Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
ajuda:acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro [01/11/2017 19:41]
tadeu.sarmento
ajuda:acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro [29/09/2020 19:08] (atual)
tadeu.sarmento rm 49951
Linha 2: Linha 2:
 ====== Acompanhamento dos Arquivos de Roteiro ====== ====== Acompanhamento dos Arquivos de Roteiro ======
 <​columns>​ <​columns>​
-Esta funcionalidade tem como objetivo fazer o acompanhamento dos arquivos de roteiro, permitindo efetuar a mudança de **Situação**,​ que pode ser: //​Liberado//;​ //Em campo//; //​Finalizado//​. Para acessar a funcionalidade via **Menu de Sistema**, informe o caminho: **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:​ajuda:​Ordem de Serviço]] > [[:​ajuda:​Roteiro]] > Acompanhamento dos Arquivos de Roteiro**.+Esta funcionalidade tem como objetivo fazer o acompanhamento dos arquivos de roteiro, permitindo efetuar a mudança de **Situação**,​ que pode ser: //​Liberado//;​ //Em campo//; //​Finalizado//​. Para acessar a funcionalidade via **Menu de Sistema**, informe o caminho: **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:​ajuda:​Ordem de Serviço]] > [[:​ajuda:​Roteiro]] > Acompanhamento dos Arquivos de Roteiro**. Feito isso, o sistema acessa a tela **[[=ajuda:​acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro#​observacao|AQUI]]**.
 </​columns>​ </​columns>​
-  
-Feito isso, o sistema acessa a tela **[[=ajuda:​acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro#​observacao|AQUI]]**:​ 
  
-==== Acompanhamento das ordens ​de serviço ​automáticas GSANAS ====+<​columns>​ 
 +Para a **CAGEPA**, a inclusão de uma ordem de serviço ​na programação da equipe durante o acompanhamento dos arquivos de roteiro depende do tipo de serviço associado à ordem. Caso o //tipo de solicitação//​ e a //​especificação//​ selecionadas para o tipo de serviço de geração automática tenha o parâmetro de **Manutenção de Rede** atualizado como //SIM// na **[[=ajuda:​inserir_tipo_de_servico|Inserir Tipo de Serviço]]**,​ a tela é exibida com um botão a mais, através do qual é preciso informar os dados da manutenção de rede, conforme exemplo **[[=ajuda:​acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro#​tela_de_incluir_ordem_de_servico_na_programacao_da_equipe_-_cagepa|AQUI]]**. 
 +</​columns>​ 
 +\\
  
 +==== Acompanhamento das ordens de serviço automáticas GSANAS ====
 +<​columns>​
 Na funcionalidade **Acompanhamento dos Arquivos de Roteiro **, é possível acompanhar a movimentação dos arquivos de roteiro com as ordens de serviço programadas,​ através de um filtro por: //Data da Programação//,​ //Empresa// e //​Situação do arquivo//. Na funcionalidade **Acompanhamento dos Arquivos de Roteiro **, é possível acompanhar a movimentação dos arquivos de roteiro com as ordens de serviço programadas,​ através de um filtro por: //Data da Programação//,​ //Empresa// e //​Situação do arquivo//.
  
Linha 20: Linha 23:
     - **Atenção**:​ no caso de arquivos finalizados,​ existindo a necessidade de serviços de //​pavimentação//​ no local, durante o encerramento das ordens de serviço, o sistema realiza a geração automática de uma nova ordem de serviço com os mesmos dados da ordem de serviço que está sendo encerrada, mudando os atributos para a empresa que fará o serviço de pavimentação e situação da ordem.     - **Atenção**:​ no caso de arquivos finalizados,​ existindo a necessidade de serviços de //​pavimentação//​ no local, durante o encerramento das ordens de serviço, o sistema realiza a geração automática de uma nova ordem de serviço com os mesmos dados da ordem de serviço que está sendo encerrada, mudando os atributos para a empresa que fará o serviço de pavimentação e situação da ordem.
   - Percurso das equipes (através do botão {{:​ajuda:​consultar_mapa_botao.jpg?​nolink|}} é possível consultar o percurso das equipes que executam as ordens de serviço selecionadas,​ conforme modelo **[[=ajuda:​acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro#​tela_de_consulta_de_percurso|AQUI]]**).   - Percurso das equipes (através do botão {{:​ajuda:​consultar_mapa_botao.jpg?​nolink|}} é possível consultar o percurso das equipes que executam as ordens de serviço selecionadas,​ conforme modelo **[[=ajuda:​acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro#​tela_de_consulta_de_percurso|AQUI]]**).
 +</​columns>​
 +\\
  
 ==== Observação ==== ==== Observação ====
 ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^ ^Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.^
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:acompanhamento_ar.jpg?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:0_acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
Linha 30: Linha 35:
 Para que a consulta tenha sucesso, é necessário que exista um roteiro programado com a data especificada. Além disso, a funcionalidade só apresenta as ordens de serviço das equipes das Unidades Administrativas as quais o usuário foi autorizado a acompanhar. Após o preenchimento dos campos da tela acima (detalhes de preenchimento **[[=ajuda:​acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro#​preenchimento_dos_campos|AQUI]]**),​ clique no botão {{:​ajuda:​selecionar.png?​nolink|}} para o sistema exibir os dados dos arquivos: Para que a consulta tenha sucesso, é necessário que exista um roteiro programado com a data especificada. Além disso, a funcionalidade só apresenta as ordens de serviço das equipes das Unidades Administrativas as quais o usuário foi autorizado a acompanhar. Após o preenchimento dos campos da tela acima (detalhes de preenchimento **[[=ajuda:​acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro#​preenchimento_dos_campos|AQUI]]**),​ clique no botão {{:​ajuda:​selecionar.png?​nolink|}} para o sistema exibir os dados dos arquivos:
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ==== Dados dos Arquivos Exibidos ==== ==== Dados dos Arquivos Exibidos ====
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:2_acompanhamento_ar.jpg?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:1_acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
 <​columns>​ <​columns>​
-Note que os botões disponíveis se encontram desabilitadosAo selecionar ​uma equipe, o sistema habilita os botões relacionados ​ações liberadas ​para as respectivas equipes:+Para a **CAGEPA**, caso o tipo de serviço para uma ordem tiver sido alterado, sua descrição é apresentada na cor <color red>​vermelha</​color>,​ sendo colocada a informação <color red>Tipo de Serviço Alterado</​color>​ para indicar ​que os tipos de serviço apresentados foram alterados. 
 + 
 +Passando o //mouse// sobre a descrição do tipo de serviço em vermelho, é apresentado um //hint// contendo as seguintes informações:​ 
 +  - Tipo de Serviço Original 
 +  - Último Usuário que Atualizou 
 +  - Data/Hora da última atualização 
 +\\ 
 +Caso ocorra mais de uma alteração no tipo de serviçosomente serão guardados ​tipo de serviço original, o último usuário que atualizou e data/hora da atualização da última atualização. 
 + 
 +Também ​para a **CAGEPA**, foi disponibilizado o botão {{:​ajuda:​bi.jpg?​nolink|}}. Clique nele para inserir ao mesmo tempo várias ordens de serviço na programação,​ após visualizar a tela abaixo //Incluir Ordem de Serviço na Programação da Equipe//:
 </​columns>​ </​columns>​
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​2_acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro_botao_incluir_os.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +<​columns>​
 +Acima, utilize os campos **Número do RA** e **Ordem de Serviço** para pesquisar ordens de serviço pelo registro de atendimento ou número da ordem mesma, respectivamente,​ **[[=ajuda:​pesquisar_registro_de_atendimento|AQUI]]** ou **[[=ajuda:​pesquisar_ordem_de_servico|AQUI]]**. Em seguida, clique em {{:​ajuda:​ao.jpg?​nolink|}}. Utilize o botão {{:​ajuda:​relatorios:​botao_remover_faixa.jpg?​nolink|}} para excluir as ordens da lista.
 +
 +Agora, caso queira adicionar uma lista de ordens de serviço na programação,​ clique em {{:​ajuda:​al.jpg?​nolink|}}. Feito isso, o sistema acessa a tela de pesquisa de listas **[[=ajuda:​pesquisar_lista_ordem_de_servico|AQUI]]**. Incluídas as ordens ou a lista de ordem na tela para a programação da equipe? Clique em {{:​ajuda:​cobranca:​b_concluir_manam.jpg?​nolink|}}.
 +
 +Quanto aos demais botões, note que os botões disponíveis se encontram desabilitados à exceção do {{:​ajuda:​bi.jpg?​nolink|}} e de alguns outros. Ao selecionar uma equipe, o sistema habilita os botões relacionados a ações liberadas para as respectivas equipes:
 +</​columns>​
 +\\
  
 ==== Botões Habilitados por Equipe ==== ==== Botões Habilitados por Equipe ====
Linha 48: Linha 75:
 Caso queira detalhes sobre as ordens de serviço relacionadas a determinada equipe, clique sobre a equipe correspondente. Feito isso, o sistema exibe os detalhes: Caso queira detalhes sobre as ordens de serviço relacionadas a determinada equipe, clique sobre a equipe correspondente. Feito isso, o sistema exibe os detalhes:
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ==== Detalhes das Ordens de Serviço por Equipe ==== ==== Detalhes das Ordens de Serviço por Equipe ====
Linha 55: Linha 83:
  
 <​columns>​ <​columns>​
-As ordens de serviço que já tenham sido enviadas em dias anteriores serão exibidas em <color orange>​cor laranja</​color>​ e, ao passar o mouse sobre o **Número da Ordem de Serviço**, será exibido um //hint// informando o último motivo de não execução. Ao clicar no //link// **Situação**,​ o sistema baixa um arquivo texto com a descrição da situação da ordem de serviço. Caso a ordem de serviço se refira a serviços que necessitam do retorno de campo das informações de esgoto, o sistema exibe o //link// **Esgoto** logo abaixo. Ao clicar ​nele, o sistema visualiza um //popup// com as informações de esgoto da ordem de serviço. São elas:+As ordens de serviço que já tenham sido enviadas em dias anteriores serão exibidas em <color orange>​cor laranja</​color>​ e, ao passar o mouse sobre o **Número da Ordem de Serviço**, será exibido um //hint// informando o último motivo de não execução. Ao clicar no //link// **Situação**,​ o sistema baixa um arquivo texto com a descrição da situação da ordem de serviço. Caso a ordem de serviço se refira a serviços que necessitam do retorno de campo das informações de esgoto, o sistema exibe o //link// **Esgoto** logo abaixo ​do //link// do número da ordem. Ao clicar ​em **Esgoto**, o sistema visualiza um //popup// com as informações de esgoto da ordem de serviço. São elas:
  
   - //Número da Ordem de Serviço//;   - //Número da Ordem de Serviço//;
Linha 62: Linha 90:
   - //Qual o Tipo de Conserto//;   - //Qual o Tipo de Conserto//;
   - //Causa da Obstrução//​. ​   - //Causa da Obstrução//​. ​
 +\\
 A funcionalidade foi alterada para restringir a visualização do usuário às equipes por tipo e/ou por natureza, além da restrição por unidade organizacional existente. Caso o usuário informe a restrição por natureza e/ou por empresa da equipe, ele só conseguirá visualizar as equipes que sejam das unidades organizacionais que tenham permissão; essa restrição também ocorre em relação à natureza e/ou empresa. A funcionalidade foi alterada para restringir a visualização do usuário às equipes por tipo e/ou por natureza, além da restrição por unidade organizacional existente. Caso o usuário informe a restrição por natureza e/ou por empresa da equipe, ele só conseguirá visualizar as equipes que sejam das unidades organizacionais que tenham permissão; essa restrição também ocorre em relação à natureza e/ou empresa.
  
Linha 70: Linha 98:
  
 Para detalhar uma determinada ordem de serviço exibida após a seleção, clique no //link// da OS (campo Equipe), e o sistema apresenta as seguintes informações:​ Para detalhar uma determinada ordem de serviço exibida após a seleção, clique no //link// da OS (campo Equipe), e o sistema apresenta as seguintes informações:​
-  ​Número da Ordem de Serviço; +  ​Número da Ordem de Serviço; 
-  ​Sequencial;​ +  ​Sequencial;​ 
-  ​Endereço;​ +  ​Endereço;​ 
-  ​Situação;​ +  ​Situação;​ 
-  ​Tipo de Serviço.+  ​Tipo de Serviço. 
 +\\
  
 Caso tenha sido feita uma substituição de hidrômetro em campo, e esse hidrômetro ou a matrícula do imóvel informada não exista no **GSAN**, como a ordem de serviço não foi gerada pelo sistema, será exibida mensagem referente à instalação não realizada. Caso o checkbox da tela **Dados dos Arquivo** esteja marcado, o sistema disponibiliza os botões {{:​ajuda:​incluiros.png?​nolink|}},​  {{:​ajuda:​consultar_mapa_botao.jpg?​nolink|}},​ e {{:​ajuda:​cadastrarmensagem.png?​nolink|}}. Caso tenha sido feita uma substituição de hidrômetro em campo, e esse hidrômetro ou a matrícula do imóvel informada não exista no **GSAN**, como a ordem de serviço não foi gerada pelo sistema, será exibida mensagem referente à instalação não realizada. Caso o checkbox da tela **Dados dos Arquivo** esteja marcado, o sistema disponibiliza os botões {{:​ajuda:​incluiros.png?​nolink|}},​  {{:​ajuda:​consultar_mapa_botao.jpg?​nolink|}},​ e {{:​ajuda:​cadastrarmensagem.png?​nolink|}}.
Linha 82: Linha 111:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:atend_-_os_-_roteiro_-_acomparqroteiro_-_incluiros.png?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:zyggy.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
Linha 94: Linha 123:
 Para consultar o detalhe da Ordem de Serviço, clique no //link// do campo **Ordem de Serviço**. O sistema exibirá o //popup// abaixo e, quando existir foto cadastrada, será exibido o //link// **Exibir Fotos da OS**. Para consultar o detalhe da Ordem de Serviço, clique no //link// do campo **Ordem de Serviço**. O sistema exibirá o //popup// abaixo e, quando existir foto cadastrada, será exibido o //link// **Exibir Fotos da OS**.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 102: Linha 132:
 O sistema foi adequado para que, se houver mais de uma ordem de serviço selecionada,​ as críticas decorrentes das ações de exclusão ou remanejamento sejam feitas e exibidas com identificação da ordem de serviço com críticas, de forma que seja possível executar os procedimentos de ajustes com a ordem de serviço criticada.  ​ O sistema foi adequado para que, se houver mais de uma ordem de serviço selecionada,​ as críticas decorrentes das ações de exclusão ou remanejamento sejam feitas e exibidas com identificação da ordem de serviço com críticas, de forma que seja possível executar os procedimentos de ajustes com a ordem de serviço criticada.  ​
  
-Foi disponibilizada também a opção de seleção de **__Todas__** as ordens de serviço do roteiro. Os botões de {{:​ajuda:​excluir_os.png?​nolink|}} e {{:​ajuda:​remanejaros.png?​nolink|}} ficarão disponíveis,​ caso seja selecionada mais de uma ordem de serviço.+Foi disponibilizada também a opção de seleção de **__Todas__** as ordens de serviço do roteiro. Os botões de {{:​ajuda:​excluir_os.png?​nolink|}} e {{:​ajuda:​remanejaros.png?​nolink|}} ficarão disponíveis,​ caso seja selecionada mais de uma ordem de serviço. Mas **atenção**:​ a ordem de serviço //​diferente//​ de //​Pendente//​ //não pode// ser remanejada para outra equipe.
  
 Existe no sistema uma rotina **Batch**, submetida diariamente no período da noite, que faz a distribuição dos serviços para as equipes que irão trabalhar no dia seguinte, de acordo com a carga diária de trabalho. Existe no sistema uma rotina **Batch**, submetida diariamente no período da noite, que faz a distribuição dos serviços para as equipes que irão trabalhar no dia seguinte, de acordo com a carga diária de trabalho.
Linha 113: Linha 143:
  
 As ordens de serviços priorizadas para o dia obedecerão aos seguintes critérios: As ordens de serviços priorizadas para o dia obedecerão aos seguintes critérios:
-  ​Fator de priorização,​ calculado pela regra de priorização automática;​ +  ​Fator de priorização,​ calculado pela regra de priorização automática;​ 
-  ​Caso os Registros de Atendimentos referentes às Ordens de Serviços Priorizadas tenham coordenadas,​ será feito um cálculo de distância, conforme a fórmula descrita abaixo. Os Registros de Atendimentos que estão mais próximos, de acordo com o cálculo, entrarão na programação da mesma equipe. Caso a equipe tenha atingido sua carga de trabalho, então outra equipe receberá as ordens de serviços e o cálculo para obtenção da seqüência ​de execução será em função da proximidade em relação à primeira ordem de serviço programada para a Equipe.+  ​Caso os Registros de Atendimentos referentes às Ordens de Serviços Priorizadas tenham coordenadas,​ será feito um cálculo de distância, conforme a fórmula descrita abaixo. Os Registros de Atendimentos que estão mais próximos, de acordo com o cálculo, entrarão na programação da mesma equipe. Caso a equipe tenha atingido sua carga de trabalho, então outra equipe receberá as ordens de serviços e o cálculo para obtenção da sequência ​de execução será em função da proximidade em relação à primeira ordem de serviço programada para a Equipe.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 === Fórmula do Cálculo de Distância === === Fórmula do Cálculo de Distância ===
Linha 131: Linha 162:
 Caso aconteça alguma inconsistência na programação automática,​ o processamento **Batch** não irá concluir, e será enviado um e-mail para o responsável sobre o processamento. As equipes referentes à Unidade Organizacional que apresentaram erros, serão geradas sem as ordens de serviço programadas automaticamente (Essas ordens de serviço devem ser programadas manualmente,​ a partir da funcionalidade de **Acompanhamento de Arquivos de Roteiro** (Tela acima). Caso aconteça alguma inconsistência na programação automática,​ o processamento **Batch** não irá concluir, e será enviado um e-mail para o responsável sobre o processamento. As equipes referentes à Unidade Organizacional que apresentaram erros, serão geradas sem as ordens de serviço programadas automaticamente (Essas ordens de serviço devem ser programadas manualmente,​ a partir da funcionalidade de **Acompanhamento de Arquivos de Roteiro** (Tela acima).
  
-Alterada a funcionalidade ​de Acompanhamento do Roteiropara tornar possível remanejar de equipe uma ordem de serviço que tenha sido encerrada no roteiro, sem a efetiva conclusão do serviço no mesmo dia da programação. Quando uma ordem de serviço for encerrada na programação e estiver pendente de execução, será colocada na situação de DEVOLVIDA, podendo ser remanejada para outra equipe no mesmo dia da programação encerrada. Selecione ​item desejado, marcando no checkbox correspondente,​ e clique no botão {{:ajuda:remanejaros.png?​nolink|}}.+Após o preenchimento da funcionalidade,​ o sistema efetua algumas validações:
  
-O sistema efetua algumas validações:​ +  - Verificar Filtro: 
- +    ​Caso o período de programação não tenha sido informado, o sistema exibe a mensagem: //Informe o período de programação a ser pesquisado//​. 
-  * Verificar Filtro: +    ​Caso a empresa não tenha sido selecionada,​ o sistema exibe a mensagem: //Selecione a empresa a ser pesquisada//​. 
-    ​Caso o período de programação não tenha sido informado, o sistema exibe a mensagem: //Informe o período de programação a ser pesquisado//​. +  ​Verificar seleção de equipes: 
-    ​Caso a empresa não tenha sido selecionada,​ o sistema exibe a mensagem: //Selecione a empresa a ser pesquisada//​. +    ​Caso não selecione nenhuma equipe, o sistema exibe a mensagem: //É necessário marcar alguma equipe//. 
-  ​Verificar seleção de equipes: +  ​Verificar seleção de mais de uma equipe: 
-    ​Caso não selecione nenhuma equipe, o sistema exibe a mensagem: //É necessário marcar alguma equipe//. +    ​Caso selecione mais de uma equipe seja selecionada,​ o sistema exibe a mensagem: //Marque apenas uma Equipe//. 
-  ​Verificar seleção de mais de uma equipe: +  ​Verificar seleção de ordens de serviço: 
-    ​Caso selecione mais de uma equipe seja selecionada,​ o sistema exibe a mensagem: //Marque apenas uma Equipe//. +    ​Caso não selecione nenhuma ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: //É necessário marcar alguma Ordem de Serviços//​. 
-  ​Verificar seleção de ordens de serviço: +  ​Verificar seleção de mais de uma ordem de serviço: 
-    ​Caso não selecione nenhuma ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: //É necessário marcar alguma Ordem de Serviços//​. +    ​Caso selecione mais de uma ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Marque apenas uma Ordem de Serviço//​. 
-  ​Verificar seleção de mais de uma ordem de serviço: +  ​Verificar ordem de serviço programada para mais de uma equipe: 
-    ​Caso selecione mais de uma ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Marque apenas uma Ordem de Serviço//​. +    ​Caso a ordem de serviço selecionada esteja programada para mais de uma equipe, o sistema exibe a mensagem: //A Ordem de Serviço está programada para várias equipes. Não é possível remaneja-la//​. 
-  ​Verificar ordem de serviço programada para mais de uma equipe: +  ​Verificar seleção de ordem de serviço encerrada:​ 
-    ​Caso a ordem de serviço selecionada esteja programada para mais de uma equipe, o sistema exibe a mensagem: //A Ordem de Serviço está programada para várias equipes. Não é possível remaneja-la//​. +    ​Caso a ordem de serviço selecionada esteja encerrada, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de serviço já encerrada. Não é possível informar a situação//​. 
-  ​Verificar seleção de ordem de serviço encerrada:​ +  ​Verificar seleção do arquivo finalizado:​ 
-    ​Caso a ordem de serviço selecionada esteja encerrada, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de serviço já encerrada. Não é possível informar a situação//​. +    ​Caso o arquivo referente à ordem de serviço selecionada esteja com a situação de finalizada, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível alterar OS para um arquivo com a situação finalizado//​. 
-  ​Verificar seleção do arquivo finalizado:​ +  ​Verificar seleção de ordem de serviço diferente de pendente: 
-    ​Caso o arquivo referente à ordem de serviço selecionada esteja com a situação de finalizada, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível alterar OS para um arquivo com a situação finalizado//​. +    ​Caso a ordem de serviço selecionada esteja diferente de pendente, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de serviço não está pendente. Não é possível alterar a ordem de serviço//​. 
-  ​Verificar seleção de ordem de serviço diferente de pendente: +  ​Verificar seleção do arquivo finalizado para equipe remanejada:​ 
-    ​Caso a ordem de serviço selecionada esteja diferente de pendente, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de serviço não está pendente. Não é possível alterar a ordem de serviço//​. +    ​Caso o arquivo da nova equipe referente à ordem de serviço a ser remanejada esteja com a situação de finalizada, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível ​ incluir OS para um arquivo com a situação finalizado//​. 
-  ​Verificar seleção do arquivo finalizado para equipe remanejada:​ +  ​Arquivo Não pode Ser Liberado: 
-    ​Caso o arquivo da nova equipe referente à ordem de serviço a ser remanejada esteja com a situação de finalizada, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível ​ incluir OS para um arquivo com a situação finalizado//​. +    ​Caso exista OS programação acompanhamento de serviço com situação igual a EM EXECUÇÃO, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível alterar o arquivo - NOME DA EQUIPE - para liberado porque existe uma OS em execução//​. 
-  ​Arquivo Não pode Ser Liberado: +  ​Verificar seleção de ordem de serviço na programação diferente de pendente e devolvida:​ 
-    ​Caso exista OS programação acompanhamento de serviço com situação igual a EM EXECUÇÃO, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível alterar o arquivo - NOME DA EQUIPE - para liberado porque existe uma OS em execução//​. +    ​Caso a ordem de serviço da programação selecionada esteja diferente de pendente, exibe a mensagem: //Ordem de serviço não está pendente nem devolvida. Não é possível (alterar ou excluir ou remanejar ou reordenar) a ordem de serviço//.
-  ​Verificar seleção de ordem de serviço na programação diferente de pendente e devolvida:​ +
-    ​Caso a ordem de serviço da programação selecionada esteja diferente de pendente, exibe a mensagem: //Ordem de serviço não está pendente nem devolvida. Não é possível (alterar ou excluir ou remanejar ou reordenar) a ordem de serviço//.+
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ===== Tela de Consulta de Percurso ===== ===== Tela de Consulta de Percurso =====
Linha 179: Linha 209:
 Caso não tenha sido encontrada a coordenada geográfica da ordem de serviço do roteiro da programação no imóvel, a funcionalidade não irá mostrar a ordem de serviço no mapa da cidade; porém, é apresentada logo abaixo da imagem sob a legenda //ordem de serviço sem estimativa de localização//,​ o número da ordem e, entre parenteses, o número da sequência dentro do roteiro da equipe em letras, na cor **preta**. Caso não tenha sido encontrada a coordenada geográfica da ordem de serviço do roteiro da programação no imóvel, a funcionalidade não irá mostrar a ordem de serviço no mapa da cidade; porém, é apresentada logo abaixo da imagem sob a legenda //ordem de serviço sem estimativa de localização//,​ o número da ordem e, entre parenteses, o número da sequência dentro do roteiro da equipe em letras, na cor **preta**.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
 +
 +==== Tela de Incluir Ordem de Serviço na Programação da Equipe - CAGEPA ====
 +Para a **CAGEPA**, a tela de **Incluir Ordem de Serviço na Programação da Equipe** é visualizada com um botão novo:
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​tortoarado.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +\\
 +<​columns>​
 +Esse botão é o {{:​ajuda:​ydmdr.jpg?​nolink|}}. Ele é visualizado para a **CAGEPA**, que está parametrizada para registrar dados de manutenção da rede, fazendo a integração do **GSAN** com o sistema **SIGO**, utilizado pela **CAGEPA** para tratar de serviços relacionados à manutenção de rede de água. Caso a **Ordem de Serviço** selecionada no campo tenha indicação de manutenção de rede (no exemplo acima, **Vazamento de Rede**), a funcionalidade exibe o botão para receber os dados de manutenção da rede.
 +
 +Clicando nele, é possível informar se, para a ordem de serviço que está sendo incluída haverá interrupção de serviços de Rede durante a execução do serviço. Selecionando **SIM**, informe a data prevista de execução, a hora prevista e o prazo previsto de duração, selecionando se é prazo em //dias// ou //horas//. Depois de informá-los,​ clique em {{:​ajuda:​arrecadacao:​atualizar_1509.jpg?​nolink|}}. Feito isso, o sistema envia para o sistema **SIGO**, através de //​webservice//,​ incluindo/​atualizando os dados informados em base própria, para ser usada no envio das informações para o sistema **SIGO** e para a programação do serviço no **[[=ajuda:​mobile:​gsanas|GSANAS]]**. Lembrando que a data prevista de interrupção não pode diferir da data da programação do roteiro.
 +</​columns>​
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​6ytororro.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
  
 \\ \\
 ====== Preenchimento dos Campos ====== ====== Preenchimento dos Campos ======
 ^Campo^Orientações para Preenchimento^ ​ ^Campo^Orientações para Preenchimento^ ​
-|Data da Programação|Campo obrigatório ​Informe uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), referente a programação,​ ou clique no botão {{:​ajuda:​calendario.gif?​nolink|}},​ link **[[:​ajuda:​pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**,​ para selecionar a data desejada.| ​+|Data da Programação|Campo obrigatórioInforme uma data válida, no formato dd/mm/aaaa (dia, mês, ano), referente a programação,​ ou clique no botão {{:​ajuda:​calendario.gif?​nolink|}},​ link **[[:​ajuda:​pesquisar_calendario|Pesquisar Data - Calendário]]**,​ para selecionar a data desejada. \\ **Regra associada**:​ Caso a data da programação seja //igual// à data corrente, o sistema habilita os seguintes botões: //Incluir O.S, Alocar Equipe, Remanejar O.S, Excluir O.S, Atualizar O.S, Informar Situação da O.S, Reordenar Sequencial, Dados das Atividades da O.S// e a opção **Todos**, que seleciona todas as ordens de serviço da mesma equipe.| 
 |Empresa|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |Empresa|Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
 |Situação|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.| |Situação|Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.|
Linha 197: Linha 244:
 |{{:​ajuda:​emcampo.png?​nolink|}}|Ao clicar no botão, o sistema permite mudar a Situação para Em Campo.| |{{:​ajuda:​emcampo.png?​nolink|}}|Ao clicar no botão, o sistema permite mudar a Situação para Em Campo.|
 |{{:​ajuda:​finalizado.png?​nolink|}}|Ao clicar no botão, o sistema permite mudar a Situação para Finalizado.| |{{:​ajuda:​finalizado.png?​nolink|}}|Ao clicar no botão, o sistema permite mudar a Situação para Finalizado.|
-|{{:​ajuda:​incluiros.png?​nolink|}}|Ao clicar no botão, o sistema chama a rotina de Inclusão de Ordem de Serviço ​- OS.| +|{{:​ajuda:​incluiros.png?​nolink|}}|Ao clicar no botão, o sistema chama a rotina de Inclusão de Ordem de Serviço.| 
-|{{:​ajuda:​remanejaros.png?​nolink|}}|Ao clicar no botão, o sistema permite remanejar uma OS para outra equipe de atendimento.| +|{{:​ajuda:​remanejaros.png?​nolink|}}|Ao clicar no botão, o sistema permite remanejar uma O.S para outra equipe de atendimento.| 
-|{{:​ajuda:​atualizaros.png?​nolink|}}|Ao clicar no botão, o sistema permite atualizar os dados da OS cadastrada.| +|{{:​ajuda:​atualizaros.png?​nolink|}}|Ao clicar no botão, o sistema permite atualizar os dados da O.S cadastrada.| 
-|{{:​ajuda:​informarsitosprogram.png?​nolink|}}|Ao clicar no botão, o sistema permite informar/​modificar a situação da OS na programação.|+|{{:​ajuda:​informarsitosprogram.png?​nolink|}}|Ao clicar no botão, o sistema permite informar/​modificar a situação da O.S na programação.|
 |{{:​ajuda:​consultar_mapa_botao.jpg?​nolink|}}|Ao clicar no botão, o sistema chama a rotina de //Consultar Percurso//​.| |{{:​ajuda:​consultar_mapa_botao.jpg?​nolink|}}|Ao clicar no botão, o sistema chama a rotina de //Consultar Percurso//​.|
 |{{:​ajuda:​cadastrarmensagem.png?​nolink|}}|Ao clicar no botão, o sistema chama a rotina de Cadastrar Mensagem.| |{{:​ajuda:​cadastrarmensagem.png?​nolink|}}|Ao clicar no botão, o sistema chama a rotina de Cadastrar Mensagem.|
Linha 234: Linha 281:
  
 **[[=postgres:​propostas:​caern:​mobile:​23038|Proposta Nº: 20170323038 – Implantação do GSANAS]]** **[[=postgres:​propostas:​caern:​mobile:​23038|Proposta Nº: 20170323038 – Implantação do GSANAS]]**
 +
 +===== Vídeos =====
 +
 +**[[=treinamentos:​livre:​video-aulas:​gsanas:​acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro|Acompanhamento dos Arquivos de Roteiro]]**
  
 \\ \\
Linha 239: Linha 290:
 \\ \\
 Clique **[[:​ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN Clique **[[:​ajuda|aqui]]** para retornar ao Menu Principal do GSAN
 +
 +~~ODT~~
ajuda/acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro.1509565288.txt.gz · Última modificação: 01/11/2017 19:41 por tadeu.sarmento