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Reticar Contas - Diferença de Leitura

Esta opção do sistema faz parte do processo Manter Conta e permite a retificação da conta de um imóvel, através do cálculo de créditos ou débitos para o cliente. Apenas funcionários autorizados podem efetuar esta operação.

O acesso a esta funcionalidade deve ser realizado pelo Menu do sistema: GSAN > Faturamento > Conta > Manter Conta. Inicialmente você deve informar a matrícula do imóvel para o qual deseja retificar as contas. Após informar o imóvel, o sistema apresentará as seguintes informações:

  1. Dados do Imóvel;
    1. Inscrição do Imóvel, ao lado do campo da matrícula do imóvel;
    2. Nome do Cliente Usuário;
    3. Descrição da Situação da Ligação de Água;
    4. Descrição da Situação da Ligação de Esgoto;
  2. Tabela com a relação das Contas do Imóvel nas situações: Normal, Retificada ou Incluída;
    1. Mês e Ano de Referência;
    2. Data de Vencimento da Conta;
    3. Valor Total da Conta;
    4. Consumo de Água;
    5. Consumo de Esgoto;
    6. Data de Validade da Conta;
    7. Data de Revisão da Conta;
    8. Situação da Conta.

Para Retificar uma Conta por Diferença de Leitura você deve clicar no botão depois de selecionar uma das contas apresentadas. Em seguida, o sistema apresenta a tela Retificar Conta - Diferença de Leitura, com os dados da conta a ser retificada:


Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Veja AQUI, detalhes para o preenchimento dos campos visualizados acima.

Após efetuar o preenchimento dos dados da conta, clique em para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.

Quando o valor calculado contém decimais, o sistema atribui apenas a parte inteira do valor para todas as contas Pagas ou em Aberto e calcula o valor total não distribuído (parte decimal × quantidade de contas elegíveis). Por fim, o valor restante é adicionado ao consumo da conta com referência mais recente.

No campo Registro de Atendimento, o usuário deve selecionar entre: Manter, Encerrar e Incluir. A partir da opção selecionada, o sistema irá oferecer três caminhos:

Manter Registro de Atendimento

O usuário deve selecionar se deseja ou não gerar uma Guia de Devolução. Em seguida, deve informar o número do Registro de Atendimento (RA) no campo correspondente.

Caso julgue necessário, é possível anexar arquivos nos formatos: JPG, DOC, DOCX, XLS, XLSX ou PDF.

Clique no botão “Concluir” para finalizar a retificação da conta.

Encerrar Registro de Atendimento

O usuário deve informar o número do Registro de Atendimento (RA) no campo correspondente.

No campo “Parecer de Encerramento”, o sistema irá informar automaticamente a razão do encerramento do RA. Caso o usuário julgue necessário, pode acrescentar outras informaçõe com um limite de até 800 caracteres

Caso seja importante para o andamento do atendimento, é possível anexar arquivos nos formatos: JPG, DOC, DOCX, XLS, XLSX ou PDF.

Clique no botão “Concluir” para finalizar a retificação da conta.

Incluir Registro de Atendimento

No menu “Meio de Solicitação”, selecione a opção desejada.

Os campos de “Especificação” e “Cliente” já estarão preenchidos automaticamente pelo sistema.

No campo “Nome do Solicitante”, informe o nome do responsável pelo atendimento.

No campo “Parecer de Encerramento”, o sistema irá informar automaticamente a razão do encerramento do RA. Caso o usuário deseje, pode acrescentar outras informaçõe com um limite de até 800 caracteres.

Caso julgue necessário, é possível anexar arquivos nos formatos: JPG, DOC, DOCX, XLS, XLSX ou PDF.

Clique no botão “Concluir” para finalizar a retificação da conta.


Preenchimento dos campos

CampoPreenchimento dos Campos
Dados do ImóvelAs informações do imóvel não poderão ser alteradas. São apresentadas na tela, apenas, para confirmação do imóvel que está tendo a conta retificada.
Dados da Conta
Observação da Retificação de ContaExibe uma série informações sobre o imóvel, cujo preenchimento é opcional e de no máximo, 540 caracteres.
Motivo da RetificaçãoO usuário deve escolher um dos motivos a seguir: Erro de Leitura ou Falta de Leitura ou Consumo Acumulado.
Referência InicialO usuário informa o mês e ano inicial da retificação no formato mm/aaaa.
Referência FinalO usuário informa o mês e ano final da retificação no formato mm/aaaa.
Leitura InicialO usuário informa o valor da leitura inicial no campo.
Leitura FinalO usuário informa o valor da leitura final no campo.
Diferença LeiturasO sistema calcula o valor automaticamente, subtraindo a Leitura Final pela Leitura Inicial.
Data de VencimentoO usuário informa a data de vencimento no formato dd/mm/aaaa.
Gerar DébitoO usuário seleciona uma das opções a seguir: Débito a Cobrar ou Guia de Pagamento.


Referências

Termos Principais

Faturamento


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ajuda/retificar_contas_diferenca_de_leitura_dmae.txt · Última modificação: 22/05/2025 18:38 por henrique.souza