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ajuda:cobranca:protesto:enviar_recepcionar_arquivos_protesto

Essa é uma revisão anterior do documento!


Enviar/Recepcionar Arquivos de Protesto

O objetivo desta funcionalidade é enviar e recepcionar os aquivos de protesto através de procedimento manual, realizando a integração com o cartório de protestos, através de um endereço de e-mail. Esses arquivos são enviados para processamento Batch.

Ao final do processamento, o sistema envia um arquivo para o email que cadastrado para a área de protesto. Esse mesmo arquivo é gravado em uma área pré-determinada no servidor.

A opção pode ser acessada via Menu do sistema, no caminho: GSAN > Cobrança > Protesto em Cartório > Enviar/Recepcionar Arquivos de Protesto.

Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:


Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Acima, notamos três opções disponíveis:

  1. Enviar arquivos de protesto,
  2. Reenviar arquivos de protesto,
  3. Registrar arquivos de protesto.


O envio se refere à comunicação entre GSAN e cartório. O registro, se refere à comunicação entre cartório e GSAN. E o reenviar diz respeito ao ato de regerar os arquivos com o mesmos nomes gerados inicialmente, e que não foram enviados por algum erro de comunicação.

As remessas feitas através desta funcionalidade obedecem a algumas regras. São elas:

  1. Arquivos que o GSAN pode gerar:
    1. Arquivos de Remessa: aqueles que começam com a Letra B
    2. Arquivos de Cancelamento: que podem começar com as letras DP ou CP.
  2. Arquivos que o GSAN pode receber:
    1. Arquivos de Confirmação: que começam com a letra C.
    2. Arquivos de Retorno: que começam com a letra R.


O restante da nomenclatura de todos os arquivos é: letra inicial definida nas regras anteriores + código do representante definido pelo cartório (3 dígitos) + dia da geração do arquivo + mês da geração do arquivo +.+ ano (2 Dígitos) + número sequencial diário do arquivo.

Dito isso, clique na opção Enviar. O sistema visualiza a próxima tela:


Nela, o sistema se prepara para a remessa, visualizando no quadro Enviar Reenviar o link do último arquivo ainda não enviado. Para baixá-lo, basta clicar sobre o link para baixar o arquivo. Em seguida, clique na opção Registrar. Feito isso, o sistema acessa a próxima tela:


Acima, clique em e capture o arquivo de protesto do seu computador de trabalho. Depois, clique em .


Tela de Sucesso

Já para reenviar um arquivo no formato determinado e com o mesmos nomes gerados inicialmente, clique na opção Reenviar. A próxima tela é visualizada:



Note que aparece uma lista com os arquivos para reenvio. Este procedimento deve ser utilizado para aqueles arquivos enviados que tiveram algum problema no percurso ou caso o e-mail cadastrado para a área de protesto não tenha recebido o arquivo. Basta clicar sobre o link para baixar o arquivo que deseja reenviar. Em seguida, clique na opção Registrar e seguir o já dito acima.


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Enviar / Reenviar / RegistrarSelecione a opção de enviar, reenviar ou recepcionar os aquivos de protesto através de procedimento manual, realizando a integração com o cartório de protestos.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema baixa o arquivo de protesto do seu computador de trabalho.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema recebe o arquivo de protesto.


Referências

Termos Principais

Dívida Ativa

Cobrança

Protesto em Cartório


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