Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:efetuar_ligacao_de_agua

Essa é uma revisão anterior do documento!


Efetuar Ligação de Água

O objetivo desta funcionalidade é efetuar uma ligação de água. Ela pode ser acessada via Menu do Sistema, através do caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ligação de Água > Efetuar Ligação de Água.

Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Caso a funcionalidade tenha sido chamada diretamente pelo Menu, informe o número da ordem de serviço, ou selecione a ordem de serviço, clicando no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.

Caso o usuário tenha permissão especial para efetuar uma ligação de água sem registro de atendimento (RA), informe o número da ordem de serviço ou a matrícula do imóvel. Caso a funcionalidade não tenha sido chamada diretamente pelo Menu, o número da ordem de serviço será exibido e não permite alteração.

Dito isso, informe os campos necessários, sinalizados na tela por um asterisco vermelho (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI) e clique no botão . O sistema executa algumas validações antes de efetuar a ligação de água:

  • Validar Ordem de Serviço:
    • Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: Ordem de Serviço inexistente.
    • Caso o serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a Ligação de Água, o sistema exibe a mensagem: Serviço associado à ordem de serviço não corresponde à Ligação de Água.
    • Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço não esteja encerrada por execução, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está «descrição da situação ».
    • Caso a RD associada à Ordem de Serviço não tenha um imóvel informado, o sistema exibe a mensagem: O RD «número do RD» associado à ordem de serviço informada não tem imóvel associado.
    • Caso a ordem de serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço esteja encerrada sem ser por execução, e caso a quantidade de dias de aditivo, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada. Caso contrário, projeta a data de encerramento da OS, somando a quantidade de dias do aditivo com a data de encerramento. Se a data projetada for menor que a data corrente, será exibida a mensagem: Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada.
  • Validar Situação de Água do Imóvel:
    • Caso a situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de POTENCIAL e FACTÍVEL e EM FISCALIZAÇÃO, o sistema exibe a mensagem: Situação da Ligação de Água do Imóvel «xxxxxxxx» está inválida para efetuar a ligação, a situação da água deve ser Potencial, Factível ou Em Fiscalização.
  • Verificar existência de dados:
    • Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» inexistente e cancela a operação.
    • Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem: Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção e cancela a operação.
  • Verificar preenchimento dos campos:
    • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à confirmação da efetivação da ligação de água, o sistema exibe a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
  • Verificar sucesso da transação:
    • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem: Ligação de Água do imóvel «xxxxxxx» efetuada com sucesso.
  • Verificar situação do imóvel:
    • Caso a situação do imóvel não seja ativa, será exibida a mensagem: Imóvel «xxxxxxx» associado a ordem de serviço não está ativo.
  • Verificar situação rede de água da quadra:
    • Caso a empresa não utilize o conceito de face de quadra e não exista rede de água na quadra do imóvel (indicador correspondente a Não), será exibida a mensagem Não existe rede de água na quadra do imóvel «xxxxxxx».
    • Caso a empresa utilize o conceito de face de quadra e não exista rede de água na face de quadra do imóvel (indicador correspondente a Não), será exibida a mensagem: Não existe rede de água na face de quadra do imóvel «xxxxxxx».
  • Atualização realizada por outro usuário:
    • Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel que já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem: Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  • Verificar Existência do Tipo de Débito:
    • Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
  • Validar Motivo da Não Cobrança:
    • Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado.
  • Validar Percentual de Cobrança:
    • Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de 100% e o usuário não possua senha especial, o sistema exibe a mensagem: Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%.
  • Validar Quantidade de Parcelas:
    • Caso a quantidade de parcela informada seja igual a 0 (zero), o sistema exibe a mensagem: Quantidade de Parcelas informada não pode ser igual a 0(zero).
    • Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem: Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a «xxxx».
  • Alteração de Valor:
    • Caso o indicador de permissão de alteração de valor tenha valor igual a Sim, o sistema permite que o usuário altere o valor indicado.
  • Verificar existência da matrícula do imóvel:
    • Caso a matrícula do imóvel informada não exista no sistema, a seguinte mensagem é exibida: Matrícula inexistente.
  • Verificar tarifa de consumo associada:
    • Caso exista tarifa de consumo associada ao perfil da ligação selecionado e, caso a tarifa de consumo do imóvel seja diferente da tarifa de consumo associada ao perfil, o sistema exibe a mensagem: Tarifa de consumo do imóvel é diferente da tarifa permitida para o perfil selecionado.
  • Verificar existência da ligação de água:
    • Caso já exista ligação de água para o imóvel, o sistema atualiza a ligação de água existente.
    • A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial: Alterar Dados da Cobrança de Serviços.

Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Ordem de ServiçoCampo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço ou clique no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, para selecionar a ordem de serviço desejada. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
ImóvelInforme a matrícula do imóvel, ou clique no botão , link Pesquisar Imóvel, para selecionar o imóvel desejado. A identificação do imóvel será exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Dados do Imóvel:
Matrícula do ImóvelEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Cliente UsuárioEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
CPF ou CNPJEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Situação da Ligação de ÁguaEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Situação da Ligação de EsgotoEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Dados da Ligação:
Data da LigaçãoCampo obrigatório - Informe a data da ligação, no formato DD/MM/AAAA (dia, mês, ano). O sistema coloca as barras separadoras para edição da data (DD/MM/AAAA).
Diâmetro da LigaçãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Material da LigaçãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Perfil da LigaçãoCampo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Local de Instalação do RamalSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Ligação OrigemSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Existe Lacre?Informe Sim para indicar que o hidrômetro tem Lacre. O campo Número do Lacre será disponibilizado para ser informado.
Caso não tenha Lacre (opção Não) o campo Número do Lacre não será disponibilizado.
Número do LacreInforme o número do lacre quando o campo Existe Lacre? for igual a Sim.
Matrícula FuncionárioInforme o número da matrícula do funcionário responsável pela ligação de água ou clique no botão , link Pesquisar Funcionário, ao lado do campo para selecionar a matrícula desejada.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução dos procedimentos para efetuar a ligação de água.

Referências

Termos Principais

Ordem de Serviço

Registro de Atendimento


Export page to Open Document format

Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/efetuar_ligacao_de_agua.1534167828.txt.gz · Última modificação: 13/08/2018 13:43 por tadeu.sarmento