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ajuda:cobranca:inserir_acao_de_cobranca

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Inserir Ação de Cobrança

O objetivo desta funcionalidade é inserir uma ação de cobrança, evitando a emissão de aviso de corte para cliente que possua CPF/CNPJ válido, e que, algum dia, já foi enviado para o SPC ou SERASA. A funcionalidade pode ser acessada no caminho: Gsan > Cobranca > Ação de Cobrança > Inserir Acao de Cobranca.

Feito isso, o sistema visualiza a tela abaixo:

Observação

Informamos que os dados exibidos nas telas a seguir são fictícios, e não retratam informações de clientes.

Mensagem SMS / E-mail (Cobrança)

Para as empresas que utilizam a versão do GSAN em Postgree, foram alteradas as funcionalidades Inserir Ação de Cobrança e Manter Ação de Cobrança, para gerar o indicador de envio de mensagem por SMS, ou por E-Mail, com número máximo de tentativas de envio. Desse modo, uma ação poderá estar associada ao envio de SMS e/ou E-Mail. Esse tipo de ação não deve gerar ordens de serviço, nem ter o indicador de cronograma igual a SIM. Além disso, não deve ter sucessora e nem predecessora. Caso a indicação de mensagem esteja selecionada como SIM, é obrigatório informar a mensagem por extenso.

Informe os campos da tela Inserir Ação de Cobrança (para instruções sobre o preenchimento dos campos clique aqui) e clique no botão . O sistema efetua algumas validações:

  1. Verificar existência de dados:
    1. Caso não exista a tabela na base de dados, o sistema exibe a mensagem Tabela « nome da tabela » inexistente.
    2. Caso a tabela esteja sem dados, o sistema exibe a mensagem Tabela « nome da tabela » sem dados para seleção.
  2. Verificar a existência de ação com mesma ordem:
    1. Caso exista alguma ação de cobrança cadastrada com a mesma ordem no cronograma, o sistema exibe a mensagem Ação de Cobrança « xxxxxxx » já cadastrada com o número de ordem no cronograma informado.
  3. Verificar se ação compõe o cronograma:
    1. Caso o indicador de “Ação Obrigatória” esteja selecionado como “Sim” e o indicador de “Compõe o cronograma” esteja selecionado como “Não”, o sistema exibe a mensagem Ação com indicador de Obrigatória deve compor o cronograma.
  4. Verificar existência do critério de cobrança:
    1. Caso o critério de cobrança informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem Critério de Cobrança inexistente.
  5. Verificar existência do tipo de serviço:
    1. Caso o tipo de serviço informado não esteja cadastrado, o sistema exibe a mensagem Tipo de Serviço inexistente.
  6. Verificar preenchimento dos campos:
    1. Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do ação de cobrança, será exibida a mensagem “Informe « nome do campo que não foi preenchido ou selecionado »”.
  7. Verificar sucesso da transação:
    1. Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, o sistema exibe a mensagem conforme o código de retorno;
    2. Caso contrário, o sistema exibe a mensagem Ação de Cobrança « xxxxxxxxx » inserido com sucesso, bem como apresenta os links Menu Principal e Inserir outra Ação de Cobrança, desviando o controle conforme a opção.
  8. Verificar se número de ordem é menor que o da predecessora:
    1. Caso o número de ordem informado seja menor que o de sua ação predecessora, o sistema exibe a mensagem Número de Ordem da ação não pode ser menor que o número de ordem de sua ação predecessora.
  9. Habilitar/Desabilitar Botão (SMS):
    1. Caso o indicador de Por SMS esteja selecionado com Sim, o sistema habilita o botão (SMS) e o Texto SMS para ser digitado/selecionado.
    2. Caso contrário, o botão (SMS) e o Texto SMS são desabilitados.
  10. Habilitar/Desabilitar Botão (E-MAIL):
    1. Caso o indicador de Por E-MAIL esteja selecionado com Sim, o sistema habilita o botão (E-MAIL) e o Texto E-MAIL para ser digitado/selecionado.
    2. Caso contrário, o botão (E-MAIL) e o Texto E-MAIL são desabilitados.
  11. Verificar seleção de dados:
    1. Caso não exista seleção de dados, o sistema exibe a mensagem Selecione antes o dado que será incluído no texto.
  12. Validar quantidade de colunas digitadas/selecionadas:
    1. Caso a contagem de caracteres digitados mais o número de dígitos do campo adicionado, seja maior que o número máximo de colunas da mensagem SMS, o sistema exibe a mensagem Número de colunas digitadas/selecionadas somada as 57 (cinquenta e sete) posições do código de barras é maior que o máximo permitido « xxxxx »!.
  13. Inserir o campo selecionado no texto SMS:
    1. Incluir no final do texto SMS o xxxx e acrescentar xxxx ao contador de caracteres digitados.
  14. Inserir o campo selecionado no texto E-MAIL:
    1. Inclui no final do texto SMS o xxxxxx da seleção.
  15. Validar quantidade de colunas digitadas:
    1. Caso o contador de caracteres digitados/selecionados seja maior que o número máximo de colunas da mensagem SMS, o sistema exibe a mensagem Número de colunas digitadas/selecionadas somada as 57 (cinquenta e sete) posições do código de barras é maior que o máximo permitido « xxxxx »!.
  16. Validar seleção de campos:
    1. Caso o indicador de Por SMS ou Por E-MAIL esteja selecionado com Sim, o sistema verifica:
      1. A seleção de enviar Mensagem e Serviço associados;
      2. A seleção de enviar Mensagem e Ação predecessora;
      3. A seleção de enviar Mensagem e Compõe o Cronograma;
      4. A integridade do texto de SMS;
      5. A integridade do texto de E-MAIL;
    2. Caso contrario, o sistema verifica:
      1. A seleção de enviar Mensagem e Ação predecessora.
  17. Verificar seleção de enviar Mensagem e Serviço associado:
    1. Caso tenha sido informado o tipo de serviço, o sistema exibe a mensagem Ação de cobrança com mensagem (SMS/E_MAIL) não pode ter serviço associado!.
  18. Verificar seleção de enviar Mensagem e Ação predecessora:
    1. Caso tenha sido informado Ação Predecessora, o sistema exibe a mensagem Ação de cobrança com mensagem (SMS/E_MAIL) não pode ter Ação Predecessora!.
  19. Verificar seleção de enviar Mensagem e Compõe o Cronograma:
    1. Caso o campo indicador de Compõe o cronograma seja Sim, o sistema exibe a mensagem Ação de cobrança com mensagem (SMS/E_MAIL) não pode compor cronograma!.
  20. Verificar se Ação Predecessora possui mensagem (SMS/E-MAIL):
    1. Caso a Ação Predecessora selecionada possua mensagem (SMS/E-MAIL) configurada, o sistema exibe a mensagem Ação predecessora não pode ter mensagem de SMS/E-MAIL associada!.
  21. Verificar a integridade do texto de SMS:
    1. Caso exista no texto uma sequencia de dados inválida (Delimitada por “{“ e “}”, que não exista na tabela do sistema = “texto delimitado”), o sistema exibe a mensagem O texto do SMS está com dados inválidos: « Dado inválido ».
  22. Verificar a integridade do texto de E-MAIL:
    1. Caso exista no texto uma sequência de dados inválida (Delimitada por “{“ e “}”, que não exista na tabela do sistema = “texto delimitado”), o sistema exibe a mensagem O texto do E-MAIL está com dados inválidos: « Dado inválido ».
  23. Validar Número de Ordem no Cronograma:
    1. Caso o indicador de Compõe cronograma esteja selecionado como Sim, o sistema verifica:
    2. Existência de ação com mesma ordem;
    3. Se número de ordem é menor que o da predecessora.

Já o indicador Efetuar Ação para CPF/CNPJ Válido, foi criado para não geração da ação para CPF/CNPJ válido e, no critério de cobrança, será indicado para a ação de cobrança selecionada, possibilitando ao usuário decidir se deseja emitir, ou não, avisos para clientes que estejam nas condições.

Criado uma nova ação de cobrança Fiscalização da Situação de Esgoto.

Criado um novo tipo de documento de cobrança Notificação da Situação de Esgoto.

Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Descrição da Ação de CobrançaCampo obrigatório - Informe uma descrição por extenso para a ação de cobrança com, no máximo, 27 caracteres.
Número de Dias de Validade da AçãoCampo obrigatório - Informe com até 4 dígitos o número de dias de validade da ação de cobrança.
Ação PredecessoraSelecione, das opções disponibilizadas pelo sistema, a ação que deve ser tomada anteriormente à nova ação de cobrança.
Número de Dias Entre a Ação e Sua PredecessoraInforme o número de dias entre a ação e sua Predecessora.
Este campo só será disponbilizado quando selecionada uma ação predecessora.
Número de Dias de VencimentoInforme o número de dias de vencimento a ser considerado no processamento da ação de cobrança.
Tipo de Documento a Ser GeradoCampo obrigatório - Selecione, das opções disponibilizadas pelo sistema, o tipo de documento que a ação de cobrança gerará.
Situação da Ligação de Água dos ImóveisSelecione, das opções disponibilizadas pelo sistema, a situação da ligação de água dos imóveis contemplados pela ação de cobrança.
Situação da Ligação de Esgoto dos ImóveisSelecione, das opções disponibilizadas pelo sistema, a situação da ligação de esgoto dos imóveis contemplados pela ação de cobrança.
Critério de CobrançaCampo obrigatório - Informe o código do critério de cobrança cadastrado, ou clique no botão para selecionar o critério desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Tipo de Serviço da Ordem de Serviço a Ser GeradaInforme o código do tipo de serviço cadastrado, ou clique no botão para selecionar o tipo de serviço desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Compõe o CronogramaCampo obrigatório - Selecione a opção Sim ou Não para informar se a nova ação de cobrança irá compor o cronograma de cobrança geral da empresa. Em caso negativo, o campo Ordem no Cronograma ficará desabilitado.
Ordem no CronogramaCampo obrigatório - Informe a ordem no cronograma.
Ação ObrigatóriaCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Pode Ser Repetida no CicloCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Provoca Suspensão de AbastecimentoCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Considera Débitos a CobrarCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Considera Créditos a RealizarCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Considera Notas PromissoriaCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Considera Acréscimos por ImpontualidadeCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Gera TaxaCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Pode Emitir Boletins de CadastroCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Pode Ser Executada para Imóveis Sem DébitoCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Usa Metas no CronogramaCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Usa Ordenamento: No CronogramaCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Usa Ordenamento: Nas EventuaisCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Situação do Débito Interfere na Situação da AçãoCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Limite de Dias Para Remuneração de TerceirosInforme o Limite de Dias Para Remuneração de Terceiros.
Seleção Ordenando por Valor DecrescenteCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Validar por Item CobradoCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Efetuar Ação para CPF/CNPJ VálidoCampo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Enviar Mensagem:
Por SMSCampo obrigatório - Posiciona na opção “Não” e permite que seja alterada para opção “Sim” para envio de mensagem SMS.
Por E-MAILCampo obrigatório - Posiciona na opção “Não” e permite que seja alterada para opção “Sim” para envio de mensagem via e-mail.
Número Máximo de Tentativa de Envio para E-MAILO número máximo de tentativas de envio: campo numérico com 2 dígitos, será obrigatório, caso tenha sido selecionado opção de enviar SMS ou E-MAIL.
Selecione os Dados para o TextoCampo obrigatório - Caso seja campos para envio de SMS, selecione uma opção por vez e clique no botão .
Caso seja campos para envio de E-MAIL, selecione uma opção por vez e clique no botão .
Texto SMSInforme o texto para ser enviado para o cliente via SMS.
Este campo foi parametrizado no sistema parâmetro, campo “Tamanho Máximo da Mensagem” (Informar Parâmetros do Sistema), limitada em 164 (cento e sessenta e quatro) caracteres (para atender a limitação da operadora).
Será acrescentado o código de barras ao final do texto (57 posições).
Texto E-MAILInforme o texto para ser enviado para o cliente via E-MAIL.

Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite fazer a composição dos dados para a mensagem SMS.
Ao clicar neste botão, o sistema permite fazer a composição dos dados para a mensagem E-MAIL.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção do dados.



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