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ajuda:micromedicao:inserir_anormalidade_leitura

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Inserir Anormalidade de Leitura

Esta funcionalidade possibilita o usuário informar/selecionar os dados necessários para efetuar a inclusão da anormalidade de leitura, e valida o preenchimento dos campos obrigatórios, no caminho: GSAN > Micromedição > Leitura > Inserir Anormalidade de Leitura.

Criado um campo na tabela leitura anormalidade, que indica se a anormalidade será omitida do R0939 - Relatório de Leituras e Anormalidades Informadas (GSAN > Relatório > Faturamento), mas permanece no Smartphone para ser utilizado pelo leiturista, nos seguintes códigos:

  • 30 (Hidrômetro parado);
  • 38( Hidrômetro parado sem consumo);
  • 5 (Hidrômetro sem Lacre);
  • 23 (Vazamento Antes do Hidrômetro);
  • 24 (Vazamento Após o Hidrômetro); e
  • 25 (Vazamento no Hidrômetro).

Alterada a funcionalidade para possibilitar à emissão de ordem de serviço seletiva automática para os imóveis quando apresentar XX vezes consecutivas as seguintes anormalidades:

  • “Hidrômetro Quebrado”; e
  • “Hidrômetro Retirado”.

A funcionalidade de Inserir/Atualizar Anormalidade de Leitura foi alterada para receber o campo “Tipo de serviço” e “Empresa”, responsável pelo serviço. Caso sejam identificadas as anormalidades serão geradas ordens seletivas automáticas, associada à empresa e com o tipo de serviço “INSPECAO DE ANORMALIDADE”, definido em parâmetro.

O Batch também foi alterado, “Faturar Grupo de Faturamento”, no processo “Gerar Ordem Serviço Anormalidade de Leitura” para identificar o tipo de serviço, criando assim o comando e as ordens de serviço.

O comando deverá ser gerado contendo os parâmetros a seguir:

  • Descrição do comando - “Comando automático das Ordens Seletivas”;
  • Serviço Tipo - Serviço informado na anormalidade;
  • Empresa - Empresa informada na anormalidade.


Com a inclusão dos campos “Tipo de Solcitação” e Especificação, o sistema poderá ser parametrizado, incluindo outras anormalidades de leituras para gerar Ordens de Serviços.

Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Descrição(*)Campo obrigatório - Crie um nome para a Anormalidade de Leitura.
Abreviatura(*)Campo obrigatório - Crie uma abreviatura para a descrição.
Anormalidade Relativa a Hidrômetro(*)Campo obrigatório - Marque a opção “Sim”, caso a anormalidade seja relativa a hidrômetro. Caso contrário, marque “Não”.
Anormalidade Aceita para Ligação sem Hidrômetro(*)Campo obrigatório - Marque a opção “Sim”, caso a anormalidade aceita para ligação sem hidrômetro. Caso contrário, marque “Não”.
Anormalidade de Uso Restrito do Sistema(*)Campo obrigatório - Marque a opção “Sim”, caso a anormalidade seja de uso restrito do sistema. Caso contrário, marque “Não”.
Anormalidade Acarreta Perda Tarifa Social(*)Campo obrigatório - Marque a opção “Sim”, caso a anormalidade acarreta perda de tarifa social. Caso contrário, marque “Não”.
Anormalidade Emite OS Automática(*)Campo obrigatório - Marque a opção “Sim”, caso a anormalidade emita OS automática. Caso contrário, marque “Não”.
Exibir a Anormalidade no Relatório Leituras Anormalidades Informadas(*)Campo obrigatório - Marque a opção “Sim”, caso deseje que a anormalidade seja exibida no relatório de leituras anormalidades informadas. Caso contrário, marque “Não”.
O sistema adota o padrão = “Sim”.
Exibir Mensagem Quando o Hidrômetro Estiver na Calçada(*)Campo obrigatório - Marque a opção “Sim”, para indicar que o hidrômetro está na calçada. Caso contrário, marque “Não”.
O sistema adota o padrão = “Não”.
Exibir Mensagem Quando o Hidrômetro Foi Substituído(*)Campo obrigatório - Marque a opção “Sim”, para indicar que o hidrômetro foi substituído. Caso contrário, marque “Não”.
O sistema adota o padrão = “Não”.
Indicador não Impressão Conta(*)Campo obrigatório - Marque a opção “Sim”, para indicar a não impressão da conta. Caso contrário, marque “Não”.
O sistema adota o padrão = “Não”.
Tipo de Serviço(*)Campo obrigatório - Escolha uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Este campo fica inativo quando a “Anormalidade Emite OS Automática” estiver marcada = “Não”.
Consumo a ser cobrado (anormalidade informada e leitura não informada)(*)Campo obrigatório - Escolha uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Consumo a ser cobrado (anormalidade informada e leitura informada)(*)Campo obrigatório - Escolha uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Leitura para faturamento (anormalidade informada e leitura não informada)(*)Campo obrigatório - Escolha uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Leitura para faturamento (anormalidade informada e leitura informada)(*)Campo obrigatório - Escolha uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Fator que deverá atualizar o consumo de imóveis com anormalidade (sem leitura)(*)Campo obrigatório - Informe o fator que deverá atualizar o consumo de imóveis com anormalidade.
O campo deve ser numérico maior que zero e menor que 10.
Fator que deverá atualizar o consumo de imóveis com anormalidade (com leitura)(*)Campo obrigatório - Informe o fator que deverá atualizar o consumo de imóveis com anormalidade.
O campo deve ser numérico maior que zero e menor que 10.
Indicador de obrigatoriedade da anormalidade de leitura(*)Campo obrigatório - Escolha uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Anormalidade impacta na leitura/faturamento(*)Campo obrigatório - Informe “Sim” caso a anormalidade impacta na leitura/faturamento. Caso contrário marque “Não”.
Número de vezes para suspender a leituraInforme o número de vezes para suspender a leitura.
O campo deve ser numérico, caso não seja usado, preencher com zero.
Número de meses para manter a leitura suspensaInforme o número de meses para manter a leitura suspensa.
O campo deve ser numérico, caso não seja usado, preencher com zero.
Tipo de solicitaçãoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
EspecificaçãoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Tipo  de ServiçoSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
FirmaSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Indicador Foto Obrigatória(*)Campo obrigatório - Informe “Sim” para indicar a exigência de foto, caso contrário, informe “Não”.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema insere as informações nas bases de dados.




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