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ajuda:cobranca:efetuar_parcelamento_de_debitos
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Efetuar Parcelamento de Débitos

Esta funcionalidade, que pertence ao Módulo de Cobranca, permite efetuar parcelamento dos débitos de um imóvel, podendo ser acessada no caminho GSAN > Cobranca > Parcelamento > Efetuar Parcelamento de Débitos.

Em função da quantidade de informações, que fazem parte do processo de parcelamento, para efetuar o parcelamento a tela foi dividida em quatro abas:

  • Aba Imóvel - Para identificação do imóvel;
  • Aba Débitos - Para confirmação e detalhamento dos débitos que serão parcelados;
  • Aba Negociação - Para configuração da forma de pagamento: A Vista, ou Parcelado. E, em caso de confirmada a forma de pagamento parcelada, definir o valor da entrada, e a quantidade de parcelas do parcelamento, com seu respectivos valores.
  • Aba Conclusão: É apresentado um resumo da negociação e débito, e você deverá confirmar, ou não, a realização do parcelamento.

As telas do tipo aba têm um comportamento padrão.

Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba.

Para ter acesso à ajuda das demais abas, clique no “hyperlink” correspondente.

O período de vencimento das faturas pode ser informado (definido) no perfil de parcelamento, e a parametrização está disponível na funcionalidade de “Manter Perfil de Parcelamento”.

A funcionalidade de “Efetuar Parcelamento de Débitos” foi adequada para quando for informado o imóvel, seja verificado se o mesmo está contido em alguma área geográfica informada e na vigência (data corrente contida em alguma vigência válida), e disponibilizar a possível seleção da resolução de diretoria.

A funcionalidade de “Efetuar Parcelamento de Débitos” foi alterada para que o cálculo de desconto dos débitos seja levado em consideração a data de vencimento informada na limitação geográfica.

Ajustadas as funcionalidades de Inserir Perfil de Parcelamento e Manter Perfil de Parcelamento para atender aos seguintes requisitos:

  • Criada opção da mudança da forma de cálculo da entrada de parcelamento, caso a entrada escolhida seja a última conta do imóvel, e a conta tenha uma situação da ligação do imóvel descrita na opção criada;
  • Criado um parâmetro para que seja informado um percentual de desconto para abatimento no valor total da conta, para pagamento à vista;
  • Criado um parâmetro de data, para definir o limite de vencimento da conta, para efeito do cálculo do abatimento no valor total da conta, para pagamento à vista;
  • Criado um parâmetro para que seja informado um percentual de desconto para abatimento no valor total da conta, para pagamento parcelado.

Ajustada a funcionalidade de Efetuar Parcelamento para que seja validado no momento do parcelamento:

  • Verifica se a situação descrita na conta selecionada para entrada de parcelamento está dentre as descritas na parametrização e, caso esteja, mudar a opção de entrada para valor da tarifa mínima do imóvel;
  • Verifica se cada uma das contas, que compõem o parcelamento, se enquadra no parâmetro de desconto e data de vencimento, para pagamento parcelado.

Foi incluído no sistema parâmetro um indicador “Remover Restrição do Cliente no SPC/SERASA após o pagamento da entrada do parcelamento?”, para determinar se a retirada dos itens negativados permanecerá na realização do parcelamento, ou se será realizado, apenas, após o pagamento da entrada do parcelamento. Caso esse indicador esteja com valor = NÃO, a retirada dos itens negativados será realizada no momento em que o parcelamento for efetuado. Caso esteja com valor = SIM, a retirada dos itens negativados será realizada no momento em que a entrada do parcelamento for efetuada, e registrada no sistema através da funcionalidade registrar movimento de arrecadadores ou incluir pagamento. A situação do imóvel na condição de negativado, será retirada após a execução do processo “Batch 135”, que verifica se os itens foram retirados da situação de negativado e atualizados para situação parcelado.

Os Itens *negativados* retirados em decorrência do pagamento da entrada de parcelamento, a situação de negativação será atualizada após a execução do *processo batch 135.*

Criada uma Permissão Especial para Colocar e Retirar as Contas que se encontram em Revisão pelo motivo “REVISÃO POR PROCESSO JUDICIAL”, e não permite que elas sejam Canceladas, Alterados os Vencimentos, Retificadas ou Parceladas.

No Efetuar Parcelamento e no Contrato de Parcelamento, o sistema não apresenta as Contas que tenham o motivo “REVISÃO POR PROCESSO JUDICIAL”, mesmo para aqueles usuários que tenham a permissão especial.

O sistema não permite as opções de Retificar, Cancelar, Parcelar e Alterar Vencimento, quando as contas estiverem em Revisão pelo motivo “REVISÃO POR PROCESSO JUDICIAL”, mesmo para aqueles usuários que tenham a permissão especial. Para efetuar essas operações será necessário antes retirar as contas de Revisão.
Por solicitação da Compesa, foi alterada a funcionalidade de Efetuar Parcelamento de Débitos para que seja calculado o parcelamento de acordo com a parametrização informada no perfil de parcelamento, usando a seguinte regra:

  • Pagamento à vista:
    • Soma todas as contas com data de vencimento original dentro do período estabelecido, não incluindo os encargos não cobrados, no perfil de parcelamento e aplica o percentual de desconto de acordo com o valor obtido por faixa de valor de acordo com a parametrização. Exemplificando:
      • Valor do débito dentro dos critérios de data definido: R$4.000,00
        • Desconto: R$ 1.200,00
        • Valor a pagar das contas no critério (R$4.000,00 - R$1.200,00) = R$2.800,00
      • Valor do débito dentro dos critérios de data definido: R$ 6.000,00
        • Desconto: (R$1.500,00 + (40% de R$1.000,00 = R$400,00)) = R$1.900,00
        • Valor a pagar das contas no critério (R$ 6.000,00 - 1.900,00) = R$4.100,00.
  • Pagamento parcelado:
    • Soma todos os débitos, tanto os que incidirão descontos quanto os que não incidirão descontos com os devidos encargos não cobrados e solicita o valor da entrada desejada; todas as vezes que o usuário alterar o valor da entrada o botão “Calcular” será selecionado para o cálculo das parcelas.
    • A partir do percentual da entrada em relação ao débito total, o sistema obterá o percentual de desconto e a quantidade máxima de prestações do parcelamento.
    • O percentual de desconto incide, apenas, nas contas que estiverem dentro dos critérios de vencimento definidos em parâmetros. O valor a ser parcelado é calculado descontando a entrada, proporcionalmente ao valor a ser parcelado. Exemplificando:
      • Valor total do débito: R$ 6.000,00
      • Valor das contas (com adicionais) dentro do critério: R$ 4.000,00 (67% do total)
      • Valor das contas (com adicionais) fora do critério: R$ 2.000,00 (33% do total)
      • Percentual da entrada 20% (R$ 1.200,00) - Desconto 10% (parametrizado)
      • Percentual do valor dentro dos critérios para desconto para abater a entrada (67% de R$ 1.200,00 = R$ 804,00)
      • Percentual do valor fora dos critérios para desconto para abater a entrada (33% de R$ 1.200,00 = R$ 396,00)
      • Valor a parcelar:
        • R$ 4.000,00 - (10%(desconto) R$ 400,00) = (R$ 3.600,00 - R$ 804,00 (entrada) = R$ 2.796,00
        • R$ 2.000,00 - R$ 396,00 (entrada) = R$ 1.604,00
        • Valor a parcelar = (R$ 2.796,00 + R$ 1.604,00) = R$ 4.400,00
    • Calcula os valores das parcelas até a quantidade permitida com a taxa de juros parametrizada, usando a tabela PRICE, de acordo com a quantidade de parcelas. O sistema levará em consideração, também, o valor da parcela mínima informada de acordo com o percentual da entrada.

Alterada a funcionalidade de Efetuar Parcelamento de Débitos para tornar possível verificar os descontos possíveis, a opção de parcela mínima com valor fixo, a opção de entrada com maior valor entre duas possibilidades, e o desconto percentual válido também para saldo de parcelamento a vencer. Caso a localização geográfica do imóvel selecionado para parcelamento não esteja compatível com a validade da RD, o sistema não libera a resolução de diretoria para seleção.

Alterada a funcionalidade para implementação de parcelamento fora da conta, permitindo a geração de Carnê. Esta opção será exibida para o usuário que possua “Permissão Especial”. A cobrança será gerada para o “Cliente” ou para o “Imóvel”. Portanto, caso o usuário tenha selecionado a opção para efetuar o parcelamento em carnê, o sistema gera as guias de pagamentos referentes ao carnê.

Para os eventuais acréscimos devidos, quando do pagamento após o vencimento, deverão ser gerados Débitos a Cobrar no caso de carnê de parcelamento vinculado ao imóvel. Para a hipótese de carnê vinculado ao Cliente, o sistema gera uma Guia de Pagamento com estes valores.

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão , e não houver inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo “Efetuar Parcelamento de Débitos”.

O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando o parcelamento tiver sido realizado com sucesso.

“Parcelamento de Débitos do Imóvel (matrícula do imóvel) efetuado com sucesso.”

O sistema apresentará, na tela de sucesso, as opções relacionadas abaixo, após a realização do parcelamento:

  • Menu Principal: Para voltar à tela principal do sistema.
  • Efetuar outro Parcelamento de Débitos: Para realizar outro parcelamento.
  • Imprimir Termo: Para efetuar a geração e emissão do Termo de Negociação de Débito do Parcelamento.
  • O sistema apresentará uma caixa de diálogo solicitando em que formato você deseja que o termo seja gerado (PDF, RTF, XLS, HTML)
  • Emitir documento para pagamento da entrada
    • Esta opção só será apresentada caso exista “Valor de Entrada” para o parcelamento, e dependerá da opção que você escolheu para o valor da entrada.




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