
Approvals: 0/1
Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Inserir Imóvel - Aba Cliente
Esta opção do sistema permite a inserção de um imóvel na base de dados. A funcionalidade pode ser acessada no caminho GSAN > Cadastro > Imóvel > Inserir Imóvel.
Em função da quantidade de informações a serem cadastradas, a tela foi dividida em seis abas:
- Localidade: Para localizar o imóvel no espaço territorial (Localidade/Setor Comercial/Quadra/Lote/Sublote/Testada).
- Endereço: Para informar o endereço do imóvel (Logradouro/Bairro/Referência/Número/Complemento/CEP).
- Cliente: Para relacionar os clientes vinculados ao imóvel. Clientes do tipo proprietário, usuário e responsável.
- Subcategoria Economias: Para definir a quantidade de economias existentes no imóvel, separando-as por categoria e subcategoria econômica.
- Característica: Onde será possível caracterizar o perfil do imóvel com informações, tais como: Área Construída, Volume dos Reservatórios de Água, Volume da Piscina, …
- Conclusão: Para se informar dados finais e complementares acerca do imóvel e encerrar o cadastramento. Serão informados dados, tais como: Número de Moradores, Integração com a Prefeitura e a Companhia Energética, Coordenadas UTM para georreferenciamento, …
As telas do tipo aba têm um comportamento padrão.
Clique em Funcionamento das Telas do Tipo Aba para obter uma explicação mais detalhada.
Nesta aba você deve informar tantos clientes, quanto existirem para o imóvel.
Inicialmente você deve informar os dados do cliente que deseja inserir, selecionando o cliente e informando o tipo da relação dele com o imóvel (Proprietário, Usuário, Responsável, …).
Caso o cliente não esteja cadastrado, você deverá, primeiro, inserí-lo através do caminho “Cadastro > Cliente > Inserir Cliente”.
Depois do cliente estar devidamente selecionado e configurado, você deve clicar no botão , para inserir o cliente na tabela Cliente(s) Informado(s).
É obrigatório que o cliente do tipo “Usuário” seja informado.
Finalmente, caso exista mais de um cliente cadastrado para o imóvel, você deverá indicar aquele cujo nome sairá impresso na conta, clicando na coluna correspondente da tabela.
Para inserir um cliente, preencha os campos do cliente relacionados abaixo, e clique no botão , que o cliente será inserido na tabela.
Aba "Cliente"
Preenchimento dos campos
Nesta aba você deve informar tantos clientes, quanto existirem para o imóvel.
Inicialmente você deve informar os dados do cliente que deseja inserir, selecionando o cliente e informando o tipo da relação dele com o imóvel (Proprietário, Usuário, Responsável, …).
Caso o cliente não esteja cadastrado, você deverá, primeiro, inserí-lo através do caminho “Cadastro > Cliente > Inserir Cliente”.
Depois do cliente estar devidamente selecionado e configurado, você deve clicar no botão , para inserir o cliente na tabela Cliente(s) Informado(s).
É obrigatório que o cliente do tipo “Usuário” seja informado.
Finalmente, caso exista mais de um cliente cadastrado para o imóvel, você deverá indicar aquele cujo nome sairá impresso na conta, clicando na coluna correspondente da tabela.
Para inserir um cliente, preencha os campos do cliente relacionados abaixo, e clique no botão , que o cliente será inserido na tabela.
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Código(*) | Campo obrigatório - Informe o código de um cliente, e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” ![]() |
Tipo do Cliente(*) | Campo obrigatório -Selecione, na lista apresentada, o tipo da relação do cliente com o imóvel (Proprietário, Usuário, Responsável, …). |
Para Remover um cliente da tabela “Cliente(s) Informado(s)”, clique no botão “Remover” , que fica ao lado das informações do cliente, na primeira coluna da tabela.
Após clicar no botão o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção.
Clique no botão “Cancelar” para desistir da remoção, ou no botão “OK” para confirmar a remoção do cliente.
Ao desistir da remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de cliente sem efetuar nenhuma modificação na tabela.
Mas, ao confirmar a remoção, o sistema fechará a caixa de diálogo e voltará para a aba de cliente efetuando a remoção do cliente na tabela.
Observação: Os campos obrigatórios estão marcados com um asterisco vermelho (*) |
---|
A tela de sucesso será apresentada após clicar no botão , e se não houver nenhuma inconsistência no conteúdo dos campos de todas as abas do processo “Inserir Imóvel”.
O sistema apresentará a mensagem abaixo, quando a inclusão do imóvel tiver sido realizada com sucesso.
“Imóvel de matrícula (matrícula do imóvel) inserido com sucesso.”
O sistema apresentará três opções após a inserção do imóvel. Escolha a opção desejada clicando em algum dos “hyperlinks” existentes na tela de sucesso:
- Menu Principal: Para voltar à tela principal do sistema.
- Inserir outro Imóvel: Para preparar o sistema para inserção de outro imóvel.
- Atualizar Imóvel Inserido: Para efetuar a atualização do imóvel, recentemente, inserido.
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Utilize este botão para ativar as funcionalidades de pesquisa de uma localidade, ou de um setor comercial. Deve ser utilizado quando não se conhece o código da informação que deseja inserir. Fica localizado ao lado do campo correspondente. Ao clicar no botão, o sistema apresentará uma outra tela, onde será possível realizar a pesquisa. |
![]() | Utilize este botão para limpar as informações existentes num determinado campo da tela. Eventualmente, poderá efetuar a limpeza de campos relacionados, com o objetivo de eliminar inconsistências. Por exemplo, nesta tela, ao limpar o campo “Localidade”, o sistema limpará, automaticamente, os campos de “Setor Comercial” e “Quadra”. O mesmo ocorre ao limpar o campo “Setor Comercial”, que limpará, também, o campo “Quadra”. |
![]() | Utilize este botão para adicionar o cliente do imóvel na tabela “Cliente(s) Informado(s)”. |
![]() | Clique neste botão efetuar a remoção do cliente do imóvel da tabela “Cliente(s) Informado(s)”. Ao ser acionado, o sistema irá abrir uma caixa de diálogo, solicitando a confirmação da remoção. |
![]() | Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema retorne para a aba anterior. |
![]() | Estes botões estão na parte superior da linha horizontal, e devem ser utilizados para que o sistema avance para a próxima aba. Antes de passar para a próxima aba o sistema irá verificar se existe alguma inconsistência na aba atual. No caso de haver alguma inconsistência, o sistema apresentará a mensagem de crítica correspondente e não avançará para a próxima aba. |
![]() | Utilize este botão para solicitar ao sistema a inserção do imóvel na base de dados. Neste caso, é necessário que todos os campos, de todas as abas, estejam preenchidos corretamente. Caso exista alguma inconsistência, o sistema emitirá a mensagem de crítica correspondente. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN