Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes

Essa é uma revisão anterior do documento!


Atualizar Tipo de Solicitação com Especificações

Esta opção do sistema permite a atualização de um Tipo de Solicitação e suas respectivas Especificações, utilizadas para caracterizar os registros de atendimento. O acesso a esta funcionalidade pode ser realizado via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Registro Atendimento > Manter Tipo de Solicitação com Especificações.

Feito isso, o sistema acessa a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, o sistema apresenta os dados do Tipo de Solicitação, preenchidos com as informações existentes no banco de dados. O campo Código do Tipo de Solicitação não pode ser alterado, porque representa a chave de identificação do tipo de solicitação.

Para a SAAE-Sorocaba, a tela é visualizada com um campo obrigatório a mais - o campo Uso Sistema:

Clicando no link correspondente à Descrição da Especificação, o sistema acessa a tela de atualização da especificação, AQUI. No caso da MANAM, a tela é visualizada com campos distintos, conforme modelo AQUI.

Para a SAAE-Sorocaba a tela é visualizada conforme o modelo AQUI.

Efetue as alterações que desejar, e clique no botão para solicitar ao sistema a atualização do tipo de solicitação e suas respectivas especificações na base de dados.

Nas funcionalidades inserir / manter tipo de solicitação com especificação, foi criado o Indicador Instalação de Hidrômetro, para dizer se aquele tipo de especificação precisa verificar se o hidrômetro continua instalado no imóvel, ou não, com as opções: Sim e Não, sendo default a opção Não.

Nas opções Inserir Tipo de Solicitação com Especificações e Manter Tipo de Solicitação com Especificações, para cada tipo de especificação (popup aberto ao clicar no botão ), foi criado o indicador Incluir as Coordenadas do PROGIS no RA, que tornará obrigatória a inclusão das coordenadas geográficas do PROGIS na abertura do registro de atendimento com esse tipo de especificação. O indicador é inicializado com NÃO.

Por solicitação da CAEMA, na tela Consultar Imóvel, foi incluído um popup com dois grupos de informações: um grupo sobre registros de Atendimento do imóvel do tipo REGISTRO DE MOVIMENTAÇÃO JUDICIAL; e outro grupo sobre contas em revisão por motivo de ação judicial, necessitando dos seguintes procedimentos:

  • O Indicador Indica se tipo de especificação será listado no popup da tela Consultar Imóvel, quando usado, marca os tipos de especificações dos RAs que serão listados no popup a ser exibido na tela Consultar Imóvel, na aba Débitos Imóvel;
  • O Indicador Indica se o motivo de revisão da conta será listado no popup da tela Consultar Imóvel, quando usado, marca os motivos de revisão que serão listados no popup a ser exibido na tela Consultar Imóvel, aba Débitos Imóvel;
  • Nas funcionalidades Inserir Tipo de Solicitação com Especificações / Manter Tipo de Solicitação com Especificações, foi incluído o Indicador que o RA será listado no popup da tela Consultar Imóvel;
  • A funcionalidade Consultar Imóvel exibe a tela de popup, na aba Débitos Imóvel, com os dois grupos de informações:
    • Lista de todos os Registros de Atendimento, para o imóvel consultado, cujo Indicador que o RA será listado no popup da tela Consultar Imóvel, estando marcado com Sim, classificados por ordem crescente de data de atendimento dos RAs, que serão exibidos na tela de popup, no quadro RAs do Tipo Registro de Movimentação Judicial, conforme:
      • Exibe uma linha para cada um dos Registros de Atendimento com mesmo tipo de especificação com as seguintes informações:
        • Número do RA;
        • Data de atendimento;
        • Observação: Lista o campo Observação do RA. Para os RAs com datas mais antigas, lista o campo Observação, truncando o texto até preencher uma linha. Para o RA com data mais recente, lista o campo completo, mesmo que ocupe mais de uma linha.
      • Na quebra de RAs com mesmo tipo de especificação, totaliza e lista a quantidade de RAs;
      • Caso não exista nenhum registro de atendimento para ser listado, será exibida no detalhe da tela do quadro RAs do Tipo Registro de Movimentação Judicial a mensagem: Não existe nenhum RA do tipo Registro de Movimentação Judicial.
  • Lista de todas as contas do imóvel consultado, cujo indicador que o motivo de revisão da conta será listado no popup da tela Consultar Imóvel esteja marcado com Sim a serem exibidas na tela de popup, no quadro Contas em revisão por Ação Judicial:
    • Exibe uma linha para cada uma das contas em revisão por motivo de ação judicial com as seguintes informações:
      • Referência;
      • Data de Vencimento;
      • Valor;
      • Motivo da Revisão.
  • Ao final da lista de contas, totaliza e lista a quantidade de contas em revisão por motivo de ação judicial;
  • Caso não exista nenhuma conta em revisão por motivo de ação judicial para ser listada, será exibida no detalhe da tela do quadro Contas em revisão por Ação Judicial a seguinte mensagem Não existe nenhuma conta em revisão por motivo de ação judicial.

Para tornar possível informar o prazo do atendimento para agência reguladora (ARPE), foi incluído um campo Prazo Atendimento Agência Reguladora (ARPE), para aguardar o prazo em dias para atendimento da solicitação. Caso não exista a parametrização da especificação deste período definido, o sistema não exibirá a mensagem.

Atualizar Especificação do Tipo da Solicitação

Para conhecer o detalhamento dos campos acima, clique no hiperlink Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação.


Atualizar Especificação do Tipo da Solicitação - MANAM

Para a MANAM, o campo Exige Motivo de Abertura de RA? deve ser selecionado entre Sim ou Não caso o campo Motivo Abertura tenha sido selecionado na funcionalidade Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais a partir de uma lista de valores definidos previamente. Nesse caso, o campo é de preenchimento obrigatório, dependendo do Tipo de Solicitação e Especificação informados, sendo visualizado se a especificação exigir que o motivo de abertura do registro de atendimento seja informado.

Atualizar Especificação do Tipo da Solicitação - SAAE-SOROCABA

Para a SAAE-Sorocaba, a tela acima é a responsável por manter o cadastro de solicitações da empresa. Caso tenha selecionado o campo Tipo de Débito clicando na e acessado a tela conforme exemplo AQUI, é preciso informar também o Valor do Débito, desta vez manualmente.

Ao selecionar Sim no campo Gera Ordem de Serviço?, o sistema permite a emissão automática da ordem de serviço. Feito isso, a tela de sucesso final trará um link para que a ordem de serviço seja impressa.


Tela de Sucesso

A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão , e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela. O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a atualização do Tipo de Solicitação tiver sido realizada com sucesso.

Tipo de Solicitação de código (código do Tipo de Solicitação atualizado) atualizado com sucesso.

O sistema apresentará duas opções após a atualização do Tipo de Solicitação.

Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:

Preenchimento dos campos

Código do Tipo de SolicitaçãoEste campo é apenas informativo, e apresenta o código do Tipo de Solicitação que está sendo alterado.
Descrição do Tipo de SolicitaçãoCampo obrigatório - Informe a descrição do Tipo de Solicitação.
Grupo de Solicitação do TipoCampo obrigatório - Selecione o Grupo de Solicitação ao qual o Tipo de Solicitação está associado, na lista apresentada ao lado do campo.
Falta D'águaCampo obrigatório - Informe se o Tipo de Solicitação é referente à falta de água, ou não.
Tarifa SocialCampo obrigatório - Informe se o Tipo de Solicitação é referente à tarifa social, ou não.
Indicador de UsoUtilize este campo para modificar a situação do Tipo de Solicitação de Ativo para Inativo, e vice-versa.
Especificação do Tipo de SolicitaçãoCampo obrigatório - Este campo é composto por uma tabela com a relação das Especificações associadas ao Tipo de Solicitação que está sendo atualizado.
O sistema apresenta uma tabela contendo os dados das Especificações preenchidos com as informações existentes no banco de dados, de modo a que se possa inserir novas Especificações, alterar ou remover Especificações, antes da confirmação da atualização do Tipo de Solicitação.
Seguem, abaixo, as operações que você pode realizar:
Adicionar uma nova Especificação
Para efetuar esta operação você deverá clicar no botão , que o sistema irá ativar a tela de popup Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação, onde você deverá informar os diversos dados referentes à Especificação.
Após a confirmação da inserção da Especificação na tela acima referenciada, o sistema efetuará sua inclusão na tabela.
Alterar uma Especificação
Para efetuar esta operação você deverá clicar no link sobre a descrição da especificação desejada na tabela, que o sistema irá ativar a tela de popup Atualizar Especificação do Tipo de Solicitação, a partir da qual você poderá alterar qualquer um dos diversos dados referentes à Especificação.
Após a confirmação da atualização da Especificação na tela acima referenciada, o sistema efetuará sua atualização na tabela.
Remover uma “Especificação
Para remover uma Especificação, basta clicar no botão , que fica ao lado da Especificação, na primeira coluna da tabela.
O sistema irá abrir uma caixa de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deverá confirmar ou desistir da remoção.

Funcionalidade dos botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema fecha a tela em exibição.
Este botão deve ser utilizado para adicionar uma Especificação na tabela. Ativa a tela Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação.
Este botão aparece ao lado de cada Especificação na tabela Especificação do Tipo de Solicitação. Deve ser utilizado para remover a Especificação da tabela.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à tela anterior.
Utilize este botão para fazer com que a tela volte ao seu estado inicial de exibição.
Utilize este botão para fazer com que o sistema encerre sem salvar o que está sendo feito, e volte para a tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar um arquivo Procedimento Operacional Padrão - POP.
Ao clicar neste botão, o sistema insere os dados do popup nas bases de dados.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a atualização do Tipo de Solicitação na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos estejam preenchidos corretamente.
Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente.

Referências

Termos Principais

Registro Atendimento


Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

Export page to Open Document format

ajuda/atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes.1519131243.txt.gz · Última modificação: 20/02/2018 12:54 por tadeu.sarmento