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ajuda:cobranca:inserir_acao_de_cobranca

Essa é uma revisão anterior do documento!


Inserir Ação de Cobrança

O objetivo desta funcionalidade é inserir ação de cobrança, evitando a emissão de aviso de corte para cliente que possua CPF/CNPJ válido, e que, algum dia, já foi enviado para o SPC ou SERASA.

A funcionalidade pode ser acessada no caminho: Gsan > Cobranca > Ação de Cobrança > Inserir Acao de Cobranca.

Verifica existência de dados

  • Caso não exista a tabela na base de dados, será exibida a mensagem “Tabela « nome da tabela » inexistente”.
  • Caso a tabela esteja sem dados, será exibida a mensagem “Tabela « nome da tabela » sem dados para seleção”.

Verifica existência de ação com mesma ordem

  • Caso exista alguma ação de cobrança cadastrada com a mesma ordem no cronograma, será exibida a mensagem “Ação de Cobrança « xxxxxxx » já cadastrada com o número de ordem no cronograma informado”.

Verifica se ação compõe o cronograma

  • Caso o indicador de “Ação Obrigatória” esteja selecionado como “Sim” e o indicador de “Compõe o cronograma” esteja selecionado como “Não”, será exibida a mensagem “Ação com indicador de Obrigatória deve compor o cronograma”.

Verifica existência do critério de cobrança

  • Caso o critério de cobrança informado não esteja cadastrado, será exibida a mensagem “Critério de Cobrança inexistente”.

Verifica existência do tipo de serviço

  • Caso o tipo de serviço informado não esteja cadastrado, será exibida a mensagem “Tipo de Serviço inexistente”.

Verifica preenchimento dos campos

  • Caso o usuário não informe ou selecione o conteúdo de algum campo necessário à inclusão do ação de cobrança, será exibida a mensagem “Informe « nome do campo que não foi preenchido ou selecionado »”.

Verifica sucesso da transação

  • Caso o código de retorno da operação efetuada no banco de dados seja diferente de zero, será exibida a mensagem conforme o código de retorno;
  • Caso contrário, será exibida a mensagem “Ação de Cobrança « xxxxxxxxx » inserido com sucesso”, bem como apresenta os “links” “Menu Principal” e “Inserir outra Ação de Cobrança”, desvia o controle conforme a opção.

Verifica se número de ordem é menor que o da predecessora

  • Caso o número de ordem informado seja menor que o de sua ação predecessora, será exibida a mensagem “Número de Ordem da ação não pode ser menor que o número de ordem de sua ação predecessora”.

Habilita/Desabilita Botão (SMS).

  • Caso o indicador de “Por SMS” esteja selecionado com “Sim” habilita o botão (SMS) e o Texto SMS para ser digitado/selecionado.
  • Caso contrário, desabilita o botão (SMS) e o Texto SMS.

Habilita/Desabilita Botão (E-MAIL).

  • Caso o indicador de “Por E-MAIL” esteja selecionado com “Sim” habilita o botão (E-MAIL) e o Texto E-MAIL para ser digitado/selecionado.
  • Caso contrário, desabilita o botão (E-MAIL) e o Texto E-MAIL.

Verifica seleção de dados.

  • Caso não exista seleção de dados, será exibida a mensagem “Selecione antes o dado que será incluído no texto”.

Valida quantidade de colunas digitadas/selecionadas.

  • Caso a contagem de caracteres digitados mais o número de dígitos do campo adicionado seja maior que o número máximo de colunas da mensagem SMS, será exibida a mensagem “Número de colunas digitadas/selecionadas somada as 57 (cinquenta e sete) posições do código de barras é maior que o máximo permitido « xxxxx »!”.

Inseri o campo selecionado no texto SMS .

  • Incluir no final do texto SMS o xxxx e acrescentar xxxx ao contador de caracteres digitados.

Inserir o campo selecionado no texto E-MAIL.

  • Inclui no final do texto SMS o xxxxxx da seleção.

Valida quantidade de colunas digitadas.

  • Caso o contador de caracteres digitados/selecionados seja maior que o número máximo de colunas da mensagem SMS, será exibida a mensagem “Número de colunas digitadas/selecionadas somada as 57 (cinquenta e sete) posições do código de barras é maior que o máximo permitido « xxxxx »!”.

Valida seleção de campos

  • Caso o indicador de “Por SMS” ou “Por E-MAIL” esteja selecionado com “Sim”:
    • Verifica seleção de enviar Mensagem e Serviço associado;
    • Verifica seleção de enviar Mensagem e Ação predecessora;
    • Verifica seleção de enviar Mensagem e Compõe o Cronograma;
    • Verifica a integridade do texto de SMS;
    • Verificar a integridade do texto de E-MAIL;
  • Caso contrario:
    • Verificar seleção de enviar Mensagem e Ação predecessora.

Verifica seleção de enviar Mensagem e Serviço associado

  • Caso tenha sido informado o tipo de serviço, será exibida a mensagem “Ação de cobrança com mensagem (SMS/E_MAIL) não pode ter serviço associado!”.

Verifica seleção de enviar Mensagem e Ação predecessora

  • Caso tenha sido informado Ação Predecessora, será exibida a mensagem “Ação de cobrança com mensagem (SMS/E_MAIL) não pode ter Ação Predecessora!”.

Verifica seleção de enviar Mensagem e Compõe o Cronograma

  • Caso o campo indicador de “Compõe o cronograma” seja “Sim”, será exibida a mensagem “Ação de cobrança com mensagem (SMS/E_MAIL) não pode compor cronograma!”.

Verifica se Ação Predecessora possui mensagem (SMS/E-MAIL)

  • Caso a Ação Predecessora selecionada possua mensagem (SMS/E-MAIL) configurada, será exibida a mensagem “Ação predecessora não pode ter mensagem de SMS/E-MAIL associada!”.

Verifica a integridade do texto de SMS

  • Caso exista no texto uma sequencia de dados inválida (Delimitada por “{“ e “}”, que não exista na tabela do sistema = “texto delimitado”), será exibida a mensagem “O texto do SMS está com dados inválidos: « Dado inválido »”.

Verifica a integridade do texto de E-MAIL

  • Caso exista no texto uma sequencia de dados inválida (Delimitada por “{“ e “}”, que não exista na tabela do sistema = “texto delimitado”), será exibida a mensagem “O texto do E-MAIL está com dados inválidos: « Dado inválido »”.

Validar Número de Ordem no Cronograma

  • Caso o indicador de “Compõe cronograma” esteja selecionado como “Sim”:
    • Verifica existência de ação com mesma ordem;
    • Verifica se número de ordem é menor que o da predecessora.

Foi criado o indicador “Efetuar Ação para CPF/CNPJ Válido”, para não geração da ação para CPF/CNPJ válido e, no critério de cobrança, será indicado para a ação de cobrança selecionada, possibilitando ao usuário decidir se deseja emitir, ou não, avisos para clientes que estejam nas condições.

Criado uma nova ação de cobrança “Fiscalização da Situação de Esgoto”.

Criado um novo tipo de documento de cobrança “Notificação da Situação de Esgoto”.

Informe os campos da tela “Inserir Ação de Cobrança” e clique no botão .


Mensagem SMS / E-mail (Cobrança)

Para as empresas que utilizam a versão do GSAN em Postgree, foram alteradas as funcionalidades “Inserir Ação de Cobrança” e Manter Ação de Cobrança, para gerar o indicador de envio de mensagem por SMS, ou por E-Mail, e número máximo de tentativas de envio. Uma ação poderá estar associada à SMS e/ou a E-Mail. Esse tipo de ação não poderá ter geração de ordens de serviço e não deve ter o indicador de cronograma igual a “SIM”. Não deve ter sucessora e nem predecessora. Caso a indicação de mensagem esteja selecionada como “SIM”, é obrigatório informar a mensagem.


Preenchimento dos Campos

CampoPreenchimento dos Campos
Descrição da Ação de Cobrança(*)Campo obrigatório - Informe uma descrição para a ação de cobrança.
Número de Dias de Validade da Ação(*)Campo obrigatório - Informe o número de dias de validade da ação de cobrança.
Ação PredecessoraSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Número de Dias Entre a Ação e Sua PredecessoraInforme o Número de Dias Entre a Ação e Sua Predecessora.
Este campo só será disponbilizado quando selecionada uma ação predecessora.
Número de Dias de VencimentoInforme o Número de Dias de Vencimento a ser considerado no processamento.
Tipo de Documento a Ser Gerado(*)Campo obrigatório - Selecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Situação da Ligação de Água dos ImóveisSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Situação da Ligação de Esgoto dos ImóveisSelecione uma das opções disponibilizadas pelo sistema.
Critério de Cobrança(*)Campo obrigatório - Informe o código do critério de cobrança cadastrado, ou clique no botão para selecionar o critério desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Tipo de Serviço da Ordem de Serviço a Ser GeradaInforme o código do tipo de serviço cadastrado, ou clique no botão para selecionar o tipo de serviço desejado. O nome será exibido no campo ao lado.
Para apagar o conteúdo do campo, clique no botão ao lado do campo em exibição.
Ordem no Cronograma(*)Campo obrigatório - Informe a ordem no cronograma.
Compõe o Cronograma(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Ação Obrigatória(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Pode Ser Repetida no Ciclo(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Provoca Suspensão de Abastecimento(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Considera Débitos a Cobrar(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Considera Créditos a Realizar(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Considera Notas Promissoria(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Considera Acréscimos por Impontualidade(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Gera Taxa(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Pode Emitir Boletins de Cadastro(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Pode Ser Executada para Imóveis Sem Débito(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Usa Metas no Cronograma(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Usa Ordenamento: No Cronograma(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Usa Ordenamento: Nas Eventuais(*) Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Situação do Débito Interfere na Situação da Ação(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Limite de Dias Para Remuneração de TerceirosInforme o Limite de Dias Para Remuneração de Terceiros.
Seleção Ordenando por Valor Decrescente(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Validar por Item Cobrado(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Efetuar Ação para CPF/CNPJ Válido(*)Campo obrigatório - Selecione a opção “Sim” ou “Não”.
Enviar Mensagem:
Por SMS(*)Campo obrigatório - Posiciona na opção “Não” e permite que seja alterada para opção “Sim” para envio de mensagem SMS.
Por E-MAIL(*)Campo obrigatório - Posiciona na opção “Não” e permite que seja alterada para opção “Sim” para envio de mensagem via e-mail.
Número Máximo de Tentativa de Envio para E-MAILO número máximo de tentativas de envio: campo numérico com 2 dígitos, será obrigatório, caso tenha sido selecionado opção de enviar SMS ou E-MAIL.
Selecione os Dados para o Texto(*)Campo obrigatório - Caso seja campos para envio de SMS, selecione uma opção por vez e clique no botão .
Caso seja campos para envio de E-MAIL, selecione uma opção por vez e clique no botão .
Texto SMSInforme o texto para ser enviado para o cliente via SMS.
Este campo foi parametrizado no sistema parâmetro, campo “Tamanho Máximo da Mensagem” (Informar Parâmetros do Sistema), limitada em 164 (cento e sessenta e quatro) caracteres (para atender a limitação da operadora).
Será acrescentado o código de barras ao final do texto (57 posições).
Texto E-MAILInforme o texto para ser enviado para o cliente via E-MAIL.


Funcionalidade dos Botões

BotãoDescrição da Funcionalidade
Ao clicar neste botão, o sistema permite consultar um dado nas bases de dados.
Ao clicar neste botão, o sistema apaga o conteúdo do campo em exibição.
Ao clicar neste botão, o sistema permite fazer a composição dos dados para a mensagem SMS.
Ao clicar neste botão, o sistema permite fazer a composição dos dados para a mensagem E-MAIL.
Ao clicar neste botão, o sistema desfaz o último procedimento realizado.
Ao clicar neste botão, o sistema cancela a operação e retorna à tela principal.
Ao clicar neste botão, o sistema comanda a inserção do dados.




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