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O objetivo desta funcionalidade é calcular o consumo do imóvel no dispositivo móvel Android, com leitura e/ou anormalidade coletada. Ao final, devemos ter o cálculo do consumo após a coleta da leitura e/ou anormalidade de leitura. Para tanto, selecione a opção Lista de Imóveis no Menu Principal do seu dispositivo móvel. O sistema visualiza a tela abaixo: |
Para a CAERR, o cálculo do consumo dos imóveis cadastrados na Tarifa Socia é definido conforme critérios definidos AQUI. Para a CAERN, no cálculo do consumo no dispositivo móvel android é utilizada como referência a tabela com as faixas geradas, criadas e mantidas pela funcionalidade Informar Limites Para Consumo Fora de Faixa. Caso o imóvel seja medido, o sistema exibe a aba de Hidrômetro (de Água ou de Poço) do primeiro registro. Essa aba mostra o endereço, o número e o local de instalação do hidrômetro, os campos de leitura e anormalidade e os botões Calcular, Imprimir e Ver Imóvel. Caso o imóvel seja não-medido, o sistema exibe a aba de Conta, com informações sobre os consumos e valores de água e esgoto daquele imóvel, por exemplo: |
Caso o imóvel possua hidrômetro de poço, uma terceira aba será exibida, a aba de Hidrômetro de Poço. Lembrando que um imóvel pode tanto ter Hidrômetro de Água e/ou Hidrômetro de Poço quanto nenhum deles. Preencha os campos requeridos de acordo com as informações coletadas no(s) hidrômetro(s) do cliente e pressione o botão , para calcular o consumo e o valor da conta de acordo com os dados fornecidos pelo leiturista (e os recebidos do arquivo inserido no celular, como débito e crédito do imóvel). |
Para preencher o campo da anormalidade, o usuário poderá selecionar na lista a que deseja ou usar o campo de atalho e digitar o número da lista. Caso a leitura informada esteja fora da faixa esperada, o sistema retornará um alerta de leitura fora de faixa. Se isso acontecer e a leitura estiver correta, repetir o procedimento. Caso aconteça qualquer anormalidade de consumo (baixo, alto ou estouro), o sistema dispara uma mensagem alertando sobre a anormalidade. Nessa tela será possível confirmar a leitura ou voltar para re-inserir a leitura e/ou a anormalidade. Atenção: para a CAGEPA, caso o cliente tenha um alto consumo ou estouro de consumo nos últimos seis meses, e ocorra uma nova anormalidade de leitura durante esse intervalo, o sistema desconsidera o alto consumo ou seu estouro, e gera a conta com a leitura lida no mês. Atenção: para a CAERN, o sistema gera um registro de atendimento de revisão de consumo sempre que ocorrer uma anormalidade de estouro de consumo na ligação de água do imóvel. Para isso, a anormalidade de estouro de consumo na ligação de água do imóvel é verificada ainda no fechamento da rota de leitura, determinando se será aberto um registro de atendimento vinculado à matrícula do imóvel, conforme exemplo AQUI. Também para a CAERN, caso o imóvel esteja na situação de CORTADO e tenha sua leitura confirmada, caso aconteça as regras de anormalidade 30 - Ligação Cortada com Consumo e Estouro de Consumo, a regra Estouro de Consumo prevalece, isto é, a conta é emitida e retida para verificação; momento em que o imóvel pode ser fiscalizado para verificar se houve, de fato, a religação clandestina. |
Abaixo, vemos que algumas anormalidades não aceitam o preenchimento do campo de leitura e outras o obrigam. Caso o campo não esteja de acordo com o que a anormalidade requer, o sistema exibirá as seguintes mensagens: |
Já para algumas anormalidades é obrigatório tirar fotos. Atenção: Para o caso de ocorrer anormalidade de consumo, o sistema trata o indicador de Cobrar Consumo Normal após a terceira ocorrência:
Caso a opção de Gerar Carta tenha sido selecionada aqui:
Ao clicar no botão a tela de informações sobre o imóvel será exibida. Nela, são apresentados dados como as situações de água e esgoto, a matrícula, o endereço e a inscrição. |
Atenção:
Caso a opção escolhida seja Imprimir, o sistema enviará os dados para que o servidor possa atualizar as informações, imprimindo a conta do cliente e exibindo a aba de Hidrômetro (para imóveis medidos) ou de Conta (para imóveis não medidos) do próximo imóvel. Na primeira vez que essa opção é selecionada, o sistema apresentará a tela de pesquisa de impressoras e exibirá as disponíveis. O usuário selecionará uma das opções que o sistema oferecer. Caso a conta não possa ser impressa por qualquer motivo, o sistema exibirá uma mensagem Imóvel não pode ser emitido! e ao clicar em OK a aba de hidrômetro ou conta do próximo imóvel será exibida. Para algumas empresas, depois de impressa a conta, não será possível mudar os dados informados, os campos preenchidos ficarão bloqueados e o botão não fica disponível. |
Observação: não é permitido imprimir as contas nos seguintes casos:
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Caso o imóvel possua um crédito maior que o valor da conta ou um débito do tipo cortado de água com esgoto a 30% ou o valor da conta seja menor que o valor mínimo permitido, as opções Imprimir e Próximo Imóvel não enviarão os dados para o servidor imediatamente. Os dados só serão enviados quando as opções Finalizar Roteiro ou Finalizar Roteiro Incompleto forem executadas. Caso o celular não consiga enviar o comando para a impressora por qualquer motivo (por exemplo: impressora desligada), o sistema exibirá o seguinte alerta: Erro de conexão. Nesse caso, o usuário deverá verificar, primeiramente, se a impressora está ligada e se o bluetooth do celular está ativado. Caso o celular não consiga enviar o comando para a impressora por qualquer motivo (por exemplo: impressora com a tampa aberta ou sem papel), o sistema exibirá o seguinte alerta: A Impressora está sem papel ou A impressora está com a tampa aberta. |
Observação: em algumas anormalidade é obrigatório tirar uma foto:
Pelo fato de o hidrômetro possuir um contador que registra 4 (quatro) casas decimais, sua contagem vai até 9999 m³, ponto a partir do qual o hidrômetro vira e começa a contagem novamente. Exemplo: caso a contagem passada registre 9997 e o novo consumo do imóvel tenha sido de 10 m³, quando o leiturista for analisar o contador, ele estará marcando 0007 (sua nova leitura). Nesse caso, o sistema ISC precisa identificar que o que ocorreu foi uma virada de hidrômetro, e não uma substituicao de hidrômetro. Nesse sentido, o sistema parametriza o cálculo do consumo a ser cobrado na virada do hidrômetro, através dos atributos Quantidade de Vezes que Deve ser Considerada a Média do Consumo na Virada de Hidrômetro e Limite Máximo Considerado após o Cálculo do Consumo na Virada de Hidrômetro, cadastrados nas funcionalidades Inserir e Manter perfil do imóvel. |
Para a CAERD, foram atualizadas as regras de cálculo para as novas ações a serem tomadas no caso em que a leitura detectar anormalidades de Baixo Consumo, Alto Consumo e Estouro de Consumo. |
É a anormalidade cujo consumo do mês por economia, seja a partir de 30m³ (trinta metros cúbicos) e que represente 50% (cinquenta por cento) ou menos da média mensal, para os imóveis na situação de ligado:
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É a anormalidade cujo consumo do mês por economia, que é a partir de 20m³ (vinte metros cúbicos), seja maior do que 02 (duas) ou até 05 (cinco) vezes a média mensal do imóvel.
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É a anormalidade cujo consumo no mês por economia, seja superior a 05 (cinco) vezes a média mensal do imóvel.
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