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Tabela de conteúdos
Inserir Imóvel - Aba Cliente
Esta opção do sistema permite a inserção de um imóvel na base de dados. A funcionalidade pode ser acessada via Menu do sistema, no caminho: GSAN > Cadastro > Imóvel > Inserir Imóvel.
Feito isso, o sistema visualiza a tela AQUI.
Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em seis abas:
- Inserir Imóvel - Aba Localidade: para localizar o imóvel no espaço territorial (Localidade / Setor Comercial / Quadra / Lote/ Sublote / Testada).
- Inserir Imóvel - Aba Endereço: para informar o endereço do imóvel (Logradouro /Bairro /Referência /Número /Complemento / CEP).
- Inserir Imóvel - Aba Cliente: para relacionar os clientes vinculados ao imóvel. Clientes do tipo proprietário, usuário e responsável.
- Inserir Imóvel - Aba Subcategoria Economias: para definir a quantidade de economias existentes no imóvel, separando-as por categoria e subcategoria econômica.
- Inserir Imóvel - Aba Característica: onde é possível caracterizar o perfil do imóvel com informações, tais como: Área Construída, Volume dos Reservatórios de Água, Volume da Piscina, entre outros. Nesta aba, também é possível adicionar fotos do imóvel que está sendo inserido.
- Inserir Imóvel - Aba Conclusão: para se informar dados finais e complementares acerca do imóvel e encerrar o cadastramento. Serão informados dados, tais como: Número de Moradores, Integração com a Prefeitura e a Companhia Energética, Coordenadas UTM para georreferenciamento, entre outros.
As telas do tipo aba têm um comportamento padrão.
Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada.
Aba Cliente
Observação
Informamos que os dados exibidos nas telas e no relatório a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes. |
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Nesta aba informe tantos clientes quanto existirem para o imóvel.
Inicialmente, informe os dados do cliente que deseja inserir, selecionando o cliente e informando o tipo da relação dele com o imóvel (Proprietário, Usuário ou Responsável). Caso o cliente não esteja cadastrado, primeiro é necessário inseri-lo através do caminho Cadastro > Cliente > Inserir Cliente.
Depois de o cliente estar devidamente selecionado e configurado, clique no botão para inserir o cliente na tabela Cliente(s) Informado(s).
Atenção: é obrigatório que o cliente do tipo Usuário seja informado.
Finalmente, caso exista mais de um cliente cadastrado para o imóvel, indique aquele cujo nome sairá impresso na conta, clicando na coluna correspondente (Nome Conta) da tabela.
Para inserir um cliente, preencha os campos do cliente relacionados abaixo, e clique no botão , que o cliente será inserido na tabela. Para remover um cliente da tabela Cliente(s) Informado(s), clique no botão
, que fica ao lado das informações do cliente, na primeira coluna da tabela.
Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção:
Clique no botão Cancelar para desistir da remoção, ou no botão OK para confirmar a remoção do cliente. Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de cliente sem efetuar nenhuma modificação na tabela. Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de cliente efetuando a remoção do cliente na tabela.
A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão e não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo Inserir Imóvel.
O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão do imóvel tiver sido realizada com sucesso.
Imóvel de matrícula (matrícula do imóvel) inserido com sucesso.
O sistema apresentará três opções após a inserção do imóvel. Escolha a opção desejada clicando em algum dos links existentes na tela de sucesso:
- Menu Principal: para voltar à tela principal do sistema.
- Inserir outro Imóvel: para preparar o sistema para inserção de outro imóvel.
- Atualizar Imóvel Inserido: para efetuar a atualização do imóvel, recentemente, inserido.
Caso a empresa realize controle de acesso a clientes públicos, a CAERN solicitou que o sistema só permita incluir ou alterar imóveis que possuam pelo menos uma economia associada à categoria pública, bem como associar imóveis a clientes responsáveis cuja esfera de poder seja público (federal, estadual ou municipal) se o usuário tiver a permissão especial “INSERIR IMOVEL PARA ORGAO PUBLICO”.
Preenchimento dos campos
Campo | Orientações para Preenchimento |
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Código(*) | Campo obrigatório ou opcional, dependendo da parametrização - Informe o código de um cliente, e tecle Enter ou clique no botão Pesquisar ![]() |
Tipo do Cliente(*) | Campo obrigatório - Selecione, na lista apresentada, o tipo da relação do cliente com o imóvel (Proprietário, Usuário ou Responsável). |
Funcionalidade dos Botões
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