Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes [16/08/2017 20:42]
tadeu.sarmento
ajuda:atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes [05/04/2019 12:27] (atual)
tadeu.sarmento
Linha 10: Linha 10:
 ^Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos na tela e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:manam_manter_tipo_solicitacao_especificacao_atualizar.jpg?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:va34rebgf.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 <​columns>​ <​columns>​
 Acima, o sistema apresenta os dados do **Tipo de Solicitação**,​ preenchidos com as informações existentes no banco de dados. O campo **Código do Tipo de Solicitação** não pode ser alterado, porque representa a chave de identificação do tipo de solicitação. Acima, o sistema apresenta os dados do **Tipo de Solicitação**,​ preenchidos com as informações existentes no banco de dados. O campo **Código do Tipo de Solicitação** não pode ser alterado, porque representa a chave de identificação do tipo de solicitação.
 +
 +**Atenção**:​ para a **MANAM**, as especificações que estejam //​inativas//​ são visualizadas no quadro **Especificação do Tipo da Solicitação** em <color red>​vermelho</​color>​.
 +
 +**Atenção**:​ o campo **Permitir gerar outra RA com esse tipo de solicitação pendente** controla a abertura de registros de atendimento para o mesmo imóvel de uma especificação associada. Neste sentido, caso selecione //Não//, o sistema não permite incluir para um mesmo imóvel, um registro de atendimento que tenha sua especificação com o mesmo tipo de solicitação.
 +
 +Para a **SAAE-Sorocaba**,​ e para outras empresas, como a **DESO**, a tela é visualizada com um campo obrigatório a mais - o campo **Uso Sistema** (logo abaixo), onde é possível selecionar o indicativo de uso pelo sistema, informando se o tipo de solicitação é usado internamente pelo sistema, selecionando,​ obrigatoriamente,​ uma e somente uma opção (**SIM** ou **NÃO**). Esse campo é desabilitado,​ caso o usuário não tenha permissão especial para utilizá-lo. Este indicativo diz respeito a especificações que não podem ser usadas para gerar //registro de atendimento//​ pelo usuário, mas unicamente pelo sistema. Desta forma, a especificação com este indicador igual a **SIM**, não é exibida na abertura do registro de atendimento por necessidade especifica de outras funcionalidades.
 +
 +Atualizando //SIM// no campo **Emitir Documento**,​ o campo **Anexar Documento (PDF)** é habilitado. Nele, é possível anexar um arquivo contendo informações sobre ligação de água e ligação de esgoto, disponível em //link// ao final da abertura de registros de atendimento com o tipo de solicitação **LIGAÇÃO** e de qualquer especificação. Este documento pode ser anexado apenas para as especificações associadas a esse tipo de solicitação,​ com documento associado. Depois disso, o documento para exibição em formato PDF é disponibilizado na tela de sucesso da funcionalidade **[[=ajuda:​inserir_registro_de_atendimento|Inserir Registro de Atendimento]]** e nas consultas de registros de atendimento,​ conforme exemplo **[[=ajuda:​inserir_registro_de_atendimento_-_aba_anexo|AQUI]]** e **[[=ajuda:​consultar_registro_de_atendimento|AQUI]]**.
 +
 +Atualizar //SIM// no campo **Gerar RA Encerrado (Automática) na Existência de RA Pendente**, indica que o registro de atendimento com solicitação de geração por outra funcionalidade,​ deve ser criado na situação de **Encerrado**,​ no caso de já existir outro RA na situação //​Pendente//​ e com a mesma especificação.
  
 Clicando no //link// correspondente à **Descrição da Especificação**,​ o sistema acessa a tela de atualização da especificação,​ **[[=ajuda:​atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes#​atualizar_especificacao_do_tipo_da_solicitacao|AQUI]]**. No caso da **MANAM**, a tela é visualizada com campos distintos, conforme modelo **[[=ajuda:​atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes#​atualizar_especificacao_do_tipo_da_solicitacao_-_manam|AQUI]]**. Clicando no //link// correspondente à **Descrição da Especificação**,​ o sistema acessa a tela de atualização da especificação,​ **[[=ajuda:​atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes#​atualizar_especificacao_do_tipo_da_solicitacao|AQUI]]**. No caso da **MANAM**, a tela é visualizada com campos distintos, conforme modelo **[[=ajuda:​atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes#​atualizar_especificacao_do_tipo_da_solicitacao_-_manam|AQUI]]**.
 +
 +Para a **SAAE-Sorocaba** a tela é visualizada conforme o modelo **[[=ajuda:​atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes#​atualizar_especificacao_do_tipo_da_solicitacao_-_saae-sorocaba|AQUI]]**.
  
 Efetue as alterações que desejar, e clique no botão {{:​ajuda:​mobile:​botao_atualizar.jpg?​nolink|}} para solicitar ao sistema a atualização do tipo de solicitação e suas respectivas especificações na base de dados. Efetue as alterações que desejar, e clique no botão {{:​ajuda:​mobile:​botao_atualizar.jpg?​nolink|}} para solicitar ao sistema a atualização do tipo de solicitação e suas respectivas especificações na base de dados.
Linha 22: Linha 34:
 Nas funcionalidades inserir / manter tipo de solicitação com especificação,​ foi criado o **Indicador Instalação de Hidrômetro**,​ para dizer se aquele tipo de especificação precisa verificar se o hidrômetro continua instalado no imóvel, ou não, com as opções: //Sim// e //Não//, sendo default a opção //Não//. Nas funcionalidades inserir / manter tipo de solicitação com especificação,​ foi criado o **Indicador Instalação de Hidrômetro**,​ para dizer se aquele tipo de especificação precisa verificar se o hidrômetro continua instalado no imóvel, ou não, com as opções: //Sim// e //Não//, sendo default a opção //Não//.
  
-Nas opções **Inserir Tipo de Solicitação com Especificações** e **Manter Tipo de Solicitação com Especificações**,​ para cada tipo de especificação (popup aberto ao clicar no botão {{:​ajuda:​Adicionar.png?​nolink|}}),​ foi criado o indicador **Incluir as Coordenadas do PROGIS no RA**, que tornará ​obrigatória a inclusão das coordenadas geográficas do PROGIS na abertura do registro de atendimento com esse tipo de especificação. O indicador é inicializado com NÃO.+Nas opções **Inserir Tipo de Solicitação com Especificações** e **Manter Tipo de Solicitação com Especificações**,​ para cada tipo de especificação (//popup// aberto ao clicar no botão {{:​ajuda:​Adicionar.png?​nolink|}}),​ foi criado o indicador **Incluir as Coordenadas do PROGIS no RA**, que torna obrigatória a inclusão das coordenadas geográficas do PROGIS na abertura do registro de atendimento com esse tipo de especificação. O indicador é inicializado com NÃO.
  
 Por solicitação da CAEMA, na tela **[[:​ajuda:​atendimento:​Consultar Imóvel]]**,​ foi incluído um popup com dois grupos de informações:​ um grupo sobre registros de Atendimento do imóvel do tipo REGISTRO DE MOVIMENTAÇÃO JUDICIAL; e outro grupo sobre contas em revisão por motivo de ação judicial, necessitando dos seguintes procedimentos:​ Por solicitação da CAEMA, na tela **[[:​ajuda:​atendimento:​Consultar Imóvel]]**,​ foi incluído um popup com dois grupos de informações:​ um grupo sobre registros de Atendimento do imóvel do tipo REGISTRO DE MOVIMENTAÇÃO JUDICIAL; e outro grupo sobre contas em revisão por motivo de ação judicial, necessitando dos seguintes procedimentos:​
Linha 35: Linha 47:
          * Observação:​ Lista o campo **Observação** do RA. Para os RAs com datas mais antigas, lista o campo **Observação**,​ truncando o texto até preencher uma linha. Para o RA com data mais recente, lista o campo completo, mesmo que ocupe mais de uma linha.          * Observação:​ Lista o campo **Observação** do RA. Para os RAs com datas mais antigas, lista o campo **Observação**,​ truncando o texto até preencher uma linha. Para o RA com data mais recente, lista o campo completo, mesmo que ocupe mais de uma linha.
       * Na quebra de RAs com mesmo tipo de especificação,​ totaliza e lista a quantidade de RAs;       * Na quebra de RAs com mesmo tipo de especificação,​ totaliza e lista a quantidade de RAs;
-      * Caso não exista nenhum registro de atendimento para ser listado, ​será exibida no detalhe da tela do quadro //RAs do Tipo Registro de Movimentação Judicial// a mensagem: //Não existe nenhum RA do tipo Registro de Movimentação Judicial//.+      * Caso não exista nenhum registro de atendimento para ser listado, ​é exibida no detalhe da tela do quadro //RAs do Tipo Registro de Movimentação Judicial// a mensagem: //Não existe nenhum RA do tipo Registro de Movimentação Judicial//.
   * Lista de todas as contas do imóvel consultado, cujo indicador que o motivo de revisão da conta será listado no popup da tela **[[:​ajuda:​atendimento:​Consultar Imóvel]]** esteja marcado com //Sim// a serem exibidas na tela de popup, no quadro **Contas em revisão por Ação Judicial**:   * Lista de todas as contas do imóvel consultado, cujo indicador que o motivo de revisão da conta será listado no popup da tela **[[:​ajuda:​atendimento:​Consultar Imóvel]]** esteja marcado com //Sim// a serem exibidas na tela de popup, no quadro **Contas em revisão por Ação Judicial**:
      * Exibe uma linha para cada uma das contas em revisão por motivo de ação judicial com as seguintes informações:​      * Exibe uma linha para cada uma das contas em revisão por motivo de ação judicial com as seguintes informações:​
Linha 43: Linha 55:
        * Motivo da Revisão.        * Motivo da Revisão.
   * Ao final da lista de contas, totaliza e lista a quantidade de contas em revisão por motivo de ação judicial;   * Ao final da lista de contas, totaliza e lista a quantidade de contas em revisão por motivo de ação judicial;
-  * Caso não exista nenhuma conta em revisão por motivo de ação judicial para ser listada, ​será exibida no detalhe da tela do quadro **Contas em revisão por Ação Judicial** a seguinte mensagem //Não existe nenhuma conta em revisão por motivo de ação judicial//.+  * Caso não exista nenhuma conta em revisão por motivo de ação judicial para ser listada, ​é exibida no detalhe da tela do quadro **Contas em revisão por Ação Judicial** a seguinte mensagem//Não existe nenhuma conta em revisão por motivo de ação judicial//.
  
-Para tornar possível informar o prazo do atendimento para agência reguladora (ARPE), foi incluído um campo **Prazo Atendimento Agência Reguladora (ARPE)**, para aguardar o prazo em dias para atendimento da solicitação. Caso não exista a parametrização da especificação deste período definido, o sistema não exibirá ​a mensagem.+Para tornar possível informar o prazo do atendimento para agência reguladora (ARPE), foi incluído um campo **Prazo Atendimento Agência Reguladora (ARPE)**, para aguardar o prazo em dias para atendimento da solicitação. Caso não exista a parametrização da especificação deste período definido, o sistema não exibe a mensagem.
 </​columns>​ </​columns>​
  
Linha 55: Linha 67:
  
 <​columns>​ <​columns>​
-Para conhecer o detalhamento dos campos acima, clique no hiperlink ​**[[:​ajuda:​Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação]]**.+Para conhecer o detalhamento dos campos acima, clique no //​link// ​**[[:​ajuda:​Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação]]**.
 </​columns>​ </​columns>​
  
Linha 63: Linha 75:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:x_manam_manter_tipo_solicitacao_especificacao_atualizar_especificacao_tipo_solicitacao.jpg?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:xdgfgffg_atua_especifica.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 +<​columns>​
 Para a **MANAM**, o campo **Exige Motivo de Abertura de RA?** deve ser selecionado entre //Sim// ou //Não// caso o campo **Motivo Abertura** tenha sido selecionado na funcionalidade **[[=ajuda:​inserir_registro_de_atendimento|Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais]]** a partir de uma lista de valores definidos previamente. Nesse caso, o campo é de preenchimento obrigatório,​ dependendo do **Tipo de Solicitação** e **Especificação** informados, sendo visualizado se a especificação exigir que o motivo de abertura do registro de atendimento seja informado. Para a **MANAM**, o campo **Exige Motivo de Abertura de RA?** deve ser selecionado entre //Sim// ou //Não// caso o campo **Motivo Abertura** tenha sido selecionado na funcionalidade **[[=ajuda:​inserir_registro_de_atendimento|Inserir Registro de Atendimento - Aba Dados Gerais]]** a partir de uma lista de valores definidos previamente. Nesse caso, o campo é de preenchimento obrigatório,​ dependendo do **Tipo de Solicitação** e **Especificação** informados, sendo visualizado se a especificação exigir que o motivo de abertura do registro de atendimento seja informado.
 +</​columns>​
 +
 +==== Atualizar Especificação do Tipo da Solicitação - SAAE-SOROCABA ====
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​1656_aets.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +
 +<​columns>​
 +Para a **SAAE-Sorocaba**,​ a tela acima é a responsável por manter o cadastro de solicitações da empresa. Caso tenha selecionado o campo //Tipo de Débito// clicando na {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}} e acessado a tela conforme exemplo **[[=ajuda:​pesquisar_tipo_de_debito|AQUI]]**,​ é preciso informar também o //Valor do Débito//, desta vez manualmente.
 +
 +Ao selecionar //Sim// no campo **Gera Ordem de Serviço?​**,​ o sistema permite a emissão automática da ordem de serviço. Feito isso, a tela de sucesso final trará um //link// para que a ordem de serviço seja **impressa**.
 +
 +Dito isso, atualize as especificações das solicitações do tipo de solicitação inserido. Veja abaixo as **regras associadas** a cada especificação:​
 +
 +  - Descrição da Especificação,​ com no máximo 50 caracteres, obrigatório.
 +  - No Prazo Previsão de Atendimento (em dias), informe a quantidade em dias para o prazo de conclusão do Registro de Atendimento com a especificação,​ com no máximo 03 dígitos, obrigatório.
 +  - Pavimento de Calçada Obrigatório,​ informe se o **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** com a especificação tem que selecionar o pavimento de calçada do local da ocorrência (seleciona, obrigatoriamente, ​ somente uma opção, SIM ou NÂO).
 +  - Pavimento de Rua Obrigatório,​ informe se o **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** com a especificação tem que selecionar o pavimento da rua do local da ocorrência (seleciona, obrigatoriamente,​ somente uma opção, SIM ou NÂO).
 +  - Refere a Ligação de Água (obrigatório),​ informe se a especificação refere-se à ligação de água ou não (só pode ser marcado //Sim//, caso //Refere a Poço// e //Refere a Ligação de Esgoto// estejam marcados como //Não//).
 +  - Refere a Poço (obrigatório),​ informe se a especificação refere-se a poço ou não (só pode ser marcado //Sim//, caso //Refere a Ligação de Água// e //Refere a Ligação de Esgoto// estejam marcados como //​Não//​). ​
 +  - Refere a Ligação de Esgoto (obrigatório),​ informe se a especificação refere-se à ligação de esgoto ou não (só pode ser marcado //Sim//, caso //Refere a Ligação de Água// e //Refere a Poço// estejam marcados como //​Não//​).  ​
 +  - Cobrança de Material, informe se o **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** com a especificação terá cobrança de material utilizado em possível ordem de serviço (seleciona, obrigatoriamente uma e somente uma opção, SIM ou NÂO).
 +  - **Parecer de Encerramento Obrigatório**:​ informe se o **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** com a especificação terá parecer de encerramento (seleciona, obrigatoriamente somente uma opção, SIM ou NÂO).
 +  - **Gera Débito**: informe se o **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** com a especificação tem a possível geração de débito (seleciona, obrigatoriamente,​ somente uma opção, SIM ou NÂO).
 +  - **Gera Crédito**: caso você tenha selecionado o indicador de geração do débito igual a //Sim//, o sistema atualiza o indicador **Gera Crédito** com //Não//. Caso contrário, informe se o **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** com a especificação terá possível geração de crédito (seleciona, obrigatoriamente somente uma opção, SIM ou NÃO).
 +  - **Cliente Obrigatório**:​ informe se o **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** com a especificação terá obrigatoriamente,​ a informação de cliente (seleciona, obrigatoriamente,​ somente uma opção, SIM ou NÃO).
 +  - **Alterar Valor do Débito**: informe se o **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** com a especificação pode alterar o valor débito (seleciona, obrigatoriamente,​ somente uma opção SIM ou NÃO).
 +  - **Cobrar Juros**: informe se o **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** com a especificação pode cobrar juros (seleciona, obrigatoriamente,​ somente uma opção SIM ou NÃO).
 +  - **Matrícula do Imóvel Obrigatória**:​ informe se o **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** com a especificação terá obrigatoriamente a informação de matrícula do imóvel (seleciona, obrigatoriamente,​ somente uma opção (SIM ou NÃO). Caso a matrícula do imóvel seja obrigatória,​ você pode opcionalmente selecionar uma //​Situação do Imóvel//.
 +  - **Tipo com urgência**:​ informe se o **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** com a especificação é um tipo com urgência (seleciona, obrigatoriamente,​ somente uma opção, SIM ou NÃO). Caso a Matrícula do Imóvel seja obrigatória,​ selecione opcionalmente uma //​Situação do Imóvel//.
 +  - **Tipo de Débito**: você pode selecionar clicando no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}}. Feito isso, o nome é exibido no campo abaixo. Ou informe, opcionalmente,​ um tipo de débito que será gerado na execução da ordem de serviço com o tipo de serviço associado. O sistema faz a validação do Tipo de Débito. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição. Caso tenha informado um //Tipo de Débito//, informe também o //valor do Serviço//.
 +  - **Valor de Débito**: você pode informar o valor para ser exibido no encerramento do **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]**.
 +  - **Encerramento Automático** você deve informar se o **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** deverá ser encerrado automaticamente,​ e deverá exigir observação na inclusão. (seleciona, obrigatoriamente,​ somente uma opção, SIM ou NÂO).
 +  - **Indicativo de cancelamento de débito a cobrar**: informe se o tipo de solicitação pode ser usado para cancelamento de **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** (seleciona, obrigatoriamente,​ somente uma opção, SIM ou NÃO).
 +  - Indica se tipo especificação será listado no popup **[[:​ajuda:​Consultar Imóvel]]** (seleciona, obrigatoriamente, ​ somente uma opção (SIM ou NÃO).
 +  - **Especificação para novo RA**: selecione/​informe,​ opcionalmente,​ uma nova especificação para abrir um novo RA no encerramento do RA:
 +    - Tipo de Solicitação (opcional).
 +    - Especificação (obrigatório).
 +  - Unidade Inicial Tramitação,​ selecione clicando no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}}. O nome é exibido no campo abaixo, para informar, opcionalmente,​ uma unidade que servirá como unidade obrigatória na primeira tramitação. O sistema faz a validação da //Unidade Inicial Tramitação//:​
 +    - Informa o código da unidade inicial de tramitação com, no máximo, 4 (quatro) dígitos.
 +    - Ou Pesquisa Unidade Organizacional. ​
 +    - Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição.
 +  - **Gera Ordem de Serviço**: informe se o **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** com a especificação poderá gerar ordens de serviço (seleciona, obrigatoriamente,​ somente uma opção, SIM ou NÂO).
 +    - Caso **Gera Ordem de Serviço?** igual a //Sim//:
 +      - **Tipo do Serviço Ordem de Serviço obrigatória**:​ você pode selecionar clicando no botão {{:​ajuda:​lupa.gif?​nolink|}},​ o nome será exibido no campo abaixo, opcionalmente,​ um tipo de serviço para geração automática de uma **[[:​ajuda:​Ordem de Serviço]]**. ​ O sistema faz a validação do //Tipo de Serviço//​.\\ Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão {{:​ajuda:​borracha.gif?​nolink|}} ao lado do campo em exibição.
 +        - Informa o código do tipo de serviço com, no máximo, 4 (quatro) dígitos
 +        - Ou Pesquisa o **Tipo de Serviço**.
 +      - Tipo do Serviço OS Possíveis, você pode, opcionalmente,​ informar tipos de serviço para geração de ordens de serviço e desta forma evitar que possam ser abertas ordens de serviço com serviços que não tenham relação com a solicitação,​ clicando no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}}.
 +      - Para Cada **Tipo de Serviço**:
 +        - **Tipo do Serviço**, selecione/​informe opcionalmente,​ um tipo de serviço para associar à especificação. O sistema faz a validação do //Tipo de Serviço//;
 +          - Informa o código do tipo de serviço com, no máximo, 4 (quatro) dígitos.
 +          - Ou Pesquisa o //Tipo de Serviço//.
 +  - **Ordem de Execução**:​ informe a ordem de execução do serviço, com no máximo 02 (dois) dígitos, opcional. O sistema faz a validação do Valor Ordem de Execução. Caso informe valores repetidos, o sistema exibe uma mensagem de crítica. Caso informe um valor não sequencialmente maior que o maior último valor informado, o sistema exibe mensagem de crítica, alertando que a ordem de execução está fora da sequência.
 +  - Informar conta no **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]**:​ informe se no **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** deverá ser informado as contas referendadas.
 +  - Informar Pagamento em Duplicidade no **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** (obrigatório):​ informe se no **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** devem ser exibidos os pagamentos em duplicidade,​ exibindo com o valor //default// (Não).
 +  - **Alterar ​ Vencimento Alternativo** (obrigatório):​ informe se o **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** validará o intervalo do requerimento de vencimento alternativo,​ exibindo o valor //default// (Não).
 +  - **Adicionar procedimento operacional padrão (POP)**: você pode informar um arquivo que será salvo na base de dados. Ao selecionar o botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}} para escolha do arquivo, o sistema abre uma janela para que você possa escolher o arquivo a ser gravado.
 +    - Para cada novo arquivo informador:
 +      - Adiciona em uma lista de arquivos.
 +        - Caso deseje excluir um arquivo, seleciona o arquivo da lista disponível e clica no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​x_excluir.jpg?​nolink|}}.
 +</​columns>​
  
 \\ \\
Linha 73: Linha 148:
  
 <​columns>​ <​columns>​
-A tela de sucesso ​será apresentada após clicar no botão {{:​ajuda:​mobile:​botao_atualizar.jpg?​nolink|}},​ e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela. O sistema ​apresentará ​a  mensagem abaixo, quando a atualização do **Tipo de Solicitação** tiver sido realizada com sucesso. ​+A tela de sucesso ​é apresentada após clicar no botão {{:​ajuda:​mobile:​botao_atualizar.jpg?​nolink|}},​ e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos da tela. O sistema ​apresenta ​a  mensagem abaixo, quando a atualização do **Tipo de Solicitação** tiver sido realizada com sucesso. ​
  
 **Tipo de Solicitação de código (código do Tipo de Solicitação atualizado) atualizado com sucesso**. **Tipo de Solicitação de código (código do Tipo de Solicitação atualizado) atualizado com sucesso**.
  
-O sistema ​apresentará ​duas opções após a atualização do **Tipo de Solicitação**. ​ +O sistema ​apresenta ​duas opções após a atualização do **Tipo de Solicitação**. Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:
- +
-Escolha a opção desejada clicando em algum dos //links// existentes na tela de sucesso:+
  
   * Menu Principal > Para voltar à tela principal do sistema.   * Menu Principal > Para voltar à tela principal do sistema.
Linha 87: Linha 160:
 ====== Preenchimento dos campos ====== ====== Preenchimento dos campos ======
  
-|Código do Tipo de Solicitação|Este campo é apenas informativo,​ e apresenta o código do //Tipo de Solicitação//​ que está sendo alterado.| +|**Código do Tipo de Solicitação**|Este campo é apenas informativo,​ e apresenta o código do //Tipo de Solicitação//​ que está sendo alterado.| 
-|Descrição do Tipo de Solicitação|Campo obrigatório - Informe a descrição do //Tipo de Solicitação//​.|+|**Descrição do Tipo de Solicitação**|Campo obrigatório - Informe a descrição do //Tipo de Solicitação//​.|
 |Grupo de Solicitação do Tipo|Campo obrigatório - Selecione o //Grupo de Solicitação//​ ao qual o //Tipo de Solicitação//​ está associado, na lista apresentada ao lado do campo.| |Grupo de Solicitação do Tipo|Campo obrigatório - Selecione o //Grupo de Solicitação//​ ao qual o //Tipo de Solicitação//​ está associado, na lista apresentada ao lado do campo.|
-|Falta D'​água|Campo obrigatório - Informe se o //Tipo de Solicitação//​ é referente à falta de água, ou não.| +|**Falta D'​água**|Campo obrigatório - Informe se o //Tipo de Solicitação//​ é referente à falta de água, ou não.| 
-|Tarifa Social|Campo obrigatório - Informe se o //Tipo de Solicitação//​ é referente à tarifa social, ou não.| +|**Tarifa Social**|Campo obrigatório - Informe se o //Tipo de Solicitação//​ é referente à tarifa social, ou não.| 
-|Indicador de Uso|Utilize este campo para modificar a situação do //Tipo de Solicitação//​ de //Ativo// para //​Inativo//,​ e vice-versa. | +|**Indicador de Uso**|Utilize este campo para modificar a situação do //Tipo de Solicitação//​ de //Ativo// para //​Inativo//,​ e vice-versa.| 
-|Especificação do Tipo de Solicitação|Campo obrigatório - Este campo é composto por uma tabela com a relação das //​Especificações//​ associadas ao //Tipo de Solicitação//​ que está sendo atualizado.\\ O sistema apresenta uma tabela contendo os dados das //​Especificações//​ preenchidos com as informações existentes no banco de dados, de modo a que se possa inserir novas //​Especificações//,​ alterar ou remover //​Especificações//,​ antes da confirmação da atualização do //Tipo de Solicitação//​.\\ Seguem, abaixo, as operações que você pode realizar:\\ **Adicionar uma nova Especificação**\\ Para efetuar esta operação ​você deverá clicar ​no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}},​ que o sistema ​irá ativar ​a tela de popup **[[:​ajuda:​Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação]]**,​ onde você deverá ​informar os diversos dados referentes à //​Especificação//​.\\ Após a confirmação da inserção da //​Especificação//​ na tela acima referenciada,​ o sistema ​efetuará ​sua inclusão na tabela.\\ **Alterar uma Especificação**\\ Para efetuar esta operação você deverá clicar ​no //link// sobre a descrição da especificação desejada na tabela, que o sistema ​irá ativar ​a tela de popup **Atualizar Especificação do Tipo de Solicitação**,​ a partir da qual você poderá ​alterar qualquer um dos diversos dados referentes à //​Especificação//​.\\ Após a confirmação da atualização da //​Especificação//​ na tela acima referenciada,​ o sistema ​efetuará ​sua atualização na tabela.\\ **Remover uma "​Especificação**\\ Para remover uma //​Especificação//,​ basta clicar no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​x_excluir.jpg?​nolink|}},​ que fica ao lado da //​Especificação//,​ na primeira coluna da tabela.\\ O sistema ​irá abrir uma caixa de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deverá ​confirmar ou desistir da remoção.|+|**Uso Sistema**|Campo Obrigatório. Selecione o indicativo de uso pelo sistema, informando se o tipo de solicitação é usado internamente pelo sistema, selecionando,​ obrigatoriamente,​ uma e somente uma opção (**SIM** ou **NÃO**). \\ **Regra associada**:​ campo desabilitado caso o usuário não tenha permissão especial. Este indicativo diz respeito a especificações que não podem ser usadas para gerar //registro de atendimento//​ pelo usuário, mas unicamente pelo sistema. Desta forma, a especificação com este indicador igual a **SIM**, não é exibida na abertura do registro de atendimento por necessidade especifica de outras funcionalidades.| 
 +|**Permitir gerar outra RA com esse tipo de solicitação pendente**|Campo Obrigatório. Selecione //SIM// ou //NÃO//, controlando a abertura de registros de atendimento para o mesmo imóvel de uma especificação associada. Neste sentido, caso selecione //NÃO//, o sistema não permite incluir para um mesmo imóvel, um registro de atendimento que tenha sua especificação com o mesmo tipo de solicitação.| 
 +|**Emitir Documento**|Campo Obrigatório. Selecione //SIM// no campo **Emitir Documento**,​ para o campo **Anexar Documento (PDF)** ser habilitado. Caso não queira que o tipo de solicitação emita documento, selecione //​NÃO//​.| 
 +|**Anexar Documento (PDF)**|Clique em {{:​ajuda:​arrecadacao:​escolher_arquivo.jpg?​nolink|}} para anexar um arquivo contendo informações sobre ligação de água e ligação de esgoto, disponível em //link// ao final da abertura de registros de atendimento com o tipo de solicitação **LIGAÇÃO** e de qualquer especificação. Este documento pode ser anexado apenas para as especificações associadas a esse tipo de solicitação.| 
 +|**Gerar RA Encerrado (Automática) na Existência de RA Pendente**|Campo Obrigatório. Marque //SIM//, caso queira indicar que o registro de atendimento com solicitação de geração por outra funcionalidade deve ser criado na situação de **Encerrado**,​ no caso de já existir outro RA na situação //​Pendente//​ e com a mesma especificação. Caso contrário, marque //​NÃO//​.| 
 +|**Especificação do Tipo de Solicitação**|Campo obrigatório - Este campo é composto por uma tabela com a relação das //​Especificações//​ associadas ao //Tipo de Solicitação//​ que está sendo atualizado.\\ O sistema apresenta uma tabela contendo os dados das //​Especificações//​ preenchidos com as informações existentes no banco de dados, de modo a que se possa inserir novas //​Especificações//,​ alterar ou remover //​Especificações//,​ antes da confirmação da atualização do //Tipo de Solicitação//​.\\ Seguem, abaixo, as operações que você pode realizar:\\ **Adicionar uma nova Especificação**\\ Para efetuar esta operação ​clique ​no botão {{:​ajuda:​adicionar.png?​nolink|}},​ que o sistema ​ativa a tela de popup **[[:​ajuda:​Adicionar Especificação do Tipo de Solicitação]]**,​ onde você deve informar os diversos dados referentes à //​Especificação//​.\\ Após a confirmação da inserção da //​Especificação//​ na tela acima referenciada,​ o sistema ​efetua ​sua inclusão na tabela.\\ **Alterar uma Especificação**\\ Para efetuar esta operação você clica no //link// sobre a descrição da especificação desejada na tabela, que o sistema ​ativa a tela de popup **Atualizar Especificação do Tipo de Solicitação**,​ a partir da qual você pode alterar qualquer um dos diversos dados referentes à //​Especificação//​.\\ Após a confirmação da atualização da //​Especificação//​ na tela acima referenciada,​ o sistema ​efetua ​sua atualização na tabela.\\ **Remover uma "​Especificação**\\ Para remover uma //​Especificação//,​ basta clicar no botão {{:​ajuda:​arrecadacao:​x_excluir.jpg?​nolink|}},​ que fica ao lado da //​Especificação//,​ na primeira coluna da tabela.\\ O sistema ​abre uma caixa de diálogo solicitando a confirmação da remoção. Você deve confirmar ou desistir da remoção.|
  
  
Linha 108: Linha 186:
 |{{:​ajuda:​xea.jpg?​200|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar um arquivo Procedimento Operacional Padrão - POP.|  |{{:​ajuda:​xea.jpg?​200|}}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar um arquivo Procedimento Operacional Padrão - POP.| 
 |{{:​ajuda:​Inserir.png?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema insere os dados do popup nas bases de dados.| ​ |{{:​ajuda:​Inserir.png?​nolink|}}|Ao clicar neste botão, o sistema insere os dados do popup nas bases de dados.| ​
-|{{:​ajuda:​mobile:​botao_atualizar.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a atualização do //Tipo de Solicitação//​ na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos estejam preenchidos corretamente.\\ Caso exista alguma inconsistência,​ o sistema ​emitirá ​a mensagem de crítica correspondente.|+|{{:​ajuda:​mobile:​botao_atualizar.jpg?​nolink|}}|Utilize este botão para solicitar ao sistema a atualização do //Tipo de Solicitação//​ na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos estejam preenchidos corretamente.\\ Caso exista alguma inconsistência,​ o sistema ​emite a mensagem de crítica correspondente.|
  
 ===== Referências ===== ===== Referências =====
Linha 119: Linha 197:
  
 **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]** **[[:​ajuda:​Registro Atendimento]]**
 +
 +===== Vídeos =====
 +
 +**[[=treinamentos:​livre:​video-aulas:​manter_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes|Manter Tipo de Solicitação com Especificações]]**
 +
  
  
  
 \\ \\
-Clique [[:​Ajuda|aqui]] para retornar ao Menu Principal do GSAN+Clique ​**[[:​Ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN 
 + 
 +~~ODT~~
  
ajuda/atualizar_tipo_de_solicitacao_com_especificacoes.1502916160.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)