Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:efetuar_restabelecimento_ligacao_agua

Efetuar Restabelecimento Ligação Água

Esta funcionalidade tem como objetivo efetuar o restabelecimento da ligação de água via ordem de serviço. Ela pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ligação de Água > Efetuar Restabelecimento Ligação Água. Além disso, a opção pode ser chamada pela funcionalidade que encerra a ordem de serviço, conforme vemos AQUI.

Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, informe o número da ordem de serviço e clique no botão . Os campos do quadro Dados do Imóvel são preenchidos automaticamente.

No encerramento da ordem de serviço de restabelecimento da ligação de água, quando o indicador de permanência do hidrômetro, na ligação, estiver igual a Sim, o hidrômetro será reabilitado para a ligação e a data de retirada será atualizada. Desse modo, não será permitido o preenchimento de dados de um novo hidrômetro. A funcionalidade permite ainda que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial: Alterar Dados da Cobrança de Serviços.


Encerrar Ordem de Serviço para: Efetuar Restabelecimento Ligação Água

Caso a quantidade de parcelas que o cliente deseja parcelar o Valor Sugerido do serviço tenha sido informada na Inserir Registro de Atendimento, aqui no encerramento, a ordem de serviço aparece com os campos do quadro Dados da Geração do Débito visualizados, com destaque para o campo Quantidade de Parcelas, definida durante a abertura do registro de atendimento. Essa definição pode ser feita por qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar na abertura do registro de atendimento, apenas para serviços que geram débitos a cobrar.


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Ordem de ServiçoCampo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou clique no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço ao lado do campo, para selecionar a ordem desejada.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Matrícula do ImóvelEste campo será exibido pelo sistema.
Cliente UsuárioEste campo será exibido pelo sistema.
CPF ou CNPJEste campo será exibido pelo sistema.
Situação da Ligação de ÁguaEste campo será exibido pelo sistema.
Situação da Ligação de EsgotoEste campo será exibido pelo sistema.
Data do RestabelecimentoEsta data é recebida da data de execução da ordem de serviço, não é permitida alteração.
Matrícula FuncionárioInforme o número da matrícula do funcionário responsável pelo restabelecimento ou clique no botão , link Pesquisar Funcionário, ao lado do campo para selecionar a matrícula desejada.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Existe lacre?Informe, entre Sim ou Não. Caso positivo, o campo Número do lacre da ligação é habilitado para preenchimento.
Número do lacre da ligaçãoInforme com até doze dígitos o Número do lacre da ligação, habilitado para preenchimento.
Quadro Débitos do Imóvel:
Tipo do DébitoCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Valor do DébitoCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Motivo da Não CobrançaSelecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um motivo para a não cobrança dos valores do serviço.
Percentual de CobrançaSelecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um percentual de cobrança dos valores do serviço.
Quantidade de ParcelasCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Taxa de JurosCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Valor TotalCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Valor da ParcelaCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.


Funcionalidade dos Botões


BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema permite apagar o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a realização do restabelecimento da ligação.

Referências

Termos Principais

Ligação



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

Export page to Open Document format

ajuda/efetuar_restabelecimento_ligacao_agua.txt · Última modificação: 30/09/2020 17:35 por tadeu.sarmento