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ajuda:cobranca:efetuar_parcelamento_de_debitos
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Efetuar Parcelamento de Débito - Aba Imóvel

Esta opção do sistema permite a realização de um parcelamento de débito.

Em função da quantidade de informações que fazem parte do processo de parcelamento, a tela foi dividida em quatro abas:

  • Imóvel: Para identificação do imóvel
  • Débitos: Para confirmação e detalhamento dos débitos que serão parcelados
  • Negociação: Para configuração da forma de pagamento: A Vista, ou Parcelado. E, em caso de confirmada a forma de pagamento parcelada, definir o valor da entrada, e a quantidade de parcelas do parcelamento, com seu respectivos valores.
  • Conclusão: É apresentado um resumo da negociação e débito, e você deverá confirmar, ou não, a realização do parcelamento.

As telas do tipo aba têm um comportamento padrão.

Clique aqui para obter uma explicação mais detalhada do funcionamento das telas do tipo aba.

Agora nós vamos ver a ajuda para a aba “Imóvel”.

Para ter acesso à ajuda das demais abas, clique no “hyperlink” correspondente, na sessão “Tópicos Relacionados”.

Preenchimento dos campos

CampoPreenchimento dos Campos
Matrícula do Imóvel(*)Informe a matrícula de um imóvel e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar”, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível Pesquisar Imóvel no cadastro.
Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela:
1) Dados do Imóvel
1.1) Inscrição do Imóvel;
1.2) Nome do Cliente Usuário
1.3) Documento do Cliente
1.3.1) CPF, se Pessoa Física; ou
1.3.2) CNPJ, se Pessoa Jurídica
1.4) Situação da Ligação de Água
1.5) Situação da Ligação de Esgoto
1.6) Perfil do Imóvel
1.7) Endereço do Imóvel
1.8) Quantidade de Parcelamentos Efetuados para o Imóvel
1.9) Quantidade de Reparcelamentos Efetuados para o Imóvel
1.10) Quantidade de Reparcelamentos Consecutivos Efetuados para o Imóvel
2 Débitos do Imóvel
2.1) Valor Total das Contas
2.2) Valor Total das Guias de Pagamento
2.3) Valor Total dos Acréscimos por Impontualidade
* Este campo é apresentado com um “hyperlink”, para você consultar o detalhamento dos acréscimos (Multa, Juros e Atualização Monetária)
2.4) Valor Total de Débitos a Cobrar
2.4.1) Referentes a Serviço
2.4.2) Referentes a Parcelamento
2.5) Valor Total do Crédito a Realizar
* Este campo é apresentado com um “hyperlink”, para você consultar o detalhamento do Crédito a Realizar.
* Clique aqui para ver a ajuda da tela “Consultar Crédito a Realizar”.
2.6) Valor Total do Débito Atualizado
Para limpar os campos relacionados à matrícula do imóvel, clique no botão “Limpar Campo”.
O sistema verificará se o débito do imóvel já foi parcelado no mês de faturamento corrente.
Cliente Responsável pelo Parcelamento:Este campo é opcional.
Caso exista um cliente responsável pelo parcelamento diferente do cliente usuário do imóvel, informe o código do cliente, e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível Pesquisar Cliente.
Após a informação do código do cliente, ou da seleção do cliente na tela de pesquisa, o sistema atualizará o nome do cliente no campo correspondente.
Para limpar os campos relacionados ao “Cliente Responsável pelo Parcelamento”, clique no botão “Limpar Campo” .
Data do Parcelamento(*)Informe a data de realização do parcelamento.
O sistema já a preenche com a data corrente. Entretanto você poderá informar uma nova data.
Você tem duas opções para informar a data:
* Digitando-a no campo. Neste caso não precisa preocupar-se com a as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.
* A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano.
* O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.
* Pesquisando-a num calendário. Neste caso, clique no botão “Calendário”, existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário.
* Clique aqui para obter instruções mais detalhadas da tela "Calendário".
RD do Parcelamento(*)Selecione a Resolução de Diretoria (RD) que será utilizada no parcelamento.
O sistema irá verificar se você tem autorização para utilizar a RD selecionada.
Intervalo do ParcelamentoEste campo está relacionado com as contas a serem parceladas.
Caso não existam contas pendentes para o imóvel informado, este campo ficará desabilitado.
Caso existam contas a serem pagas, informe o período de referência das contas que serão parceladas.
Informe o “Mês/Ano de Referência” inicial e final das contas a serem parceladas.
* Ao digitar a informação nos campos inicial e final do “Mês/Ano de Referência”, você não precisa preocupar-se com as barra de separação, porque o sistema as coloca automaticamente.
* O “Mês/Ano de Referência” inicial e final devem ser informados no formato: MM/AAAA, MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano.
* O mês deve ser informado, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.
* O sistema preencherá, automaticamente, o período inicial e final das contas pendentes.
* Você poderá modificá-lo para um intervalo dentro deste período, ou deixá-lo em branco para não parcelar as contas.
Restabelecer Ligação de Água?(*)Informe se deseja solicitar o restabelecimento da religação de água para o imóvel:
* SIM = Solicitar o restabelecimento da ligação de água;
* NÃO = Não solicitar o restabelecimento da ligação de água.
O sistema apresenta a tela com a opção “SIM” previamente selecionada.
Este campo só será apresentado, caso o a situação da ligação de água do imóvel seja uma das relacionadas abaixo:
* Suprimido;
* Suprimido Parcial;
* Suprimido Parcial a Pedido.
Considerar Contas em Revisão?(*)Informe se deseja que o parcelamento considere as contas em revisão:
* SIM = Considerar no parcelamento as contas em revisão;
* NÃO = Não considerar no parcelamento as contas em revisão.
O sistema apresenta a tela com a opção “SIM” previamente selecionada.
Considerar Guias de Pagamento?(*)Informe se deseja que o parcelamento considere as “Guias de Pagamento”:
* SIM = Considerar no parcelamento as “Guias de Pagamento”;
* NÃO = Não considerar no parcelamento as “Guias de Pagamento”.
O sistema apresenta a tela com a opção “SIM” previamente selecionada.
Considerar Acréscimos por Impontualidade?(*)Informe se deseja que o parcelamento considere os “Acréscimos por Impontualidade”:
* SIM = Considerar no parcelamento os “Acréscimos por Impontualidade”;
* NÃO = Não considerar no parcelamento os “Acréscimos por Impontualidade”.
O sistema apresenta a tela com a opção “SIM” previamente selecionada.
Você deverá ter permissão específica para alterar esta informação.
Caso não tenha a permissão, este campo será desabilitado para atualização.
Considerar Débitos a Cobrar?(*)Informe se deseja que o parcelamento considere os “Débitos a Cobrar”:
* SIM = Considerar no parcelamento os “Débitos a Cobrar”;
* NÃO = Não considerar no parcelamento os “Débitos a Cobrar”.
O sistema apresenta a tela com a opção “SIM” previamente selecionada.
Considerar Créditos a Realizar?(*)Informe se deseja que o parcelamento considere os “Créditos a Realizar”:
* SIM = Considerar no parcelamento os “Créditos a Realizar”;
* NÃO = Não considerar no parcelamento os “Créditos a Realizar”.
O sistema apresenta a tela com a opção “SIM” previamente selecionada.
Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho (*)

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão , e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo “Efetuar Parcelamento de Débitos”.

O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando o parcelamento tiver sido realizado com sucesso.

“Parcelamento de Débitos do Imóvel (matrícula do imóvel) efetuado com sucesso.”

O sistema apresentará, na tela de sucesso, as opções relacionadas abaixo, após a realização do parcelamento:

ajuda/cobranca/efetuar_parcelamento_de_debitos.1426013636.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)