Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:efetuar_religacao_de_agua

Efetuar Religação de Água

O objetivo desta funcionalidade é efetuar a religação de água, com base em uma ordem de serviço aberta a pedido do solicitante. A opção pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ligação de Água > Efetuar Religação de Água.

Além disso, a opção pode ser chamada pela funcionalidade que encerra a ordem de serviço, conforme vemos AQUI. Acessando pelo Menu, o sistema exibe a tela a seguir. Para a CAGEPA e MANAM, a tela é visualizada com dois campos a mais, relacionados aos dados da religação de água, conforme exemplo AQUI.


Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.


Acima, informe os campos necessários (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI) e clique no botão . O sistema efetua algumas validações antes de executar a religação do ramal de água:

  1. Validar Ordem de Serviço:
    1. Caso não exista a ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: Ordem de Serviço inexistente.
    2. Caso o serviço associado à ordem de serviço não corresponda a Religação de Água, o sistema exibe a mensagem: Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Religação de Água.
    3. Caso a ordem de serviço tenha sido informada via Menu e a situação da ordem de serviço não esteja encerrada por execução, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está «descrição da situação ».
    4. Caso a RD associada à ordem de serviço não tenha um imóvel informado, o sistema exibe a mensagem: A RD «número do RD» associada à ordem de serviço informada não tem imóvel associado.
    5. Caso a ordem de serviço tenha sido informada via Menu e a situação da ordem de serviço esteja encerrada sem ser por execução, e o tipo de encerramento da ordem de serviço esteja com o indicador diferente de execução, e caso a quantidade de dias de aditivo = Valor Nulo, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada; caso contrário, projeta a data de encerramento da OS, somando a quantidade de dias do aditivo com a data de encerramento. Se a data projetada for menor que a data corrente, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada.
  2. Verificar situação do imóvel:
    1. Caso a situação do imóvel não seja ativo, o sistema exibe a mensagem: Imóvel «xxxxxxx» associado à ordem de serviço não está ativo.
    2. Verificar a Situação de Água:
      1. Caso a situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de CORTADO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Água do Imóvel «xxxxxxxxx» está inválida para efetuar a Religação de Água, a situação de Água deve ser Cortado.
  3. Verificar Existência de Dados:
    1. Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.
    2. Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
  4. Verificar Preenchimento dos Campos:
    1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à confirmação da efetivação do corte de ligação de água, o sistema exibe a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
  5. Verificar Sucesso da Transação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: Religação de Ligação de Água para o imóvel «xxxxxxxx» efetuado com sucesso.
  6. Atualização realizada por outro usuário:
    1. Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel ou uma ligação de água que já tenha sido atualizada durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  7. Verificar Existência do Tipo de Débito:
    1. Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
  8. Validar Motivo da Não Cobrança:
    1. Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado.
  9. Validar Percentual de Cobrança:
    1. Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de 100% e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%.
  10. Validar Quantidade de Parcelas:
    1. Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a «xxxx».


A funcionalidade permite ainda que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial Alterar Dados da Cobrança de Serviços.


Efetuar Religação de Água - CAGEPA e MANAM

Acima, no campo Existe Lacre? informe, entre Sim ou Não. Caso positivo, o campo Número do Lacre do Hidrômetro é habilitado para preenchimento. Informe o número do lacre, preenchendo o campo com os dez dígitos da numeração correspondente. Caso seja informado o número do lacre, este deve ser atualizado nos dados do hidrômetro instalado na ligação de água do imóvel.


Encerrar Ordem de Serviço para: Efetuar Religação de Água

Caso a quantidade de parcelas que o cliente deseja parcelar o Valor Sugerido do serviço tenha sido informada na Inserir Registro de Atendimento, aqui no encerramento, a ordem de serviço aparece com os campos do quadro Dados da Geração do Débito visualizados, com destaque para o campo Quantidade de Parcelas, definida durante a abertura do registro de atendimento. Essa definição pode ser feita por qualquer empresa que esteja parametrizada para informar a quantidade de parcelas do débito a cobrar na abertura do registro de atendimento, apenas para serviços que geram débitos a cobrar.


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Ordem de ServiçoCampo obrigatório - Caso a funcionalidade tenha sido chamada a partir do menu principal, Informe o número da ordem de serviço, ou clique no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, para selecionar a ordem de serviço desejada. O nome será exibido no campo ao lado. Caso contrário, o sistema informa a ordem de serviço e não permite alteração.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Quadro Dados do Imóvel:
Matrícula do ImóvelEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Cliente UsuárioEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
CPF ou CNPJEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Situação da Ligação de ÁguaEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Situação da Ligação de EsgotoEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Quadro Dados da Religação de Água:
Data da ReligaçãoEsta data será informada pelo sistema de acordo com a data do encerramento da ordem de serviço.
Matrícula FuncionárioInforme o número da matrícula do funcionário responsável pelo restabelecimento ou clique no botão , link Pesquisar Funcionário, ao lado do campo para selecionar a matrícula desejada.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Quadro Débitos do Imóvel:
Tipo do DébitoCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Valor do DébitoCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Motivo da Não CobrançaSelecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um motivo para a não cobrança dos valores do serviço.
Percentual de CobrançaSelecione, da lista disponibilizada pelo sistema, um percentual de cobrança dos valores do serviço.
Quantidade de ParcelasCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Taxa de JurosCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Valor TotalCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.
Valor da ParcelaCampo preenchido automaticamente a partir de informações da ordem de serviço.


Funcionalidade dos Botões


BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução dos procedimentos para efetuar a religação de água.

Referências

Termos Principais

Ordem de Serviço


Export page to Open Document format

Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/efetuar_religacao_de_agua.txt · Última modificação: 26/10/2020 13:49 por tadeu.sarmento