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Reticar Contas - Diferença de Leitura
Esta opção do sistema faz parte do processo Manter Conta e permite a retificação da conta de um imóvel, através do cálculo de créditos ou débitos para o cliente. Apenas funcionários autorizados podem efetuar esta operação. |
O acesso a esta funcionalidade deve ser realizado pelo Menu do sistema: GSAN > Faturamento > Conta > Manter Conta. Inicialmente você deve informar a matrícula do imóvel para o qual deseja retificar as contas. Após informar o imóvel, o sistema apresentará as seguintes informações: |
Para Retificar uma Conta por Diferença de Leitura você deve clicar no botão |
Observação
Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Veja AQUI, detalhes para o preenchimento dos campos visualizados acima.
Após efetuar o preenchimento dos dados da conta, clique em para solicitar ao sistema a atualização das informações na base de dados.
Quando o valor calculado contém decimais, o sistema atribui apenas a parte inteira do valor para todas as contas Pagas ou em Aberto e calcula o valor total não distribuído (parte decimal × quantidade de contas elegíveis). Por fim, o valor restante é adicionado ao consumo da conta com referência mais recente.
No campo Registro de Atendimento, o usuário deve selecionar entre: Manter, Encerrar e Incluir. A partir da opção selecionada, o sistema irá oferecer três caminhos:
Manter Registro de Atendimento
O usuário deve selecionar se deseja ou não gerar uma Guia de Devolução. Em seguida, deve informar o número do Registro de Atendimento (RA) no campo correspondente.
Caso julgue necessário, é possível anexar arquivos nos formatos: JPG, DOC, DOCX, XLS, XLSX ou PDF.
Clique no botão “Concluir” para finalizar a retificação da conta.
Encerrar Registro de Atendimento
O usuário deve informar o número do Registro de Atendimento (RA) no campo correspondente.
No campo “Parecer de Encerramento”, o sistema irá informar automaticamente a razão do encerramento do RA. Caso o usuário julgue necessário, pode acrescentar outras informaçõe com um limite de até 800 caracteres
Caso seja importante para o andamento do atendimento, é possível anexar arquivos nos formatos: JPG, DOC, DOCX, XLS, XLSX ou PDF.
Clique no botão “Concluir” para finalizar a retificação da conta.
Incluir Registro de Atendimento
No menu “Meio de Solicitação”, selecione a opção desejada.
Os campos de “Especificação” e “Cliente” já estarão preenchidos automaticamente pelo sistema.
No campo “Nome do Solicitante”, informe o nome do responsável pelo atendimento.
No campo “Parecer de Encerramento”, o sistema irá informar automaticamente a razão do encerramento do RA. Caso o usuário deseje, pode acrescentar outras informaçõe com um limite de até 800 caracteres.
Caso julgue necessário, é possível anexar arquivos nos formatos: JPG, DOC, DOCX, XLS, XLSX ou PDF.
Clique no botão “Concluir” para finalizar a retificação da conta.
Preenchimento dos campos
Campo | Preenchimento dos Campos |
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Dados do Imóvel | As informações do imóvel não poderão ser alteradas. São apresentadas na tela, apenas, para confirmação do imóvel que está tendo a conta retificada. |
Dados da Conta | |
Observação da Retificação de Conta | Exibe uma série informações sobre o imóvel, cujo preenchimento é opcional e de no máximo, 540 caracteres. |
Motivo da Retificação | O usuário deve escolher um dos motivos a seguir: Erro de Leitura ou Falta de Leitura ou Consumo Acumulado. |
Referência Inicial | O usuário informa o mês e ano inicial da retificação no formato mm/aaaa. |
Referência Final | O usuário informa o mês e ano final da retificação no formato mm/aaaa. |
Leitura Inicial | O usuário informa o valor da leitura inicial no campo. |
Leitura Final | O usuário informa o valor da leitura final no campo. |
Diferença Leituras | O sistema calcula o valor automaticamente, subtraindo a Leitura Final pela Leitura Inicial. |
Data de Vencimento | O usuário informa a data de vencimento no formato dd/mm/aaaa. |
Gerar Débito | O usuário seleciona uma das opções a seguir: Débito a Cobrar ou Guia de Pagamento. |
Referências
Termos Principais
Faturamento
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