Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:atendimento_seguranca
A Versão Mais Recente deste documento é um rascunho.DiffEsta versão foi Substituída por uma Versão Recentemente Aprovada.DiffEsta versão (09/06/2015 12:24) é um Rascunho.
Approvals: 0/1

Essa é uma revisão anterior do documento!


Aba Atendimento Segurança

Esta aba contém informações sobre os parâmetros para processamento das funcionalidades:

  • Atendimento ao Público;
  • Segurança;
  • Loja Virtual.

A funcionalidade pode ser acessada no caminho: Gsan > Cadastro > Sistema Parâmetro > Informar Parâmetros do Sistema.

Para facilitar a navegação entre as abas, selecione clicando no link desejado abaixo:

Foi modificada a funcionalidade para gerar uma situação especial de faturamento para o imóvel que, após a visita de confirmação de anormalidade de hidrômetro, fixa o consumo de água em um valor parametrizado, ou na sua média de consumo, o que for maior. O imóvel não consta a rota de leitura, não deve ser visualizado como “NÃO MEDIDO”, bem como não deve entrar na relação de imóveis a serem emitidas ordens de serviço de instalação/substituição de hidrômetro da micromedição.

Incluídos indicadores nas funcionalidades “Informar Parâmetros do Sistema” e “Consultar Parâmetros do Sistema”, de modo a que sejam informados os parâmetros no sistema:

  • Indicador “Consumo de Água Informado para Anormalidade de Hidrômetro” - refere-se ao consumo de água a ser fixado para o imóvel, quando ocorrer a confirmação da anormalidade de hidrômetro, e for gerada a respectiva situação especial de faturamento (inicialmente, 15m³);
  • Indicador “Quantidade de Meses da Instalação e/ou Substituição de Hidrômetro” - refere-se à quantidade de meses a ser considerada desde que houve uma instalação e/ou substituição de hidrômetro para o imóvel, e foi gerada a respectiva situação especial de faturamento (inicialmente, 6 meses);
  • Indicador “Quantidade de Vezes da Incidência de Anormalidade de Hidrômetro” - refere-se à quantidade de vezes da incidência da anormalidade de hidrômetro para o imóvel, e foi gerada a respectiva situação especial de faturamento (inicialmente, 2 meses).

Alteradas as funcionalidades “Informar Parâmetros do Sistema” e “Consultar Parâmetros do Sistema”, para permitir informar e consultar o novo parâmetro: “Bloquear funcionalidades de Instalação/Substituição de hidrômetro”.

Foi disponibilizado a parametrização em Sistema Parâmetro - Aba Atendimento Segurança, o seguinte: “Indicador para exibir o botão imprimir na tela de sorteio”, onde deve ser marcada uma das opções “Sim” ou “Não”, que tem como objetivo liberar, ou não, a impressão do extrato na página da internet para efeito de participação no sorteio.

Para selecionar os imóveis com situação de esgoto igual a POTENCIAL ou FACTÍVEL, a ordem de serviço a ser gerada e a quantidade de dias para seu encerramento automático serão parametrizados na funcionalidade dos parâmetros do sistema, através dos parâmetros: “Número de Dias para Encerramento da Ordem de Serviço Factível Faturável” e “Serviço da Ordem de Serviço Seletiva Factível Faturável”.

Compesa:


Por solicitação da CAERN, foi incluído o campo para identificar quantos dias as informações de paralisações ficarão disponíveis no sistema, a partir da data da regularização da ocorrência, e a indicação de obrigatoriedade quanto a solicitação de documento do solicitante. A atualização foi disponibilizada para as empresas que utilizam Postgrees, conforme tela abaixo.

Visando possibilitar a criação de novas situações de água e esgoto na exclusão de imóvel, para exclusão com débito e reativar um imóvel excluído, foram incluídas novas situações de água e esgoto denominadas “Cancelada/Inexistente”, que serão parametrizadas para não faturar e também atualizada nas bases de dados do sistema gerencial. O sistema disponibiliza os parâmetros “Situação de Água na Exclusão de Imóvel” e “Situação de Esgoto na Exclusão de Imóvel”. Esses campos não serão obrigatórios.


Preenchimento dos campos

CampoOrientações para Preenchimento
PARÂMETROS PARA ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Indicador de Sugestão de Trâmite(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções “Sim” ou “Não.
Indicador de Controle de Autorização para Tramitação do RA(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções “Sim” ou “Não.
Indicador de Cálculo da Data Prevista do RA em Dias ÚteisSelecione uma das opções “Sim” ou “Não.
Dias Máximo para Reativar RA(*)Campo obrigatório - Informe a quantidade de Dias Máximo para Reativar RA.
Dias Máximo para Alterar Dados da OS(*)Campo obrigatório - Informe a quantidade de Dias Máximo para Alterar Dados da OS.
Número de Dias para Encerramento da OS(*)Campo obrigatório - Informe a quantidade de Número de Dias para Encerramento da OS.
Número de Dias para Encerramento da OS Seletiva(*)Campo obrigatório - Informe a quantidade de Número de Dias para Encerramento da OS Seletiva.
Indicador de Validação da Localidade no Encerramento da OS Seletiva(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções “Sim” ou “Não.
Indicador para Exibir o Botão Imprimir na Tela de Sorteio(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções “Sim” ou “Não.
Quantidade de Dias de Prorrogação do Vencimento na Retificação(*)Campo obrigatório - Informe a quantidade de Dias de Prorrogação do Vencimento na Retificação.
Situação de Água na Exclusão de ImóvelSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Este campo está disponível para empresas que utilizam a versão em Postgree.
Situação de Esgoto na Exclusão de ImóvelSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Este campo está disponível para empresas que utilizam a versão em Postgree.
Prazo para Revisão de Conta (No. Dias após vencimento)Informe o número de dias após o vencimento referente ao prazo para revisão de conta.
Último ID Utilizado para Geração do RA Manual(*)Campo obrigatório - Este campo refere-se ao último número atribuído a RA manual.
Indicador Certidão Negativa com Efeito Positivo(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções “Sim” ou “Não.
Indicador de Débito a Cobrar Válido Certidão NegativaSelecione uma das opções “Sim” ou “Não.
Número de Dias de Vencimento para Gerar Certidão Negativa(*)Campo obrigatório - Informe o Número de Dias de Vencimento para Gerar Certidão Negativa, com no máximo 3(três) dígitos.
Quantidade Máxima de Imóveis para Geração de OS Factível Faturável Online(*)Campo obrigatório - Informe o quantitativo máximo de imóveis para geração de OS Factível Faturável Online.
Serviço da Ordem de Serviço Seletiva Factível FaturávelInforme o código da ordem de serviço, ou clique no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, para selecionar a ordem de serviço desejada. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Indicador de Documento Obrigatório para 2a Via da Conta(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções “Sim” ou “Não.
Unidade de Destino para Imóveis com Perfil de Grande ConsumidorInforme o código da Unidade de Destino para Imóveis com Perfil de Grande Consumidor, ou clique no botão para selecionar a unidade desejada. O nome da unidade de destino será exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Último Dia do Vencimento AlternativoInforme o Último Dia do Vencimento Alternativo, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Número de Dias para Validade Ordem de Fiscalização(*)Informe o Número de Dias para Validade Ordem de Fiscalização, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Número Máximo de Dias para uma Ordem de Serviço ser Fiscalizada(*)Campo obrigatório - Informe o Número Máximo de Dias para uma Ordem de Serviço ser Fiscalizada, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Número de Dias para Envio de Conta por e-mailInforme o Número de Dias para Envio de Conta por e-mail, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Exigir RA no Cancelamento do Débito(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções “Sim” ou “Não.
Período de Revalidação de Senhas dos Usuários SubordinadosInforme o Período de Revalidação de Senhas dos Usuários Subordinados, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Quantidade de Dias Aviso para Revalidar AcessoInforme a Quantidade de Dias Aviso para Revalidar Acesso, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Número de Dias Limite para Atualizar a Situação da Ligação de Água do Imóvel Fiscalizado(*)Campo obrigatório - Informe o Número de Dias Limite para Atualizar a Situação da Ligação de Água do Imóvel Fiscalizado, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Tramitar Automaticamente RA de ESGOTOSelecione uma das opções: Caso seja marcada a opção “Sim”, indica que o Registro de Atendimento de Esgoto será tramitado automaticamente para unidade de negócio responsável; ou, caso contrário, marque a opção “Não.
Consumo de Água Fixado para Anormalidade Hidrômetro(*)Campo obrigatório - Informe o Consumo de Água Fixado para Anormalidade Hidrômetro, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Quantidade de Meses da Instalação e/ou Substituição de Hidrômetro(*)Informe a Quantidade de Meses da Instalação e/ou Substituição de Hidrômetro, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Quantidade de Vezes da Incidência de Anormalidade de Hidrômetro(*)Campo obrigatório - Informe a Quantidade de Vezes da Incidência de Anormalidade de Hidrômetro, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Indicador para Bloquear Funcionalidades de Instalação/Substituição de Hidrômetro(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções “Sim” ou “Não.
Limite de Telefones do Solicitante de RA(*)Campo obrigatório - Informe o quantitativo de telefones do solicitante.
Quantidade Máxima de Dias do Envio de E-mail/SMS no Encerramento da OS(*)Campo obrigatório - Informe a quantidade máxima de dias.
PARÂMETROS PARA SEGURANÇA
Indicador de Acesso por UsuárioSelecione uma das opções referente ao acesso do usuário “Vários Acessos” ou “Único Acesso”.
Dias Máximo para Expirar o AcessoInforme o número de Dias Máximo para Expirar o Acesso, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Dias para Começar Aparecer a Mensagem de Expiração de SenhaInforme o número de Dias para Começar Aparecer a Mensagem de Expiração de Senha, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Número Máximo de Tentativas de AcessoInforme o número Número Máximo de Tentativas de Acesso, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Número Máximo de Favoritos no Menu do Sistema(*)Campo obrigatório - Informe o Número Máximo de Favoritos no Menu do Sistema, com no máximo 2 (dois) dígitos.
IP do Servidor SMTP(*)Campo obrigatório - Informe o IP do Servidor SMTP, válido, com no máximo 15 (quinze) caracteres.
IP do Servidor Gerencial(*)Campo obrigatório - Informe o IP válido do Servidor Gerencial.
URL do Servidor HELPInforme a URL válida do Servidor HELP.
E-Mail do Responsável(*)Campo obrigatório - Informe o E-Mail válido do Responsável, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Mensagem do SistemaInforme a mensagem a ser exibida pelo sistema.
Indicador de Controle de Dias de Expiração de Senha pro Grupo(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções “Sim” ou “Não.
Indicador de Controle de Bloqueio de Senhas Usadas Anteriormente(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções “Sim” ou “Não.
Indicador de Controle de Senha Forte(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções “Sim” ou “Não.
Número Mínimo de Dias para Bloqueio da Senha(*)Campo obrigatório - Informe o Número Mínimo de Dias para Bloqueio da Senha, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Indicador de Permissão Especial para o Grupo(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções “Sim” ou “Não.
Indicador de Módulo de Segurança(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções “Sim” ou “Não.
Número Máximo de OS por Arquivo para o Sistema de Cobrança Via Smartphone.Informe o quantitativo máximo de OS por arquivo.
PARÂMETROS PARA LOJA VIRTUAL  (Compesa)
Estrutura Tarifária:
Descrição DecretoInforme a Descrição Decreto, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo DecretoInforme o nome do Arquivo Decreto, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Será aceito arquivo no formato PDF.
Descrição LeiInforme a Descrição da Lei, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo LeiInforme o nome do Arquivo Lei, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Será aceito arquivo no formato PDF.
Normas de Instalação e Individualização Predial: 
Descrição LeiInforme a Descrição da Lei, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo LeiInforme o nome do Arquivo Lei, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.\\ Será aceito arquivo no formato PDF.
Descrição Norma COInforme a Descrição da Norma CO, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo Norma COInforme o nome do Arquivo Norma CO, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Será aceito arquivo no formato PDF.
Descrição Norma CMInforme a Descrição da Norma CM, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo Norma CMInforme o nome do Arquivo da Norma CM, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Será aceito arquivo no formato PDF.
PARÂMETROS PARA LOJA VIRTUAL (Caern) 
Regulamento de Serviços 
Descrição do RegulamentoInforme a Descrição da Lei, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo RegulamentoInforme o nome do Arquivo Decreto, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Será aceito arquivo no formato PDF.
Estrutura Tarifária: 
Descrição do DecretoInforme a Descrição Decreto, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo DecretoInforme o nome do Arquivo Decreto, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Será aceito arquivo no formato PDF.
Descrição LeiInforme a Descrição da Lei, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo LeiInforme o nome do Arquivo Lei, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Será aceito arquivo no formato PDF.
Normas de Instalação e Individualização Predial: 
Descrição LeiInforme a Descrição da Lei, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo LeiInforme o nome do Arquivo Lei, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Será aceito arquivo no formato PDF.
Descrição Norma COInforme a Descrição da Norma CO, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo Norma COInforme o nome do Arquivo Norma CO, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Será aceito arquivo no formato PDF.
Descrição Norma CMInforme a Descrição da Norma CM, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo Norma CMInforme o nome do Arquivo da Norma CM, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Será aceito arquivo no formato PDF.
Quantidade de Dias para Guardar Ocorrências de Paralisação (*)Campo obrigatório -  Informe com dois dígitos, quantos dias as informações de paralisações ficarão disponíveis no sistema, a partir da data da regularização da ocorrência.
Documento Obrigatório: 
Atendimento OperacionalSelecione a opção “Sim” para indicar a obrigatoriedade do documento, caso contrário, informe “Não”.
Inicialmente o sistema posiciona na opção “Não”.
Atendimento ComercialSelecione a opção “Sim” para indicar a obrigatoriedade do documento, caso contrário, informe “Não”.
Inicialmente o sistema posiciona na opção “Não”.
InformaçãoSelecione a opção “Sim” para indicar a obrigatoriedade do documento, caso contrário, informe “Não”.
Inicialmente o sistema posiciona na opção “Não”.
ReiteraçãoSelecione a opção “Sim” para indicar a obrigatoriedade do documento, caso contrário, informe “Não”.
Inicialmente o sistema posiciona na opção “Não”.


1.1 Funcionalidade dos botões:

{table} Botão|Descrição da Funcionalidade  {image:Lupa.gif}|Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
 {image:Borracha.gif}|Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
 {image:SelecionarArquivo.png}|Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar o arquivo desejado.
{image:SetaEsquerda2.png}{image:Voltar.jpg}|Ao clicar neste botão, o sistema retorna à aba anterior
{image:cancelar.jpg}|Ao clicar neste botão, o sistema encerra operação e retorna à tela principal. {image:concluir.jpg}|Ao clicar neste botão, o sistema comanda execução da atualização com base nos parâmetros informados. {table}




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/atendimento_seguranca.1433852685.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)