Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:devolucao_de_valores

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

ajuda:devolucao_de_valores [17/03/2015 17:55]
edivaldo.alves
ajuda:devolucao_de_valores [31/08/2017 01:11]
Linha 1: Linha 1:
-====== Devolução de Valores ====== 
- 
- 
-Alteradas as funcionalidades de "​[[:​ajuda:​Inserir Registro de Atendimento]]"​ e "​[[:​ajuda:​Manter Registro de Atendimento]]",​ quando o Tipo de Solicitação selecionado for "​Devolução"​. Apresentamos a seguir, os detalhes das alterações referentes à "​Devolução de Pagamentos em Duplicidade";​ "​Devolução de Pagamentos com Valor Maior que o Documento";​ e "​Devolução de Valores Cobrados Indevidamente em Documento Pago": 
- 
- 
-===== Devolução de Pagamentos em Duplicidade ===== 
- 
- 
-Acrescentada a possibilidade para considerar outros pagamentos em duplicidade,​ que não seja uma conta (guia de pagamento ou débito a cobrar). A partir do indicador ativo associado à especificação do tipo de solicitação,​ correspondente à informação de documentos com pagamento em duplicidade,​ o sistema recupera os documentos não classificados do imóvel, que correspondem a pagamento em duplicidade,​ e exibe na aba de Local da Ocorrência do RA, aqueles para os quais não tenha havido devolução. 
- 
- 
-===== Devolução de Pagamentos com Valor Maior que o Documento ===== 
-  
- 
-De forma semelhante aos pagamentos em duplicidade,​ a partir do novo indicador ativo, associado à especificação do tipo de solicitação correspondente à informação de pagamento com valor maior do que o do documento, o sistema recupera os documentos não classificados do imóvel, que correspondem a pagamento a maior, e exibe na aba de Local da Ocorrência do RA, aqueles para os quais não tenha havido devolução,​ com o identificador de documento e o identificador de devolução do pagamento: 
- 
-{{:​ajuda:​inserir_reg_atend_-_aba_local_ocorrencia3.png?​nolink|}} 
- 
-\\ 
- 
-===== Devolução de Valores Cobrados Indevidamente em Documento Pago ===== 
- 
- 
-Para este tipo de solicitação,​ a devolução só pode ser efetuada por usuário que possua "​permissão especial"​. Dessa forma, todos os procedimentos descritos a seguir só se aplicam às funcionalidades "​[[:​ajuda:​Inserir Registro de Atendimento]]"​ e "​[[:​ajuda:​Manter Registro de Atendimento]]"​ para usuários que possuam a respectiva permissão especial. Caso contrário, serão permitidas, apenas, as operações normais, possibilitando aos atendentes (que em geral não possuem a permissão especial), inserir o RA para esse tipo de devolução,​ e em uma etapa posterior, uma segunda pessoa possuidora da permissão especial complementa os demais dados para efetivação da devolução de valores cobrados indevidamente em documento pago. Havendo a permissão especial, a partir do indicador ativo, referente à informação de documento pago contendo alguma cobrança indevida, será habilitada na tela correspondente à aba de "Local da Ocorrência":​ 
- 
-{{:​ajuda:​inserir_reg_atend_-_aba_local_ocorrencia4.png?​nolink|}} 
- 
-\\ 
- 
-A opção para chamar a funcionalidade "​Pesquisar Documentos Pagos",​ através do botão {{:​ajuda:​pesquisadocumentopago.png?​nolink|}},​  a qual exibirá uma tela para que sejam informados alguns critérios de filtro para a pesquisa de documentos pagos (contas, guias de pagamento ou débitos a cobrar) do imóvel selecionado:​ 
- 
-{{:​ajuda:​inserir_reg_atend_-_aba_local_ocorrencia_-_pesqdocpagos.png?​nolink|}} 
- 
-\\ 
- 
-Ao clicar no botão {{:​ajuda:​pesquisar.png?​nolink|}},​ o sistema exibirá os documentos já pagos, que atendam aos critérios informados, exceto os que já tenham devoluções efetivadas, de modo que, o usuário possa selecionar os documentos pagos a serem considerados para os procedimentos de devolução. 
- 
-{{:​ajuda:​inserir_reg_atend_-_aba_local_ocorrencia_-_pesqdocpagos_-_res.png?​nolink|}} 
- 
-\\ 
- 
-Os documentos selecionados serão exibidos, de acordo com o tipo de documento correspondente,​ sendo disponibilizado um hiperlink "​Mês/​ano (no quadro: Pagamentos com Valor Cobrado Indevidamente,​ tela [[:​ajuda:​Inserir Registro de Atendimento]]),​ sobre a referência do mesmo que, ao ser ativado, exibirá uma tela "​popup"​ (abaixo), para obtenção do seu valor correto. Caso o documento seja uma "Guia de Pagamento"​ ou um "​Débito a Cobrar",​ o sistema exibirá a tela "​popup",​ a partir da qual deverá ser informado diretamente o valor que deveria ter sido cobrado, de modo a possibilitar a obtenção do valor da devolução a ser creditado para o documento. Caso o documento seja uma "​conta",​ o sistema exibirá a tela "​popup",​ a partir da qual serão informados os parâmetros para cálculo e obtenção do valor correto. É obrigatório informar o motivo da devolução,​ ou seja, o que foi cobrado indevidamente,​ de modo a esclarecer a razão pela qual está sendo feita a devolução ao cliente. O sistema mantem armazenados os motivos a serem considerados. 
- 
-Serão exibidos todos os parâmetros utilizados para o cálculo da conta que foi faturada indevidamente,​ sendo possível informar os novos parâmetros que devem ser considerados para o cálculo do valor real da referida conta, de forma semelhante a uma retificação. 
- 
-Não será efetuada nenhuma retificação ou alteração na conta já faturada e paga, apenas, calculado o seu valor correto, de modo que, a partir da diferença entre o valor faturado e o valor correto, possa ser obtido o valor da devolução. Dessa forma, após informar os novos parâmetros e clicar no botão {{:​ajuda:​calcular.png?​nolink|}},​ o sistema executará os cálculos e apresentará os novos valores referentes a Água, Esgoto, Débitos e Créditos, bem como o Valor Total da Conta. 
- 
-Após conferência,​ o usuário deverá confirmar a operação, clicando no botão {{:​ajuda:​concluir.jpg?​nolink|}}. O sistema fechará a tela popup, reapresentando a tela da aba de "Local da Ocorrência"​ com os dados atualizados de "​Motivo da Cobrança Indevida",​ "Valor Corrigido",​ e "Valor a ser Devolvido"​ para a conta selecionada. Esse procedimento será executado para cada documento selecionado por conter alguma cobrança indevida. 
- 
-O sistema exibirá uma crítica caso o usuário tente sair da aba de "Local da Ocorrência",​ ou concluir o procedimento de inclusão, ou manutenção de RA, sem que todos os documentos selecionados tenham os respectivos valores recalculados. 
- 
-Ao encerrar a inclusão ou alteração de um registro de atendimento,​ referente à devolução de valores, o sistema armazenará os documentos selecionados,​ vinculando-os ao RA e salvando os respectivos valores calculados para crédito na devolução. 
- 
-{{:​ajuda:​inserir_reg_atend_-_aba_local_ocorrencia_-_infodadosdevolucao.png?​nolink|}} 
- 
-\\ 
- 
-Na atualização dos [[:​ajuda:​Registro Atendimento]],​ referente a devolução de valores, o princípio é o mesmo do [[:​ajuda:​Inserir Registro de Atendimento]] (detalhado acima). 
-\\ 
-{{:​ajuda:​atualizar_regatendimento_-_aba_localocorrencia.png?​nolink|}} 
-\\ 
-\\ 
-A funcionalidade contemplará todos os dados necessários aos três tipos de especificações de devoluções:​ 
-  * Duplicidade, ​ 
-  * Pagamento com valor maior do que o do documento, ​ 
-  * Documento pago contendo alguma cobrança indevida. 
- 
-Como também contempla os três tipos de documentos: 
-  * Contas, ​ 
-  * Guias de pagamento, e  
-  * Débitos a cobrar. ​ 
- 
-Constam os dados dos pagamentos relacionados,​ dos novos valores (corrigido e devolução) calculados, bem como o motivo da cobrança indevida, além do indicador de efetivação da devolução do pagamento. 
-\\ 
- 
-====== Tela de Sucesso ====== 
- 
-{{:​ajuda:​inserir_reg_atend_-_aba_local_ocorrencia_-_telasucesso.png?​nolink|}} 
- 
-\\ 
-\\ 
-{{:​ajuda:​atualizarregatendimento-abalocalocorrencia-telasucesso.png?​nolink|}} 
- 
-\\ 
- 
-====== Funcionalidade dos Botões ====== 
- 
- 
-As telas do tipo aba apresentam dois tipos de botões, que estão separados por uma linha horizontal no final das telas. 
- 
-Os botões que estão acima da linha horizontal, estão relacionados com a navegação entre as abas, e, os botões que estão abaixo da linha horizontal, têm efeito sobre todas as abas. 
- 
-^Botão^Descrição da Funcionalidade^ 
-|{{:​ajuda:​ras_pendentes.png?​nolink|}}|Após informar o imóvel, caso existam "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​ pendentes para o imóvel, você poderá consultá-los clicando neste botão.| 
-|{{:​ajuda:​consultar_debitos.png?​nolink|}}|Após informar o imóvel, você poderá consultar os débitos associados ao imóvel, clicando neste botão.| 
-|{{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}}|Utilize este botão para ativar as funcionalidades:​ [[:​ajuda:​pesquisar_imovel|Pesquisar Imóvel]], [[:​ajuda:​pesquisar_municipio|Pesquisar Município]],​ [[:​ajuda:​pesquisar_bairro|Pesquisar Bairro]], [[:​ajuda:​pesquisar_localidade|Pesquisar Localidade]],​ [[:​ajuda:​pesquisar_setor_comercial|Pesquisar Setor Comercial]],​ [[:​ajuda:​pesquisar_unidade_organizacional|Pesquisar Unidade Organizacional]].\\ Deve ser utilizado quando você não souber qual é o código da informação que deseja informar.\\ Ao clicar neste botão o sistema irá ativar a tela de pesquisa correspondente.| 
-|{{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}}|Utilize este botão para limpar as informações no campo associado, e demais campos relacionados.| 
-|{{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}}|Utilize este botão para informar o "​*Endereço da Ocorrência*"​.\\ Ao ser acionado, será apresentada a tela "​Informar Endereço",​ onde você deverá informar os dados do endereço da ocorrência.| ​ 
-|{{:​ajuda:​progis.png?​nolink|}}|Utilize este botão para informar as coordenadas "​Norte"​ e "​Leste"​.| ​ 
-|{{:​ajuda:​x.png?​nolink|}}|Clique neste botão efetuar a remoção do item *cadastrado.\\ Ao ser acionado, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.| 
-|{{:​ajuda:​setavoltar.png?​nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior.| 
-|{{:​ajuda:​setaadireitaavancar.png?​nolink|}}|Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba.\\ Antes de passar para a próxima aba o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual.\\ No caso de haver alguma inconsistência,​ o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba.| 
-|{{:​ajuda:​concluir.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do "​[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]"​ na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente.\\ Caso exista alguma inconsistência,​ o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.| 
-|{{:​ajuda:​desfazer.png?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.\\ Ao clicar neste botão o sistema limpará todos os campos informados até o momento, e posicionará na aba "Dados Gerais"​.| 
-|{{:​ajuda:​cancelar2.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.| 
-|{{:​ajuda:​selecionardocumento.png?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema seleciona um dos documentos pagos.| ​ 
-|{{:​ajuda:​pesquisar.png?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda a pesquisa de documentos pagos com base nos parâmetros informados.| ​ 
-|{{:​ajuda:​voltarpesquisa.png?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela de pesquisa de documentos pagos.| ​ 
-|{{:​ajuda:​calcular.png?​nolink|}}|Informe os dados para devolução de valor faturado e pago indevidamente e, em seguida, clique neste botão para o sistema carregar os dados de valores da conta.| ​ 
-|{{:​ajuda:​fechar.png?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela popup.| ​ 
-|{{:​ajuda:​consultarprogabastmanu.png?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a consulta da programação de abastecimento e manutenção para um determinado município, bairro, área de bairro e mês/ano de referência.| 
-|{{:​ajuda:​pesquisadocumentopago.png?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite informar os parâmetros e consultar os documentos pagos.| ​ 
- 
-\\ 
-\\ 
-Clique [[:​ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN 
  
ajuda/devolucao_de_valores.txt · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)