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Cancelar Débito a Cobrar

O objetivo desta funcionalidade é cancelar um ou mais débitos a cobrar de um determinado imóvel. A funcionalidade pode ser acessada via Menu de Sistema, através do caminho: GSAN > Faturamento > Débito a Cobrar > Cancelar Débito a Cobrar.

Feito isso, o sistema exibe a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Inicialmente, você deve informar, obrigatoriamente, a Matrícula do Imóvel para o qual deseja cancelar os débitos a cobrar. O campo Número do RA, também obrigatório, só é visualizado quando existe registro de atendimento para cancelamento de débito e o usuário tem autorização para acessá-lo. Nesse caso, o sistema disponibiliza para o usuário a opção de consultar os dados pelo registro de atendimento.

Após informar a matrícula do imóvel e/ou o número do RA, o sistema apresenta as seguintes informações:

  1. Dados do Imóvel:
    1. Inscrição do Imóvel, ao lado do campo da matrícula do imóvel;
    2. Nome do Cliente Usuário;
    3. Descrição da Situação da Ligação de Água;
    4. Descrição da Situação da Ligação de Esgoto;
  2. Tabela com a relação dos Débitos a Cobrar do Imóvel, que estiverem na situação Normal.
    1. Mês e Ano de Referência;
    2. Tipo do Débito (descrição);
    3. Grupo Contábil (código);
    4. Tipo de Finaciamento (código);
    5. Valor do Débito;
    6. Número de Prestações;
    7. Prestações Cobradas;
    8. Valor dos Juros.

Neste momento, para cancelar o(s) débitos(s) a cobrar, você deve selecioná-los no check-box que fica ao lado do débito e clicar no botão .

O sistema apresenta uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação do cancelamento do(s) débitos(s) a cobrar:

  1. OK - Confirma o Cancelamento.
  2. Cancelar - Desiste do Cancelamento.

Atenção: o sistema só efetuará o cancelamento do débito a cobrar, caso o usuário conectado possua permissão especial para isso.

Atenção: para a CASAL, quando o usuário tem permissão especial para cancelar débito a cobrar de um parcelamento ativo, o sistema verifica se existe um crédito a realizar do mesmo parcelamento, cancelando o crédito com o mesmo motivo do cancelamento do débito. Nesse caso, o sistema verifica na ação de cancelamento de um débito a cobrar, se este é de parcelamento. Caso seja, verifica se existem outros débitos a cobrar do mesmo parcelamento. Neste caso, é possível apenas cancelar todos os débitos de um parcelamento. Além disso, se o mesmo parcelamento tiver um ou mais créditos a realizar, o sistema cancela também todos os créditos, exibindo a mensagem: Todos os débitos e créditos do parcelamento realizado em dd/mm/aaaa foram cancelados com sucesso.

Antes de cancelar os débitos a cobrar selecionados, o sistema realiza algumas validações dos parâmetros informados:

  1. Verificar existência da matrícula do imóvel:
    1. Caso a matrícula do imóvel não conste na tabela, o sistema exibe a mensagem Matrícula inexistente e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
    2. Caso o imóvel esteja excluído, o sistema exibe a mensagem Imóvel excluído e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  2. Verificar existência de débito a cobrar:
    1. Caso não exista nenhum débito a cobrar para o imóvel, o sistema exibe a mensagem O imóvel de matrícula «matrícula do imóvel» não possui nenhum débito a cobrar para ser cancelado e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  3. Verificar usuário com débito em cobrança administrativa:
    1. Caso o usuário esteja com débito em cobrança administrativa e o usuário não possua permissão especial para cancelá-lo, o sistema exibe a mensagem Imóvel com débito em cobrança administrativa e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  4. Validar valor total do serviço:
    1. Caso o valor total do serviço seja superior ao valor limite para o tipo de débito e o usuário não possua permissão especial, o sistema exibe a mensagem Valor Total do Serviço é superior ao valor limite para o tipo de débito (valor limite). Cancelamento só pode ser realizado com senha especial e retorna para o passo correspondente no fluxo principal.
  5. Verificar sucesso da transação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno e encerra o caso de uso.
  6. Validar senha especial:
    1. Caso o usuário não possua senha especial , o sistema exibe a mensagem Tipo de financiamento do Débito a Cobrar não permite cancelamento.
  7. Verificar existência de auto de infração associado:
    1. Caso exista auto de infração associado a algum dos débitos a cobrar selecionados para cancelamento, o sistema exibe a mensagem Existe Auto de Infração associado a algum Débito a Cobrar selecionado. Confirma Cancelamento? OK ou Cancelar:
      1. Caso o usuário confirme, o sistema prossegue na execução do fluxo principal;
      2. Caso contrário, o sistema retorna para o passo anterior do fluxo principal.
  8. Verificar existência do registro de atendimento:
    1. Caso não exista registro de atendimento com o número informado:
      1. O sistema exibe a mensagem Registro de atendimento inexistente.
    2. Caso O tipo de solicitação do registro de atendimento não possa cancelar débitos, o sistema apresenta a mensagem O tipo de solicitação do registro de atendimento «numero do registro de atendimento» não permite cancelamento de débito.
  9. Verificar obrigatoriedade do registro de atendimento:
    1. Caso o usuário possua permissão especial para cancelamento de débitos, o preenchimento do RA será opcional.
    2. Caso contrário o usuário é obrigado a informar o RA, segundo mensagem do sistema: É obrigatório o preenchimento do RA para o cancelamento do débito.


Tela de Sucesso

A tela de sucesso é visualizada após clicar no botão não havendo inconsistência no conteúdo dos campos da tela e confirmação do cancelamento, na caixa de diálogo. O sistema apresenta a seguinte mensagem, quando o cancelamento do(s) débitos(s) a cobrar tiver sido realizado com sucesso: (quantidade dos débitos a cobrar cancelados) Débitos(s) a Cobrar do Imóvel (matrícula do imóvel) cancelado(s) com sucesso.

O sistema apresenta duas opções, após o cancelamento dos débitos a cobrar. Escolha a opção desejada clicando em algum dos hyperlinks existentes na tela de sucesso:

  1. Menu Principal - Para voltar à tela principal do sistema.
  2. Realizar outro Cancelamento de Débito a Cobrar - Para ativar, novamente, a opção Cancelar Débito a Cobrar.


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Número do RACampo obrigatório. Informe o número do RA, ou clique no botão , link Pesquisar Registro de Atendimento, que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível efetuar a pesquisa do RA.
Caso o indicador de exigência de solicitar RA para Cancelar Débito a Cobrar seja SIM, e o usuário NÃO POSSUA PERMISSÃO ESPECIAL, a funcionalidade de cancelar débito a cobrar, obrigatoriamente, solicita um RA e a informação do imóvel deve ser preenchido com RA correspondente. Caso contrário, a funcionalidade permanece inalterada.
Para limpar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Matrícula do ImóvelCampo obrigatório. Informe a matrícula de um imóvel e tecle Enter, ou clique no botão , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de popup, onde será possível Pesquisar Imóvel no cadastro. Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção de um imóvel na tela de pesquisa, o sistema atualizará as seguintes informações na tela:
Inscrição do Imóvel;
Nome do Cliente Usuário;
Situação de Água;
Situação de Esgoto;
Relação dos Débitos a Cobrar do Imóvel.
Para limpar os campos relacionados à matrícula do imóvel, clique no botão Limpar Campo ao lado do campo em exibição.
Tabela de Débitos a Cobrar do ImóvelCampos obrigatórios - Após informar o imóvel, o sistema irá atualizar esta tabela com os Débitos a Cobrar do imóvel que estejam com a situação igual a Normal:
Mês e Ano de Referência;
Tipo do Débito (descrição);
Grupo Contábil (código);
Tipo de Finaciamento (código);
Valor do Débito;
Número de Prestações;
Prestações Cobradas;
Valor dos Juros.
Você deverá selecionar os Débitos a Cobrar que deseja cancelar e clicar no botão .


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para ativar as funcionalidades:
Pesquisar Registro de Atendimento; e
Pesquisar Imóvel.
Deve ser utilizado quando você não souber qual é a matrícula do imóvel, para o qual, você deseja cancelar débitos a cobrar; ou o número do Registro de Atendimento.
Utilize este botão para limpar as informações existentes no campo Matrícula do Imóvel, e nos demais campos relacionados.
Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.
Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre a tela sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a efetivação do cancelamento dos Débitos a Cobrar selecionados.
Após o clique neste botão, o sistema irá solicitar a confirmação do cancelamento através da apresentação de uma caixa de diálogo.

Referências

Termos Principais

Crédito

Faturamento



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