Base de Conhecimento de Gestão Comercial de Saneamento

A maior base de documentação de GSAN do mercado mantida pela Consenso Tecnologia

Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


ajuda:efetuar_ligacao_de_agua

Essa é uma revisão anterior do documento!


Efetuar Ligação de Água

O objetivo desta funcionalidade é efetuar ligação de água, podendo ser acessada no caminho GSAN > Atendimento ao Público > Ligação de Água > Efetuar Ligação de Água.

Caso a funcionalidade tenha sido chamada diretamente pelo Menu, informe o número da ordem de serviço, ou seleciona a Ordem de Serviço, clicando no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço. O nome será exibido no campo ao lado. Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.

Caso o usuário tenha permissão especial para efetuar uma ligação de água sem RA, informe o número da Ordem de Serviço ou a matrícula do imóvel.

Caso a funcionalidade não tenha sido chamada diretamente pelo Menu, o número da Ordem de Serviço será exibido e não permite alteração.

Valida Ordem de Serviço

  • Caso não exista a Ordem de Serviço, o sistema exibe a mensagem “Ordem de Serviço inexistente”.
  • Caso o serviço associado à Ordem de Serviço não corresponda a “Ligação de Água”, exibe a mensagem “Serviço associado à ordem de serviço não corresponde a Ligação de Água”.
  • Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço não esteja encerrada por execução, exibe a mensagem “Esta Ordem de Serviço está «descrição da situação »”.
  • Caso a RD associada a Ordem de Serviço não tenha um imóvel informado, o sistema exibe a mensagem “O RD «número do RD» associado a ordem de serviço informada não tem imóvel associado”.
  • Caso a Ordem de Serviço tenha sido informada via Menu e a situação da Ordem de Serviço esteja encerrada sem ser por execução e caso a quantidade de dias de aditivo, exibe a mensagem “Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada”. Caso Contrário, projeta a data de encerramento da OS, somando a quantidade de dias do aditivo com a data de encerramento. Se a data projetada for menor que a data corrente, será exibida a mensagem “Esta Ordem de Serviço está encerrada porém não foi executada”.

Valida Situação de Água do Imóvel

  • Caso a situação da ligação de água do imóvel esteja diferente de POTENCIAL e FACTÍVEL e EM FISCALIZAÇÃO, o sistema exibe a mensagem “Situação da Ligação de Água do Imóvel «xxxxxxxx» está inválida para efetuar a ligação, a situação da água deve ser Potencial, Factível ou Em Fiscalização”.

Verifica existência de dados

  • Caso não exista a tabela na base de dados, exibe a mensagem “Tabela «nome da tabela» inexistente” e cancela a operação.
  • Caso a tabela esteja sem dados, exibe a mensagem “Tabela «nome da tabela» sem dados para seleção” e cancelar a operação.

Verifica preenchimento dos campos

  • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à confirmação da efetivação da ligação de água, exibe a mensagem “Informe «nome do campo que não foi preenchido ou selecionado»”.

Verifica sucesso da transação

  • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno; caso contrário, exibe a mensagem “Ligação de Água do imóvel «xxxxxxx» efetuada com sucesso”.

Verifica situação do imóvel

  • Caso a situação do imóvel não seja ativa, será exibida a mensagem “Imóvel «xxxxxxx» associado a ordem de serviço não está ativo”.

Verificar situação rede de água da quadra

  • Caso a empresa não utilize o conceito de face de quadra e não exista rede de água na quadra do imóvel, (indicador correspondente a “Não”), será exibida a mensagem “Não existe rede de água na quadra do imóvel «xxxxxxx»”.
  • Caso a empresa utilize o conceito de face de quadra e não exista rede de água na face de quadra do imóvel, (indicador correspondente a “Não”), será exibida a mensagem “Não existe rede de água na face de quadra do imóvel «xxxxxxx»”.

Atualização realizada por outro usuário

  • Caso o usuário esteja tentando atualizar um imóvel e o mesmo já tenha sido atualizado durante a manutenção corrente, o sistema exibe a mensagem “Esse(s) registro(s) foi(ram) atualizado(s) ou removido(s) por outro usuário durante a operação. Realize uma nova manutenção”.

Verifica Existência do Tipo de Débito Caso exista o tipo de débito no tipo de serviço associado à ordem de serviço informada, o sistema exibe e solicita dados obrigatórios para inclusão do débito a cobrar.

Valida Motivo da Não Cobrança

  • Caso o motivo da não cobrança seja selecionado e o usuário não possua senha especial, exibe a mensagem “Motivo da Não cobrança não deve ser selecionado”.

Valida Percentual de Cobrança

  • Caso o percentual de abatimento selecionado seja diferente de “100%” e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem “Percentual de Cobrança do Débito deverá ser 100%”.

Valida Quantidade de Parcelas

  • Caso a quantidade de parcela informada seja igual a 0 (zero), exibe a mensagem: “Quantidade de Parcelas informada não pode ser igual a 0(zero).
  • Caso a quantidade de parcelas informadas seja maior que o número máximo de parcelas permitidas para financiamento e o usuário não possua senha especial, será exibida a mensagem “Quantidade de Parcelas informada não pode ser superior a «xxxx»”.

Alteração de Valor

  • Caso o indicador de permissão de alteração de valor tenha valor igual a “Sim”, o sistema deverá permitir que o usuário altere o valor indicado.

Verifica existência da matrícula do imóvel

  • Caso a matrícula do imóvel informada não exista no sistema, exibe a mensagem “Matrícula inexistente”.

Verifica tarifa de consumo associada Caso exista tarifa de consumo associada ao perfil da ligação selecionado e Caso a tarifa de consumo do imóvel seja diferente da tarifa de consumo associada ao perfil, exibe a mensagem “Tarifa de consumo do imóvel é diferente da tarifa permitida para o perfil selecionado”.

Verificar existência da ligação de água

  • Caso já exista ligação de água para o imóvel, então atualiza a ligação de água existente.

A funcionalidade permite que o parcelamento de serviços possa ser informado/executado por qualquer usuário, sem a necessidade de possuir a permissão especial “Alterar Dados da Cobrança de Serviços”.

Informe os parâmetros necessários e clique no botão .


Preenchimento dos Campos

CampoOrientações para Preenchimento
Ordem de Serviço(*)Campo obrigatório - Informe o número da Ordem de Serviço, ou clique no botão , link Pesquisar Ordem de Serviço, para selecionar a ordem de serviço desejada. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
ImóvelCampo obrigatório - Informe a matrícula do imóvel, ou clique no botão , link Pesquisar Imóvel, para selecionar o imóvel desejado. A identificação do imóvel será exibida no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Dados do Imóvel:
Matrícula do ImóvelEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Cliente UsuárioEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
CPF ou CNPJEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Situação da Ligação de ÁguaEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Situação da Ligação de EsgotoEste campo será exibido pelo sistema e não permite alteração.
Dados da Ligação:
Data da Ligação(*)Campo obrigatório - Informe a data da ligação, no formato ddmmaaaa (dia, mês, ano). O sistema coloca as barras separadoras para edição da data (dd/mm/aaaa).
Diâmetro da Ligação(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Material da Ligação(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Perfil da Ligação(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Local de Instalação do RamalSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Ligação OrigemSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Existe Lacre?Informe “Sim” para indicar que o hidrômetro tem “Lacre”. O campo “Número do Lacre” será disponibilizado para ser informado.
Caso não tenha “Lacre” (opção “Não”) o campo “Número do Lacre” não será disponibilizado.
Número do LacreInforme o número do lacre quando o campo “Existe Lacre?” for igual a “Sim”.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a execução dos procedimentos para efetuar a ligação de água.




Clique aqui para retornar ao Menu Principal do GSAN

ajuda/efetuar_ligacao_de_agua.1436553906.txt.gz · Última modificação: 31/08/2017 01:11 (edição externa)