Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Última revisão Ambos lados da revisão seguinte
ajuda:acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro [20/02/2019 18:10]
tadeu.sarmento
ajuda:acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro [07/08/2019 20:56]
tadeu.sarmento
Linha 2: Linha 2:
 ====== Acompanhamento dos Arquivos de Roteiro ====== ====== Acompanhamento dos Arquivos de Roteiro ======
 <​columns>​ <​columns>​
-Esta funcionalidade tem como objetivo fazer o acompanhamento dos arquivos de roteiro, permitindo efetuar a mudança de **Situação**,​ que pode ser: //​Liberado//;​ //Em campo//; //​Finalizado//​. Para acessar a funcionalidade via **Menu de Sistema**, informe o caminho: **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:​ajuda:​Ordem de Serviço]] > [[:​ajuda:​Roteiro]] > Acompanhamento dos Arquivos de Roteiro**.+Esta funcionalidade tem como objetivo fazer o acompanhamento dos arquivos de roteiro, permitindo efetuar a mudança de **Situação**,​ que pode ser: //​Liberado//;​ //Em campo//; //​Finalizado//​. Para acessar a funcionalidade via **Menu de Sistema**, informe o caminho: **[[:​ajuda:​pagina_inicial|GSAN]] > [[:​ajuda:​atendimento|Atendimento ao Público]] > [[:​ajuda:​Ordem de Serviço]] > [[:​ajuda:​Roteiro]] > Acompanhamento dos Arquivos de Roteiro**. Feito isso, o sistema acessa a tela **[[=ajuda:​acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro#​observacao|AQUI]]**.
 </​columns>​ </​columns>​
-  
-Feito isso, o sistema acessa a tela **[[=ajuda:​acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro#​observacao|AQUI]]**:​ 
  
-==== Acompanhamento das ordens ​de serviço ​automáticas GSANAS ====+<​columns>​ 
 +Para a **CAGEPA**, a inclusão de uma ordem de serviço ​na programação da equipe durante o acompanhamento dos arquivos de roteiro depende do tipo de serviço associado à ordem. Caso o //tipo de solicitação//​ e a //​especificação//​ selecionadas para o tipo de serviço de geração automática tenha o parâmetro de **Manutenção de Rede** atualizado como //SIM// na **[[=ajuda:​inserir_tipo_de_servico|Inserir Tipo de Serviço]]**,​ a tela é exibida com um botão a mais, através do qual é preciso informar os dados da manutenção de rede, conforme exemplo **[[=ajuda:​acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro#​tela_de_incluir_ordem_de_servico_na_programacao_da_equipe_-_cagepa|AQUI]]**. 
 +</​columns>​ 
 +\\
  
 +==== Acompanhamento das ordens de serviço automáticas GSANAS ====
 +<​columns>​
 Na funcionalidade **Acompanhamento dos Arquivos de Roteiro **, é possível acompanhar a movimentação dos arquivos de roteiro com as ordens de serviço programadas,​ através de um filtro por: //Data da Programação//,​ //Empresa// e //​Situação do arquivo//. Na funcionalidade **Acompanhamento dos Arquivos de Roteiro **, é possível acompanhar a movimentação dos arquivos de roteiro com as ordens de serviço programadas,​ através de um filtro por: //Data da Programação//,​ //Empresa// e //​Situação do arquivo//.
  
Linha 20: Linha 23:
     - **Atenção**:​ no caso de arquivos finalizados,​ existindo a necessidade de serviços de //​pavimentação//​ no local, durante o encerramento das ordens de serviço, o sistema realiza a geração automática de uma nova ordem de serviço com os mesmos dados da ordem de serviço que está sendo encerrada, mudando os atributos para a empresa que fará o serviço de pavimentação e situação da ordem.     - **Atenção**:​ no caso de arquivos finalizados,​ existindo a necessidade de serviços de //​pavimentação//​ no local, durante o encerramento das ordens de serviço, o sistema realiza a geração automática de uma nova ordem de serviço com os mesmos dados da ordem de serviço que está sendo encerrada, mudando os atributos para a empresa que fará o serviço de pavimentação e situação da ordem.
   - Percurso das equipes (através do botão {{:​ajuda:​consultar_mapa_botao.jpg?​nolink|}} é possível consultar o percurso das equipes que executam as ordens de serviço selecionadas,​ conforme modelo **[[=ajuda:​acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro#​tela_de_consulta_de_percurso|AQUI]]**).   - Percurso das equipes (através do botão {{:​ajuda:​consultar_mapa_botao.jpg?​nolink|}} é possível consultar o percurso das equipes que executam as ordens de serviço selecionadas,​ conforme modelo **[[=ajuda:​acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro#​tela_de_consulta_de_percurso|AQUI]]**).
 +</​columns>​
 +\\
  
 ==== Observação ==== ==== Observação ====
Linha 30: Linha 35:
 Para que a consulta tenha sucesso, é necessário que exista um roteiro programado com a data especificada. Além disso, a funcionalidade só apresenta as ordens de serviço das equipes das Unidades Administrativas as quais o usuário foi autorizado a acompanhar. Após o preenchimento dos campos da tela acima (detalhes de preenchimento **[[=ajuda:​acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro#​preenchimento_dos_campos|AQUI]]**),​ clique no botão {{:​ajuda:​selecionar.png?​nolink|}} para o sistema exibir os dados dos arquivos: Para que a consulta tenha sucesso, é necessário que exista um roteiro programado com a data especificada. Além disso, a funcionalidade só apresenta as ordens de serviço das equipes das Unidades Administrativas as quais o usuário foi autorizado a acompanhar. Após o preenchimento dos campos da tela acima (detalhes de preenchimento **[[=ajuda:​acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro#​preenchimento_dos_campos|AQUI]]**),​ clique no botão {{:​ajuda:​selecionar.png?​nolink|}} para o sistema exibir os dados dos arquivos:
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ==== Dados dos Arquivos Exibidos ==== ==== Dados dos Arquivos Exibidos ====
Linha 39: Linha 45:
 Note que os botões disponíveis se encontram desabilitados. Ao selecionar uma equipe, o sistema habilita os botões relacionados a ações liberadas para as respectivas equipes: Note que os botões disponíveis se encontram desabilitados. Ao selecionar uma equipe, o sistema habilita os botões relacionados a ações liberadas para as respectivas equipes:
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ==== Botões Habilitados por Equipe ==== ==== Botões Habilitados por Equipe ====
Linha 48: Linha 55:
 Caso queira detalhes sobre as ordens de serviço relacionadas a determinada equipe, clique sobre a equipe correspondente. Feito isso, o sistema exibe os detalhes: Caso queira detalhes sobre as ordens de serviço relacionadas a determinada equipe, clique sobre a equipe correspondente. Feito isso, o sistema exibe os detalhes:
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ==== Detalhes das Ordens de Serviço por Equipe ==== ==== Detalhes das Ordens de Serviço por Equipe ====
Linha 70: Linha 78:
  
 Para detalhar uma determinada ordem de serviço exibida após a seleção, clique no //link// da OS (campo Equipe), e o sistema apresenta as seguintes informações:​ Para detalhar uma determinada ordem de serviço exibida após a seleção, clique no //link// da OS (campo Equipe), e o sistema apresenta as seguintes informações:​
-  ​Número da Ordem de Serviço; +  ​Número da Ordem de Serviço; 
-  ​Sequencial;​ +  ​Sequencial;​ 
-  ​Endereço;​ +  ​Endereço;​ 
-  ​Situação;​ +  ​Situação;​ 
-  ​Tipo de Serviço.+  ​Tipo de Serviço. 
 +\\
  
 Caso tenha sido feita uma substituição de hidrômetro em campo, e esse hidrômetro ou a matrícula do imóvel informada não exista no **GSAN**, como a ordem de serviço não foi gerada pelo sistema, será exibida mensagem referente à instalação não realizada. Caso o checkbox da tela **Dados dos Arquivo** esteja marcado, o sistema disponibiliza os botões {{:​ajuda:​incluiros.png?​nolink|}},​  {{:​ajuda:​consultar_mapa_botao.jpg?​nolink|}},​ e {{:​ajuda:​cadastrarmensagem.png?​nolink|}}. Caso tenha sido feita uma substituição de hidrômetro em campo, e esse hidrômetro ou a matrícula do imóvel informada não exista no **GSAN**, como a ordem de serviço não foi gerada pelo sistema, será exibida mensagem referente à instalação não realizada. Caso o checkbox da tela **Dados dos Arquivo** esteja marcado, o sistema disponibiliza os botões {{:​ajuda:​incluiros.png?​nolink|}},​  {{:​ajuda:​consultar_mapa_botao.jpg?​nolink|}},​ e {{:​ajuda:​cadastrarmensagem.png?​nolink|}}.
Linha 82: Linha 91:
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
-{{  :ajuda:atend_-_os_-_roteiro_-_acomparqroteiro_-_incluiros.png?​nolink ​ |}}+{{  :ajuda:zyggy.jpg?​nolink ​ |}}
 </​WRAP>​ </​WRAP>​
  
Linha 94: Linha 103:
 Para consultar o detalhe da Ordem de Serviço, clique no //link// do campo **Ordem de Serviço**. O sistema exibirá o //popup// abaixo e, quando existir foto cadastrada, será exibido o //link// **Exibir Fotos da OS**. Para consultar o detalhe da Ordem de Serviço, clique no //link// do campo **Ordem de Serviço**. O sistema exibirá o //popup// abaixo e, quando existir foto cadastrada, será exibido o //link// **Exibir Fotos da OS**.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 <WRAP center round box 100%> <WRAP center round box 100%>
Linha 113: Linha 123:
  
 As ordens de serviços priorizadas para o dia obedecerão aos seguintes critérios: As ordens de serviços priorizadas para o dia obedecerão aos seguintes critérios:
-  ​Fator de priorização,​ calculado pela regra de priorização automática;​ +  ​Fator de priorização,​ calculado pela regra de priorização automática;​ 
-  ​Caso os Registros de Atendimentos referentes às Ordens de Serviços Priorizadas tenham coordenadas,​ será feito um cálculo de distância, conforme a fórmula descrita abaixo. Os Registros de Atendimentos que estão mais próximos, de acordo com o cálculo, entrarão na programação da mesma equipe. Caso a equipe tenha atingido sua carga de trabalho, então outra equipe receberá as ordens de serviços e o cálculo para obtenção da sequência de execução será em função da proximidade em relação à primeira ordem de serviço programada para a Equipe.+  ​Caso os Registros de Atendimentos referentes às Ordens de Serviços Priorizadas tenham coordenadas,​ será feito um cálculo de distância, conforme a fórmula descrita abaixo. Os Registros de Atendimentos que estão mais próximos, de acordo com o cálculo, entrarão na programação da mesma equipe. Caso a equipe tenha atingido sua carga de trabalho, então outra equipe receberá as ordens de serviços e o cálculo para obtenção da sequência de execução será em função da proximidade em relação à primeira ordem de serviço programada para a Equipe.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 === Fórmula do Cálculo de Distância === === Fórmula do Cálculo de Distância ===
Linha 133: Linha 144:
 Após o preenchimento da funcionalidade,​ o sistema efetua algumas validações:​ Após o preenchimento da funcionalidade,​ o sistema efetua algumas validações:​
  
-  ​Verificar Filtro: +  ​Verificar Filtro: 
-    ​Caso o período de programação não tenha sido informado, o sistema exibe a mensagem: //Informe o período de programação a ser pesquisado//​. +    ​Caso o período de programação não tenha sido informado, o sistema exibe a mensagem: //Informe o período de programação a ser pesquisado//​. 
-    ​Caso a empresa não tenha sido selecionada,​ o sistema exibe a mensagem: //Selecione a empresa a ser pesquisada//​. +    ​Caso a empresa não tenha sido selecionada,​ o sistema exibe a mensagem: //Selecione a empresa a ser pesquisada//​. 
-  ​Verificar seleção de equipes: +  ​Verificar seleção de equipes: 
-    ​Caso não selecione nenhuma equipe, o sistema exibe a mensagem: //É necessário marcar alguma equipe//. +    ​Caso não selecione nenhuma equipe, o sistema exibe a mensagem: //É necessário marcar alguma equipe//. 
-  ​Verificar seleção de mais de uma equipe: +  ​Verificar seleção de mais de uma equipe: 
-    ​Caso selecione mais de uma equipe seja selecionada,​ o sistema exibe a mensagem: //Marque apenas uma Equipe//. +    ​Caso selecione mais de uma equipe seja selecionada,​ o sistema exibe a mensagem: //Marque apenas uma Equipe//. 
-  ​Verificar seleção de ordens de serviço: +  ​Verificar seleção de ordens de serviço: 
-    ​Caso não selecione nenhuma ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: //É necessário marcar alguma Ordem de Serviços//​. +    ​Caso não selecione nenhuma ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: //É necessário marcar alguma Ordem de Serviços//​. 
-  ​Verificar seleção de mais de uma ordem de serviço: +  ​Verificar seleção de mais de uma ordem de serviço: 
-    ​Caso selecione mais de uma ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Marque apenas uma Ordem de Serviço//​. +    ​Caso selecione mais de uma ordem de serviço, o sistema exibe a mensagem: //Marque apenas uma Ordem de Serviço//​. 
-  ​Verificar ordem de serviço programada para mais de uma equipe: +  ​Verificar ordem de serviço programada para mais de uma equipe: 
-    ​Caso a ordem de serviço selecionada esteja programada para mais de uma equipe, o sistema exibe a mensagem: //A Ordem de Serviço está programada para várias equipes. Não é possível remaneja-la//​. +    ​Caso a ordem de serviço selecionada esteja programada para mais de uma equipe, o sistema exibe a mensagem: //A Ordem de Serviço está programada para várias equipes. Não é possível remaneja-la//​. 
-  ​Verificar seleção de ordem de serviço encerrada:​ +  ​Verificar seleção de ordem de serviço encerrada:​ 
-    ​Caso a ordem de serviço selecionada esteja encerrada, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de serviço já encerrada. Não é possível informar a situação//​. +    ​Caso a ordem de serviço selecionada esteja encerrada, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de serviço já encerrada. Não é possível informar a situação//​. 
-  ​Verificar seleção do arquivo finalizado:​ +  ​Verificar seleção do arquivo finalizado:​ 
-    ​Caso o arquivo referente à ordem de serviço selecionada esteja com a situação de finalizada, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível alterar OS para um arquivo com a situação finalizado//​. +    ​Caso o arquivo referente à ordem de serviço selecionada esteja com a situação de finalizada, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível alterar OS para um arquivo com a situação finalizado//​. 
-  ​Verificar seleção de ordem de serviço diferente de pendente: +  ​Verificar seleção de ordem de serviço diferente de pendente: 
-    ​Caso a ordem de serviço selecionada esteja diferente de pendente, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de serviço não está pendente. Não é possível alterar a ordem de serviço//​. +    ​Caso a ordem de serviço selecionada esteja diferente de pendente, o sistema exibe a mensagem: //Ordem de serviço não está pendente. Não é possível alterar a ordem de serviço//​. 
-  ​Verificar seleção do arquivo finalizado para equipe remanejada:​ +  ​Verificar seleção do arquivo finalizado para equipe remanejada:​ 
-    ​Caso o arquivo da nova equipe referente à ordem de serviço a ser remanejada esteja com a situação de finalizada, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível ​ incluir OS para um arquivo com a situação finalizado//​. +    ​Caso o arquivo da nova equipe referente à ordem de serviço a ser remanejada esteja com a situação de finalizada, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível ​ incluir OS para um arquivo com a situação finalizado//​. 
-  ​Arquivo Não pode Ser Liberado: +  ​Arquivo Não pode Ser Liberado: 
-    ​Caso exista OS programação acompanhamento de serviço com situação igual a EM EXECUÇÃO, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível alterar o arquivo - NOME DA EQUIPE - para liberado porque existe uma OS em execução//​. +    ​Caso exista OS programação acompanhamento de serviço com situação igual a EM EXECUÇÃO, o sistema exibe a mensagem: //Não é possível alterar o arquivo - NOME DA EQUIPE - para liberado porque existe uma OS em execução//​. 
-  ​Verificar seleção de ordem de serviço na programação diferente de pendente e devolvida:​ +  ​Verificar seleção de ordem de serviço na programação diferente de pendente e devolvida:​ 
-    ​Caso a ordem de serviço da programação selecionada esteja diferente de pendente, exibe a mensagem: //Ordem de serviço não está pendente nem devolvida. Não é possível (alterar ou excluir ou remanejar ou reordenar) a ordem de serviço//.+    ​Caso a ordem de serviço da programação selecionada esteja diferente de pendente, exibe a mensagem: //Ordem de serviço não está pendente nem devolvida. Não é possível (alterar ou excluir ou remanejar ou reordenar) a ordem de serviço//.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
  
 ===== Tela de Consulta de Percurso ===== ===== Tela de Consulta de Percurso =====
Linha 177: Linha 189:
 Caso não tenha sido encontrada a coordenada geográfica da ordem de serviço do roteiro da programação no imóvel, a funcionalidade não irá mostrar a ordem de serviço no mapa da cidade; porém, é apresentada logo abaixo da imagem sob a legenda //ordem de serviço sem estimativa de localização//,​ o número da ordem e, entre parenteses, o número da sequência dentro do roteiro da equipe em letras, na cor **preta**. Caso não tenha sido encontrada a coordenada geográfica da ordem de serviço do roteiro da programação no imóvel, a funcionalidade não irá mostrar a ordem de serviço no mapa da cidade; porém, é apresentada logo abaixo da imagem sob a legenda //ordem de serviço sem estimativa de localização//,​ o número da ordem e, entre parenteses, o número da sequência dentro do roteiro da equipe em letras, na cor **preta**.
 </​columns>​ </​columns>​
 +\\
 +
 +==== Tela de Incluir Ordem de Serviço na Programação da Equipe - CAGEPA ====
 +Para a **CAGEPA**, a tela de **Incluir Ordem de Serviço na Programação da Equipe** é visualizada com um botão novo:
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​tortoarado.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
 +\\
 +<​columns>​
 +Esse botão é o {{:​ajuda:​ydmdr.jpg?​nolink|}}. Ele é visualizado para a **CAGEPA**, que está parametrizada para registrar dados de manutenção da rede, fazendo a integração do **GSAN** com o sistema **SIGO**, utilizado pela **CAGEPA** para tratar de serviços relacionados à manutenção de rede de água. Caso a **Ordem de Serviço** selecionada no campo tenha indicação de manutenção de rede (no exemplo acima, **Vazamento de Rede**), a funcionalidade exibe o botão para receber os dados de manutenção da rede.
 +
 +Clicando nele, é possível informar se, para a ordem de serviço que está sendo incluída haverá interrupção de serviços de Rede durante a execução do serviço. Selecionando **SIM**, informe a data prevista de execução, a hora prevista e o prazo previsto de duração, selecionando se é prazo em //dias// ou //horas//. Depois de informá-los,​ clique em {{:​ajuda:​arrecadacao:​atualizar_1509.jpg?​nolink|}}. Feito isso, o sistema envia para o sistema **SIGO**, através de //​webservice//,​ incluindo/​atualizando os dados informados em base própria, para ser usada no envio das informações para o sistema **SIGO** e para a programação do serviço no **[[=ajuda:​mobile:​gsanas|GSANAS]]**. Lembrando que a data prevista de interrupção não pode diferir da data da programação do roteiro.
 +</​columns>​
 +
 +<WRAP center round box 100%>
 +{{  :​ajuda:​6ytororro.jpg?​nolink ​ |}}
 +</​WRAP>​
  
 \\ \\
ajuda/acompanhamento_dos_arquivos_de_roteiro.txt · Última modificação: 29/09/2020 19:08 por tadeu.sarmento