Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado.

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:b

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

ajuda:b [31/08/2017 01:11] (atual)
Linha 1: Linha 1:
 +^[[:​Ajuda:​A]]^[[:​Ajuda:​B]]^[[:​Ajuda:​C]]^[[:​Ajuda:​D]]^[[:​Ajuda:​E]]^[[:​Ajuda:​F]]^[[:​Ajuda:​G]]^[[:​Ajuda:​H]]^[[:​Ajuda:​I]]^[[:​Ajuda:​J]]^[[:​Ajuda:​L]]^[[:​Ajuda:​M]]^[[:​Ajuda:​N]]^[[:​Ajuda:​O]]^[[:​Ajuda:​P]]^[[:​Ajuda:​Q]]^[[:​Ajuda:​R]]^[[:​Ajuda:​S]]^[[:​Ajuda:​T]]^[[:​Ajuda:​U]]^[[:​Ajuda:​V]]^[[:​Ajuda:​X]]^[[:​Ajuda:​Z]]^\\
 +
 +====== B ======
 +
 +
 +==== BACTÉRIA AERÓBIA ====
 +
 +
 +Bactéria que necessita da presença de oxigênio dissolvido no ambiente em que se encontra para a sua sobrevivência. O processo de degradação biológica realizado pelas bactérias aeróbias denomina-se oxidação ou decomposição aeróbica, ocorrendo na presença de oxigênio dissolvido, sem, entretanto, produzir neste processo odores desagradáveis.
 +
 +==== BACTÉRIA ANAERÓBIA ====
 +
 +
 +Bactéria que obtém o oxigênio necessário para sua sobrevivência a partir de sólidos orgânicos, não sobrevivendo em ambientes com oxigênio dissolvido. O processo de degradação biológica realizado por este tipo de bactéria denomina-se decomposição anaeróbica. Durante este processo metabólico,​ as bactérias libertam gases com odores bastante desagradáveis.
 +
 +==== BACTÉRIA COLIFORME ====
 +
 +
 +Bactéria do grupo coli, encontrada no trato intestinal dos animais de sangue quente, comumente utilizada como indicador da qualidade bacteriológica da água.
 +
 +==== BACTÉRIA FACULTATIVA ====
 +
 +
 +Bactéria que pode ajustar o seu processo de vida a ambientes com ou sem oxigênio.
 +
 +==== BACTÉRIA PATOGÊNICA ====
 +
 +
 +Bactéria causadora de doenças, tais como febre tifóide, disenteria, gastroenterite,​ hepatite infecciosa e cólera.
 +
 +==== BALANÇO HÍDRICO ====
 +
 +
 +Balanço da água que tem como objetivo principal estabelecer uma equação de equilíbrio entre as entradas e as saídas de água de uma dada região, ou seja, relacionar a realimentação de uma bacia com as perdas que essa mesma região sofreu durante determinado período de tempo, o que permite avaliar a variação do volume de água armazenado nos aquíferos.
 +
 +==== BALANÇO IÔNICO ====
 +
 +
 +Balanço realizado no âmbito das análises de águas, que consiste em verificar se a soma dos miliequivalentes dos ânions é igual à soma dos miliequivalentes dos cátions. Numa análise química completa, o resultado dos dois somatórios deve ser igual, podendo ser diferenças,​ caso exista na amostra íons secundários ou erro de análise.
 +
 +==== BARRAGEM ====
 +
 +
 +Obra de engenharia executada em curso de água, proporcionando o seu represamento,​ com objetivo de criar um reservatório artificial que poderá atender a diversas finalidades como: abastecimento,​ irrigação,​ produção de energia, etc.
 +
 +==== BARRAGEM DE ACUMULAÇÃO ====
 +
 +
 +Barragem que se destina a represar água para utilização do abastecimento de cidades, em irrigação ou em produção de energia.
 +
 +==== BARRAGEM DE NÍVEL ====
 +
 +
 +Obra de engenharia executada em curso de água para elevar o nível do manancial a uma cota predeterminada,​ com o objetivo de facilitar a captação.
 +
 +==== BASE CARTOGRÁFICA ====
 +
 +
 +É um conjunto de dados cartográficos que fornecem informações relativas aos aspectos naturais e artificiais de um determinado espaço geográfico através da representação planialtimétrica deste espaço em forma de mapas, cartas ou plantas analógicas ou digitais.
 +
 +==== BOMBA ====
 +
 +
 +Dispositivo utilizado para elevar um fluído de um nível inferior para um nível superior.
 +
 +==== BOMBA CENTRÍFUGA ====
 +
 +
 +São bombas que aproveitam a força centrífuga produzida por um mecanismo que roda a grandes velocidades. A rotação produzida imprime à água um movimento circular que, devido à força centrífuga,​ é empurrada para a periferia, onde se produz uma grande pressão, enquanto na zona central é criada uma zona de baixa pressão. É utilizada para extrair água subterrânea através de um furo.
 +
 +==== BOMBA DE SUPERFÍCIE ====
 +
 +
 +São bombas instaladas ao nível do solo, a partir das quais é realizada a captação da água subterrânea através de sucção. Podem ser utilizadas desde que o nível dinâmico esteja dentro da capacidade de sucção da bomba, independentemente da profundidade do furo.
 +
 +==== BOMBA SUBMERSÍVEL ====
 +
 +
 +São bombas constituídas por uma bomba centrífuga associada a um motor elétrico, formando um corpo único, que é instalado no interior da tubagem. Para garantir um fluxo ascendente de água durante o bombeamento,​ essencial para a adequada refrigeração do motor, estas bombas devem ser instaladas preferencialmente acima das secções de filtro. As entradas de água devem ficar submergidas alguns metros abaixo do nível dinâmico.
 +
 +==== BYPASS ====
 +
 +
 +Desvio do curso normal da água.
 +
 +
 +
 +
 +Para retornar, clique no link  [[start|RETORNAR]]
 +
 +
 +Clique [[:​Ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN
 +
  
ajuda/b.txt · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)