Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:alterar_situacao_da_ligacao
Esta versão foi Substituída por uma Versão Recentemente Aprovada.DiffEsta versão (12/11/2018 18:51) é um Rascunho.
Approvals: 0/1
A Versão Anteriormente Aprovada (15/06/2018 18:45) está disponível.Diff

Essa é uma revisão anterior do documento!


Alterar Situação de Ligação

O objetivo desta funcionalidade é alterar a situação da ligação de água e/ou esgoto, de acordo com o indicador de rede na quadra e ordem de serviço gerada. A opção pode ser acessada via Menu de sistema, no caminho: GSAN > Atendimento ao Público > Ligação > Alterar Situação de Ligação.

Feito isso, o sistema acessa a tela de filtro abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, informe obrigatoriamente o número da ordem de serviço e demais dados para alteração (para detalhes sobre o preenchimento dos campos clique AQUI). Ao clicar no botão , o sistema:

  1. Atualiza a situação da ligação do imóvel;
  2. Verifica a existência de débitos;
  3. Verifica a existência de hidrômetro;
  4. Atualiza a situação do imóvel;
  5. Atualiza a ordem de serviço;
  6. Verifica o preenchimento dos campos;
  7. Verifica o sucesso da transação;
  8. Verifica se atualização está sendo realizada por outro usuário e,
  9. Registra a transação de alteração da situação da ligação.


Antes de concluir a alteração da situação da ligação, o sistema executa algumas validações:

  • Atualizar Situação do Imóvel:
    • Caso o usuário tenha selecionado a opção ÁGUA, o sistema atualiza o campo da Nova Situação da Ligação de Água Informada;
    • Caso o usuário tenha selecionado a opção ESGOTO, o sistema atualiza o registro do imóvel selecionado;
    • Caso o usuário tenha selecionado a opção AMBOS, o sistema atualiza o campo da Nova Situação da Ligação de Água Informada e o registro do imóvel selecionado;
    • O sistema atualiza o campo a data da última alteração com data e hora correntes.
  • Atualizar Ordem de Serviço:
    • É executado o encerramento da Ordem de Serviço, passando o número da Ordem de Serviço Gerada, a data e hora correntes, e o motivo de conclusão do serviço: Conclusão do Serviço.
  • Validar Ordem de Serviço:
    • Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem: Ordem de Serviço inexistente;
    • Caso a constante do serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a Alterar Situação da Ligação Água/Esgoto, é exibida a mensagem: Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Alterar Situação da Ligação de Água/Esgoto;
    • Caso a Ordem de Serviço esteja com a situação Encerrada, o sistema exibe a mensagem: Esta Ordem de Serviço está Encerrada.
  • Verificar preenchimento dos campos:
    • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à alteração da situação da ligação, é exibida a mensagem: Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado».
  • Verificar sucesso da transação:
    • Caso o sistema não tenha retornado nenhum erro, é exibida a mensagem: A Alteração da Situação da Ligação do Imóvel «xxx» efetuada com sucesso.
  • Verificar situação do imóvel:
    • Caso a situação do imóvel não seja ativa, é exibida a mensagem: Imóvel «xxx» associado a ordem de serviço não está ativo.
  • Atualização realizada por outro usuário:
    • Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel e este já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, é exibida a mensagem: Esse(s) registro(s) foi (ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção.
  • Verificar existência de hidrômetro:
    • Caso o usuário esteja alterando a situação da ligação de água do imóvel e o imóvel possua hidrômetro instalado, é exibida a mensagem: O imóvel «xxx» possui hidrômetro instalado na ligação de água, não é possível alterar a situação da ligação de água. A execução é cancelada;
    • Caso o usuário esteja alterando a situação da ligação de esgoto do imóvel e o imóvel possua hidrômetro instalado, é exibida a mensagem: O imóvel «xxx» possui hidrômetro instalado para medição de poço, não é possível alterar a situação da ligação de esgoto. A execução é cancelada.
  • Verificar disponibilidade para situação de água:
    • Caso não seja selecionada nenhuma ocorrência LIGACAO DE AGUA, será exibida a mensagem: Não existe nenhuma situação disponível para a ligação de água.
  • Verificar disponibilidade para situação de esgoto:
    • Caso não seja selecionada nenhuma ocorrência LIGACAO DE ESGOTO, é exibida a mensagem: Não existe nenhuma situação disponível para a ligação de esgoto.
  • Verificar existência de débitos:
    • O sistema verifica se existe débito vencido ou a vencer para o imóvel, passando os seguintes parâmetros:
      • Indicador de débito do imóvel ou cliente;
      • Matrícula do Imóvel;
      • Código do cliente;
      • Tipo de relação do cliente com o imóvel;
      • Período de referência do débito (referência inicial=190101 e referência final=999912);
      • Período de vencimento do débito (data de vencimento inicial=01/01/1901 e data de vencimento final=31/12/9999);
      • Indicador de pagamento;
      • Indicador de conta em revisão;
      • Indicador de débito a cobrar;
      • Indicador de crédito a realizar;
    • Indicador de notas promissórias;
    • Indicador de guias de pagamento;
    • Indicador de calcular acréscimos por impontualidade;
    • Caso haja retorno não nulo, é exibida a mensagem: Não é possível alterar a situação da ligação devido a existência de débito. A execução é cancelada.


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Ordem de ServiçoCampo obrigatório - Informe o número da ordem de serviço ou clique no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, para selecionar a OS desejada. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Dados do Imóvel:
Matrícula do ImóvelO sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração.
Cliente UsuárioO sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração. A inscrição do Imóvel composta por:
Localidade;
Setor Comercial;
Quadra;
Lote;
Sublote.
CPF ou CNPJO sistema exibe as informações do imóvel, sem permitir alteração.
Ligação a Ser AlteradaCampo obrigatório - Marque a opção da Ligação a ser alterada:
Caso deseje alterar a situação da ligação de água, marque a opção Água;
Caso deseje alterar a situação da ligação de esgoto, marque a opção Esgoto;
Caso deseje alterar as situações da ligação de água e de esgoto, marque a opção Ambos.
Ligação de Água:
Situação AtualEste campo é exibido pelo sistema e permanece desabilitado.
Nova SituaçãoSelecione uma das opções disponibilizado pelo sistema. Este campo será habilitado se a opção marcada no campo Ligação a Ser Alterada for igual a Água ou Ambos, e torna o preenchimento deste campo obrigatório.
Ligação de Esgoto:
Situação AtualEste campo é exibido pelo sistema e permanece desabilitado.
Nova SituaçãoSelecione uma das opções disponibilizado pelo sistema. Este campo será habilitado se a opção marcada no campo Ligação a Ser Alterada for igual a Esgoto ou Ambos, e torna o preenchimento deste campo obrigatório.


Funcionalidade dos Botões


BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados, link Pesquisar Ordem de Serviço.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema atualiza a situação da ligação do imóvel.

Referências

Termos Principais

Ligação


Export page to Open Document format

Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/alterar_situacao_da_ligacao.1542048701.txt.gz · Última modificação: 12/11/2018 18:51 por tadeu.sarmento