Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado.

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:atendimento_seguranca

Aba Atendimento Segurança

Esta aba contém informações sobre os parâmetros para processamento das funcionalidades:

  1. Atendimento ao Público;
  2. Segurança;
  3. Loja Virtual.

A funcionalidade pode ser acessada via Menu de Sistema, no caminho: GSAN > Cadastro > Sistema Parâmetro > Informar Parâmetros do Sistema.

Feito isso, o sistema visualiza a tela a seguir:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.


Para facilitar a navegação entre as abas, selecione clicando no link desejado abaixo:

Foi modificada a funcionalidade para gerar uma situação especial de faturamento para o imóvel que, após a visita de confirmação de anormalidade de hidrômetro, fixa o consumo de água em um valor parametrizado, ou na sua média de consumo, o que for maior. O imóvel que não consta a rota de leitura, não deve ser visualizado como NÃO MEDIDO, bem como não deve entrar na relação de imóveis a serem emitidas ordens de serviço de instalação/substituição de hidrômetro da micromedição.

Incluídos indicadores nas funcionalidades Informar Parâmetros do Sistema e Consultar Parâmetros do Sistema, de modo a que sejam informados os parâmetros no sistema:

  • Indicador Consumo de Água Informado para Anormalidade de Hidrômetro - refere-se ao consumo de água a ser fixado para o imóvel, quando ocorrer a confirmação da anormalidade de hidrômetro e for gerada a respectiva situação especial de faturamento (inicialmente, 15m³);
  • Indicador Quantidade de Meses da Instalação e/ou Substituição de Hidrômetro - refere-se à quantidade de meses a ser considerada desde que houve uma instalação e/ou substituição de hidrômetro para o imóvel e foi gerada a respectiva situação especial de faturamento (inicialmente, 6 meses);
  • Indicador Quantidade de Vezes da Incidência de Anormalidade de Hidrômetro - refere-se à quantidade de vezes da incidência da anormalidade de hidrômetro para o imóvel e foi gerada a respectiva situação especial de faturamento (inicialmente, 2 meses).

Alteradas as funcionalidades Informar Parâmetros do Sistema e Consultar Parâmetros do Sistema, para permitir informar e consultar o novo parâmetro: Bloquear funcionalidades de Instalação/Substituição de hidrômetro.

Foi disponibilizada a parametrização em Sistema Parâmetro - Aba Atendimento Segurança, do seguinte parâmetro: Indicador para exibir o botão imprimir na tela de sorteio, onde deve ser marcada uma das opções Sim ou Não, que tem como objetivo liberar, ou não, a impressão do extrato na página da internet para efeito de participação no sorteio.

Para selecionar os imóveis com situação de esgoto igual a POTENCIAL ou FACTÍVEL, a ordem de serviço a ser gerada e a quantidade de dias para seu encerramento automático, serão parametrizados na funcionalidade dos parâmetros do sistema, através dos parâmetros: Número de Dias para Encerramento da Ordem de Serviço Factível Faturável e Serviço da Ordem de Serviço Seletiva Factível Faturável.

Por solicitação da CAERN, foi incluído o campo para identificar quantos dias as informações de paralisações ficarão disponíveis no sistema, a partir da data da regularização da ocorrência, e a indicação de obrigatoriedade quanto à solicitação de documento do solicitante. A atualização foi disponibilizada para as empresas que utilizam Postgrees, conforme tela abaixo:



Visando possibilitar a criação de novas situações de água e esgoto na exclusão de imóvel para exclusão com débito, e reativar um imóvel excluído, foram incluídas novas situações de água e esgoto denominadas Cancelada/Inexistente, que serão parametrizadas para não faturar e também atualizada nas bases de dados do sistema gerencial. O sistema disponibiliza os parâmetros: Situação de Água na Exclusão de Imóvel e Situação de Esgoto na Exclusão de Imóvel. Esses campos não serão obrigatórios.


Preenchimento dos campos

CampoOrientações para Preenchimento
PARÂMETROS PARA ATENDIMENTO AO PÚBLICO
Indicador de Sugestão de TrâmiteCampo obrigatório. Selecione uma das opções Sim ou Não.
Indicador de Controle de Autorização para Tramitação do RACampo obrigatório. Selecione uma das opções Sim ou Não.
Indicador de Cálculo da Data Prevista do RA em Dias ÚteisSelecione uma das opções Sim ou Não.
Dias Máximo para Reativar RACampo obrigatório - Informe a quantidade de Dias Máximo para Reativar RA.
Dias Máximo para Alterar Dados da OSCampo obrigatório. Informe a quantidade de Dias Máximo para Alterar Dados da OS.
Número de Dias para Encerramento da OSCampo obrigatório. Informe a quantidade de Número de Dias para Encerramento da OS.
Número de Dias para Encerramento da OS SeletivaCampo obrigatório. Informe a quantidade de Número de Dias para Encerramento da OS Seletiva.
Indicador de Validação da Localidade no Encerramento da OS SeletivaCampo obrigatório. Selecione uma das opções Sim ou Não.
Indicador para Exibir o Botão Imprimir na Tela de SorteioCampo obrigatório. Selecione uma das opções Sim ou Não.
Quantidade de Dias de Prorrogação do Vencimento na RetificaçãoCampo obrigatório. Informe a quantidade de Dias de Prorrogação do Vencimento na Retificação.
Situação de Água na Exclusão de ImóvelSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Regra associada: Este campo está disponível para empresas que utilizam a versão em Postgree.
Situação de Esgoto na Exclusão de ImóvelSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Regra associada: Este campo está disponível para empresas que utilizam a versão em Postgree.
Prazo para Revisão de Conta (No. Dias após vencimento)Informe o número de dias após o vencimento referente ao prazo para revisão de conta.
Último ID Utilizado para Geração do RA ManualCampo obrigatório. Este campo refere-se ao último número atribuído a RA manual.
Indicador Certidão Negativa com Efeito PositivoCampo obrigatório. Selecione uma das opções Sim ou Não.
Indicador de Débito a Cobrar Válido Certidão NegativaSelecione uma das opções Sim ou Não.
Número de Dias de Vencimento para Gerar Certidão NegativaCampo obrigatório. Informe o Número de Dias de Vencimento para Gerar Certidão Negativa, com no máximo 3(três) dígitos.
Quantidade Máxima de Imóveis para Geração de OS Factível Faturável OnlineCampo obrigatório. Informe o quantitativo máximo de imóveis para geração de OS Factível Faturável Online.
Serviço da Ordem de Serviço Seletiva Factível FaturávelInforme o código da ordem de serviço, ou clique no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, para selecionar a ordem de serviço desejada. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Indicador de Documento Obrigatório para 2a Via da ContaCampo obrigatório. Selecione uma das opções Sim ou Não.
Unidade de Destino para Imóveis com Perfil de Grande ConsumidorInforme o código da Unidade de Destino para Imóveis com Perfil de Grande Consumidor, ou clique no botão para selecionar a unidade desejada. O nome da unidade de destino será exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Último Dia do Vencimento AlternativoInforme o Último Dia do Vencimento Alternativo, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Número de Dias para Validade Ordem de FiscalizaçãoInforme o Número de Dias para Validade Ordem de Fiscalização, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Número Máximo de Dias para uma Ordem de Serviço ser FiscalizadaCampo obrigatório. Informe o Número Máximo de Dias para uma Ordem de Serviço ser Fiscalizada, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Número de Dias para Envio de Conta por e-mailInforme o Número de Dias para Envio de Conta por e-mail, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Exigir RA no Cancelamento do DébitoCampo obrigatório. Selecione uma das opções Sim ou Não.
Período de Revalidação de Senhas dos Usuários SubordinadosInforme o Período de Revalidação de Senhas dos Usuários Subordinados, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Quantidade de Dias Aviso para Revalidar AcessoInforme a Quantidade de Dias Aviso para Revalidar Acesso, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Número de Dias Limite para Atualizar a Situação da Ligação de Água do Imóvel FiscalizadoCampo obrigatório. Informe o Número de Dias Limite para Atualizar a Situação da Ligação de Água do Imóvel Fiscalizado, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Tramitar Automaticamente RA de ESGOTOSelecione uma das opções: Caso seja marcada a opção Sim, indica que o Registro de Atendimento de Esgoto será tramitado automaticamente para unidade de negócio responsável; ou, caso contrário, marque a opção Não.
Consumo de Água Fixado para Anormalidade HidrômetroCampo obrigatório. Informe o Consumo de Água Fixado para Anormalidade Hidrômetro, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Quantidade de Meses da Instalação e/ou Substituição de HidrômetroInforme a Quantidade de Meses da Instalação e/ou Substituição de Hidrômetro, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Quantidade de Vezes da Incidência de Anormalidade de HidrômetroCampo obrigatório. Informe a Quantidade de Vezes da Incidência de Anormalidade de Hidrômetro, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Indicador para Bloquear Funcionalidades de Instalação/Substituição de HidrômetroCampo obrigatório. Selecione uma das opções Sim ou Não.
Limite de Telefones do Solicitante de RACampo obrigatório. Informe o quantitativo de telefones do solicitante.
Quantidade Máxima de Dias do Envio de E-mail/SMS no Encerramento da O.SCampo obrigatório. Informe a quantidade máxima de dias.
PARÂMETROS PARA SEGURANÇA
Indicador de Acesso por UsuárioSelecione uma das opções referente ao acesso do usuário Vários Acessos ou Único Acesso.
Dias Máximo para Expirar o AcessoInforme o número de Dias Máximo para Expirar o Acesso, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Dias para Começar Aparecer a Mensagem de Expiração de SenhaInforme o número de Dias para Começar Aparecer a Mensagem de Expiração de Senha, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Número Máximo de Tentativas de AcessoInforme o número Número Máximo de Tentativas de Acesso, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Número Máximo de Favoritos no Menu do SistemaCampo obrigatório. Informe o Número Máximo de Favoritos no Menu do Sistema, com no máximo 2 (dois) dígitos.
IP do Servidor SMTPCampo obrigatório. Informe o IP do Servidor SMTP, válido, com no máximo 15 (quinze) caracteres.
IP do Servidor GerencialCampo obrigatório. Informe o IP válido do Servidor Gerencial.
URL do Servidor HELPInforme a URL válida do Servidor HELP.
E-Mail do ResponsávelCampo obrigatório. Informe o E-Mail válido do Responsável, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Mensagem do SistemaInforme a mensagem a ser exibida pelo sistema.
Indicador de Controle de Dias de Expiração de Senha pro GrupoCampo obrigatório. Selecione uma das opções Sim ou Não.
Indicador de Controle de Bloqueio de Senhas Usadas AnteriormenteCampo obrigatório. Selecione uma das opções Sim ou Não.
Indicador de Controle de Senha ForteCampo obrigatório. Selecione uma das opções Sim ou Não.
Número Mínimo de Dias para Bloqueio da SenhaCampo obrigatório. Informe o Número Mínimo de Dias para Bloqueio da Senha, com no máximo 2 (dois) dígitos.
Indicador de Permissão Especial para o GrupoCampo obrigatório. Selecione uma das opções Sim ou Não.
Indicador de Módulo de SegurançaCampo obrigatório. Selecione uma das opções Sim ou Não.
Número Máximo de OS por Arquivo para o Sistema de Cobrança Via Smartphone.Informe o quantitativo máximo de OS por arquivo.
PARÂMETROS PARA LOJA VIRTUAL  (Compesa)
Estrutura Tarifária:
Descrição DecretoInforme a Descrição Decreto, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo DecretoInforme o nome do Arquivo Decreto, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Regra associada: Será aceito arquivo no formato PDF.
Descrição LeiInforme a Descrição da Lei, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo LeiInforme o nome do Arquivo Lei, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Regra associada: Será aceito arquivo no formato PDF.
Normas de Instalação e Individualização Predial: 
Descrição LeiInforme a Descrição da Lei, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo LeiInforme o nome do Arquivo Lei, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Regra associada: Será aceito arquivo no formato PDF.
Descrição Norma COInforme a Descrição da Norma CO, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo Norma COInforme o nome do Arquivo Norma CO, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Regra associada: Será aceito arquivo no formato PDF.
Descrição Norma CMInforme a Descrição da Norma CM, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo Norma CMInforme o nome do Arquivo da Norma CM, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Regra associada: Será aceito arquivo no formato PDF.
PARÂMETROS PARA LOJA VIRTUAL (Caern) 
Regulamento de Serviços 
Descrição do RegulamentoInforme a Descrição da Lei, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo RegulamentoInforme o nome do Arquivo Decreto, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Regra associada: Será aceito arquivo no formato PDF.
Estrutura Tarifária: 
Descrição do DecretoInforme a Descrição Decreto, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo DecretoInforme o nome do Arquivo Decreto, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Regra associada: Será aceito arquivo no formato PDF.
Descrição LeiInforme a Descrição da Lei, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo LeiInforme o nome do Arquivo Lei, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Regra associada: Será aceito arquivo no formato PDF.
Normas de Instalação e Individualização Predial: 
Descrição LeiInforme a Descrição da Lei, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo LeiInforme o nome do Arquivo Lei, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Regra associada: Será aceito arquivo no formato PDF.
Descrição Norma COInforme a Descrição da Norma CO, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo Norma COInforme o nome do Arquivo Norma CO, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Regra associada: Será aceito arquivo no formato PDF.
Descrição Norma CMInforme a Descrição da Norma CM, com no máximo 40 (quarenta) caracteres.
Arquivo Norma CMInforme o nome do Arquivo da Norma CM, ou clique no botão para selecionar o arquivo desejado.
Regra associada: Será aceito arquivo no formato PDF.
Quantidade de Dias para Guardar Ocorrências de ParalisaçãoCampo obrigatório. Informe com dois dígitos, quantos dias as informações de paralisações ficarão disponíveis no sistema, a partir da data da regularização da ocorrência.
Documento Obrigatório: 
Atendimento OperacionalSelecione a opção Sim para indicar a obrigatoriedade do documento, caso contrário, informe Não.
Inicialmente o sistema posiciona na opção Não.
Atendimento ComercialSelecione a opção Sim para indicar a obrigatoriedade do documento, caso contrário, informe Não.
Inicialmente o sistema posiciona na opção Não.
InformaçãoSelecione a opção Sim para indicar a obrigatoriedade do documento, caso contrário, informe Não.
Inicialmente o sistema posiciona na opção Não.
ReiteraçãoSelecione a opção Sim para indicar a obrigatoriedade do documento, caso contrário, informe Não.
Inicialmente o sistema posiciona na opção Não.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado na base de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite selecionar o arquivo desejado.
Ao clicar neste botão, o sistema retorna à aba anterior.
Ao clicar neste botão, o sistema encerra operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda execução da atualização com base nos parâmetros informados.


Referências

Termos Principais

Sistema Parâmetro




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/atendimento_seguranca.txt · Última modificação: 24/06/2019 21:02 por tadeu.sarmento