramento do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​. ​ 
- 
-Escolha a opção desejada clicando em algum dos "​hyperlinks"​ existentes na tela de sucesso: 
-  * Menu Principal - Para ir para a tela principal do sistema. 
-  * [[:​ajuda:​Manter Registro de Atendimento]] - Para ativar a opção de manutenção de "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​. 
-  * Voltar - Para voltar para a tela "​[[:​ajuda:​Consultar Registro de Atendimento]]",​ posicionada com os dados do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​ recentemente atualizado. 
- 
-{{:​ajuda:​atend_-_manterregistroatendimento_-_encerrar_-_telasucesso.png?​nolink|}} 
- 
-\\ 
- 
-====== Funcionalidade dos Botões ====== 
- 
- 
-^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
-|{{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}}|Utilize este botão para ativar a funcionalidade "​[[:​ajuda:​pesquisar_registro_de_atendimento|Pesquisar Registro de Atendimento]]"​.\\ Deve ser utilizado quando você não souber qual é o número do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​ de referência a ser informado.\\ Ao clicar no botão, o sistema apresentará a respectiva tela de pesquisa.\\ Este botão só estará habilitado, caso o "​Motivo de Encerramento"​ seja relativo a "​Duplicidade"​.| 
-|{{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações relacionadas ao campo "​Número do RA de Referência"​.| 
-|{{:​ajuda:​calendario.gif?​nolink|}}|Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.\\ Clique em [[:​ajuda:​pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]] para obter a ajuda da tela do calendário.\\ Este botão só estará habilitado, caso a sua "​Unidade de Lotação"​ corresponda à "​Unidade Central de Atendimento ao Cliente"​.| 
-|{{:​ajuda:​voltar.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para voltar para a tela anterior: "​[[:​ajuda:​Consultar Registro de Atendimento]]"​.| 
-|{{:​ajuda:​desfazer.png?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.| 
-|{{:​ajuda:​cancelar2.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| 
-|{{:​ajuda:​encerrar.png?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação do encerramento do "​Registro de Atendimento"​.\\ Ao ser acionado o sistema irá efetuar um conjunto de validações para verificar se o encerramento esta sendo realizado corretamente.| ​ 
-\\ 
-\\ 
-\\ 
-Clique [[:​ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN 
- 
  
ajuda/encerrar_o_registro_de_atendimento.txt · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)