Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:dados_adicionais

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:dados_adicionais [23/02/2018 14:33]
tadeu.sarmento RM 26315
ajuda:dados_adicionais [15/07/2019 20:01] (atual)
tadeu.sarmento
Linha 1: Linha 1:
 [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-atendimento.png?​nolink&​200|}}]] [[:ajuda|{{ :​ajuda:​gsan-atendimento.png?​nolink&​200|}}]]
 ====== Consultar Imóvel - Aba Dados Adicionais ====== ====== Consultar Imóvel - Aba Dados Adicionais ======
 +<​columns>​
 Esta aba faz parte da funcionalidade **[[:​ajuda:​Consultar Imóvel]]**. Esta aba faz parte da funcionalidade **[[:​ajuda:​Consultar Imóvel]]**.
 +
 +Para a **CAGEPA**, a tela é visualizada com //link// na mensagem **<color red>​IMÓVEL POSSUI COMENTÁRIOS</​color>​** em todas as abas, além de //links// nas mensagens **CORTE EM ANDAMENTO, AVISO DE CORTE ENTREGUE** e **AVISO DE CORTE EMITIDO**, quando houverem, conforme exemplo **[[=ajuda:​dados_adicionais#​aba_dados_adicionais_-_cagepa|AQUI]]**.
 +</​columns>​
 +\\
  
 ==== Observação ==== ==== Observação ====
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:adicionais_aba.jpg?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:kairos_da.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 <​columns>​ <​columns>​
 Quando existirem, os dados adicionais a respeito do imóvel serão exibidos, tais como: Quando existirem, os dados adicionais a respeito do imóvel serão exibidos, tais como:
-  * Quantitativos;​ + 
-  ​Situações de Cobrança;​ +  - Quantitativos;​ 
-  ​Negativação;​ +  ​Situações de Cobrança;​ 
-  ​Vencimentos Alternativos;​ +  ​Negativação;​ 
-  ​Débito Automático;​ +  ​Vencimentos Alternativos;​ 
-  ​Ocorrências;​ +  ​Débito Automático;​ 
-  ​Anormalidades;​ +  ​Ocorrências;​ 
-  ​Fotos Cadastradas;​ +  ​Anormalidades;​ 
-  ​Situações Especiais de Cobrança;​ +  ​Fotos Cadastradas;​ 
-  ​Ramos de Atividades do Imóvel; +  ​Situações Especiais de Cobrança;​ 
-  ​Dados do Contrato; +  ​Ramos de Atividades do Imóvel; 
-  ​Matrículas Associadas.+  ​- Histórico de Faturamento por Ligação;​ 
 +  - Dados do Contrato; 
 +  ​Matrículas Associadas
 +  - Histórico de Alteração do Imóvel; 
 +  - Imóvel Doações. 
 + 
 +\\ 
 +**Atenção**:​ para a **CAGEPA**, o quadro **Histórico de Clientes do Imóvel** pode vir com um ícone na coluna **PDF**. Clicando sobre ele, é possível imprimir o //termo de assunção//​ vinculado ao cliente. O //termo de assunção//​ é um contrato de assunção de dívida, que o cliente precisa assinar, assumindo a dívida do inquilino anterior. Isso ocorre quando um cliente deixa o imóvel (por exemplo, durante o fim de um contrato de aluguel) e o próximo assume a divida do anterior. 
 + 
 +Também para a **CAGEPA**, o quadro **Situações Especiais de Cobrança** traz ordenadas as informações sobre o usuário que informou e retirou as situações especiais de cobrança através da funcionalidade **[[=ajuda:​cobranca:​informar_situacao_especial_de_cobranca|Inserir Situação Especial de Cobrança]]**. Clicando sobre o //link// da coluna **Tipo**, é possível consultar as situações especiais de cobrança inseridas **[[=ajuda:​dados_adicionais#​consultar_situacao_especial_de_cobranca|AQUI]]**,​ com o detalhe da data e da hora da operação. O mesmo ocorre com o quadro **Situações Especiais de Faturamento**,​ que visualiza via //link// da coluna **Tipo** a consulta das situações especiais de faturamento **[[=ajuda:​dados_adicionais#​consultar_situacao_especial_de_faturamento|AQUI]]**. 
 + 
 +Já o quadro **Situações de Cobrança** visualiza as situações de cobrança para cada cliente associado ao imóvel (**Cliente Alvo**), bem como as referências das contas pelas quais o cliente foi negativado em decorrência do débito não pago.
  
 **Atenção**:​ o quadro **Situação da Cobrança da Coleta de Lixo** é visualizado para a **SAAE de Juazeiro - BA**, uma vez que a Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento se tornou responsável também pela coleta de lixo de sua cidade. Neste quadro, é possível visualizar os dados referentes ao débito que será cobrado em conta de água mensal referente à //Taxa de Coleta de Lixo// (TCL). Esses dados são: //​Percentual de Cobrança//;​ //​Observação//​ (caso haja) e o //Valor da Cobrança Anual//, que corresponde ao ano corrente. Esse quadro é exibido quando o parâmetro do sistema indicar que haverá cobrança de TCL para o imóvel em questão. **Atenção**:​ o quadro **Situação da Cobrança da Coleta de Lixo** é visualizado para a **SAAE de Juazeiro - BA**, uma vez que a Companhia de Abastecimento de Água e Saneamento se tornou responsável também pela coleta de lixo de sua cidade. Neste quadro, é possível visualizar os dados referentes ao débito que será cobrado em conta de água mensal referente à //Taxa de Coleta de Lixo// (TCL). Esses dados são: //​Percentual de Cobrança//;​ //​Observação//​ (caso haja) e o //Valor da Cobrança Anual//, que corresponde ao ano corrente. Esse quadro é exibido quando o parâmetro do sistema indicar que haverá cobrança de TCL para o imóvel em questão.
 +
 +O campo **Histórico de Faturamento por Ligação** visualiza o histórico de alterações do tipo de faturamento do imóvel, para empresas que, como a **CAERN**, também utilizam o faturamento por //​ligação//​. Este tipo de faturamento usa como parâmetro a principal categoria do imóvel, possibilitando a emissão do faturamento de água e/ou esgoto, sem levar em consideração a quantidade de economias cadastradas. Dessa forma, o tipo de faturamento se divide entre **Por Economia** e **Por Ligação**. Na opção **Por Economia**, a quantidade de economias entra no cálculo do faturamento. Na opção **Por Ligação**,​ a rotina de geração dos dados para leitura gera um arquivo de faturamento informando que o imóvel possui apenas uma economia, e leva em conta a categoria/​subcategoria que //​prevalecer//​ entre as economias cadastradas. No caso de quantidades //iguais// de economias de categorias/​subcategorias //​diferentes//,​ prevalece a categoria/​subcategoria atrelada à //maior// tarifa. O sistema permite alterar o tipo de faturamento se a quantidade de meses entre a **Data Início** e o mês/ano de faturamento atual for igual ou superior à quantidade de meses parametrizada no sistema, exceto se for a primeira vez e o imóvel tiver mais de uma economia, ou se o usuário tiver permissão especial.
  
 O botão {{:​ajuda:​hint.png?​nolink|}} que se encontra na mesma linha do subtítulo **Dados do Imóvel**, apresenta um //Hint// que exibe: a Inscrição do Imóvel; o Cliente Usuário; o Número do Hidrômetro;​ e o Endereço do Imóvel. O botão {{:​ajuda:​hint.png?​nolink|}} que se encontra na mesma linha do subtítulo **Dados do Imóvel**, apresenta um //Hint// que exibe: a Inscrição do Imóvel; o Cliente Usuário; o Número do Hidrômetro;​ e o Endereço do Imóvel.
Linha 108: Linha 125:
 {{  :​ajuda:​dados_adicionais_imovel.relatorio.jpg?​nolink ​ |}} {{  :​ajuda:​dados_adicionais_imovel.relatorio.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
 +\\
 +
 +==== Consultar Situação Especial de Cobrança ====
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​y765jhfhf.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +\\
 +
 +==== Consultar Situação Especial de Faturamento ====
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​phatura_es.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +\\
 +
 +===== Aba Dados Adicionais - CAGEPA =====
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​klauco.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +\\
 +
 +<​columns>​
 +Acima, caso haja comentário para o imóvel, a tela é visualizada com um //link// na mensagem **<color red>​IMÓVEL POSSUI COMENTÁRIOS</​color>​**. Clicando sobre ele, o sistema visualiza um //popup// apresentando os comentários registrados para o imóvel, sem que seja necessário mudar para a **[[=ajuda:​registros_de_atendimentos_ra_os|Aba Registros Atendimento]]** para visualizá-los:​
 +</​columns>​
 +\\
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​brant.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +\\
 +<​columns>​
 +No caso de existirem para o imóvel mensagens do tipo **CORTE EM ANDAMENTO, AVISO DE CORTE ENTREGUE** e **AVISO DE CORTE EMITIDO**, o sistema visualiza o //link// em **<color red>​vermelho</​color>​** (conforme tela incial da //Aba Dados Adicionais - CAGEPA// acima) com o tipo da mensagem descrito. Clicando sobre ele, é aberto um //popup// apresentando o documento de cobrança (aviso de débito ou ordem de corte) que originou a mensagem, sem que seja necessário mudar para a **[[=ajuda:​documento_cobranca|Aba Documentos Cobrança]]** para visualizá-lo:​
 +</​columns>​
 +\\
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​do_ko.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +\\
 +<​columns>​
 +Neste caso, clicando sobre o //link// da coluna **DOC**, o sistema visualiza a tela **Consultar Itens do Documento de Cobrança**:​
 +</​columns>​
 +
 +\\
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​chambers.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +\\
 +
 +<​columns>​
 +Desta vez, é possível consultar os itens do documento de cobrança que originou a mensagem de **CORTE EM ANDAMENTO, AVISO DE CORTE ENTREGUE** ou **AVISO DE CORTE EMITIDO**, com a possibilidade de imprimi-lo, clicando em {{:​ajuda:​8uyerere.jpg?​nolink|}}.
 +</​columns>​
 +
 +\\
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​nhame.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +\\
 +
  
 ====== Funcionalidade dos Botões ====== ====== Funcionalidade dos Botões ======
Linha 116: Linha 193:
 |{{:​ajuda:​setaadireitaavancar.png?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema avança para aba seguinte na tela.| ​ |{{:​ajuda:​setaadireitaavancar.png?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema avança para aba seguinte na tela.| ​
 |{{:​ajuda:​impressora2.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema imprime os dados da Aba Dados Adicionais.| ​ |{{:​ajuda:​impressora2.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema imprime os dados da Aba Dados Adicionais.| ​
-|{{:ajuda:cancelar2.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna ao menu principal do sistema.| ​+|{{:ajuda:cancelarx.jpg?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna ao menu principal do sistema.| ​
 |{{:​ajuda:​fechar.png?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela Consultar Dados do Cliente.| |{{:​ajuda:​fechar.png?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela Consultar Dados do Cliente.|
 |{{:​ajuda:​hint.png?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema o //Hint// na linha de Dados do Imóvel exibe dados do imóvel.\\ O //hint// ao lado da Situação de Água somente será exibido quando o imóvel estiver na situação de cortado, contendo os dados do corte.| |{{:​ajuda:​hint.png?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema o //Hint// na linha de Dados do Imóvel exibe dados do imóvel.\\ O //hint// ao lado da Situação de Água somente será exibido quando o imóvel estiver na situação de cortado, contendo os dados do corte.|
-|{{:​ajuda:​pesquisarhistorico.png?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema pesquisa e exibe os dados do histórico de alterações cadastrais do imóvel.|+|{{:​ajuda:​pesquisarhistorico.png?​160|}}|Ao clicar neste botão, o sistema pesquisa e exibe os dados do histórico de alterações cadastrais do imóvel.|
  
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
Linha 140: Linha 217:
  
 **[[=ajuda:​a#​anormalidade_de_consumo|Anormalidade de Consumo]]** **[[=ajuda:​a#​anormalidade_de_consumo|Anormalidade de Consumo]]**
 +
 +==== Vídeos ====
 +
 +**[[=treinamentos:​livre:​video-aulas:​consultar_imovel#​aba_dados_adicionais|Dados Adicionais]]**
  
  
Linha 145: Linha 226:
 \\ \\
 \\ \\
-Clique [[:​ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique ​**[[:​ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
 + 
 +~~ODT~~
ajuda/dados_adicionais.1519396414.txt.gz · Última modificação: 23/02/2018 14:33 (edição externa)