Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes [17/10/2018 17:43]
tadeu.sarmento
ajuda:atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes [05/04/2019 12:27] (atual)
tadeu.sarmento
Linha 10: Linha 10:
 ^Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:zrefefeefefefefefeatse.jpg?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:va34rebgf.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
Linha 18: Linha 18:
 **Atenção**:​ para a **MANAM**, as especificações que estejam //​inativas//​ são visualizadas no quadro **Especificação do Tipo da Solicitação** em <color red>​vermelho</​color>​. **Atenção**:​ para a **MANAM**, as especificações que estejam //​inativas//​ são visualizadas no quadro **Especificação do Tipo da Solicitação** em <color red>​vermelho</​color>​.
  
-Para a **SAAE-Sorocaba**, a tela é visualizada com um campo obrigatório a mais - o campo **Uso Sistema** (logo abaixo), onde é possível selecionar o indicativo ​de uso pelo sistema, informando se tipo de solicitação é usado internamente pelo sistema, selecionando,​ obrigatoriamente, ​uma e somente uma opção (**SIM** ou **NÃO**)Esse campo é desabilitado, caso o usuário não tenha permissão especial para utilizá-lo. Este indicativo diz respeito a especificações que não podem ser usadas para gerar //registro de atendimento// pelo usuáriomas unicamente pelo sistema. Desta formaa especificação com este indicador igual a **SIM**, não é exibida na abertura do registro de atendimento ​por necessidade especifica ​de outras funcionalidades. +**Atenção**o campo **Permitir gerar outra RA com esse tipo de solicitação pendente** controla a abertura ​de registros de atendimento para mesmo imóvel ​de uma especificação associadaNeste sentido, caso selecione ​//Não//, sistema ​não permite incluir para um mesmo imóvelum registro de atendimento ​que tenha sua especificação com o mesmo tipo de solicitação.
-</​columns>​+
  
-<WRAP center round box 100%> +Para a **SAAE-Sorocaba**,​ e para outras empresas, como a **DESO**, a tela é visualizada com um campo obrigatório a mais - o campo **Uso Sistema** (logo abaixo), onde é possível selecionar o indicativo de uso pelo sistema, informando se o tipo de solicitação é usado internamente pelo sistema, selecionando,​ obrigatoriamente,​ uma e somente uma opção (**SIM** ou **NÃO**). Esse campo é desabilitado,​ caso o usuário não tenha permissão especial para utilizá-lo. Este indicativo diz respeito a especificações que não podem ser usadas para gerar //registro de atendimento//​ pelo usuário, mas unicamente pelo sistema. Desta forma, a especificação com este indicador igual a **SIM**, não é exibida na abertura do registro de atendimento por necessidade especifica de outras funcionalidades. 
-{{  ​:ajuda:espe_atualizar.jpg?​nolink  ​|}} + 
-</WRAP>+Atualizando //SIM// no campo **Emitir Documento**,​ o campo **Anexar Documento (PDF)** é habilitado. Nele, é possível anexar um arquivo contendo informações sobre ligação de água e ligação de esgoto, disponível em //link// ao final da abertura de registros de atendimento com o tipo de solicitação **LIGAÇÃO** e de qualquer especificação. Este documento pode ser anexado apenas para as especificações associadas a esse tipo de solicitação,​ com documento associado. Depois disso, o documento para exibição em formato PDF é disponibilizado na tela de sucesso da funcionalidade **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento|Inserir Registro de Atendimento]]** e nas consultas de registros de atendimento,​ conforme exemplo **[[=ajuda:inserir_registro_de_atendimento_-_aba_anexo|AQUI]]** e **[[=ajuda:​consultar_registro_de_atendimento|AQUI]]**. 
 + 
 +Atualizar ​//SIM// no campo **Gerar RA Encerrado (Automática) na Existência de RA Pendente**, indica que o registro de atendimento com solicitação de geração por outra funcionalidade,​ deve ser criado na situação de **Encerrado**,​ no caso de já existir outro RA na situação //​Pendente//​ e com a mesma especificação.
  
-<​columns>​ 
 Clicando no //link// correspondente à **Descrição da Especificação**,​ o sistema acessa a tela de atualização da especificação,​ **[[=ajuda:​atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes#​atualizar_especificacao_do_tipo_da_solicitacao|AQUI]]**. No caso da **MANAM**, a tela é visualizada com campos distintos, conforme modelo **[[=ajuda:​atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes#​atualizar_especificacao_do_tipo_da_solicitacao_-_manam|AQUI]]**. Clicando no //link// correspondente à **Descrição da Especificação**,​ o sistema acessa a tela de atualização da especificação,​ **[[=ajuda:​atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes#​atualizar_especificacao_do_tipo_da_solicitacao|AQUI]]**. No caso da **MANAM**, a tela é visualizada com campos distintos, conforme modelo **[[=ajuda:​atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes#​atualizar_especificacao_do_tipo_da_solicitacao_-_manam|AQUI]]**.
  
Linha 160: Linha 160:
 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
  
-|Código do Tipo de Solicitação|Este campo é apenas informativo,​ e apresenta o código do //Tipo de Solicitação//​ que está sendo alterado.| +|**Código do Tipo de Solicitação**|Este campo é apenas informativo,​ e apresenta o código do //Tipo de Solicitação//​ que está sendo alterado.| 
-|Descrição do Tipo de Solicitação|Campo obrigatório - Informe a descrição do //Tipo de Solicitação//​.|+|**Descrição do Tipo de Solicitação**|Campo obrigatório - Informe a descrição do //Tipo de Solicitação//​.|
 |Grupo de Solicitação do Tipo|Campo obrigatório - Selecione o //Grupo de Solicitação//​ ao qual o //Tipo de Solicitação//​ está associado, na lista apresentada ao lado do campo.| |Grupo de Solicitação do Tipo|Campo obrigatório - Selecione o //Grupo de Solicitação//​ ao qual o //Tipo de Solicitação//​ está associado, na lista apresentada ao lado do campo.|
-|Falta D'​água|Campo obrigatório - Informe se o //Tipo de Solicitação//​ é referente à falta de água, ou não.| +|**Falta D'​água**|Campo obrigatório - Informe se o //Tipo de Solicitação//​ é referente à falta de água, ou não.| 
-|Tarifa Social|Campo obrigatório - Informe se o //Tipo de Solicitação//​ é referente à tarifa social, ou não.| +|**Tarifa Social**|Campo obrigatório - Informe se o //Tipo de Solicitação//​ é referente à tarifa social, ou não.| 
-|Indicador de Uso|Utilize este campo para modificar a situação do //Tipo de Solicitação//​ de //Ativo// para //​Inativo//,​ e vice-versa. | +|**Indicador de Uso**|Utilize este campo para modificar a situação do //Tipo de Solicitação//​ de //Ativo// para //​Inativo//,​ e vice-versa.| 
-|Especificação do Tipo de Solicitação|Campo obrigatório - Este campo é composto por uma tabela com a relação das //​Especificações//​ associadas ao //Tipo de Solicitação//​ que está sendo atualizado.\\ O sistema apresenta uma tabela contendo os dados das //​Especificações//​ preenchidos com as informações existentes no banco de dados, de modo a que se possa inserir novas //​Especificações//,​ alterar ou remover //​Especificações//,​ antes da confirmação da atualização do //Tipo de Solicitação//​.\\ Seguem, abaixo, as operações que você pode realizar:\\ **Adicionar uma nova Especificação**\\ Para efetuar esta operação clique no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}},​ que o sistema ativa a tela de popup **[[:​ajuda:​Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação]]**,​ onde você deve informar os diversos dados referentes à //​Especificação//​.\\ Após a confirmação da inserção da //​Especificação//​ na tela acima referenciada,​ o sistema efetua sua inclusão na tabela.\\ **Alterar uma Especificação**\\ Para efetuar esta operação você clica no //link// sobre a descrição da especificação desejada na tabela, que o sistema ativa a tela de popup **Atualizar Especificação do Tipo de Solicitação**,​ a partir da qual você pode alterar qualquer um dos diversos dados referentes à //​Especificação//​.\\ Após a confirmação da atualização da //​Especificação//​ na tela acima referenciada,​ o sistema efetua sua atualização na tabela.\\ **Remover uma "​Especificação**\\ Para remover uma //​Especificação//,​ basta clicar no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​x_excluir.jpg?​nolink|}},​ que fica ao lado da //​Especificação//,​ na primeira coluna da tabela.\\ O sistema abre uma caixa de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deve confirmar ou desistir da remoção.|+|**Uso Sistema**|Campo Obrigatório. Selecione o indicativo de uso pelo sistema, informando se o tipo de solicitação é usado internamente pelo sistema, selecionando,​ obrigatoriamente,​ uma e somente uma opção (**SIM** ou **NÃO**). \\ **Regra associada**:​ campo desabilitado caso o usuário não tenha permissão especial. Este indicativo diz respeito a especificações que não podem ser usadas para gerar //registro de atendimento//​ pelo usuário, mas unicamente pelo sistema. Desta forma, a especificação com este indicador igual a **SIM**, não é exibida na abertura do registro de atendimento por necessidade especifica de outras funcionalidades.| 
 +|**Permitir gerar outra RA com esse tipo de solicitação pendente**|Campo Obrigatório. Selecione //SIM// ou //NÃO//, controlando a abertura de registros de atendimento para o mesmo imóvel de uma especificação associada. Neste sentido, caso selecione //NÃO//, o sistema não permite incluir para um mesmo imóvel, um registro de atendimento que tenha sua especificação com o mesmo tipo de solicitação.| 
 +|**Emitir Documento**|Campo Obrigatório. Selecione //SIM// no campo **Emitir Documento**,​ para o campo **Anexar Documento (PDF)** ser habilitado. Caso não queira que o tipo de solicitação emita documento, selecione //​NÃO//​.| 
 +|**Anexar Documento (PDF)**|Clique em {{:​ajuda:​arrecadacao:​escolher_arquivo.jpg?​nolink|}} para anexar um arquivo contendo informações sobre ligação de água e ligação de esgoto, disponível em //link// ao final da abertura de registros de atendimento com o tipo de solicitação **LIGAÇÃO** e de qualquer especificação. Este documento pode ser anexado apenas para as especificações associadas a esse tipo de solicitação.| 
 +|**Gerar RA Encerrado (Automática) na Existência de RA Pendente**|Campo Obrigatório. Marque //SIM//, caso queira indicar que o registro de atendimento com solicitação de geração por outra funcionalidade deve ser criado na situação de **Encerrado**,​ no caso de já existir outro RA na situação //​Pendente//​ e com a mesma especificação. Caso contrário, marque //​NÃO//​.| 
 +|**Especificação do Tipo de Solicitação**|Campo obrigatório - Este campo é composto por uma tabela com a relação das //​Especificações//​ associadas ao //Tipo de Solicitação//​ que está sendo atualizado.\\ O sistema apresenta uma tabela contendo os dados das //​Especificações//​ preenchidos com as informações existentes no banco de dados, de modo a que se possa inserir novas //​Especificações//,​ alterar ou remover //​Especificações//,​ antes da confirmação da atualização do //Tipo de Solicitação//​.\\ Seguem, abaixo, as operações que você pode realizar:\\ **Adicionar uma nova Especificação**\\ Para efetuar esta operação clique no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}},​ que o sistema ativa a tela de popup **[[:​ajuda:​Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação]]**,​ onde você deve informar os diversos dados referentes à //​Especificação//​.\\ Após a confirmação da inserção da //​Especificação//​ na tela acima referenciada,​ o sistema efetua sua inclusão na tabela.\\ **Alterar uma Especificação**\\ Para efetuar esta operação você clica no //link// sobre a descrição da especificação desejada na tabela, que o sistema ativa a tela de popup **Atualizar Especificação do Tipo de Solicitação**,​ a partir da qual você pode alterar qualquer um dos diversos dados referentes à //​Especificação//​.\\ Após a confirmação da atualização da //​Especificação//​ na tela acima referenciada,​ o sistema efetua sua atualização na tabela.\\ **Remover uma "​Especificação**\\ Para remover uma //​Especificação//,​ basta clicar no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​x_excluir.jpg?​nolink|}},​ que fica ao lado da //​Especificação//,​ na primeira coluna da tabela.\\ O sistema abre uma caixa de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deve confirmar ou desistir da remoção.|
  
  
Linha 192: Linha 197:
  
 **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]**
 +
 +===== Vídeos =====
 +
 +**[[=treinamentos:​livre:​video-aulas:​manter_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes|Manter Tipo de Solicitação com Especificações]]**
 +
  
  
ajuda/atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes.1539798217.txt.gz · Última modificação: 17/10/2018 17:43 por tadeu.sarmento