Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
Efetuar Ligação de Água
O objetivo desta funcionalidade é efetuar ligação de água, podendo ser acessada no caminho GSAN > Atendimento ao Público > Ligação de Água > Efetuar Ligação de Água.
Caso a funcionalidade tenha sido chamada diretamente pelo Menu, informe o número da ordem de serviço, ou seleciona a Ordem de Serviço, clicando no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão
ao lado do campo em exibição.
Caso o usuário tenha permissão especial para efetuar uma ligação de água sem RA, informe o número da Ordem de Serviço ou a matrícula do imóvel.
Caso a funcionalidade não tenha sido chamada diretamente pelo Menu, o número da Ordem de Serviço será exibido e não permite alteração.
Valida Ordem de Serviço
- Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem “Ordem de Serviço inexistente”.
- Caso o serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a “Ligação de Água”, exibe a mensagem “Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Ligação de Água”.
- Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço não esteja encerrada por execução, exibe a mensagem “Esta Ordem de Serviço está «descrição da situação »”.
- Caso a RD associada a Ordem de Serviço não tenha um imóvel informado, o sistema exibe a mensagem “O RD «número do RD» associado a ordem de serviço informada não tem imóvel associado”.
- Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço esteja encerrada sem ser por execução e caso a quantidade de dias de aditivo, exibe a mensagem “Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada”. Caso Contrário, projeta a data de encerramento da OS, somando a quantidade de dias do aditivo com a data de encerramento. Se a data projetada for menor que a data corrente, será exibida a mensagem “Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada”.
Valida Situação de Água do Imóvel
- Caso a situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de POTENCIAL e FACTÍVEL e EM FISCALIZAÇÃO, o sistema exibe a mensagem “Situação da Ligação de Água do Imóvel «xxxxxxxx» está inválida para efetuar a ligação, a situação da água deve ser Potencial, Factível ou Em Fiscalização”.
Verifica existência de dados
- Caso não exista a tabela na base de dados, exibe a mensagem “Tabela «nome da tabela» inexistente” e cancela a operação.
- Caso a tabela esteja sem dados, exibe a mensagem “Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção” e cancelar a operação.
Verifica preenchimento dos campos
- Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à confirmação da efetivação da ligação de água, exibe a mensagem “Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado»”.
Verifica sucesso da transação
- Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem “Ligação de Água do imóvel «xxxxxxx» efetuada com sucesso”.
Verifica situação do imóvel
- Caso a situação do imóvel não seja ativa, será exibida a mensagem “Imóvel «xxxxxxx» associado a ordem de serviço não está ativo”.
Verificar situação rede de água da quadra
- Caso a empresa não utilize o conceito de face de quadra e não exista rede de água na quadra do imóvel, (indicador correspondente a “Não”), será exibida a mensagem “Não existe rede de água na quadra do imóvel «xxxxxxx»”.
- Caso a empresa utilize o conceito de face de quadra e não exista rede de água na face de quadra do imóvel, (indicador correspondente a “Não”), será exibida a mensagem “Não existe rede de água na face de quadra do imóvel «xxxxxxx»”.
Atualização realizada por outro usuário
- Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel e o mesmo já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem “Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção”.
Verifica Existência do Tipo de Débito Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.
Valida Motivo da Não Cobrança
- Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, exibe a mensagem “Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado”.
Valida Percentual de Cobrança
- Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de “100%” e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem “Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%”.
Valida Quantidade de Parcelas
- Caso a quantidade de parcela informada seja igual a 0 (zero), exibe a mensagem: “Quantidade de Parcelas informada não pode ser igual a 0(zero).
- Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem “Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a «xxxx»”.
Alteração de Valor
- Caso o indicador de permissão de alteração de valor tenha valor igual a “Sim”, o sistema deverá permitir que o usuário altere o valor indicado.
Verifica existência da matrícula do imóvel
- Caso a matrícula do imóvel informada não exista no sistema, exibe a mensagem “Matrícula inexistente”.
Verifica tarifa de consumo associada Caso exista tarifa de consumo associada ao perfil da ligação selecionado e Caso a tarifa de consumo do imóvel seja diferente da tarifa de consumo associada ao perfil, exibe a mensagem “Tarifa de consumo do imóvel é diferente da tarifa permitida para o perfil selecionado”.
Verificar existência da ligação de água
- Caso já exista ligação de água para o imóvel, então atualiza a ligação de água existente.
A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial “Alterar Dados da Cobrança de Serviços”.
Informe os parâmetros necessários e clique no botão .
Preenchimento dos Campos
Campo | Orientações para Preenchimento |
---|---|
Ordem de Serviço(*) | Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Imóvel | Campo obrigatório - Informe a matrícula do imóvel, ou clique no botão ![]() Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ![]() |
Dados do Imóvel: | |
Matrícula do Imóvel | Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração. |
Cliente Usuário | Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração. |
CPF ou CNPJ | Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração. |
Situação da Ligação de Água | Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração. |
Situação da Ligação de Esgoto | Este campo será exibido pelo sistema e não permite alteração. |
Dados da Ligação: | |
Data da Ligação(*) | Campo obrigatório - Informe a data da ligação, no formato ddmmaaaa (dia, mês, ano). O sistema coloca as barras separadoras para edição da data (dd/mm/aaaa). |
Diâmetro da Ligação(*) | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Material da Ligação(*) | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Perfil da Ligação(*) | Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Local de Instalação do Ramal | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Ligação Origem | Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema. |
Existe Lacre? | Informe “Sim” para indicar que o hidrômetro tem “Lacre”. O campo “Número do Lacre” será disponibilizado para ser informado. Caso não tenha “Lacre” (opção “Não”) o campo “Número do Lacre” não será disponibilizado. |
Número do Lacre | Informe o número do lacre quando o campo “Existe Lacre?” for igual a “Sim”. |
Funcionalidade dos Botões
Botão | Descrição da Funcionalidade |
---|---|
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal. |
![]() | Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução dos procedimentos para efetuar a ligação de água. |
Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN