Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

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Caucionar Conta

Esta opção do sistema faz parte do processo Manter Conta e permite o caucionamento (afiançamento) da conta de um imóvel. Apenas funcionários autorizados podem efetuar esta operação. Feito isso, a conta fica em revisão, não sendo feita sua retificação. Após três meses, o caucionamento é retirado, e o valor da diferença é cobrado na próxima conta.

O acesso a esta funcionalidade deve ser realizado pelo Menu do sistema: GSAN > Faturamento > Conta > Manter Conta. Inicialmente você deve informar o imóvel para o qual deseja manter as contas. Após informar o imóvel, o sistema apresentará as seguintes informações:

  1. Dados do Imóvel;
    1. Inscrição do Imóvel, ao lado do campo da matrícula do imóvel;
    2. Localidade, Setor Comercial, Quadra, Lote e Sublote;
    3. Nome do Cliente Usuário;
    4. Descrição da Situação da Ligação de Água;
    5. Descrição da Situação da Ligação de Esgoto;
  2. Tabela com a relação das Contas do Imóvel nas situações: Normal, Retificada ou Incluída;
    1. Mês e Ano de Referência;
    2. Data de Vencimento da Conta;
    3. Valor Total da Conta;
    4. Consumo de Água;
    5. Consumo de Esgoto;
    6. Data de Validade da Conta;
    7. Data de Revisão da Conta;
    8. Situação da Conta.

Para Caucionar uma Conta você deve clicar no botão depois de selecionar uma das contas apresentadas. Em seguida, o sistema apresenta a tela Caucionar Conta, com os dados da conta a ser caucionada:


Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Veja AQUI, detalhes para o preenchimento dos campos visualizados acima.

Após efetuar o caucionamento dos dados da conta, clique em para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.

Atenção: o quadro Dados do Imóvel já vem com informações coletadas na funcionalidade Manter Conta e são apenas para consulta. Os quadros Categorias e Economias, Débitos Cobrados e Créditos Realizados são acompanhados do botão . Clicando sobre eles, o sistema visualiza, respectivamente, as seguintes telas de popup para adição dos dados referentes a cada quadro:


Adicionar Categoria

Adicionar Débito na Conta

Adicionar Crédito na Conta


Tela de Sucesso


Preenchimento dos campos

CampoPreenchimento dos Campos
Dados do ImóvelAs informações do imóvel não poderão ser alteradas. São apresentadas na tela, apenas, para confirmação do imóvel que está tendo a conta retificada.
Matrícula do Imóvel: Campo composto por duas informações:
Matrícula do Imóvel;
Inscrição do Imóvel;
Nome do Cliente Usuário
Situação de Água: Descrição da Situação de Água.
Situação de Esgoto: Descrição da Situação de Esgoto.
Dados da Conta
Mês e Ano da ContaMês e ano de referência do faturamento da conta, que não pode ser modificado nesta tela.
Motivo do CaucionamentoSelecione, na lista apresentada ao lado do campo, o motivo do caucionamento da conta.
ObservaçãoInforme por extenso a observação que julgar pertinente.
Data de VencimentoVisualiza a data de vencimento atual da conta e não permite alteração.
Nova Data de VencimentoInforme/Atualize a data de vencimento da conta.
Você tem duas opções para informar a data:
Digitando-a no campo - Neste caso não precisa de preocupar com a as barras de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.
A data deve ser informada no formato: DD/MM/AAAA, onde DD é o dia, MM, o mês e AAAA, o ano. O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.
Pesquisando-a em um calendário - Neste caso, clique no botão , existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário. - Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter instruções mais detalhadas.
A data de vencimento deve ser superior à data corrente.
Tarifa de ConsumoSelecione, da lista disponível pelo sistema, a tarifa de consumo da conta.
Dados de Água
Situação de ÁguaCaso seja necessário, você poderá modificar a situação da água para a conta. Neste caso você deverá selecionar a situação desejada na lista apresentada ao lado do campo.
No caso da situação ser igual a Ligado, será obrigatório informar o campo Consumo de Água.
Consumo de ÁguaVocê deve informar a quantidade de água consumida pelo usuário no mês/ano de referência da conta.
Este campo será obrigatório, caso a situação de água seja igual a Ligado.
Nas demais situações, com exceção para Ligado e Cortado, este campo não deve ser informado. Portanto, nestes casos, o sistema irá protegê-lo contra atualizações.
Valor de ÁguaEste campo não pode ser atualizado pelo usuário. Ele é informativo e será atualizado pelo sistema, após você clicar no botão .
Contém o valor calculado pelo sistema para o fornecimento de água, de acordo com os parâmetros informados.
Leitura AnteriorInforme a leitura anterior de água para o imóvel.
Leitura AtualInforme a leitura atual de água para o imóvel.
Data Leitura Ant.Informe a data da leitura anterior de água para o imóvel ou clique em , existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário. - Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter instruções mais detalhadas.
Data Leitura Fat.Informe a data da leitura faturada de água para o imóvel ou clique em , existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário. - Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter instruções mais detalhadas.
Dados de Esgoto
Situação de EsgotoCampo obrigatório - Caso seja necessário, você poderá modificar a situação de esgoto para a conta. Neste caso você deverá selecionar a situação desejada na lista apresentada ao lado do campo.
No caso da situação ser igual a Ligado, será obrigatório informar os campos Consumo de Esgoto e Percentual de Esgoto.
Perfil da Ligação de EsgotoSelecione o perfil, da lista disponibilizada pelo sistema.
Volume de EsgotoInforme o volume. Campo habilitado apenas quando o perfil da ligação corresponder a Ligada.
Valor de EsgotoEste campo não pode ser atualizado pelo usuário. Ele é informativo e será atualizado pelo sistema, após você clicar no botão .
Contém o valor calculado pelo sistema para o volume de esgoto coletado, de acordo com os parâmetros informados.
Percentual de EsgotoVocê deve informar o percentual de esgoto coletado pelo sistema de saneamento, no mês/ano de referência da conta.
Conforme já vimos anteriormente, este campo será obrigatório, caso o perfil da ligação de esgoto seja igual a Ligada.
Nas demais situações, este campo não deve ser informado. Portanto, nestes casos, o sistema irá protegê-lo contra atualizações.
Percentual de ColetaVocê deve informar o percentual de coleta pelo sistema de saneamento, no mês/ano de referência da conta.
Conforme já vimos anteriormente, este campo será obrigatório, caso o perfil da ligação de esgoto seja igual a Ligada.
Nas demais situações, este campo não deve ser informado. Portanto, nestes casos, o sistema irá protegê-lo contra atualizações.
Volume do poçoVocê deve informar o volume do poço pelo sistema de saneamento, no mês/ano de referência da conta.
Conforme já vimos anteriormente, este campo será obrigatório, caso o perfil da ligação de esgoto seja igual a Ligada.
Nas demais situações, este campo não deve ser informado. Portanto, nestes casos, o sistema irá protegê-lo contra atualizações.
Leitura AnteriorInforme a leitura anterior.
Data Leitura Fat.Informe a data da leitura faturada de água para o imóvel ou clique em , existente ao lado do campo, que será apresentada uma tela onde você poderá selecionar uma data no calendário. - Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter instruções mais detalhadas.
Leitura AtualInforme a leitura atual.
Categorias e EconomiasEste campo é composto por uma tabela com a relação das categorias existentes no imóvel, e as quantidades de economias por categoria.
Se for necessário, você poderá modificar a composição para a geração da conta. As opções são:
Adicionar uma nova categoria
Para efetuar esta operação você deverá clicar no botão , que o sistema irá ativar a tela de popup, Adicionar Categoria, onde você deverá selecionar a nova categoria e a quantidade de economias da categoria.
Alterar a quantidade de economias das categorias
A alteração da quantidade de economias de uma categoria deverá ser realizada diretamente no campo existente na coluna correspondente da tabela.
Remover uma categoria
Para remover uma categoria, do calculo da conta, basta clicar no botão , que fica ao lado da categoria, na primeira coluna da tabela.
O sistema irá abrir uma janela de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deverá Confirmar ou Desistir da remoção.
Débitos CobradosEste campo é composto por uma tabela com a relação dos débitos cobrados na conta, com as seguintes informações para cada um dos débitos:
Tipo do Débito;
Mês e Ano de Referência do Débito;
Mês e Ano da Cobrança do Débito;
Número da Parcela;
Valor do Débito.
Você tem as seguintes opções para a geração dos débitos cobrados na conta:
Adicionar um débito
Para efetuar esta operação você deverá clicar no botão Adicionar Categoria, que o sistema irá ativar a tela de popup, Adicionar Débito na Conta, onde você deverá selecionar o tipo do débito, informar o mês e ano do débito e da cobrança, assim como o valor do débito.
Alterar o valor de um débito inserido
A alteração do valor de um débito inserido deverá ser realizada diretamente no campo existente na coluna correspondente da tabela.
Remover um débito
Para remover um débito, basta clicar no botão , que fica ao lado do débito, na primeira coluna da tabela.
O sistema irá abrir uma janela de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deverá Confirmar ou Desistir da remoção.
Créditos RealizadosEste campo é composto por uma tabela com a relação dos créditos inseridos na conta, com as seguintes informações para cada um dos créditos:
Tipo do Crédito;
Mês e Ano de Referência do Crédito;
Mês e Ano da Cobrança do Crédito;
Valor do Crédito.
Você tem as seguintes opções para a geração dos créditos na conta:
Adicionar um crédito
Para efetuar esta operação você deverá clicar no botão , que o sistema irá ativar a tela de popup, Adicionar Credito na Conta, onde você deverá selecionar o tipo do crédito, informar o mês e ano de referência do crédito e da cobrança, assim como o valor do crédito.
Alterar o valor de um crédito existente
A alteração do valor de um crédito inserido deverá ser realizada diretamente no campo existente na coluna correspondente da tabela.
Remover um crédito
Para remover um crédito, basta clicar no botão , que fica ao lado do crédito, na primeira coluna da tabela.
O sistema irá abrir uma janela de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deverá Confirmar ou Desistir da remoção.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.
Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter a ajuda da tela do calendário.
Este botão aparece tres vezes na tela:
Adicionar uma categoria:
Ativa a tela Adicionar Categoria
Adicionar um débito na conta:
Ativa a tela Adicionar Débito na Conta
Adicionar um crédito na conta:
Ativa a tela Adicionar Crédito na Conta.
Este botão aparece ao lado de cada linha das tabelas:
Categoria e Economias;
Débitos Cobrados;
Créditos Realizados;
Deve ser utilizado para remover a linha correspondente da tabela.
Este botão deve ser utilizado para solicitar ao sistema o cálculo dos valores de água, esgoto, débitos e créditos adicionados à conta.
Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.
Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre, sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.
Utilize este botão para solicitar ao sistema o retorno para a tela anterior: Manter Conta.
Utilize este botão para remover todos os itens dos quadros contendo as categorias, os débitos e os créditos.
Utilize este botão para solicitar ao sistema o caucionamento da conta na base de dados.
É necessário que todos os campos estejam preenchidos corretamente.
Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.


Referências

Termos Principais

Faturamento


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ajuda/caucionar_conta.txt · Última modificação: 13/04/2018 12:54 por tadeu.sarmento