Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado.

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:emitir_segunda_via_da_conta_sem_taxa

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
ajuda:emitir_segunda_via_da_conta_sem_taxa [11/04/2018 11:38]
tadeu.sarmento RM 20602
ajuda:emitir_segunda_via_da_conta_sem_taxa [22/08/2018 17:33] (atual)
tadeu.sarmento RM 37412
Linha 14: Linha 14:
  
 Por solicitação da **CAEMA**, o sistema impede a impressão de segunda via de contas e impressões de documentos de débitos dos imóveis pertencentes ao programa **Viva Água**. Para os casos dos imóveis que fizeram parte do projeto **Viva Água** e não possuem contas vencidas que foram faturadas como **Viva Água**, o indicador do imóvel será desmarcado. Por solicitação da **CAEMA**, o sistema impede a impressão de segunda via de contas e impressões de documentos de débitos dos imóveis pertencentes ao programa **Viva Água**. Para os casos dos imóveis que fizeram parte do projeto **Viva Água** e não possuem contas vencidas que foram faturadas como **Viva Água**, o indicador do imóvel será desmarcado.
 +</​columns>​
  
 +<​columns>​
 Por solicitação da **CAERN**, caso a conta seja emitida no formato **Carteira 17**, o sistema realiza as seguintes verificações:​ Por solicitação da **CAERN**, caso a conta seja emitida no formato **Carteira 17**, o sistema realiza as seguintes verificações:​
   - Se não houve retificação no valor da conta e o valor da conta for maior que o valor limite para emissão da conta no formato **Carteira 17** //NÃO// será gerado o registro no movimento diário para geração do título no banco (a conta já foi enviada no fechamento do faturamento).   - Se não houve retificação no valor da conta e o valor da conta for maior que o valor limite para emissão da conta no formato **Carteira 17** //NÃO// será gerado o registro no movimento diário para geração do título no banco (a conta já foi enviada no fechamento do faturamento).
   - Se houve retificação no valor e/ou na data de vencimento da conta (valor maior ou menor que o valor original da conta) e o valor da conta retificada é maior que o valor limite para emissão da conta no formato **Carteira 17**, é gerado o registro no movimento diário para geração do título no banco.   - Se houve retificação no valor e/ou na data de vencimento da conta (valor maior ou menor que o valor original da conta) e o valor da conta retificada é maior que o valor limite para emissão da conta no formato **Carteira 17**, é gerado o registro no movimento diário para geração do título no banco.
 +  - Se houve apenas a retificação na //data de vencimento da conta// **NÃO** é gerado o registro no movimento **Carteira 17** para envio do título para o banco. Atualmente, o banco não está aceitando o registro dos documentos no formato **Carteira 17**, no qual o fator de vencimento seja uma data já vencida. Para corrigir este problema foram feitos os seguintes ajustes na emissão da segunda via da conta:
 +    - Criado um parâmetro que registra a quantidade de dias, incrementando a data de emissão da conta vencida, onde o fator de vencimento exibido no código de barras corresponde à data projetada. Por exemplo, uma conta vencida em **15.01.2018**,​ cuja data da emissão da segunda via da conta seja **05.06.2018**:​ considerando que o parâmetro contendo a quantidade de dias a ser incrementado para uma conta vencida seja //igual// a **15**, o fator de vencimento para a conta corresponde à data projetada de **05.06.2018** //+// **15** dias, ou seja, **20.06.2018**.
 +  - Então, quando uma conta estiver com o fator de vencimento associado a uma data vencida, ao reemitir a conta, o **GSAN** fará a atualização do movimento da **Carteira 17**, incluindo a conta com o fator de vencimento ajustado de acordo com a regra acima definida.
 +  - Quando é feita a emissão do documento no formato **Carteira 17** é gerado o **Nosso Número**, cuja composição pode ser vista abaixo:
 + 
 +| Descrição do dado | Deslocamento | Tamanho |
 +| Código do Convênio | 1 a 7 | 7 |
 +| Tipo de Documento | 8 a 9 | 2 |
 +| Identificação do Documento | 10 a 17 | 8 |
 +| Dígito verificador módulo 11 | 18 a 18 | 1 |
  
-A funcionalidade possibilita a obtenção ​do histórico de emissão de segunda via de conta.+O atributo //​Identificação ​do Documento//,​ um dos campos que compõe o **Nosso Número**, tem o tamanho ​de 08 digitos. Atualmente, o atributo //​Identificação do Documento// é preenchido com o atributo ​ //​identificador da conta//Este atributo vai passar a ter **09 digitos**, gerando um estouro no campo// Identificação do Documento//​. Por este motivo, foram feitos dois ajustes na composição do **Nosso Número**:
  
-Inicialmente,​ o sistema exibe a tela abaixo:+  - O //Tipo do Documento// assume o valor **00** para as contas emitidas no formato **Carteira 17**. 
 +  - Na //​Identificação do Documento//,​ o identificador da conta foi substituído por um  novo identificador,​ o **Número do Boleto**. Este novo sequencial só é preenchido para as contas emitidas no formato **Carteira 17**. 
 +\\ 
 + 
 +A funcionalidade possibilita a obtenção do histórico de emissão de segunda via de conta. ​Inicialmente,​ o sistema exibe a tela abaixo:
 </​columns>​ </​columns>​
  
ajuda/emitir_segunda_via_da_conta_sem_taxa.txt · Última modificação: 22/08/2018 17:33 por tadeu.sarmento