Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:filtrar_registro_de_atendimento
A Versão Mais Recente deste documento é um rascunho.DiffEsta versão foi Substituída por uma Versão Recentemente Aprovada.DiffEsta versão (06/04/2015 21:08) é um Rascunho.
Approvals: 0/1

Essa é uma revisão anterior do documento!


Filtrar Registro de Atendimento

A funcionalidade pode ser acessada no caminho: Gsan > Atendimento ao Público > Registro Atendimento > Manter Registro de Atendimento.

Inicialmente o sistema exibe a tela de “Filtrar”, que permite informar os parâmetros para filtrar os “Registro Atendimento” que deseja manter.

Foi criada na funcionalidade Registro Atendimento a opção de “e-mail” para envio da pesquisa de satisfação.

Para ser exibido, é necessário que o “Tipo de Solicitação” seja referente a:

  • Estouramento de Distribuidor;
  • Vazamento no Ramal;
  • Vazamento no Morro.

Foi criado o indicador no “Inserir Registro de Atendimento”, e, caso o usuário informe “Sim”, indicando que pode ser enviado e-mail para pesquisa, tanto na inclusão quanto na manutenção dos registros de atendimento, o sistema validará o e-mail informado.

Se o e-mail não for preenchido, ou seja inválido, o sistema informará a mensagem: “Campo de e-mail para envio da pesquisa de satisfação não preenchido ou inválido. Caso deseje adicioná-lo agora, selecione a opção “Sim”. Caso contrário, selecione “Não”.

Caso o usuário escolha “Sim”, o sistema irá posicionar o cursor no campo de e-mail da “Aba do Solicitante” (Inserir Registro de Atendimento - Aba Solicitante), na tela de manter, para que seja informado um e-mail válido. Caso contrário, o sistema assumirá que o usuário não deseja informar o e-mail para pesquisa, e prosseguirá o fluxo normal de cadastramento.

Informe os parâmetros de pesquisa e, em seguida, clicar no botão .



Após a execução do filtro:

Após o filtro e seleção do ”Registro Atendimento“, o sistema ativará a tela ”Consultar Registro de Atendimento“, que apresentará os dados do ”Registro Atendimento“, e colocará à sua disposição as seguintes opções de manutenção:

  • Atualizar o Registro de Atendimento
  • Reiterar o Registro de Atendimento
  • Tramitar o Registro de Atendimento
  • Encerrar o Registro de Atendimento
  • Reativar o Registro de Atendimento
  • Imprimir o Registro de Atendimento
  • Gerar O.S. para o Registro de Atendimento
  • Consultar Solicitantes do Registro de Atendimento
  • Consultar Trâmites do Registro de Atendimento
  • Consultar O.S. do Registro de Atendimento
  • Imprimir via do cliente do Registro de Atendimento


Preenchimento dos campos

Informe pelo menos um dos parâmetros de pesquisa relacionados abaixo.

BotãoDescrição da Funcionalidade
Número do RAInforme o número do ”Registro Atendimento“.
Caso informe este parâmetro, não precisa informar nenhum outro.
Número ManualInforme o “Número do Atendimento Manual”.
Caso informe este parâmetro, não precisa informar nenhum outro.
RA ReiteradasRA reiterada é a solicitação de cliente para atendimento a uma demanda já cadastrada no GSAN e não cumprido o prazo previamente estabelecido para conclusão do serviço. O sistema controla o quantitativo de reiteração por dia.
Informe o intervalo quantitativo de reiteração de registros de atendimentos a serem filtrados.
Matrícula do ImóvelPara filtrar os ”Registro Atendimento“ vinculados a um imóvel, informe a matrícula do imóvel e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a Pesquisar Imóvel no cadastro.
Após a informação da matrícula de um imóvel, ou da seleção do imóvel na tela de pesquisa, o sistema apresentará a inscrição do imóvel, no campo correspondente.
Para limpar o campo da matrícula do imóvel, clique no botão , que fica ao lado do campo.
UsuárioPara filtrar os ”Registro Atendimento“ vinculados ao “Usuário” responsável pelo cadastramento, então informe a matrícula do “Usuário” e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível efetuar a pesquisa do “Usuário” no cadastro.
Após a informação da matrícula de um “Usuário”, ou da seleção do “Usuário” na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do “Usuário”, no campo correspondente.
Para limpar o campo do “Usuário”, clique no botão , que fica ao lado do campo.
SituaçãoInforme este campo, se desejar que o sistema ative o filtro pela “Situação” do ”Registro Atendimento“.
As opções disponíveis são:
* Todos = Filtrar os ”Registro Atendimento“ sem restrição quanto a situação;
* Pendentes = Filtrar, apenas, os ”Registro Atendimento“ pendentes;
* Encerrados = Filtrar, apenas, os ”Registro Atendimento“ encerrados;
* Sem Local de Ocorrência = Filtrar, apenas, os ”Registro Atendimento“ sem local de ocorrência.
Este campo vem com a opção “Todos”, previamente selecionada.
Dependendo da opção selecionada, o sistema irá habilitar/desabilitar os campos do “Período de Atendimento” e do “Período de Encerramento”. Veja a tabela abaixo.
Grupo de AtendimentoCaso deseje efetuar o filtro pelo “Grupo de Atendimento” do ”Registro Atendimento“, selecione-os na caixa de apresentada ao lado do campo.
Você pode selecionar mais de um “Grupo de Atendimento” para configurar o filtro.
* Para selecionar mais de um “Grupo de Atendimento”, utilize as teclas “Ctrl” e “Shift”, concomitantemente com o clique do “Mouse sobre a descrição do “Grupo de Atendimento” que desejar selecionar.
* A tecla “Ctrl” seleciona uma linha na caixa; e a tecla “Shift” seleciona um conjunto de linhas.
* Caso você clique mais de uma vez sobre a mesma linha, com a tecla “Ctrl” pressionada, o “Grupo de Atendimento” será, sucessivamente, marcado e desmarcado.
Tipo de SolicitaçãoCaso deseje efetuar o filtro pelo “Tipo da Solicitação” do “Registro de AtendimentoRegistro Atendimento”, e selecione-os na caixa apresentada ao lado do campo.
Você pode selecionar mais de um “Tipo de Solicitação” para configurar o filtro.
* Para selecionar mais de um “Tipo de Solicitação”, utilize as teclas “Ctrl” e “Shift”, concomitantemente com o clique do “Mouse” sobre a descrição do “Tipo de Solicitação” que desejar selecionar.
* A tecla “Ctrl” seleciona uma linha na caixa; e a tecla “Shift” seleciona um conjunto de linhas.
* Caso você clique mais de uma vez sobre a mesma linha, com a tecla “Ctrl” pressionada, o “Tipo de Solicitação” será, sucessivamente, marcado e desmarcado.
O campo “Especificação” será populado em função do campo “Tipo de Solicitação”.
Caso você selecione mais de um “Tipo de Solicitação”, o campo “Especificação” ficará vazio.
EspecificaçãoCaso deseje efetuar o filtro pela “Especificação” do “Tipo da Solicitação” do ”Registro Atendimento”, então selecione-as na caixa apresentada ao lado do campo.
Este campo será populado em função do campo “Tipo de Solicitação”.
Caso você selecione mais de uma “Tipo de Solicitação”, o campo “Especificação” ficará vazio.
Você pode selecionar mais de uma “Especificação” para configurar a pesquisa.
* Para selecionar mais de uma “Especificação”, utilize as teclas “Ctrl” e “Shift”, concomitantemente com o clique do “Mouse” sobre a descrição da “Especificação” que desejar selecionar.
* A tecla “Ctrl” seleciona uma linha na caixa; e a tecla “Shift” seleciona um conjunto de linhas.
* Caso você clique mais de uma vez sobre a mesma linha, com a tecla “Ctrl” pressionada, a “Especificação” será, sucessivamente, marcada e desmarcada.
Período de AtendimentoPara filtrar pelo “Período de Atendimento”, informe a data inicial e final do período.
Ao digitar a informação nos campos das datas, você não precisa preocupar-se com as barra de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.
As datas devem ser informadas no formato: DD/MM/AAAA, onde DD corresponde ao dia, MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano.
O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.
Caso deseje pesquisar a data num calendário, clique no botão , que fica ao lado dos campos das datas; e selecione a data a partir do calendário. Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter informações mais detalhadas.
Ao informar a data inicial, o sistema a repetirá na data final. Mas você poderá alterar a data final para uma data superior à inicial.
Ao limpar a data inicial, o sistema, automaticamente, limpará a data final.
Período de EncerramentoPara filtrar pelo “Período de Encerramento”, informe a data inicial e final do período.
Ao digitar a informação nos campos das datas, você não precisa preocupar-se com as barra de separação, pois o sistema as coloca automaticamente.
As datas devem ser informadas no formato: DD/MM/AAAA, onde DD corresponde ao dia, MM corresponde ao mês e AAAA, ao ano.
O dia e o mês devem ser informados, obrigatoriamente, com dois dígitos e o ano com quatro.
Caso deseje pesquisar a data num calendário, clique no botão , que fica ao lado dos campos das datas; e selecione a data a partir do calendário.
Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter informações mais detalhadas.
Ao informar a data inicial, o sistema a repetirá na data final. Mas você poderá alterar a data final para uma data superior à inicial.
Ao limpar a data inicial, o sistema, automaticamente, limpará a data final.
Unidade de AtendimentoPara filtrar os “Registro Atendimento” que foram abertos, ou registrados, numa determinada “Unidade de Atendimento”, informe o código da unidade e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível Pesquisar Unidade Organizacional no cadastro.
Após a informação do código da unidade, ou da seleção da unidade na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da unidade, no campo correspondente.
Para limpar o campo “Unidade de Atendimento”, clique no botão , que fica ao lado do campo.
Unidade AtualPara filtrar os “Registro Atendimento” que estão numa determinada “Unidade”, informe o código da unidade e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível Pesquisar Unidade Organizacional no cadastro.
Após a informação do código da unidade, ou da seleção da unidade na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da unidade, no campo correspondente.
Para limpar o campo “Unidade Atual”, clique no botão , que fica ao lado do campo.
Unidade SuperiorPara filtrar os “Registro Atendimento” que estão numa determinada “Unidade Superior”, e nas suas “Unidades Subordinadas”, informe o código da “Unidade Superior” e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível Pesquisar Unidade Organizacional no cadastro.
Após a informação do código da unidade, ou da seleção da unidade na tela de pesquisa, o sistema apresentará a descrição da “Unidade Superior”, no campo correspondente.
Para limpar o campo “Unidade Superior”, clique no botão , que fica ao lado do campo.
O sistema só ira efetuar a pesquisa, se existirem unidades subordinadas à “Unidade Superior” informada.
MunicípioPara filtrar os “Registro Atendimento”, cujos locais de ocorrência estejam relacionados com o “Município”; informe o código do “Município” e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível Pesquisar Município no cadastro.
Após a informação do código do município, ou da seleção do município na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do “Município”, no campo correspondente.
Para limpar o campo “Município”, clique no botão , que fica ao lado do campo.
O sistema selecionará os “Registro Atendimento”, com local de ocorrência no “Município” informado, a partir:
* do local de ocorrência do registro de atendimento;
* do local de ocorrência do imóvel do registro de atendimento;
* da área do bairro do registro de atendimento.
BairroPara filtrar os “Registro Atendimento”, cujos locais de ocorrência estejam relacionados com o “Bairro”; informe o código do “Bairro” e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível Pesquisar Bairro no cadastro.
Após a informação do código do bairro, ou da seleção do bairro na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do “Bairro”, no campo correspondente.
Para informar o “Bairro”, é obrigatório que o “Município” já esteja informado.
Para limpar o campo “Bairro”, clique no botão , que fica ao lado do campo.
O sistema selecionará os “Registros de Atendimento”, com local de ocorrência no “Bairro” informado, a partir:
* do local de ocorrência do registro de atendimento;
* do local de ocorrência do imóvel do registro de atendimento;
* da área do bairro do registro de atendimento.
Área do BairroCaso deseje filtrar os “Registro Atendimento” por “Área do Bairro”, selecione-a na lista apresentada ao lado do campo.
Para informar a “Área do Bairro”, é obrigatório que o “Município” e o “Bairro” já estejam informados; pois a lista de “Áreas do Bairro” só será preenchida, após o “Bairro” já ter sido informado.
LogradouroPara filtrar os “Registro Atendimento”, cujos locais de ocorrência estejam relacionados a um determinado “Logradouro”; informe o código do “Logradouro” e tecle “Enter”, ou clique no botão “Pesquisar” , que fica ao lado do campo. Neste caso será apresentada uma tela de “popup”, onde será possível Pesquisar Logradouro no cadastro.
Após a informação do código do logradouro, ou da seleção do logradouro na tela de pesquisa, o sistema apresentará o nome do “Logradouro”, no campo correspondente.
Para limpar o campo “Logradouro”, clique no botão , que fica ao lado do campo.
O sistema selecionará os “Registros de Atendimento”, com local de ocorrência no “Logradouro” informado, a partir do local de ocorrência do:
* Registro de atendimento;
* Imóvel do registro de atendimento.


O atributo “Situação”, dependendo da opção selecionada, o sistema irá habilitar/desabilitar os campos do “Período de Atendimento” e do “Período de Encerramento”, conforme a tabela abaixo:

SituaçãoPeríodo de AtendimentoPeríodo de Encerramento
TodosHabilitadoHabilitado
PendentesHabilitadoDesabilitado
EncerradosDesabilitadoHabilitado
Sem Local de OcorrênciaHabilitadoHabilitado


Tela de Sucesso

A tela de sucesso vai depender da quantidade de “Registro Atendimento” selecionados no filtro:

  • Nenhum: Apresentação da tela com a mensagem: “A pesquisa não retornou nenhum resultado.”.
  • Um: Apresentação da tela “Consultar Registro de Atendimento”, com os dados do “Registro de Atendimento” e as opções de manutenção e outras consultas.
  • Mais de um: Apresentação da tela “Manter Registro de Atendimento”, com a relação de “Registros de Atendimento” selecionados.

A tela “Manter Registro de Atendimento” contém uma tabela com a relação dos “Registro Atendimento” encontrados na base de dados, de acordo com os argumentos de pesquisa informados.

A relação virá classificada pelo número do “Registro de Atendimento”, que será apresentado com um “hiperlink”.

Clique no “hyperlink” do “Número do RA” desejado, para que o sistema ative a tela “Consultar Registro de Atendimento” para o “Registro Atendimento” selecionado.

Caso não tenha encontrado o “Registro Atendimento” desejado, clique no botão “” para retornar à tela “Filtrar Registro de Atendimento”, e informar um novo conjunto de parâmetros.

Quando a quantidade de “Registro Atendimento” encontrados ultrapassar 10 (dez) registros, o sistema montará um mecanismo de paginação no rodapé da página.

Serão geradas tantas páginas, quanto forem necessárias, considerando o limite de 10 (dez) registros por página.

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Utilize este botão para ativar as funcionalidades:
Pesquisar Imóvel,
Pesquisar Usuário,
Pesquisar Unidade Organizacional,
Pesquisar Município,
Pesquisar Bairro, e
Pesquisar Logradouro.
Deve ser utilizado quando você não souber qual é a chave identificadora das informações.
Utilize este botão para limpar as informações existentes nos respectivos campos.
Ao acionar este botão, o sistema irá abrir uma tela para que você selecione a data a partir de um calendário.
Clique em Pesquisar Data - Calendário para obter a ajuda da tela do calendário.
Utilize este botão para cancelar a operação e retornar à tela principal do sistema.
Utilize este botão para solicitar ao sistema a realização do filtro dos “Registros de Atendimento”, de acordo com os argumentos de informados.
Utilize este botão para limpar todos os campos da tela.



Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/filtrar_registro_de_atendimento.1428354532.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)